dcsimg

Educação Física: carreira, mercado e faculdades

Entenda um pouco mais sobre a carreira em educação Física, onde cursar esta graduação e como está o mercado de trabalho!

A carreira em Educação Física

O profissional da área de Educação Física tem por objetivo promover a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas.

Seu trabalho consiste em acompanhar e orientar as pessoas durante a prática de esportes ou exercícios físicos e seu público é bastante variado. Quem se forma em Educação Física pode trabalhar com crianças em idade escolar, atletas profissionais, pacientes que buscam a recuperação de movimentos, portadores de deficiência física e idosos que necessitam de cuidados específicos.

Para exercer a profissão, além do diploma em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, é obrigatório o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Academias de ginástica e escolas de educação básica são os tipos de empresa que mais contratam profissionais desta área.

Em academias o profissional de Educação Física pode optar por se especializar na área aquática, de musculação, desenvolvimento motor ou ginástica. Pode ainda atuar como personal trainer.

As escolas de ensino fundamental e médio contratam estes profissionais para ministrarem aulas da disciplina de Educação Física. Para aqueles que pretendem continuar seus estudos fazendo mestrado e doutorado podem também atuar como professores em universidades.

Empresas dos mais diversos tamanhos e de diferentes setores da economia contratam profissionais formados em Educação Física para elaborarem e executarem programas de ginástica laboral para os funcionários da organização.

Clubes esportivos costumam contratar profissionais de Educação Física para atuarem na preparação física de atletas a fim de promover um bom condicionamento físico e prevenir possíveis lesões causadas pela prática de esportes.

Outro setor que vem crescendo bastante nos últimos anos é o da recreação e turismo. Hotéis, resorts, pousadas e até navios contratam profissionais de Educação Física para realizarem atividades recreativas com seus hóspedes como brincadeiras, caminhadas, montanhismo, etc.

Sobre o curso superior em Educação Física

Com duração média de quatro anos, o curso de graduação em Educação Física pode ser do tipo licenciatura ou bacharelado. Em algumas faculdades, como a Anhanguera ,  é possível encontrar os dois graus de formação – o interessado deve escolher uma delas ao se inscrever no processo seletivo.

Fazem parte da estrutura curricular do curso matérias sobre Anatomia Humana, Fisiologia, Nutrição, Prevenção de Lesões e Primeiros Socorros.

Outras disciplinas são mais específicas da prática desta profissão, como por exemplo: Atletismo, Esportes Aquáticos, Desenvolvimento Motor, Dança, Ginástica e Esportes, entre outros.

Quem opta pela habilitação de licenciatura deve realizar um estágio supervisionado e estará apto a atuar como professor em escolas de educação básica. Já os alunos do bacharelado devem elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Perfil do profissional formado em Educação Física

A essência do trabalho de um profissional formado em Educação Física está no contato com outras pessoas. Para ser um bom profissional nesta área é fundamental ter paciência e inteligência emocional.

Boa comunicação também é uma característica importante para que o profissional consiga explicar com clareza e objetividade como os exercícios devem ser realizados, qual força utilizar e como respirar durante a prática das atividades.

Entender como funciona nosso corpo (como os músculos reagem com diferentes estímulos e em diferentes idades, etc.) ajuda este profissional a elaborar planos de exercícios físicos respeitando os limites de cada pessoa.

Mercado de trabalho para quem faz Educação Física

A Educação Física é uma disciplina obrigatória nos ensinos fundamental e médio. Quem opta pela carreira acadêmica encontra um mercado com alto índice de empregabilidade, pois há grande carência de professores para a educação básica em todas as disciplinas.

Outro setor que está em alta e em constante crescimento é o das academias de ginástica. É cada vez maior a procura por profissionais capacitados a acompanhar e orientar as pessoas durante a prática de exercícios físicos.

As regiões Sul e Sudeste concentram o maior número de vagas para este profissional. Porém, a região Nordeste é a que mais contrata profissionais de Educação Física para atuarem com entretenimento e turismo.

Onde estudar Educação Física?

Independentemente do grau de formação que você pretende seguir (licenciatura ou bacharelado), para que seu diploma tenha validade no mercado e você possa trabalhar regularmente na área é obrigatório passar por uma faculdade devidamente credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Educação Física é um curso relativamente fácil de encontrar por todo o país. Para ajudar em sua busca, selecionamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem o curso:

Veja também:

Quanto ganha um personal trainer?

Ficou interessado pela carreira em Educação Física? Gostaria de cursar uma faculdade nesta área? Conte para a gente aqui!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin