Fuvest: veja os 5 últimos temas de redação

A Fuvest prepara o vestibular que permite a entrada de novos alunos na melhor universidade do Brasil, a Universidade de São Paulo (USP). 

Encontre bolsas de estudos de até 80%

Segundo a consultoria britânica Times Higher Education (THE), a USP continua sendo considerada a melhor universidade do Brasil e a primeira do ranking na América Latina. Deste modo, é uma das universidades mais disputadas entre os estudantes brasileiros.

Como é a prova da Fuvest?

Dividida em duas etapas, o vestibular da Fuvest possui primeira e segunda fase. Todos os inscritos participam da primeira fase, realizada em apenas um dia. Enquanto a segunda fase é realizada em dois dias, contando com a redação e questões dissertativas.

Saiba mais: Fuvest divulga o calendário do vestibular 2023

Primeira fase

A primeira fase do vestibular Fuvest conta com 90 questões de múltipla escolha. O conteúdo abordado é referente a todas as matérias do Ensino Médio, e a prova tem cinco horas de duração. O exame costuma aprofundar mais os conteúdos que outros vestibulares e exigir mais conhecimento dos participantes. Por isso é necessário que os estudantes estejam bem preparados para essa etapa, uma vez que os candidatos não acertarem pelo menos 27 questões (30% da prova), serão eliminados automaticamente.

Segunda fase

Já para a segunda fase, o vestibular é dividido em dois dias, com 4 horas de prova cada. O primeiro dia conta com 10 questões dissertativas de português e uma redação. No segundo dia, são 12 questões dissertativas, de duas ou quatro matérias, dependendo da carreira escolhida pelo candidato.

Saiba mais: Veja quais são os cursos mais concorridos da Fuvest SP

A redação da Fuvest

A redação da Fuvest é aplicada no primeiro dia de prova da segunda fase. Vale ressaltar que o vestibular Fuvest, não elimina o candidato caso zere a nota da redação. A Fuvest considera a nota dos dois cadernos, então caso o inscrito zere a redação, mas consiga acertar alguma questão do caderno de português, ele não será eliminado. 

temas de redação fuvestOs temas de redação da Fuvest costumam ser mais profundos e reflexivos. Dessa maneira é comum encontrar temas mais filosóficos do que em outras provas. Assim é importante que o estudante esteja familiarizado com algum aspecto do assunto para conseguir desenvolver bem o seu texto.

A Fuvest exige que o texto seja escrito em formato dissertativo-argumentativo, e também costuma exigir que a redação possua um título, portanto fique atento às informações contidas no caderno de redação. Em relação ao número de linhas, a Fuvest pede para que o candidato escreva entre 20 a 30 linhas, no máximo.

Como a redação da Fuvest é avaliada?

O método de avaliação não costuma mudar de ano para ano, então seguindo o edital da prova de 2022, os candidatos foram avaliados sobre três quesitos:

  1. Desenvolvimento do tema e organização do texto-argumentativo;
  2. Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto;
  3. Correção gramatical e adequação vocabular.

Para se atingir a maior nota possível nestes quesitos, o edital destaca que o candidato se atente aos seguintes detalhes: 

  1. Escrever uma dissertação argumentativa que esteja dentro do tema proposto, demonstrar habilidade em compreender o tema proposto e desenvolver seu argumento usando as informações disponibilizadas pela prova.
  2. Ter coerência nos argumentos e coesão textual, articulando bem as palavras, e organizando corretamente as frases e parágrafos.
  3. Dominar a norma-padrão da língua portuguesa, sem erros de ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação.

Leia mais: É mais fácil entrar na USP pela Fuvest ou pelo Enem

Últimos 5 temas de redação da Fuvest

Os temas de redação sempre causam bastante repercussão tanto entre os candidatos da prova, quanto nos estudantes que ainda estão se preparando para as próximas provas. Sendo assim, para estar bem preparado para fazer uma boa redação, é importante conhecer os temas que foram propostos nas provas recentemente: 

Redação 2022

O tema da redação de 2022 foi “As diferentes faces do riso”.

O tema um tanto quanto abstrato e abrangente, exigiu dos candidatos criatividade. Com cinco textos de apoio fornecidos pela prova, segundo a própria Fuvest o candidato deveria explorar o tema dentro de vários aspectos, sendo o riso um aspecto natural do ser humano, mas também como forma de crítica social, política, e de resistência. 

Como tratado acima, os temas propostos pela Fuvest costumam ser mais filosóficos que outras provas, portanto é importante que o candidato leia com atenção os textos de apoio, assim terá mais recursos para escrever um bom texto.

Redação 2021

O tema da redação de 2021 foi “O mundo contemporâneo está fora de ordem?”.

Outra proposta de tema que deixa em aberto várias abordagens por parte do candidato. Para esse tema, o estudante deveria escrever um texto multidisciplinar, com reflexões políticas, sociais, econômicas e ambientais. Com o mesmo número de textos de apoio da prova de 2022, a Fuvest forneceu 5 textos de apoio, para que o candidato pudesse dissertar sobre o tema em questão.

Os textos de apoio forneceram bases para os candidatos escolhessem respostas positivas ou negativas. Porém ficou claro que o mais importante não era a posição defendida pelo candidato, mas sim avaliar como ele constrói os seus argumentos com coesão.

Redação 2020

O tema da redação de 2020 foi “O papel da ciência no mundo contemporâneo”.

Esse tema escolhido para o ano de 2020, mostra como a prova está sempre abordando questões que estão em debates no ano em que a prova é aplicada. O ano de 2020 foi repleto de debates fervorosos sobre o papel da ciência e a sua importância para a sociedade. O tema de 2020 mostrou como é importante estar atualizado com as questões sociais e seus debates.

Redação 2019

O tema da redação de 2019 foi “De que maneira o passado contribui para a compreensão do presente?”.

O tema fez com que os candidatos refletissem sobre como as novas gerações podem aprender com os acontecimentos do passado e qual a importância de preservar a memória desses acontecimentos. 

Redação 2018

O tema da redação de 2018 foi “Devem existir limites para a arte?”.

Em 2018, os candidatos foram convidados a refletir e argumentar sobre os limites que a sociedade tem em relação à arte, e se eles devem existir. 

Como ir bem na prova de redação da Fuvest?

O primeiro passo para conseguir uma boa nota na redação da Fuvest é ler com atenção os textos de apoio, e utilizar eles com sabedoria para guiar o seu texto. Os textos de apoio servem não apenas para te ajudar na redação, mas servem também como um meio de avaliação, onde o avaliador vai observar a sua capacidade de interpretar o texto e ver como você utiliza as informações contidas nele na hora da escrita.

O segundo passo para ter uma boa redação, é começar a sua redação mostrando o seu posicionamento em relação ao tema. A introdução é um momento chave para manter o leitor preso ao texto e seguir lendo ele. 

Evite o excesso de palavras, conhecido como “encher linguiça”. Essa dica é muito valiosa para esse tipo de redação, mesmo que você não preencha o número máximo de linhas, os avaliadores desejam que você mostre objetividade e clareza nos seus argumentos, sem floreios. Além disso, colocar informações incompletas pode prejudicar a veracidade do seu texto, portanto concentre-se nas informações que você possui e as utilize sem tentar enrolar o leitor.

Ter um bom repertório de informações e bagagem cultural, permitirá você construir argumentos melhores e mais confiáveis, portanto mantenha-se atualizado, e sempre por dentro dos debates da atualidade. E por último e talvez o mais importante, é o domínio da língua portuguesa, erros gramaticais descontam nota na hora da correção e você não quer perder pontos por causa disso, certo? 

 

Veja também: + Redação do Enem: tudo o que você precisa saber

Procurando as melhores faculdades?

Se você está se preparando para estudar nas melhores faculdades do Brasil, mas ainda não sabe quais são as faculdades escolhidas, nos selecionamos faculdades bem avaliadas no MEC para você conhecer melhor. Confira abaixo a lista de faculdades privadas que oferecem até 80% de desconto na mensalidade, e que ainda possuem uma excelente infraestrutura de salas de aulas e laboratório, para você fazer a sua graduação.

Animado para melhorar ainda mais os estudos para a redação da Fuvest?

Encontre bolsas de estudos de até 80%

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin