dcsimg

Descubra como conseguir uma vaga remanescente do Fies 2019

Saiba como funciona o programa e descubra como conseguir uma vaga remanescente do FIES 2019!

Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior encontram diversos recursos. Um deles é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Trata-se de um financiamento estudantil oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) a estudantes de baixa renda que pretendem estudar em uma faculdade particular.

Por meio do FIES, é possível financiar grande parte do valor do curso, com juros baixos e um longo prazo para pagamento. Um dos principais requisitos do programa é ter feito o Enem, pois essa é nota utilizada na seleção de candidatos.

A pontuação mínima necessária para a seleção no FIES varia de acordo com o curso desejado. Contudo, apesar da nota depender do quão concorrido é o curso, a pontuação mínima necessária para inscrição no programa é 450 pontos.

Todo o processo do FIES é feito online. Você se inscreve no programa e o sistema classifica as maiores notas e define a nota mínima necessária ― também conhecida como nota de corte.

A nota de corte é estabelecida com base na menor pontuação entre os candidatos que preenchem a quantidade de vagas disponíveis. Aqueles que ficam com notas inferiores à nota do último candidato são desclassificados do programa.

Mas, não desanime! Quem ficou de fora pode concorrer a uma das vagas remanescentes posteriormente.

O que são as vagas remanescentes do FIES?

De forma geral, as vagas remanescentes são vagas que não foram preenchidas no processo seletivo regular.

Isso pode acontecer por diferentes motivos, como não ter formado turma para determinado curso, ou que sobraram por conta de candidatos não conseguirem reunir a documentação necessária dentro do prazo estipulado, por exemplo.

No FIES, essa vagas ficam para a lista de espera.

Como conseguir uma vaga remanescente do Fies

A lista de espera do FIES é automática e costuma ficar disponível alguns dias após a divulgação do resultado.

Na primeira edição do FIES 2019, a chamada dos candidatos em lista de espera começa no dia 27 de fevereiro e encerra no dia 10 de abril. É preciso entrar no sistema todos os dias para verificar se conseguiu a vaga. Então, fique atento aos canais oficiais do FIES!

Datas importantes para garantir sua vaga no FIES

No primeiros semestre de 2019, as inscrições do FIES vão de 7 a 14 de fevereiro.

O resultado sai no dia 18 de fevereiro e a lista de espera, como falamos, vai de 27 de fevereiro até 10 de abril.

A segunda edição do FIES acontece na metade do ano. As datas são divulgadas pelo MEC algumas semanas antes de abrir o processo seletivo.

Boas faculdades que aceitam o FIES

O estudante interessado em participar do FIES deve buscar por faculdades reconhecidas e credenciadas pelo Ministério da Educação, pois somente essas podem participar do programa.

Assim, participando do FIES, além de contar com o benefício de realizar o pagamento após a conclusão do curso, o estudante ainda tem a garantia de que optou por um curso de qualidade, que atende aos requisitos estipulados pelo MEC e cujo diploma seja válido no mercado de trabalho e também para cursos de pós-graduação e mestrado.

Confira algumas instituições cadastradas no FIES:

 

Leia mais:

Saiba quais são os documentos necessários para fazer FIES

Entenda a diferença entre Sisu, ProUni e FIES

Agora você já sabe como fazer para concorrer a uma vaga remanescente, conta pra gente nos comentários: que curso e faculdade está buscando?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin