Saiba tudo sobre o vestibular da Uninove

Você está pensando em estudar na Uninove mas ainda não sabe quais são as formas de ingresso na instituição? Neste artigo, você conhece mais sobre a Uninove e como ingressar lá. Confira!

A Uninove é confiável?

A história da Universidade Nove de Julho (Uninove) começou ainda em 1954, quando a instituição era a Escola de Datilografia Anchieta. Em 1972, a universidade foi fundada por José Storópoli e Lydia Storópoli.

Hoje, a Uninove oferece cerca de 90 cursos de graduação e 100 cursos de pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. A instituição tem seis unidades, na capital São Paulo, e outras dezenas de polos de apoio ao ensino a distância e faculdade coligadas espalhadas pelo país.

Em sua estrutura, a Uninove conta com bibliotecas, laboratórios e Wi-Fi ilimitado disponíveis para os alunos, além de um curso de inglês online e gratuito aos estudantes, o Channel 9. Para os cursos da área de saúde, a instituição tem um dos maiores parques laboratoriais da América Latina, clínicas e ambulatórios que beneficiam a comunidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A universidade carrega diversos prêmios e reconhecimentos. Ela já foi considerada uma das melhores universidades da América Latina pelos rankings Times Higher Education (THE), Ranking Universitário da Folha de S.Paulo (RUF) e SCIMAGO.

No campo da pesquisa, a Uninove se destaca por ser uma três universidades particulares do estado de São Paulo que mais realizam pesquisas, de acordo com um levantamento do Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia (CNPq).

Além disso, a universidade também tem mais de 20 cursos de mestrado e doutorado recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A Uninove é reconhecida pelo MEC?

Sim! A Uninove é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) desde 1972. Em 2019, a Uninove foi avaliada com a nota máxima (5) no Conceito Institucional (CI), avaliação feita após visitas de especialistas do MEC. Já no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2018, a média ponderada de todos os cursos de graduação e pós-graduação da instituição, a instituição alcançou a nota 4 (a nota varia de 1 a 5).

Como ingressar na Uninove?

Existem três formas de ingresso na Uninove: o vestibular da Uninove, com a nota do Enem ou pelos programas Prouni (Programa Universidade Para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Como é o vestibular da Uninove?

O vestibular próprio da Uninove é on-line e consiste na produção de uma redação. A inscrição é gratuita e deve ser feita no site da instituição. Após aprovado, o aluno pode continuar sua matrícula de forma on-line também.

Programa de bolsa da Uninove

A Uninove também tem um programa de bolsas próprio, o Priuni (Programa de Inclusão Universitária). No Priuni, os estudantes pré-selecionados pela Uninove podem concorrer à bolsas de estudos de até 100%. O programa não contempla os cursos de Odontologia, Medicina, Medicina Veterinária e os da modalidade EaD.

Ingresso pela nota do Enem

Ainda é possível conseguir desconto na Uninove com a nota do Enem. Para isso, o candidato precisa ter prestado alguma edição do Enem a partir de 2010 e obtido nota acima de 300 na redação. Para o curso de Medicina, é necessário ter feito Enem a partir de 2013 e obtido 300 pontos ou mais nas quatro provas objetivas e na redação.

As inscrições com a nota do Enem podem ser feitas no site da Uninove e o candidato não precisa pagar taxa de inscrição nem fazer vestibular novamente. Será feita a análise individual e classificação dos candidatos. 

Prouni e Fies

Com a nota do Enem, os estudantes também podem ingressar na Uninove por meios dos programas Prouni e Fies. No Prouni, os alunos podem estudar com bolsas de 50% ou 100%. Já no Fies, os alunos podem financiar o curso e começar a pagar só depois de formado.

Em ambos programas, as inscrições acontecem no site do MEC em datas previstas em edital. Para se classificarem, os candidatos precisam se encaixar nos pré-requisitos de cada programa e ficar acima da nota de corte de cada curso. Na Uninove, a média da nota de corte do Prouni e do Fies é de 550 pontos.

Outras faculdades para estudar com desconto

Além da Uninove, outras faculdade particulares também aceitam a nota do Enem e oferecem descontos ainda maiores em suas mensalidades. Antes de escolher onde estudar, é importante se informar sobre a avaliação do MEC, a estrutura e as mensalidades da instituição. 

Para te ajudar nessa escolha, confira esta lista de faculdades bem avaliadas pelo MEC que dão descontos nas mensalidades com a nota do Enem, sem precisar comprovar renda e sem burocracia: 

Leia também: Descubra os valores das mensalidades da Uninove 

E você, já decidiu em qual faculdade quer estudar? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin