Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Profissão

Teologia: entenda tudo sobre o curso e veja onde estudar

9 de junho de 2015
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

historia-ead

A Teologia é uma ciência que estuda as religiões, seus textos sagrados, rituais, dogmas e doutrinas. Estuda o contexto histórico em que cada uma está inserida e as tradições religiosas de diferentes grupos sociais.

Mais do que compreender as diferentes práticas religiosas, a Teologia se preocupa com os efeitos destas crenças nos indivíduos e na sociedade. Para entender a influência que a religião causa na vida das pessoas, o teólogo procura fazer a ligação entre a religião e outras áreas do conhecimento, principalmente na área das ciências humanas, como a Sociologia, Antropologia e Psicologia.

Um pastor de igreja pode ser formado em Teologia, mas essa faculdade prepara profissionais para uma atuação bem mais ampla, que vai muito além das instituições religiosas.

Saiba mais sobre Teologia, o que é preciso para entrar nesta carreira e onde estudar!

Como é o curso de Teologia?

Para seguir carreira em Teologia é possível cursar uma graduação nesta área, que recebe o nome de Ciências Religiosas, Teologia, Ciências Teológicas ou Ciências da Religião. A graduação possui as habilitações em bacharelado e licenciatura e pode ser cursada nas modalidades presencial ou a distância.

O curso tem uma duração média de quatro anos. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Teologia deve formar o aluno para:

  • Atuar conforme os princípios éticos de ação para a cidadania, considerando as questões contemporâneas sobre temas ligados aos direitos humanos, meio ambiente, educação étnico-racial, educação indígena e sustentabilidade;

  • Produzir conhecimento científico no campo da Teologia e na área das Ciências Humanas;

  • Interpretar narrativas, textos históricos e tradições em seu contexto;

  • Desenvolver espírito científico e pensamento reflexivo;

  • Adquirir senso de reflexão crítica e de cooperação que permita o desenvolvimento do saber teológico e das práticas religiosas dentro de sua própria tradição;

  • Atuar de modo participativo e criativo junto a diferentes grupos culturais e sociais, promovendo a inclusão social, a reflexão ética, o respeito à pessoa e aos direitos humanos.

Além das disciplinas listadas acima, o estudante precisa realizar o estágio, atividades complementares e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para se formar. 

Leia mais: Saiba como fazer um curso de Teologia a distância grátis

Mercado de Trabalho para quem faz Teologia

Um dos caminhos para o profissional da área de Teologia é o preparo para o ministério com o objetivo de se tornar um líder religioso e celebrar cultos. Porém, além da carreira no Sacerdócio, o profissional de Teologia possui um amplo campo de atuação.

Conheça algumas das áreas onde este profissional pode atuar:

1. Aconselhamento Espiritual

Hospitais, presídios, asilos ou orfanatos são instituições que acomodam pessoas em situação de fragilidade. O teólogo pode desenvolver um trabalho nestas instituições com o objetivo de levar conforto espiritual para essas pessoas e também para seus familiares. Grande parte deste trabalho é realizado através de conversas individuais, nas quais o teólogo preocupa-se em escutar as pessoas e entender suas angústias para então oferecer conselhos e orientá-las.

2. Pesquisa

O campo da pesquisa permite ao teólogo estudar as tradições religiosas, a história e evolução de cada religião, assim como o surgimento de dogmas, doutrinas e rituais. Ele interpreta textos sagrados e fenômenos religiosos para estudar a influência destes fenômenos em grupos sociais.

3. Ensino

A área da educação é um dos mercados que mais absorve profissionais desta área. Teólogos podem trabalhar em escolas de educação básica ministrando aulas de ensino religioso e também em escolas dominicais.

O ensino superior também é uma opção e, neste caso, a maioria das universidades exige que o profissional tenha uma pós-graduação. É muito comum o professor universitário trabalhar também com pesquisas dentro da instituição.

4. Administração de Instituições Religiosas

Algumas instituições religiosas são administradas pelos próprios padres, pastores ou líderes religiosos. Em outros casos, é uma outra pessoa que assume a gestão do estabelecimento, dirigindo suas atividades conforme as necessidades da comunidade.

Faz parte da administração de uma instituição religiosa definir horários de cultos, controlar as finanças e captar recursos para as diversas atividades da instituição, entre outras atividades.

5. Setor Público

Polícia Militar, Marinha, Exército e Aeronáutica abrem concursos públicos para profissionais da área de Teologia atuarem como capelães.

O capelão é responsável por prestar assistência religiosa aos membros destas organizações. Ele realiza o papel de padre ou pastor dentro das corporações militares, celebrando cultos ecumênicos e dando apoio espiritual aos seus membros.

6. Trabalho Social

Além das religiões, o profissional da Teologia também estuda Ciências Humanas como Sociologia, Antropologia e Psicologia. Com isso, está capacitado a trabalhar na área social.

O teólogo pode desenvolver trabalhos em ONGs ou instituições filantrópicas. Em alguns casos ele é a pessoa responsável pelo planejamento e execução de ações em comunidades carentes e acaba se tornando um líder, um representante daquela comunidade.

7. Empresas

Diversas empresas contratam teólogos para prestar assistência e dar apoio a equipes com o objetivo de torná-las mais eficientes. Isto é bastante comum em empresas que possuem equipes desenvolvendo trabalhos de longo prazo e que ficam em ambientes muito isolados. É o caso, por exemplo, da Petrobras, que contrata teólogos para dar suporte a equipes em plataformas marítimas.

8. Mercado Editorial

O mercado editorial para publicações com temática religiosa está bastante aquecido. Teólogos podem escrever livros e artigos para revistas, além de atuarem como revisores de textos religiosos.

Para fazer Teologia precisa ter uma religião ou acreditar em Deus?

Ao contrário do que muitos possam pensar, a carreira em Teologia não exige que o profissional siga alguma religião específica e nem mesmo que acredite em Deus.

A área de atuação do profissional é que vai determinar se ele precisa seguir alguma doutrina religiosa ou não. Para se tornar padre ou pastor é necessário se converter à igreja em questão e seguir seus dogmas. Já para atuar como professor, pesquisador ou escritor, por exemplo, não é obrigatório ter uma crença específica.

Existem inclusive ateus que procuram por um curso em Teologia e seguem carreira nesta área.

Perfil de quem faz Teologia

O curso de Teologia exige muita teoria e reflexão. Por isso, é essencial que quem deseja cursar essa graduação goste de ler e tenha disciplina com os estudos. Como é uma carreira voltada para o aconselhamento e assistência, é fundamental que o estudante saiba ouvir e se colocar no lugar do outro, além de gostar de trabalhar com pessoas.

Também é muito importante que o aluno tenha respeito por outras crenças, porque durante a graduação terá contato com diversas religiões e pensamentos diferentes dos seus.

Onde estudar Teologia?

Se você ficou interessado em cursar Teologia, saiba que escolher uma boa faculdade é fundamental para que sua graduação seja concluída com muito sucesso e você esteja preparado para o mercado de trabalho.

Confira algumas das principais universidades reconhecidas pelo MEC que possuem cursos na área de Teologia:

Além do curso de graduação existem várias opções de cursos de especialização e pós-graduação em Teologia. Você pode consultar todos os cursos de graduação e pós-graduação reconhecidos pelo MEC no portal e-mec.

As informações sobre este curso, que estão presentes no Guia da Carreira, foram baseadas na página de Teologia da Quero Bolsa. No site da Quero Bolsa, você encontra mais detalhes sobre o curso, a carreira profissional, como o candidato poderá ingressar e as notas de corte para as instituições de ensino superior. Para saber mais sobre Teologia, não deixe de conferir a página da Quero Bolsa.

Veja também: Descubra quanto custa uma faculdade de Teologia

Você é ou pretende ser um profissional de Teologia? Se interessou por alguma das áreas de atuação mencionadas? Deixe seu comentário aqui!

Os mais lidos
Profissões que Ganham Bem: Conheça as mais promissoras!

Profissões que Ganham Bem: Conheça as mais promissoras!

Por Guia da Carreira em 14/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.