dcsimg

Descubra que horas sai o resultado do Sisu e onde ver

Veja aqui que horas sai o resultado do Sisu e como consultar seu resultado individual.

O resultado do Sistema de Seleção Unificada, Sisu, é aguardado com ansiedade pelos estudantes que disputam vagas em universidades públicas utilizando a nota do último Enem como critério de seleção. 

Veja a seguir em que horário o resultado sai e como ver se você foi aprovado. Conheça ainda opções para entrar na faculdade com a nota do Enem caso não consiga uma vaga pelo Sisu!

Que horas sai o resultado do Sisu?

O resultado do Sisu geralmente sai às 9 horas da manhã de segunda-feira, no primeiro dia útil após o término do período de inscrições. 

O período de inscrições costuma durar 4 dias, começando em uma terça-feira e terminando em uma sexta-feira. 

Isso vale para as duas edições do Sisu, que normalmente ocorrem a cada ano, uma em janeiro, logo após a divulgação do resultado do Enem, e outra em junho.

Como ver o resultado do Sisu?

O resultado do Sisu deve ser conferido pela internet, no site do Sisu. Para ter acesso ao boletim do participante, o candidato deve informar o número de inscrição do Enem e a última senha cadastrada no sistema.

Também é possível conferir o resultado do Sisu junto às instituições de ensino participantes e na central de atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161.

Como fazer a matrícula após ser aprovado?

Após ser aprovado no Sisu, é preciso verificar junto à instituição de ensino o local, horários e documentos necessários para realizar a matrícula. O período para se matricular geralmente começa dois dias úteis após a divulgação do resultado.

Lembrando que candidatos que não forem aprovados em nenhuma das opções de curso podem se inscrever na lista de espera do Sisu. O prazo para se inscrever na lista de espera costuma ter início no dia seguinte à divulgação do resultado.

Outras formas de aproveitar a nota do Enem para entrar na faculdade

Quem não consegue uma vaga pelo Sisu pode aproveitar a nota do Enem para entrar em uma faculdade particular pagando pouco ou até mesmo de graça!

Isso porque a nota do Enem pode ser usada no ProUni ou para ingresso direto em instituições privadas. Conheça melhor cada uma dessas opções a seguir.

ProUni

O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (de 50%) a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Para se inscrever no ProUni, é preciso ter feito a última edição do Enem com pontuação média igual ou maior que 450 e nota acima de zero na redação.

Os candidatos são selecionados pela nota do Enem, e a nota mínima para conseguir uma bolsa (nota de corte) varia conforme o curso e instituição de ensino, assim como ocorre no Sisu.

Porém, para ter direito às bolsas, além de cumprir os pré-requisitos de inscrição e alcançar a nota de corte, é preciso atender a pelo  menos um dos seguintes critérios:

  • Ter feito o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública no exercício da função (válido para bolsas em cursos de licenciatura, sem limite de renda nesse caso).

Existem ainda limites de renda familiar mensal bruta por pessoa, conforme o tipo de bolsa:

  • Bolsas integrais: até um salário mínimo e meio.
  • Bolsas parciais: até três salários mínimos.

As inscrições para o ProUni são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site do programa.

Ingresso direto em faculdades privadas

Ingresso direto é uma modalidade de seleção utilizada por várias faculdades particulares, na qual o candidato pode utilizar a nota do Enem, sendo, dessa forma, dispensado de fazer a prova do vestibular.

Geralmente são aceitas notas de edições do Enem a partir de 2010, e as notas de corte quase sempre são muito mais baixas do que as do Sisu e ProUni, devido à menor concorrência.

Agora vem a melhor parte: algumas faculdades dão bolsas de estudo de até 100% para estudantes que escolhem o ingresso direto, utilizando a nota do Enem. E mesmo com uma bolsa parcial, o valor da mensalidade já pode ficar bem baixo.

A concessão de bolsas diretamente pela faculdade é um processo muito mais simples e rápido que o ProUni, pois não há intermediários. Além disso, não é preciso atender a critérios socioeconômicos.

O ingresso direto pode ser utilizado tanto para cursos na modalidade presencial quanto à distância (EAD). Lembrando que os cursos EAD já costumam ser mais baratos.

Para utilizar sua nota do Enem no ingresso direto, basta procurar uma faculdade que tenha essa forma de seleção e o curso do seu interesse, apresentar alguns documentos básicos, fazer sua matrícula e começar a estudar.

Lembre-se apenas de verificar se a faculdade é reconhecida pelo MEC antes de se matricular, pois assim você tem a garantia de que receberá um diploma válido em todo o país após se formar.

Onde estudar com a nota do Enem

Pesquisamos para você algumas faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode usar a nota do Enem para ingresso direto e conseguir bolsas de estudo:

Saiba mais:

Cotas do Sisu

Vale a pena fazer faculdade a distância? Entenda

Depois de saber que horas sai o resultado do Sisu e como acessá-lo, conte para a gente nos comentários: você vai usar sua nota do Enem para entrar na faculdade? Em qual curso?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin