dcsimg

Ciências da natureza e suas tecnologias: Veja as profissões

Gosta de assuntos relacionados à Natureza, animais ou sustentabilidade?

As Ciências da Natureza, tão famosas em função da prova do Enem, constituem uma grande área do conhecimento, que abarca todas as disciplinas científicas que se dedicam ao estudo da Natureza, seja nos seus aspectos gerais ou específicos.

Tem afinidade com assuntos relacionados à Natureza e ao meio ambiente? Quer saber mais sobre essas ciências porque elas caem no Enem? Então fica ligado(a) neste post.

Campos de estudo da área de Ciências da Natureza

Confira a seguir alguns campos relacionados à área de Ciências da Natureza:

Agronomia

O profissional formado em Agronomia pode trabalhar no manejo sustentável dos recursos naturais, atuando desde o plantio ou criação do rebanho até a comercialização da produção.

Com duração de aproximadamente 5 anos, o curso possui disciplinas que ensinam sobre: o combate de pragas e doenças, técnicas de colheita modernas e métodos de armazenamento e distribuição da safra. O agrônomo pode atuar em diversos segmentos como: engenharia rural, produção agroindustrial, zootecnia, manejo ambiental, fitotecnia e defesa sanitária.

Agronegócios

O profissional da área de Agronegócios atua na produtividade, comercialização, industrialização e/ou exportação de produtos agropecuários.

O curso de graduação capacita os estudantes com técnicas de produção e soluções tecnológicas para todos os processos de gestão, visando aumento da eficiência, economia e lucratividade do negócio.

Com duração de aproximadamente 3 anos, dependendo da instituição, o profissional formado nesta área pode trabalhar em diversas atividades, tais como: manejo ambiental, economia e administração agroindustrial, defesa sanitária, produção agroindustrial, entre outros.

Ciências Biológicas

Nesta carreira, o profissional estuda todas as formas de vida, passando pela flora, fauna e desenvolvimento humano. Desta forma, o curso possui disciplinas que compreendem a origem, evolução, estrutura e funcionamento de todos os seres vivos. Desenvolvendo habilidades e conhecimentos para analisar as relações entre os seres, criar alternativas para a preservação ambiental a ainda estudar métodos para estimular a sustentabilidade da biodiversidade e dos ecossistemas.

Com duração de aproximadamente 3 anos, a graduação possui formação em bacharel (focada para o mercado de trabalho) ou licenciatura (focada para a docência).

O profissional formado em Ciências Biológicas pode atuar com: genética e biotecnologia, gerenciamento costeiro, instituições de ensino, parques e reservas ecológicas, projetos sustentáveis de empresas e/ou organizações não governamentais, dentre outros.

Engenharia Ambiental

Este ramo de engenharia é voltado para o desenvolvimento sustentável da sociedade. O profissional desta área deve detectar problemas atuais ou futuros gerados no meio ambiente por qualquer atividade humana, determinando procedimentos e/ou tecnologias para sanar o problema ou diminuir seus efeitos.

O curso nesta área tem duração média de 5 anos, e o profissional formado poderá atuar em diversos setores, tais como: indústrias, comércios, empresas de saneamento básico, companhias de tratamento de resíduos sólidos, efluentes ou de emissões atmosféricas, empresas geradoras de energia, prefeituras e secretaria, organizações não governamentais (ONGs) para a conservação ambiental, dentre outras.

Gestão Ambiental

Este profissional tem o papel de lidar com planejamento de recursos de uma corporação, utilizando técnicas e conhecimentos para garantir o uso racional de recursos naturais e preservando a biodiversidade.  O curso tem disciplinas mais técnicas como, por exemplo, Química, Física, Biologia e Geologia e conteúdos mais ligados a área ambiental, tais como: gestão de recursos hídricos, planejamento energético e certificação e auditoria ambiental.

A graduação tem duração de aproximadamente 2 anos e forma profissionais com habilitação em tecnólogo. É possível encontrar este curso na modalidade presencial e a distância em universidades como a Anhanguera, UNICID, UNICSUL, UNIFRAN e Faculdade Pitágoras de Minas Gerais.

Veja onde encontrar estas instituições de ensino, clicando no link a seguir:

O gestor ambiental pode desenvolver atividades em empresas públicas ou concessionárias de água ou energia, em companhias ligadas a exportação de recursos, em órgãos de controle ambiental, na engenharia civil ou ainda em organizações não governamentais (ONGs).

Oceanografia

O oceanógrafo investiga as características dos oceanos, mares, rios, lagos e zonas costeiras, desde a sua descrição física até a interpretação dos fenômenos que neles se verificam.

Desta forma, o profissional pesquisa, coleta, analisa e interpreta informações sobre os animais e vegetais, o ambiente e os processos marinhos. Desenvolvendo técnicas de exploração dos recursos naturais e minerais dos mares e rios e avaliando os efeitos das atividades humanas neste ecossistema.

O curso de graduação nesta área tem duração média de 5 anos e habilitação em bacharelado. E ao contrário do que muitos pensam, o mercado de trabalho para um oceanógrafo é bastante vasto. Veja a seguir onde o profissional pode atuar: preservação ambiental, gerenciamento de recursos naturais, projetos de saneamento, indústria petroquímica, empresas de exploração de recursos marinhos, dentre outras.

Zootecnia

Nesta carreira, o profissional atua para gerar maior produtividade e rentabilidade na criação de animais e no aproveitamento de seus produtos, tais como: carne, ovos, leite e seus derivados. O zootécnico deve se envolver desde o cuidado com a saúde do rebanho até a pesquisa para promover melhoramento genético dos animais e raças e consequentemente aumentar a produtividade das criações.

O curso nesta área tem duração de aproximadamente 5 anos e capacita profissionais para atuarem em: fazendas com criação de animais, laboratórios e/ou empresas que exportam produtos de origem animal, frigoríficos ou ainda em zoológicos.

Onde encontrar cursos da área de Ciências da Natureza

Veja a seguir algumas instituições reconhecidas e autorizados pelo MEC que oferecem diversos cursos na área de ciências da natureza, confira:

Em todas estas instituições é possível estudar com qualidade com mensalidades que cabem no seu bolso. Nelas, é possível participar de programas de bolsas estudantis (Prouni), conseguir um desconto por desempenho no vestibular ou ainda obter um financiamento estudantil sem burocracia, fique ligado!

Veja também:

Teste vocacional

As profissões mais bem pagas

Gostou das nossas dicas? Vai investir em uma profissão relacionada a área de Ciências da Natureza? Deixe seu comentário aqui!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin