Saiba tudo sobre fazer uma segunda licenciatura na Anhanguera

A licenciatura é um tipo de formação que forma profissionais para dar aulas para o ensino básico. Há alguns anos, porém, a opção segunda licenciatura passou a ser oferecida por diversas instituições de ensino, como a Anhanguera.

Nesse texto, você pode encontrar as principais informações sobre esse tipo de graduação e sobre a instituição de ensino e, assim, fazer uma escolha mais consciente para a sua carreira profissional.

Como funciona a segunda licenciatura?

Com duração de um ano a um ano e meio, a segunda licenciatura habilita um profissional para dar aula em outra área de conhecimento, além da que ele já possui formação.

Ela costuma ser mais rápida, pois o aluno não precisa cursar novamente disciplinas sobre ensino e aprendizagem, abordadas na primeira formação em licenciatura.

Se o estudante optar por uma segunda licenciatura na mesma área que a primeira, ele poderá eliminar mais matérias e a formação é mais rápida. Porém, caso o aluno escolha um curso de uma área totalmente diferente da sua, como Física e Letras, por exemplo, a graduação tende a ser mais longa. Ainda assim, ela será mais rápida do que um curso superior regular.

Ao final do curso, o aluno deve realizar o estágio supervisionado para concluir a graduação e retirar o diploma.

Feito isso, o profissional pode trabalhar em instituições de ensino públicas e privadas, e dar aulas para o ensino infantil, fundamental, médio e ensino para jovens e adultos. Também é possível trabalhar na administração, coordenação e supervisão no ambiente escolar.

Quem pode fazer uma segunda licenciatura?

A segunda licenciatura é indicada apenas para pessoas que já se formaram em um curso de licenciatura de qualquer área e desejam uma habilitação diferente de sua formação.

Vantagens da segunda licenciatura

Além de ser uma formação mais rápida, a segunda licenciatura amplia os conhecimentos profissionais e, ainda, aumenta as possibilidades de atuação no mercado de trabalho e, consequentemente, maiores chances de conseguir um emprego.

Outro fator importante que deve ser levado em consideração, é que essa opção também é oferecida por muitas instituições na modalidade de ensino a distância (EaD), ou seja, é possível ser cursada com mais flexibilidade e por um preço mais baixo.

A segunda licenciatura também permite que o aluno possa reduzir as horas de estágio obrigatório.

Como é a segunda licenciatura na Anhanguera?

Na Anhanguera, os cursos de segunda licenciatura são ofertados no formato 100% presencial, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nessa modalidade, os alunos possuem apoio dos tutores para tirar dúvidas tanto no ensino virtual quanto no dias de aplicação de provas, que acontecem nos polos da faculdade.

O conteúdo do curso é o mesmo que o das graduações presenciais. Além disso, durante o estágio, o aluno é supervisionado por um professor da instituição que seja da sua área de formação.

A instituição também conta com uma biblioteca digital com mais 300 livros, que podem ser consultados pelos estudantes.

Ao final do curso, durante o estágio obrigatório, o universitário é supervisionado por um professor da Anhanguera, do curso escolhido pelo aluno.

Quais cursos de segunda licenciatura a Anhanguera oferece?

Ao todo, a Anhanguera oferta sete cursos na opção de segunda licenciatura. Confira quais são eles na lista abaixo:

  • Educação Física
  • História
  • Letras – Inglês
  • Letras – Português
  • Matemática
  • Pedagogia
  • Química

Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), um fator extremamente importante e que deve ser levado em consideração antes de realizar a matrícula, pois isso faz com que o diploma seja aceito em todo o país.

De acordo com a Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), um profissional de nível superior possui a remuneração 140% maior do que aqueles que não possuem graduação. Além disso, um diploma pode aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho ou até mesmo de efetivação.

A Anhanguera

A Anhanguera Educacional foi fundada em 1994 e, atualmente, conta com mais de 15 mil funcionários, aproximadamente 300 unidades distribuídas pelo país e oferece mais de 80 cursos de graduação.

A instituição também oferece aos alunos o acesso ao Canal Conecta, exclusivo para vagas de estágio e emprego em todo o país.

Para ingressar na Anhanguera, existem quatro principais formas: pelo vestibular tradicional da instituição, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por transferência ou pelo parcelamento estudantil, também conhecido como PEP.

Ficou interessado em ingressar na instituição? É só clicar no link abaixo!

Leia também:

Descubra tudo sobre os cursos da Anhanguera
Saiba tudo sobre as faculdades Anhanguera e suas unidades

Tirou suas dúvidas sobre a segunda licenciatura na Anhanguera? Já escolheu qual curso tem a ver com você? Responda nos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin