dcsimg

Descubra como conseguir uma bolsa de estudos no UDF

Já imaginou estudar em uma faculdade particular de renome sem ter que pagar integralmente as mensalidades? Confira aqui como realizar esse sonho!

O Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) faz parte de um dos maiores grupos de ensino universitário do país, a Cruzeiro do Sul Educacional, que está presente em vários estados do Brasil.

Todos os cursos do UDF contam com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). As mensalidades seguem a média do mercado, mas mesmo assim a instituição oferece várias oportunidades de estudar pagando ainda menos.

Além dos programas para estudantes de baixa renda, há bolsas especiais para alunos que demonstram bom desempenho acadêmico. E ainda encontramos várias outras situações em que é possível estudar no UDF com benefícios financeiros!

Conheça agora mesmo todos os programas e veja se você pode entrar em algum deles!

Quais são as bolsas de estudo que o UDF oferece?

O UDF tem um amplo programa de bolsas de estudos e descontos. Veja quais são as oportunidades:

  • ProUni
  • Bolsa Graduação Enem
  • Bolsa 100% por Mérito Acadêmico
  • Bolsa de Iniciação Científica
  • Convênios e Parcerias
  • Segunda Graduação
  • Transferência
  • Desconto de Pontualidade

Como conseguir uma bolsa de estudos no UDF?

Confira agora as características de cada uma das bolsas e descontos do UDF e como fazer para participar:

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é o maior distribuidor de bolsas de estudos do Brasil – elas podem ser parciais (50%) ou integrais (100%) e para graduações presenciais e a distância de universidades privadas.

Já há alguns anos o UDF aderiu a essa iniciativa do governo federal, que tem como objetivo ajudar os estudantes de baixa renda a realizarem o sonho do diploma universitário.

Por isso, para participar, o candidato tem que se encaixar nos critérios de renda estabelecidos pelo programa. Além disso, é preciso demonstrar bom nível acadêmico por meio das notas do Enem: quem quer concorrer ao ProUni não pode ter zerado na redação e tem que ter feito pelo menos 450 pontos na média geral das provas da edição mais recente do exame.

O ProUni acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. No site oficial do programa você poderá consultar com detalhes o cronograma e os requisitos. No site do UDF há um link direto para a página do ProUni.

Bolsa Graduação Enem

Uma grande oportunidade de pagar menos para estudar nos cursos presenciais do UDF é a Bolsa Graduação Enem. Se você prestou o exame e obteve pelo menos 300 pontos na média geral das provas, já pode aproveitar o benefício.

Dependendo da sua pontuação, o desconto pode ser de 10% a 100%. Veja como funciona:

  • De 300 a 449 pontos: 10% no primeiro semestre do curso
  • De 450 a 549 pontos: 20% no primeiro semestre do curso
  • De 550 a 599 pontos: 25% no primeiro semestre do curso
  • De 600 a 699 pontos: 30% para o curso todo
  • De 700 a 749 pontos: 50% para o curso todo
  • A partir de 750 pontos: 100% para o curso todo

Além disso, o bolsista fica isento da taxa de matrícula. Para participar, basta comprovar na faculdade qual foi a sua nota do Enem.

Bolsa 100% por Mérito Acadêmico

Esse benefício premia quem se inscreve no vestibular tradicional da faculdade, para cursos presenciais, e consegue acertar 75% ou mais da prova. Nesse caso, a bolsa é integral e vale para o curso inteiro.

Se você não chega aos 75% de acerto, mas demonstra um bom desempenho no vestibular, também terá descontos. Veja os números:

  • De 51 a 60% de acerto: bolsa de 30% para o curso todo.
  • De 61 a 74% de acerto: bolsa de 50% para o curso todo.

Para saber mais sobre esse programa, você deve preencher um formulário no site do UDF, com nome, e-mail e telefone. Os consultores da faculdade entrarão em contato para solucionar suas dúvidas e dar mais informações.

Bolsa de Iniciação Científica

Essa bolsa tem o objetivo de incentivar a vocação científica dos alunos, oferecendo a oportunidade de participar em projetos de pesquisa da faculdade, com a orientação de professores qualificados.

A duração da bolsa é de 12 meses e o contemplado precisa participar do Congresso de Iniciação Científica e do Encontro de Iniciação Tecnológica, realizados anualmente.

A Bolsa de Iniciação Científica não dá desconto na mensalidade, uma ajuda de custo mensal em dinheiro. Para saber mais, converse com o coordenador do seu curso.

Convênios e Parcerias

Trabalhadores ou familiares de trabalhadores de empresas conveniadas com o UDF têm direito a descontos nas mensalidades. A lista de parceiras é grande, com benefícios diversos. Informe-se diretamente na faculdade e no departamento de recursos humanos da empresa em que trabalha.

Segunda Graduação

Quem já tem diploma superior e quer fazer uma segunda graduação presencial no UDF vai poder estudar com desconto. Veja:

  • Formados pelo UDF ou por outra instituição da Cruzeiro do Sul Educacional: isenção da taxa de matrícula e 30% de desconto até o fim do curso
  • Formados em outras faculdades: isenção da taxa de matrícula e 20% de desconto até o fim do curso

O benefício está condicionado à disponibilidade de vagas no curso desejado.

Transferência

Quem pede transferência da outra faculdade para o UDF também vai poder estudar com isenção de taxa de matrícula e 30% de desconto nas mensalidades até o fim do curso.

A efetivação da transferência também está sujeita à disponibilidade de vagas.

Desconto de Pontualidade

Quem paga a matrícula e as mensalidades em dia ganha desconto no UDF. Os percentuais variam, e você pode consultá-los na Central de Relacionamento ou no próprio site da faculdade, na página de cada curso.

Preste atenção em um detalhe: o curso de Medicina geralmente fica de fora dos programas de bolsa e descontos. Outras graduações que não participam de todos os benefícios são Direito, Gastronomia, Medicina Veterinária e Odontologia.

O UDF também oferece financiamento?

Sim, no UDF você também pode financiar as mensalidades. Os benefícios vão desde o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) até programas privados, como o PraValer e o Creducsul.

Com o financiamento, o aluno pode pagar uma mensalidade menor agora e parcelar o restante a juros baixos.

Onde conseguir mais informações sobre o UDF?

Para saber mais sobre bolsas, financiamentos e cursos do UDF, acesse o site.

Veja também:

Quer fazer faculdade na UDF? Conheça as mensalidades

Vai tentar alguma bolsa para estudar no UDF? Já sabe qual curso quer fazer? Conte tudo aqui para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin