dcsimg

Descubra o que é Teologia e veja fazer este curso

Tem interesse em conhecer mais sobre religiões e a influência que esta tem na sociedade? Então a profissão de teólogo pode ser para você. Confira agora o curso de Teologia!

Para entender o que é Teologia, precisamos primeiro saber a origem e o significado da palavra. Etimologicamente a palavra Teologia é a união de dois termos gregos: theós = Deus + logia = ciência. Portanto, podemos compreender Teologia como sendo um saber ou uma ciência de/sobre Deus.

Trata-se de um estudo sistemático sobre  Deus, ou seja, a sua essência, seus atributos e a sua existência. Esse estudo pode ser feito a partir de diferentes teologias (cristã, judaica, islâmica, etc.). Atualmente a maior parte dos cursos de Teologia reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) são voltados para a Teologia Cristã, na qual o objeto de estudo é a Bíblia Sagrada.

Como se dá o estudo da teologia

Para entendermos melhor o que é Teologia não basta compreender o significado para palavra, mas sim como ocorre esse estudo. Na Teologia o objeto de estudo não é definido, já que Deus não é objeto, ou seja, não é possível fazer um estudo de Deus diretamente. O que se pode estudar é o que conseguimos observar, como as representações sociais do divino em várias culturas.

Esse estudo pode ser sistemático (ou dogmático) e se organiza por temas e em fatos teológicos, criando assim um sistema de estudos específicos. Já a Teologia bíblica estuda e analisa os textos a partir da arqueologia, da história e da geografia dos tempos bíblicos.

Há ainda a Teologia reformada que tem raízes na reforma protestante e tem como base, principalmente, Lutero e Calvino; a Teologia contemporânea que é o estudo de Deus nos tempos atuais e a Teologia da libertação que é uma corrente teológica humanista, interpretando a Bíblia por meio do sofrimento dos pobres (possui tendências marxistas).

Como é o curso de Teologia

O curso de Teologia gera dúvidas em muitas pessoas: o que é Teologia? O que se estuda no curso? Como é a carreira de um teólogo? Quais disciplinas serão ministradas no curso? Essas são algumas das dúvidas que surgem quando o tema Teologia surge. Mas o curso e a carreira não são tão difíceis de serem compreendidas.

No curso de Teologia você vai analisar as religiões em diferentes contextos e períodos históricos, assim como os dogmas, as doutrinas religiosas e as tradições. O papel do teólogo é pesquisar e analisar como a religião influenciou as sociedades no decorrer do tempo e quais são as tendências religiosas para o futuro.

No curso de Teologia você verá conteúdos sobre textos sagrados, doutrinas e rituais. Também serão ministradas aulas sobre sociologia, antropologia, filosofia, psicologia, história e línguas clássicas. Mas conforme citado acima, todos esses estudos serão destinados para a compreensão da influência que religião tem na sociedade e a relação desta com a religião.

Teologia x Ciências da Religião

Muitas pessoas confundem os cursos de Teologia e Ciências da Religião e até acham que um é uma variação do outro, por isso é importante definirmos a diferença entre eles.

O curso de Teologia é focado no estudo de uma religião específica (conforme já citado, no Brasil a maior parte dos cursos disponíveis são de Teologia Cristã). Já no curso de Ciências da Religião os estudos são voltadas para a compreensão e análise interdisciplinar de fenômenos religiosos.

O que se estuda em Teologia

Nos primeiros anos do curso de Teologia (ciclo básico) as principais disciplinas ministradas aos alunos serão: antropologia, filosofia, hermenêutica bíblica, ciências bíblicas, homilética, entre outras.

Após o ciclo básico o aluno terá disciplina mais específicas, como disciplinas cristãs, geografia bíblica, ética cristã, hebraico, grego, sociologia da religião, história de israel, missões, exegese, teologia sistemática, apologética, seitas e heresias, entre outras.

Vale ressaltar que o curso de Teologia pode ser feito tanto na modalidade a distância como na presencial!

Curso a distância x curso presencial

Está em dúvida em qual modalidade deve cursar Teologia? Então saiba que as duas modalidades entregarão a você o mesmo conteúdo e o diploma no final da graduação também será o mesmo. Portanto, no momento de escolher entre um e outro pense na sua rotina e qual modalidade se encaixa melhor nela.

No curso a distância você terá mais flexibilidade de horários e poderá estudar quando e onde preferir. Então se você tem uma rotina agitada ou trabalha no mesmo horário que o curso presencial é aplicado a modalidade EAD é ideal para você. Além disso, devido a universidade não ter tantos gastos com a estrutura física, os cursos EAD tendem a ser mais baratos.

Você tem uma rotina mais calma e consegue chegar a tempo na faculdade? Então você pode fazer o curso presencial tranquilamente. A vantagem é que você terá um contato maior com seus professores e colegas de classe.

Atuação do teólogo

O graduado em Teologia pode atuar como ministro ou atuar como assessor de grupos religiosos, conselheiro espiritual, trabalhar em ONGs ou setor público, por meio de concursos para trabalhar como capelão.

Você também pode optar por fazer uma pós-graduação e trabalhar como professor em universidades ou como pesquisados também em faculdades ou centros de pesquisa.

Onde estudar Teologia

No momento de escolher a instituição de ensino onde vai estudar é importante analisar alguns pontos, como localização, valor da mensalidade e corpo docente. Além disso, você não pode deixar de consultar se a faculdade é reconhecida pelo MEC.

Para ajudar você nesse processo, separamos algumas universidades que são reconhecidas pelo MEC, aceitam o Enem como forma de ingresso, participam de programas como ProUni e FIES. Todas elas também possuem programas próprios de bolsas e descontos em mensalidades. Confira!

Veja também:

Teologia
Curso de Teologia: saiba tudo sobre ele

Agora que você já sabe o que é Teologia é um bom momento para iniciar a faculdade, não é mesmo? Aproveite e conte para gente onde pretende estudar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin