dcsimg

Quer fazer uma segunda licenciatura? Saiba como e onde fazer

Cursar a segunda licenciatura tem sido o desejo de vários profissionais. Você está entre eles? Então confira nosso artigo sobre como e onde estudar!

Diversos motivos podem levar um docente a cursar a segunda licenciatura, como vontade de ministrar aulas de outra disciplina, mudar a matéria que leciona ou agregar mais informações ao conteúdo que já domina, tornando a aula ainda mais interessante.

Um profissional que ministra aulas de Literatura, por exemplo, pode se beneficiar muito de uma segunda licenciatura em Artes Visuais. Afinal, o que acontece nas Artes está muito atrelado ao que acontece na Literatura. Esse profissional pode, ainda, cursar História, pois para entendermos a literatura é necessário também compreendermos o contexto histórico.

Agora se você é professor da área de exatas, formado, por exemplo, em Física ou Química, que tal cursar uma segunda licenciatura em Matemática? Ou ainda, se você é formado em Química, por que não cursar uma segunda licenciatura em Biologia?

Percebe como os conhecimentos se complementam? Isso com certeza fará seus alunos ficarem ainda mais fascinados com a sua aula.

Para te ajudar no processo de escolha, confira abaixo todas as opções de licenciaturas e escolha aquela que mais te interessa. Aliás, se você ministra aulas de determinada disciplina e deseja trocar, esse pode ser o momento certo. Confira a lista e comece a planejar seu futuro!

Opções de segunda licenciatura

  • Licenciatura em Artes Visuais
  • Licenciatura em Ciências Biológicas
  • Licenciatura em Ciências da Natureza para anos finais do ensino fundamental
  • Licenciatura em Ciências da Religião
  • Licenciatura em Ciências Sociais
  • Licenciatura em Computação
  • Licenciatura em Educação Especial
  • Licenciatura em Filosofia
  • Licenciatura em Física
  • Licenciatura em Geografia
  • Licenciatura em Letras – Português/ Literatura
  • Licenciatura em Letras – Espanhol
  • Licenciatura em Letras – Inglês
  • Licenciatura em Letras – Libras
  • Licenciatura em Matemática
  • Licenciatura em Música
  • Pedagogia
  • Licenciatura em Química
  • Licenciatura em Sociologia
  • Licenciatura em Teatro

Vantagens de cursar uma segunda licenciatura

Mais opções de trabalho: o mercado de trabalho é bastante instável, portanto é sempre bom estar preparado para se destacar nele. Um profissional com duas licenciaturas possui maior chance de contratação, pois estará transitando entre duas profissões, sendo assim terão mais opções de trabalho para ele. Além disso, continuar os estudos demonstra que você valoriza sua  profissão e o conhecimento, característica muito valorizada pelo recrutadores, principalmente, na área da educação.

Formação rápida: quando você opta por realizar um segundo curso superior na área de educação é possível eliminar diversas matérias relacionadas às práticas de ensino e teorias pedagógicas, restando apenas as disciplinas que tem a ver com o tema central da licenciatura escolhida.

Curso focado: além da rápida formação por conta da eliminação de disciplinas, existem alguns cursos específicos para educadores que desejam realizar uma segunda licenciatura. Outra vantagem é que nesse caso você estará estudando juntamente com outros profissionais da área educacional, que também estão em busca de uma segunda formação. Esse é um bom momento para fazer networking e trocar experiências.

Complementar a primeira licenciatura: muitas disciplinas estão ligadas umas às outras. Quando você opta por estudar uma segunda licenciatura que tem relação com a disciplina ministrada por você atualmente, estará complementando os conhecimentos que já possui e, consequentemente, irá ministrar aulas mais interessantes, dinâmicas e profundas. Sua aulas permitirão que o aluno perceba a amplitude dos acontecimentos.

Multifunção: iniciando uma segunda licenciatura você abre um leque de oportunidades, como poder ministrar aulas de duas disciplinas, ou trabalhar produzindo materiais didáticos de diferentes temas.

Trocar a disciplina que você leciona: algumas vezes o professor ama sua profissão e deseja se manter nela, mas não deseja continuar ensinando sobre o tema que leciona. Nesse caso uma segunda licenciatura permitirá que você troque o conteúdo com o qual trabalha, sem largar o cargo de professor. Você pode, por exemplo, deixa de ensinar alunos do ensino médio e passar a lecionar para alunos da educação básica e vice-versa.

Onde cursar segunda licenciatura

Os cursos de licenciaturas são bem populares, por isso você não terá problemas em encontrar uma instituição que ofereça o curso perto de você.

No momento de escolher em qual instituição você deve estudar, vários fatores devem ser levados em consideração. A localização, o valor da mensalidade e a grade curricular costumam ser os primeiros fatores a serem lembrados, mas o principal aspecto a ser considerado é se a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Apenas o MEC pode garantir que sua formação seja adequada e que seu diploma seja reconhecido e aceito no mercado de trabalho. Por isso, para ajudar você a escolher uma instituição que ofereça o curso que você procura e seja reconhecida pelo MEC, separamos algumas opções:

Verifique junto à instituição se o curso é oferecido na modalidade presencial ou EAD. Lembre-se que hoje em dia alguns cursos EAD possuem notas melhores do que cursos presenciais. Informe-se sobre suas opções e escolha aquela que tiver mais a ver com sua rotina.

O curso EAD entrega maior flexibilidade e menor gasto. Em contrapartida, a licenciatura presencial permite um contato maior com os colegas de classe e o professor.

Veja também:

O que é Licenciatura

Saiba tudo sobre o curso de licenciatura em História

Ficou interessado em cursar a segunda licenciatura? Então conte para a gente onde pretende estudar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin