dcsimg

Descubra se tem FIES no meio do ano para financiar seu curso

Veja como participar e se dar bem na segunda edição do FIES, o programa que ajuda a pagar seu curso na faculdade particular!

O Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES, é um daqueles programas que garantem acesso ao ensino superior a quem mais precisa.

Com ele, é possível financiar os estudos de forma facilitada, com prestações que não pesam no bolso do participante.

Desde 2010, o FIES já beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas em todo o país.

Todos os anos, o governo oferece duas chances de garantir uma vaga no programa. Quer saber se tem FIES no meio do ano para o curso que você quer fazer? Fique ligado que a gente explica a seguir!

Tem FIES no meio do ano?

O FIES tem duas edições anuais: uma no início e outra no meio do ano.

A do primeiro semestre é a que distribui maior quantidade de financiamentos. A do meio do ano é uma versão menor, mas ainda com milhares de oportunidades à disposição (veja todos os detalhes nos próximos tópicos).

O programa é destinado apenas a cursos superiores na modalidade presencial e financia graduações em todas as áreas do conhecimento, inclusive formações mais caras, como Medicina.

A disponibilidade de vagas varia a cada edição. Por isso, para descobrir direitinho se tem FIES para o seu curso, aguarde o período de inscrições e faça uma pesquisa no site oficial do programa.

É uma alternativa interessante às opções de crédito similares disponíveis no mercado. Também é uma saída para quem não conseguiu vaga em outros programas do governo, como o ProUni (de bolsas de estudos em faculdades particulares) ou o Sisu (que concede vaga em instituições públicas).

Quais são as vantagens do FIES?

Com o FIES, o interessado pode financiar um curso superior presencial a juros baixos (ou zero em alguns casos) e ainda ganha um prazo super longo para pagar a dívida.

E tem mais: o pagamento só começa a ser cobrado depois de se formar.

Outra vantagem interessante: apenas faculdades que têm avaliação positiva junto ao Ministério da Educação podem participar. É uma garantia de que o estudante fará um bom investimento e receberá, ao final, um diploma reconhecido e bem visto no mercado de trabalho.

Quem pode participar do FIES do meio do ano?

Para participar do FIES do meio do ano é preciso atender a alguns requisitos importantes:

  • Ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010.
  • Apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas (da mesma edição), sem ter zerado a redação.

O programa tem duas modalidades: o FIES e o P-FIES.

No FIES só podem tentar vagas aqueles que têm renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa. Aqui o juro cobrado é zero.

Já o P-FIES aceita candidatos com perfil de renda familiar mensal bruta que pode variar de três até cinco salários mínimos por pessoa. Aqui os juros variam de acordo com o perfil do candidato.

Quando acontece o FIES no meio do ano?

Para participar do FIES no meio do ano é necessário ficar sempre ligado: o MEC costuma divulgar o calendário do programa um pouco antes da abertura do processo.

Não há uma data fixa. Geralmente o FIES acontece no mês de julho, depois que se encerram as seleções do Sisu e do ProUni. Em alguns anos aconteceu no fim do mês; em outros, nas primeiras semanas.

É preciso estar atento ao cronograma do MEC para não deixar passar a oportunidade. Caso você perca o FIES do meio do ano, só poderá tentar novamente no próximo semestre.

Normalmente as inscrições abrem numa terça e se encerram na sexta-feira da mesma semana. Os resultados saem já na segunda-feira seguinte.

Como conseguir o financiamento do FIES no meio do ano?

A receita de sucesso do FIES é paciência e persistência.

Para participar, você vai precisar testar a paciência. São várias etapas de inscrição.

Essas são as principais:

  1. Acessar o site oficial do FIES durante o processo seletivo.
  2. Informar seu número de CPF e sua senha (caso tenha perdido, dá para recuperar no próprio site).
  3. Informar data de nascimento.
  4. Inserir um endereço de e-mail válido e pessoal.
  5. Depois, preencher vários dados pessoais: endereço, estado civil, número do RG e a data de emissão, etc.
  6. Em seguida vem um formulário socioeconômico. Nele você vai precisar responder questões sobre raça, se tem alguma deficiência, onde estudou no ensino médio, se já tem curso superior, se é professor da rede pública, etc.
  7. Na sequência, vem uma parte um pouco mais detalhada: preencher a renda familiar de cada uma das pessoas que moram na mesma casa que você. Será preciso informar CPF, data de nascimento, nome completo, grau de parentesco e renda individual bruta. Esses dados precisam ser preenchidos com muito cuidado, já que serão analisados em detalhes mais adiante.
  8. Depois, selecione os grupos de preferência: cursos, instituições e cidades onde você gostaria de estudar.
  9. Por fim, escolha três opções de curso e prepare-se para a seleção.

Depois que você escolher os três cursos, fique de olho na variação das notas de corte para todos eles. Quanto mais candidatos se juntam à disputa, mais elas podem subir.

Se a nota de corte do seu curso ficar mais alta que sua pontuação no Enem, você poderá trocar de opção para um mais tranquilo de passar. Para garantir sua vaga é necessário fazer esse acompanhamento durante todo período de seleção.

Caso você consiga o financiamento, terá um prazo curto para levar toda documentação necessária para validação na faculdade escolhida e, na sequência, obter o financiamento junto ao banco escolhido.

E se o seu nome não aparecer na relação dos aprovados, não desista ainda. A lista de espera inclui sua inscrição automaticamente e pode, nos dias seguintes, lhe render o financiamento desejado. Basta acompanhar de perto.

Faculdades que participam do FIES no meio do ano

Conheça algumas faculdades bem avaliadas pelo MEC onde você pode financiar os estudos com o FIES. Todas elas também contam com programas próprios de bolsa de estudos e parcelamento sem burocracia:

Veja também:

Saiba que nota você precisa tirar no ENEM para conseguir FIES

Vai tentar o FIES no meio do ano? Conte para a gente quais são suas opções de curso!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin