dcsimg

Descubra aonde fazer uma segunda graduação

Pensando em fazer uma segunda graduação? Veja as vantagens de ter mais de uma formação universitária!

Muitos profissionais procuram fazer uma segunda graduação. Os motivos são diversos e vão desde a insatisfação com a área a qual atuam até a dificuldade em conseguir um emprego. Buscar essa alternativa é comum tanto entre jovens recém-formados quanto entre profissionais mais experientes, que desejam mudar de carreira ou dar um upgrade no currículo.

Mas será que vale a pena fazer uma segunda faculdade? Bom, isso depende dos objetivos profissionais de cada um, mas em um mercado de trabalho altamente competitivo e que exige o domínio de diferentes habilidades, buscar uma segunda graduação pode destacar você da concorrência e ajudar sua carreira a decolar.

Quer saber quais são as vantagens de investir em uma segunda faculdade? Continue a leitura que falaremos a respeito!

Por que as pessoas procuram fazer uma nova graduação?

É comum que muitos jovens fiquem afoitos para ingressar no ensino superior, pois julgam que essa é a melhor forma de conseguirem uma vaga no mercado de trabalho. Mas, muitas vezes, essa ânsia acaba fazendo com que as pessoas não pensem muito bem sobre o curso que desejam fazer.

Então, depois de algum tempo, percebem que aquilo não era bem o que queriam ou ainda encontram dificuldades para entrar no mercado de trabalho. Ainda há quem procure outra profissão por estar insatisfeito com sua carreira e, por isso, almeja novas oportunidades por meio de uma nova graduação.

Buscar uma nova formação também é uma forma de complementar a primeira graduação, o que abre novas oportunidades de trabalho para o profissional. Por exemplo: se um educador físico que atua como personal trainer se formar em Nutrição, ele poderá melhorar muito seus serviços, pois será capaz de oferecer um programa de emagrecimento ou de ganho muscular mais eficiente para seus alunos.
Então, além de melhorar o seu trabalho, o profissional ainda aumentará consideravelmente seus ganhos mensais.

Quais são as vantagens de fazer uma segunda graduação?

Há diversos benefícios em se fazer uma nova graduação, que vão desde adquirir novos conhecimentos até progressão na carreira. A seguir, vamos listar alguns benefícios de se procurar uma nova formação profissional. Confira!

Tornar-se um colaborador versátil

As empresas modernas procuram colaboradores versáteis, que se adaptem com facilidade e tenham capacidade para assumir cargos diferentes. Então, já não basta ser um técnico em informática, por exemplo, que só entende de manutenção de computadores. É preciso ir além e buscar novos conhecimentos.

Por isso, o profissional que busca uma nova formação, principalmente dentro de sua área de atuação, tem mais chances de se manter dentro da empresa ou até mesmo conquistar uma vaga melhor.

Adquirir novos conhecimentos

Se tem uma coisa que nunca perdemos é o conhecimento que adquirimos com o tempo. Aliás, existe até mesmo aquela premissa que os mais velhos costumam dizer “que as pessoas podem tirar tudo de nós, menos o estudo”.

Por isso, uma segunda graduação vai agregar valor em sua vida profissional, pois com novos conhecimentos sua mente vai se abrir para oportunidades, até então, desconhecidas.

Melhorar suas chances de conseguir um emprego

Com duas formações, as chances de conseguir uma recolocação no mercado de trabalho são bem maiores, mesmo que uma formação um pouco diferente da outra. Suponhamos que você seja formado em Administração e escolha fazer Gestão de Recursos Humanos.

Então, caso você dispute uma vaga de emprego em uma grande companhia ou até mesmo em uma empresa pequena, a formação secundária será um diferencial na hora da escolha pelo recrutador. Isso porque, mesmo que você atue na área administrativa, seus conhecimentos mais aprofundados em gestão de pessoas podem fazer diferença no seu trabalho.

Realizar-se profissionalmente

Sentir-se realizado profissionalmente vai muito além de ter um cargo de liderança ou um bom salário. Fazer o que gosta, muitas vezes, proporciona mais satisfação do que trabalhar em algo que você não se identifica apenas pelo salário.

Então, se você não teve a oportunidade de fazer o curso de seus sonhos ou sempre quis fazer uma outra graduação, atingir essa meta vai proporcionar uma grande realização em sua vida profissional.

Optar por uma segunda formação não é uma forma apenas de adquirir mais conhecimento, mas também é a realização de um sonho.

Onde posso fazer minha segunda graduação?

Essa não é uma resposta muito difícil. Hoje em dia, existem milhares de faculdades e universidades no País, tanto privadas quanto públicas, que oferecem cursos presenciais e a distância.

Quem procura por uma formação complementar ainda pode se beneficiar do fato de algumas disciplinas serem parecidas e fazer uma segunda graduação em um tempo menor do que o normal. Esse é o caso de quem estuda Enfermagem e depois quer fazer Odontologia, por exemplo.

Sem mais delongas, veja algumas faculdades privadas reconhecidas pelo MEC onde você pode fazer uma segunda graduação. As instituições oferecem cursos tanto na modalidade presencial quanto a distância. Veja a lista e escolha onde estudar!

Veja também

Conheça as 5 profissões mais valorizadas atualmente

10 dicas para recolocação profissional

Então, já está pensando em fazer uma segunda graduação? O que levou você a tomar essa decisão? Deixe seu comentário no post!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin