dcsimg

Diretor de Arte: conheça a profissão e veja o que estudar

Veja o que fez um diretor de arte no universo do cinema, dos espetáculos, da publicidade e dos jogos!

Os cenários em filmes, séries, programas de TV, shows e jogos não escapam do seu olhar atento? Os ambientes, a atmosfera e os objetos do universo mágico de Harry Potter encantam você até hoje? Então você vai gostar do trabalho do diretor de arte!

Veja o que ele faz nas suas 4 áreas de atuação, qual faculdade cursar para trabalhar como diretor de arte e onde estudar com bolsa de estudo!

Afinal, o que faz um diretor de arte?

Segundo os professores Rose Moraes Pan e André Costa, da PUC Goiás, o diretor de arte desenvolve a concepção visual de um produto. Esses produtos podem ser um filme, vídeo institucional, comercial, novela, anúncio ou jogo, por exemplo.

As atividades cotidianas do diretor de arte variam segundo o ramo de atuação, mas a essência do trabalho é a mesma. Esse profissional atua nas seguintes áreas: 

Nas palavras de Daniela Castilho, artista visual e designer, em entrevista ao Gazeta Mercantil: “o diretor de arte é uma espécie de maestro visual, ele coordena, afina e harmoniza os elementos visuais que compõem a cena, que será iluminada e fotografada para um filme ou para a TV”.

Em seus ramos de atuação, o diretor de arte participa das etapas de pré-produção e produção (antes e durante as filmagens ou apresentação do espetáculo). 

Ele também trabalha na pós-produção, garantindo a coerência estética planejada pelo diretor (em vídeos) e armazenando ou devolvendo os elementos cenográficos.

As atividades do diretor de arte na produção audiovisual 

O diretor de arte que trabalha com produção audiovisual atua em: 

  • Filmes de longa, média e curta metragem 
  • Novelas, séries, minisséries e sitcoms para TV e internet
  • Programas humorísticos, infantis e game shows
  • Comerciais para a TV e para a internet

Independentemente do tipo de vídeo, o diretor de arte deve criar um universo condizente com o roteiro e com as orientações do diretor. 

Por exemplo, a primeira temporada série The Witcher se passa em um universo medieval e mágico. Para caracterizar os cenários e personagens, o diretor de arte foi além das referências europeias para criar um visual global para a produção da Netflix. Ele adicionou elementos influentes de outras culturas e lugares distantes da Europa.

Gostou? Cursando uma das graduações abaixo, é possível atuar como diretor de arte no cinema, na TV ou na produção de vídeos para internet: 

  • Bacharelado em Cinema
  • Bacharelado em Cinema e Audiovisual
  • Bacharelado em Cinema, TV e Mídia Digital
  • Bacharelado em Comunicação Social — Cinema
  • Bacharelado em Comunicação Social — Cinema e Audiovisual
  • Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual
  • Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia

As atividades do diretor de arte em espetáculos

Peças teatrais, shows e festivais de música são alguns dos espetáculos que precisam do trabalho do diretor de arte. 

Nesse ramo, o diretor de arte é responsável pela construção de um universo visual adequado ao roteiro do espetáculo. Ele trabalha junto à direção e aos profissionais de cenografia, figurino, maquiagem e iluminação para criar um visual que atraia o espectador e o faça mergulhar de cabeça na ficção ou show apresentado.

O Rock In Rio, por exemplo, é um festival que investe bastante em espaços com elementos cênicos para o espectador entrar de cabeça no evento. Ambientes como o Rock District e a Rock Street encantam os participantes e proporcionam uma experiência única.

Não vê a hora de atuar como diretor de arte em espetáculos? Cursando uma das graduações sugeridas abaixo, você fica preparado para seguir carreira em teatros, shows e eventos:

  • Bacharelado em Artes Cênicas
  • Bacharelado em Artes Cênicas — Cenografia
  • Bacharelado em Cenografia e Indumentária
  • Bacharelado em Estética e Teoria do Teatro
  • Bacharelado em Teatro
  • Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural

As atividades do diretor de arte na publicidade

Já no universo publicitário, o diretor de arte trabalha no setor de criação. Ele é responsável pelo conceito e pelo visual de anúncios veiculados em jornais, revistas, internet e TV — as peças publicitárias.

Ele faz dupla com o redator publicitário, formando a famosa “dupla de Criação”. Em termos simples, esses profissionais traduzem os dados do briefing para imagens e textos que ajudam o anunciante a alcançar seu objetivo (vender mais, obter doações, aumentar a lembrança da marca, entre outros).

Lembra do comercial dos “Pôneis Malditos”? Era sobre uma picape atolada que não saía do lugar porque a potência do motor era medida por pôneis fofinhos e sarcásticos em vez dos tradicionais cavalos usados na indústria automobilística. 

O conceito, o visual e o universo dos pôneis que aparecem no comercial foram elaborados por um diretor de arte em parceria com outros profissionais da agência de publicidade.

Segundo uma matéria da Veja, a campanha dos Pôneis Malditos foi considerada uma das mais criativas dos últimos tempos. Além disso, impactou diretamente as vendas da montadora: um aumento de 80% em relação ao ano anterior à exibição dos anúncios repletos de pôneis.

Curtiu? Fazendo uma das graduações indicadas abaixo, é possível atuar como diretor de arte em agências de publicidade e propaganda:

  • Bacharelado em Comunicação Social — Publicidade e Propaganda
  • Bacharelado em Publicidade e Propaganda
  • Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária

As atividades do diretor de arte no design de jogos

Por fim, o diretor de arte é um profissional importante no desenvolvimento de jogos online e de jogos para consoles, como o PlayStation, o Xbox e o Nintendo DS.

Segundo o portal Game Concept Art Brasil (gameconcept.art.br/profissao-lead-artist), o diretor de arte é o profissional responsável por todo o visual do jogo. Ele supervisiona (ou até mesmo produz) as artes conceituais do game, ilustrando a atmosfera e o design visual. 

Também conhecido como Lead Artist na indústria dos games, o diretor de arte trabalha junto ao designer de game e ao programador principal para conceber o estilo visual, dirigir a produção dos elementos visuais e disponibilizar os materiais necessário para o desenvolvimento do jogo.

Já ouviu falar sobre o Rafael Grassetti? Esse brasileiro é bastante conhecido no universo dos games por ser o diretor de arte do famoso jogo God of War

Em uma entrevista ao canal Voxel, Rafael conta como foi a sua colaboração para o design do personagem Kratos (o protagonista do jogo), a decisão em relação às cores e texturas do game, bem como os desafios de criar trailers para exibição em eventos do ramo.

Games também são a sua praia? Cursando uma das graduações abaixo, você adquire o conhecimento necessário para atuar como diretor de arte:

  • Bacharelado em Design de Games
  • Curso Superior de Tecnologia em Design de Jogos
  • Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais

Onde estudar para ser diretor de arte

Para ajudar você a se tornar diretor de arte, listamos algumas faculdades que oferecem diversas graduações. São instituições reconhecidas pelo MEC e que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.

Nas faculdades abaixo, você encontra os cursos de Publicidade e Propaganda, Produção Audiovisual, Produção Cultural e Jogos Digitais com bolsas de estudos de até 100% e financiamentos com longo prazo de pagamento:

Veja também:

Saiba tudo sobre bolsas de estudo para entrar na faculdade

Pronto! Agora você está bem informado sobre o trabalho do diretor de arte em diversos ramos. Qual dessas áreas de atuação você se interessou mais? Deixe seu comentário!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin