dcsimg

Veja o ranking com as melhores faculdades de Direito

Deseja seguir a carreira de Direito, mas não sabe em qual faculdade estudar? Então confira nosso artigo, nele vamos apresentar um ranking com as melhores faculdades Direito!

Conhecer o ranking das faculdades de Direito é fundamental no momento de escolher onde estudar. E para que sua formação seja adequada, é importante que a instituição escolhida seja bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC).

O profissional formado em Direito tem a responsabilidade de aplicar as normas jurídicas existentes no país, com a intenção de organizar as relações entre indivíduos e diferentes grupos na sociedade. A partir disso, deve preservar a harmonia social e aplicar correções quando necessário.

Ranking das faculdades de Direito

Abaixo, listamos as melhores faculdades de Direito do país. Para criar esse ranking, utilizamos como base as notas obtidas na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e o Ranking Universitário Folha de S. Paulo. Confira!

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Fundação Getulio Vargas (FGV)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Universidade de Brasília (UNB)
  • Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)

Como o ranking faculdade Direito é definido

O jornal Folha de S. Paulo divulgou em 2018 o RUF (Ranking Universitário Folha), que avalia as melhores faculdades do Brasil todos os anos. Para avaliar as universidades, o RUF utiliza como critério a qualidade dos cursos, as áreas de mestrado e doutorado que a instituição possui, a nota obtida no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a quantidade de professores com dedicação exclusiva e a avaliação do mercado.

No campo do Direito, a universidade mais bem colocada foi a Universidade de São Paulo (USP), seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A Fundação Getúlio Vargas (Direito GV), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie vêm representando as melhores faculdades particulares.

O ranking da Folha de S. Paulo bate com a nota do IGC (Índice Geral de Cursos) das universidades brasileiras, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) também em 2018. O IGC é o principal indicador de qualidade das faculdades do país e a partir dele podemos identificar quais são as instituições mais bem avaliadas pelo MEC.

Universidades como a USP, a UFMG e a UERJ aparecem nas duas listas.

Como ingressar na faculdade

A maioria das instituições listadas no ranking acima são públicas e gratuitas. O problema é que para ingressar em uma faculdade pública é necessário dispor de muito tempo para se dedicar aos estudos, algo nem sempre possível de conciliar com a rotina de trabalho.

Além disso, os cursos em universidades públicas contam com uma alta taxa de concorrência, principalmente no caso do Direito. A boa notícia é que existem outras opções!

Se você não tem tempo de estudar para concorrer com tantos candidatos e entrar em uma universidade pública, saiba que é possível iniciar o curso superior de Direito por meio do ingresso direto em uma faculdade particular.

Se você optar pelo ingresso direto em uma faculdade particular, precisará apenas informar à instituição de seu interesse a nota atingida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Caso sua nota seja igual ou maior que a nota mínima exigida pela universidade, precisará apenas realizar matrícula e iniciar as aulas.

Sabemos que muita gente nem cogitam essa opção, pois imagina que as mensalidades serão muito altas. Mas isso não é 100% verdade, existem várias faculdades particulares bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e que possuem preços acessíveis.

Opções de faculdades particulares que aceitam o ingresso direto

Abaixo, listamos algumas faculdades que oferecem o curso de Direito, foram bem avaliadas pelo MEC e possuem mensalidades mais baratas. Estas instituições também possuem programas próprios de bolsas e descontos em mensalidades. Confira!

Veja também:

Direito e Advocacia: saiba mais sobre a profissão

Curso de Direito: mercado de trabalho e onde estudar

Agora que você conhece o ranking das melhores faculdades de Direito e as instituições privadas que aceitam o ingresso direto, conte para nós onde pretende estudar! Deixe seu comentário aqui embaixo.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin