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Profissão

Piloto de avião: Veja todas as etapas para se tornar um

25 de janeiro de 2019
Dois pilotos de avião, dentro de uma cabine de aeronave.
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Atualizado em 11/04/2024

Descobrir como ser piloto de avião é o primeiro passo para quem sonha com uma carreira associada a altos salários e um ritmo de trabalho super dinâmico, sem rotina.

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Para se tornar um piloto de avião comercial, existe um longo caminho a ser percorrido. É necessário passar por rigorosos testes teóricos e práticos, além de exames médicos detalhados, todos supervisionados de perto pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 

Além disso, acumular muitas horas de voo é fundamental para quem busca essa carreira.

Embora não seja necessário ter um diploma de curso superior para se tornar piloto, possuir o Ensino Médio completo é essencial. Além disso, ter uma graduação e fluência em inglês pode oferecer vantagens significativas ao currículo, ajudando a se destacar em processos seletivos.

Quer saber mais sobre como ser piloto de avião e alçar voos altos nesta profissão? Continue lendo para descobrir tudo o que é necessário para seguir essa carreira!

O que é necessário para ser um piloto de avião?

Para se tornar um piloto de avião no Brasil, você precisa seguir uma série de etapas e atender a requisitos específicos estabelecidos pela ANAC. Aqui está uma lista geral do que é necessário:

  • Ter pelo menos 17 anos para iniciar o curso teórico e 18 anos para obter a licença de Piloto Privado;
  • Ter concluído o Ensino Médio;
  • Realizar um curso teórico de Piloto Privado de Avião;
  • Exame Médico Aeronáutico de 1ª ou 2ª classe, a depender da modalidade;
  • Acumular um número mínimo de horas de voo (geralmente 40 horas para Piloto Privado), incluindo voos solo e com instrutor;
  • Ser aprovado no exame teórico aplicado pela ANAC para a licença que deseja obter (Piloto Privado, Comercial, Linha Aérea);
  • Concluir o curso prático em uma escola de aviação civil homologada pela ANAC;
  • Passar por uma avaliação prática (check-ride) com um examinador credenciado pela ANAC, que avaliará habilidades de voo e conhecimentos teóricos.

Como se tornar um piloto de avião?

O primeiro passo para quem quer decolar nesta carreira é se tornar um piloto privado. Esta licença é requisito para buscar a formação de piloto comercial, que são os que têm registro profissional na carteira de trabalho e podem voar em grandes companhias aéreas. 

Piloto Privado (PP)

É preciso fazer o curso de piloto privado em uma escola reconhecida pela ANAC. Este curso conta com uma parte teórica e outra prática.

Ao fazer a matrícula, os alunos devem solicitar à escola uma carta de apresentação para realizar o exame médico de 2ª classe, também chamado de Certificado Médico Aeronáutico (CMA). 

Ele pode ser realizado tanto nos hospitais da Aeronáutica como em clínicas particulares autorizadas pela ANAC. O certificado é necessário para iniciar o curso.

A parte teórica do curso é ministrada em sala de aula e tem duração média de três meses. As matérias estudadas incluem:

  • Conhecimentos Técnicos
  • Meteorologia
  • Teoria de Voo
  • Navegação Aérea
  • Regulamentos de Tráfego Aéreo

Depois de concluir o curso teórico, os alunos devem responder a uma prova escrita com 100 perguntas, aplicada pela ANAC. É preciso acertar pelo menos 70% das questões para ser aprovado.

Os aprovados no exame da ANAC poderão iniciar o treinamento prático do curso de piloto privado. Esta parte da formação exige pelo menos 35 horas de voo. 

Ao final do treinamento os alunos realizam um voo de avaliação, que é acompanhado por um examinador credenciado pela ANAC. Se passarem na avaliação, tornam-se pilotos privados, podendo voar apenas em aeronaves particulares.

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Piloto Comercial (PC)

O processo é semelhante àquele realizado para obter a licença de piloto privado. Para se tornar piloto de avião comercial é preciso matricular-se também em uma escola reconhecida pela ANAC e estudar a teoria e a prática. Mas o nível de exigência no curso de piloto comercial aumenta bastante.

Os alunos devem solicitar novamente à escola a carta de apresentação para realização de exame médico. Desta vez é o exame de 1ª classe, que tem mais critérios de análise. É preciso ter o resultado em mãos para dar início ao curso.

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A parte teórica desta formação conta com as mesmas disciplinas do curso de piloto privado, mas o conteúdo é mais aprofundado. A duração é de aproximadamente três meses.

A prova da ANAC também é aplicada ao final do treinamento e é necessário acertar pelo menos 70% das questões para ser aprovado.

A parte prática do curso de piloto comercial exige pelo menos 115 horas de voo. Ao final do treinamento, os alunos realizam um voo de avaliação, que também é submetido a um examinador credenciado pela ANAC. 

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Se aprovados, tornam-se pilotos comerciais e ficam habilitados a exercer funções remuneradas em diversas áreas, como táxi aéreo, transporte de pequenas cargas e voos executivos. Assim podem acumular experiência suficiente para ingressar em uma linha aérea. As companhias comerciais exigem entre 1.000 a 1.500 horas de voo.

Piloto de Linha Aérea (PLA)

Para se tornar um piloto de linha aérea (PLA), também conhecido como piloto de transporte aéreo, é necessário avançar além da licença de piloto comercial, visando obter a Licença de Piloto de Linha Aérea (ATPL – Airline Transport Pilot License). 

Este é o nível mais avançado de certificação de piloto e permite ao titular comandar aeronaves em companhias aéreas comerciais.

Antes de iniciar a formação específica para PLA, é necessário ter a licença de Piloto Comercial (PC) e acumular uma quantidade significativa de horas de voo. 

As companhias aéreas geralmente exigem entre 1.000 a 1.500 horas de experiência de voo, o que proporciona habilidades práticas essenciais e uma compreensão aprofundada das operações aéreas.

Os candidatos também devem se matricular em um curso teórico específico para ATPL, oferecido por escolas de aviação reconhecidas pela ANAC. 

Este curso aborda um conteúdo mais complexo e detalhado que os cursos anteriores, incluindo gerenciamento avançado de cabine, planejamento de voo em alto nível, e sistemas de aeronaves complexas. O curso tem uma duração média de seis meses.

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Após concluir o curso teórico, os candidatos devem passar no exame teórico da ANAC para ATPL, que testa profundamente os conhecimentos adquiridos no curso.

Após a obtenção da ATPL, o piloto está habilitado a atuar em grandes companhias aéreas, conduzindo aeronaves de grande porte em rotas nacionais e internacionais. 

Além da formação técnica, pilotos de linha aérea devem possuir excelentes habilidades de comunicação, capacidade de tomar decisões sob pressão e um alto nível de responsabilidade, garantindo a segurança e o conforto dos passageiros em todos os voos.

O que estudar para virar piloto?

Embora o curso superior não seja uma exigência para o exercício da profissão de piloto, o diploma de uma faculdade agrega diferenciais importantes aos candidatos a uma vaga de trabalho, principalmente nas grandes companhias aéreas.

O curso de Ciências Aeronáuticas é de grau bacharelado, com duração de 4 anos, e é dá uma visão bastante ampla da área. Outra opção de curso superior é o de Tecnólogo em Pilotagem Profissional de Aeronaves, com duração média de 2 anos.

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O conteúdo estudado nestas graduações prepara o candidato para atender aos requisitos estabelecidos pela ANAC para a função de piloto. Profissionais com diploma de nível superior também se destacam nos processos seletivos a uma vaga de trabalho e conseguem redução no número de horas exigidas pelas companhias para exercer o ofício.

Outro diferencial importante para quem quer atuar como piloto comercial é o domínio da língua inglesa. O inglês é a língua universal da aviação. Quem deseja crescer na carreira precisa ter conhecimento pleno do idioma, principalmente os termos técnicos da área.

Quanto tempo leva para se tornar um piloto de avião?

O tempo necessário para se tornar um piloto de avião varia de acordo com o tipo de licença que o indivíduo deseja obter. 

Piloto Privado (PP)

  • Curso Teórico: Aproximadamente 3 a 6 meses.
  • Horas de Voo: Mínimo de 40 horas.
  • Tempo Total Aproximado: 6 a 12 meses, dependendo da frequência de voo e da disponibilidade da escola.

Piloto Comercial (PC)

  • Experiência Prévia: Deve ter a licença de Piloto Privado.
  • Curso Teórico: Aproximadamente 3 meses.
  • Horas de Voo: Mínimo de 150 horas (incluindo as horas obtidas para a licença de Piloto Privado).
  • Tempo Total Aproximado: 1 a 2 anos após obter a licença de Piloto Privado, totalizando cerca de 2 a 3 anos desde o início.

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Piloto de Linha Aérea (ATPL)

  • Experiência Prévia: Deve ter a licença de Piloto Comercial.
  • Curso Teórico: Aproximadamente 6 meses.
  • Horas de Voo: Mínimo de 1.500 horas (incluindo as horas de voo como Piloto Privado e Comercial).
  • Tempo Total Aproximado: Pode levar de 5 a 7 anos, dependendo de quanto tempo leva para acumular as horas de voo necessárias.

Onde estudar para virar piloto

Conheça algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores para quem quer virar piloto:

Ciências Aeronáuticas

  • Universidade Estácio de Sá (UNESA) – Privada
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) – Privada
  • Universidade FUMEC (FUMEC) – Privada

Pilotagem Profissional de Aeronaves

  • Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) – Privada
  • Centro Universitário Una (UNA) – Privada
  • Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR) – Privada

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Como é a carreira de um piloto de avião?

A profissão de “aeronauta”, categoria composta pelos profissionais que compõem a tripulação de um avião comercial, é regulamentada desde 1984. Portanto, há uma lei que estabelece regime de trabalho, remuneração, direitos e deveres dos profissionais e das empresas que os contratam.

Trabalhar na aviação civil, comandando modernas aeronaves comerciais e viajando até outros países, é o sonho da maioria dos aspirantes a piloto. Mas para alcançar um posto em uma companhia de aviação é preciso estudar bastante e acumular experiência voando em aeronaves menores.

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Quanto mais horas de voo você acumular, mais chances vai ter de crescer na carreira. Com 40 horas de prática é possível conseguir uma licença para pilotar um avião monomotor. Para comandar um Boeing 737 de empresa aérea comercial, por exemplo, você deve acumular 1.500 horas de voo, em média.

É importante lembrar que um piloto de avião pode optar também pela carreira militar, pilotando caças, aviões de transporte de tropas, bombardeiros ou aviões presidenciais. Neste caso é preciso prestar concurso para a Academia da Força Aérea.

Pontos positivos da carreira de piloto de avião

A carreira de piloto de avião é uma profissão que fascina muitos, oferecendo a chance de viajar pelo mundo, conhecer novas culturas e desfrutar de uma remuneração atraente. 

Pilotos têm oportunidades únicas, como explorar diferentes destinos durante estadias prolongadas e se beneficiar de vantagens como passagens aéreas gratuitas ou com desconto para familiares. 

Além disso, é uma carreira que demanda constante aprendizado e atualização sobre novas tecnologias e procedimentos de segurança, proporcionando um desafio intelectual contínuo.

Pontos negativos da carreira de piloto de avião

Ser piloto de avião também vem com significatvos desafios. O custo da formação é elevado, incluindo gastos com cursos e horas de voo necessárias para a licença. 

A vida de um piloto envolve horários irregulares e trabalho em feriados e fins de semana, o que pode afetar negativamente a vida pessoal e familiar. 

A profissão exige lidar com altos níveis de estresse e responsabilidade, especialmente porque a segurança dos passageiros está sempre em suas mãos. Além disso, o desgaste físico e mental pode ser intenso devido às longas horas de voo e ao jet lag.

A indústria da aviação é também conhecida por sua volatilidade, sendo suscetível a flutuações econômicas e crises que podem impactar a estabilidade no emprego. Pilotos precisam manter uma condição médica impecável para conservar suas licenças, e problemas de saúde podem colocar suas carreiras em risco.

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