dcsimg

Confira o ranking das faculdades de Engenharia Civil

Curioso para saber o ranking das melhores faculdades de Engenharia Civil? Então, leia este post agora mesmo!

O curso de Engenharia Civil é um dos mais procurados pelos estudantes em todos os cantos do país. Isso porque, além de boa empregabilidade, a carreira ainda oferece a oportunidade de ganhar um bom salário. Por isso, a concorrência para uma vaga nas faculdades de Engenharia é bastante concorrida.

Mas isso não é motivo para desanimar, pois há mais de 500 instituições que têm o curso de Engenharia Civil, tanto públicas quanto privadas. Assim, fica até mesmo difícil decidir onde estudar. No entanto, para ter uma boa formação, é preciso saber escolher a faculdade certa.

Neste post, vamos mostrar o ranking das 10 melhores faculdades de Engenharia Civil,de acordo com os critérios do Ministério da Educação (MEC). Mas primeiro, vamos entender como o Ministério da Educação avalia as melhores instituições de curso superior. Vamos lá?

Entenda como o MEC avalia as faculdades de Engenharia Civil

Para classificar uma instituição de curso superior, o MEC utiliza três critérios, que levam em conta diversos pontos da faculdade, como estrutura, corpo docente, qualidade do acervo da biblioteca, entre outras questões importantes. Para cada critério, o Ministério da Educação aplica uma nota de 1 a 5, sendo que a faculdade que consegue uma pontuação entre 1 e 2 não atende aos padrões de qualidade exigidos pelo MEC.

Faculdades que conseguem a nota 3 estão dentro dos padrões de qualidade do órgão. A nota 4 indica uma instituição com ótimo nível de ensino. Já a nota 5 indica que a faculdade alcançou o nível de excelência naquele quesito perante o MEC.

Os critérios de avaliação serão citados logo a seguir. Veja!

  • Conceito Preliminar do Curso (CPC): o CPC analisa pontos na instituição como infraestrutura, qualificação do corpo docente, recursos psicopedagógicos e desempenho dos estudantes no curso.
  • Conceito do Curso (CC): essa é a nota final de qualidade do MEC para os cursos de graduação das faculdades brasileiras. Para avaliar este conceito, o Ministério da Educação envia seus consultores para uma visita presencial à instituição.
  • Enade: avalia o desempenho dos alunos em relação ao curso, levando em conta as habilidades e competências adquiridas ao longo dos anos da graduação.

Entenda como funciona o curso de Engenharia Civil

Agora que você já sabe como funcionam os critérios do MEC para fazer o ranking das melhores faculdades de Engenharia Civil do país, está na hora de entender um pouco sobre a graduação.

O curso de Engenharia Civil é oferecido na modalidade de bacharelado e pode ser feito tanto na modalidade presencial quanto a distância. Na Universidade Cruzeiro do Sul, você encontra o curso nos dois formatos.

A graduação dura em média 5 anos e, depois de formado, você recebe o título de bacharel em Engenharia Civil. Mas, para exercer a profissão, não basta fazer o curso, ainda é necessário se registrar junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de seu estado.

O curso exige bastante dos alunos, a Engenharia é uma ciência exata, ou seja, necessita de muitos cálculos. Então, para ingressar nesse campo é preciso ter bastante familiaridade com os números.

Veja o ranking das 10 melhores faculdades de Engenharia Civil de acordo com o MEC

Embora uma instituição seja muito bem conceituada, dificilmente ela consegue alcançar a nota máxima em todos os quesitos. Então, vamos citar apenas as faculdades que alcançaram notas 4 e 5 nos três critérios levados em consideração na avaliação do MEC. Confira a lista agora mesmo!

1. Centro Universitário Farias Brito – particular

Campus Fortaleza (CE)

CPC: 5

CC: 4

Enade: 4

2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – pública

Campus Palmeira dos Índios (AL)

CPC: 5

CC: 4

Enade: 5

3. Faculdade de Engenharia de Minas Gerais (FEAMIG) – particular

Campus Belo Horizonte (MG)

CPC: 4

CC: 4

Enade: 4

4. Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) – pública

Campus Joaçaba (SC)

CPC: 4

CC: 5

Enade: 4

5. Universidade de Salvador (UNIFACS) – particular

Campus Salvador (BA)

CPC: 4

CC: 4

Enade: 4

6. Universidade Paranaense (UNIPAR) – particular

Campus Francisco Beltrão (PR)

CPC: 4

CC: 4

Enade: 4

7. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – pública

Campus Caruaru (PE)

CPC: 4

CC: 4

Enade: 4

8. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – pública

Campus de Pato Branco e Toledo (PR)

CPC: 4

CC: 4

Enade: 4

9. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) – pública

Campus de Curvelo (MG)

CPC: 4

CC: 4

Enade: 4

10. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – pública

Campus Uberaba (MG)

CPC: 4

CC: 4

Enade: 5

Vale ressaltar que não listamos as faculdades em ordem: da mais bem conceituada para a menos conceituada. Apenas elencamos o ranking de 10 das melhores faculdades de Engenharia Civil perante o MEC. Claro que há outras excelentes instituições, mas, se citarmos todas, o post fica muito extenso.

Conheça outras faculdades de Engenharia Civil bem conceituadas pelo MEC

Como já citamos no início do post, no Brasil, existem mais de 500 faculdades de Engenharia Civil. Se você tem dúvidas sobre onde estudar, vamos listar algumas instituições bem conceituadas pelo MEC, mas que não estão no ranking das melhores faculdades.

Apesar de não fazerem parte do ranking, as instituições que serão citadas oferecem cursos de boa qualidade, inclusive a distância, o que é uma opção para quem deseja se tornar engenheiro, mas não dispõe de muitos recursos para pagar uma faculdade. Como sabemos, os cursos a distância têm mensalidades bem mais em conta do que graduações presenciais.

Vamos a lista!

Outro benefício dessas instituições é que elas têm programas próprios de financiamento e de concessão de bolsas de estudo. Para saber mais informações a respeito, acesse o site das faculdades ou entre em contato por meio do fale conosco.

Veja também:

Quanto ganha um engenheiro civil?

O que é Engenharia Civil, afinal? Saiba tudo sobre este curso

Agora que você já sabe o ranking das melhores faculdades de Engenharia Civil do país, está na hora de deixar seu comentário: diga se gostou do post e se concorda com nossa lista.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin