dcsimg

Saiba tudo sobre o vestibular da Anhembi Morumbi

O vestibular da Anhembi Morumbi pode ser tradicional ou agendado e ainda há outras formas de ingresso. Descubra agora mesmo como participar!

A Universidade Anhembi Morumbi foi fundada em 1970 e tem uma longa tradição no ensino universitário. Passou recentemente por um processo de internacionalização e agora faz parte de uma das maiores redes de universidades do mundo, a Laureate.

O vestibular é uma das formas de ingresso nessa faculdade e os primeiros colocados podem até ganhar bolsas para estudar no exterior!

Na Anhembi Morumbi, você pode estudar tranquilo, com a certeza de que o diploma será reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), seja em curso presencial ou a distância. Com ele você poderá buscar vagas de emprego ou participar de concursos que exigem nível superior, bem como continuar os estudos em uma pós-graduação.

Descubra agora mesmo como é o vestibular da Anhembi Morumbi, o que cai nas provas, conheça outras possíveis formas de acesso e os programas de bolsas de estudo no exterior.

Como é o vestibular da Anhembi Morumbi?

O vestibular da Anhembi Morumbi acontece duas vezes ao ano e, para participar, é preciso ter concluído o ensino médio. A prova pode ser tradicional ou agendada. Entenda:

Prova Tradicional

As provas tradicionais selecionam alunos para cursos presenciais e semipresenciais (menos Medicina, que tem um processo seletivo próprio). São feitas em uma data específica definida pela universidade. Normalmente acontecem no domingo e são aplicadas nos vários campi da Anhembi Morumbi.

As inscrições podem ser feitas no site da faculdade, diretamente em uma de suas unidades ou por telefone. A Anhembi Morumbi também costuma credenciar alguns postos de inscrição em colégios e cursinhos.

Após informar dados pessoais (nome, e-mail, CPF, etc.), selecione duas opções de curso, incluindo turno (manhã, tarde ou noite) e unidade, segundo suas preferências.

É necessário pagar uma taxa e, no dia da prova, apresentar o comprovante de pagamento, além do comprovante de inscrição e um documento de identidade.

Não se esqueça também de levar um lápis preto e uma caneta esferográfica preta ou azul. E chegue ao local das provas com pelo menos uma hora de antecedência!

Prova Agendada

As provas agendadas também podem ser feitas para o ingresso nos cursos presenciais e semipresenciais e, além disso, para os cursos a distância (EAD).

A inscrição é feita pela internet. A maior diferença do vestibular agendado em relação ao tradicional é que você pode escolher o dia e o horário para fazer as provas, de acordo com as opções disponíveis no site da universidade.

O que cai no vestibular da Anhembi Morumbi?

As provas cobram conhecimentos referentes ao ensino médio. O vestibular dos cursos presenciais é feito em duas partes: questões de múltipla escolha e redação.

As questões de múltipla escolha valem 50 pontos (são 50 perguntas que valem 1 ponto cada uma), enquanto a redação vale 30. A nota máxima de um candidato, portanto, pode ser de 80 pontos.

Veja como se dividem os conteúdos das provas:

  • Língua Portuguesa: 10 questões
  • Língua Inglesa: 5 questões
  • Geografia: 5 questões
  • História (Geral e do Brasil): 10 questões
  • Matemática: 5 questões
  • Física: 5 questões
  • Química: 5 questões
  • Biologia: 5 questões

Para a redação, a Anhembi Morumbi solicita um texto dissertativo: você terá que analisar o assunto proposto, defender uma opinião com argumentos bem articulados e chegar a uma conclusão coerente.

O tema da redação sempre vem acompanhado de alguns textos auxiliares, que podem apresentar vários pontos de vista sobre uma mesma questão – eles podem ajudar a formar a base de sua própria argumentação.

Você terá três horas para responder a todas as questões e fazer a redação. Não é permitido deixar o local da prova até pelo menos uma hora a partir do início do exame.

Vestibular para cursos a distância

A modalidade de ensino superior que mais cresce no Brasil é o EAD. A Universidade Anhembi Morumbi investe muito nesse formato e oferece uma grande possibilidade de cursos.

O vestibular para as graduações EAD é diferente: é composto somente por uma redação, que vale 40 pontos.

O texto também deve seguir o modelo dissertativo, nos mesmos moldes do que já comentamos para o vestibular tradicional.

O tempo máximo para fazer a redação é de uma hora.

A prova pode ser realizada em algum dos campi da Anhembi Morumbi no estado de São Paulo (Piracicaba, São José dos Campos ou São Paulo Capital) ou diretamente em um dos polos de apoio presencial espalhados por todo o Brasil.

Há outras formas de conseguir uma vaga na Anhembi Morumbi?

Sim! Algumas formas de ingresso dispensam o vestibular:

  • Nota do Enem: a Anhembi Morumbi aceita as notas do Enem para classificar candidatos. Se você conseguiu pelo menos 300 pontos e tirou acima de zero na redação em qualquer edição do Enem a partir de 2009, pode tentar uma vaga.
  • Segunda Graduação: também escapa do vestibular quem já é formado e quer fazer uma segunda graduação na Anhembi Morumbi.
  • Transferência de Matrícula: da mesma maneira, quem estuda em outra faculdade e quer pedir transferência para a Anhembi Morumbi está isento do vestibular. É preciso entrar em contato com a instituição para saber se há vagas disponíveis e se existe a possibilidade de eliminar as matérias equivalentes já cursadas.

Prêmios aos melhores do vestibular da Anhembi Morumbi

Confira as oportunidades que a universidade oferece aos candidatos que se destacam no vestibular. São dois programas que permitem estudar fora do Brasil:

  • Vestibular sem Fronteiras: os 25 melhores na classificação geral do processo seletivo tradicional ganham uma bolsa integral para o Programa Internacional de Férias da University of Liverpool e viajam à Europa para estudar inglês.
  • Vestibular Top 50: os primeiros 50 classificados no vestibular tradicional ganham bolsa de estudos integral para fazer sua graduação na Anhembi Morumbi e, ainda, o direito a fazer um semestre do curso em uma faculdade da rede Laureate no exterior

Veja também:

Saiba quais são os cursos que a Anhembi Morumbi oferece

Vai se inscrever no vestibular da Anhembi Morumbi? Já sabe qual curso quer fazer? Conte para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin