Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Confira lista 85 tipos de profissões existentes no Brasil para você conhecer

16 de julho de 2021
Pessoas de diversas etnias representando tipos diferentes de profissão.
Imagem do autor
Escrito porPatricia Carvalho

Realizar uma atividade específica exercida por pessoas que detêm conhecimentos técnicos e práticos sobre determinada área é um dos conceitos dos tipos de profissão.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Faça um teste vocacional e veja qual é a profissão ideal para você

Além do título profissional, ter uma profissão pode proporcionar melhores colocações no mercado e remunerações, assim como muitos outros benefícios assegurados pelos conselhos profissionais de cada setor.

Por isso, a escolha da profissão é de extrema necessidade na vida de qualquer pessoa, afinal, depois de adultos passamos a maior parte do nosso dia no trabalho, o que demanda um grande esforço físico e intelectual.

Atualmente, existem mais de 80 profissões no Brasil. Saber quais são elas podem facilitar o processo de escolha, ingresso ou até mesmo mudança de carreira.

Veja também:
+
Melhores Empregos: Conheça a opção ideal para você!
+ Salário mínimo 2024: Confira qual é o novo valor 

Quais são as profissões que existem no Brasil?

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) classifica como especialidades do conhecimento em oito áreas, como quais são formadas por cursos superiores que formam profissionais capacitados.

Os tipos de profissão se dividem em algumas áreas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. 

+ Quer mudar de carreira? Veja 10 motivos para fazer a transição
+ Profissões em alta para 2024; Veja lista completa
+ Todas profissões que existem no Brasil: Veja lista e como escolher uma

Veja a seguir uma lista com todos os 85 cursos que formam profissionais no Brasil, por área do conhecimento:

Ciências Agrárias

O Brasil é um dos principais produtores de alimentos do mundo. Por isso, o agronegócio costuma ser um dos poucos setores econômicos que cresce e contrata mesmo em períodos de crise.

Assim, os tipos de profissão nessa área são consideradas promissoras, pois os profissionais são requisitados e há escassez de mão de obra qualifica.

A área de Ciências Agrárias é formada por profissões que atuam no campo, cuidando de rebanhos, lavouras e produtos agrícolas. Confira:

Ciências Biológicas

Biólogo segurando uma lupa, avaliando uma folha na natureza, representando um dos tipos de profissão do Brasil.

A área é voltada para o estudo de seres vivos. Além disso, os profissionais dessa área estudam o meio em que esses seres estão inseridos para poder compreender melhor uma interação entre os seres vivos e o meio ambiente. 

Desse modo, os profissionais da área de Ciências Biológicas possuem uma vasta gama de atuação profissional, já que podem trabalhar em laboratórios, fazendas, projetos de preservação ambiental, fiscalizar a qualidade de insumos, entre outras oportunidades.

Veja algumas carreiras:

Ciências da Saúde

A área da Saúde é uma das que tem profissionais melhores remunerados. Isso porque os seus profissionais podem trabalhar com a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças, em partes específicas do corpo humano.

E não para aí! As carreiras da área da Saúde lidam não apenas com o bem-estar dos necessários, mas também com políticas públicas de saúde, auxiliando o poder público a definir e meios de melhorar a qualidade de vida da população, em geral.

Conheça algumas carreiras:

Ciências Exatas e da Terra

A área de Ciências Exatas integra diferentes conhecimentos com o intuito de formar profissionais que possam trabalhar tanto no setor de produção industrial como no de produção agrícola.

Em geral, por envolverem uma área de exatas, são profissionais capazes de estabelecer modelos de gestão e produção, otimizando a produção, o que resulta na diminuição de custos para o setor produtivo.

É um campo que trabalha com métodos, teorias e experimentos quantitativos para determinadas áreas. Confira:

Engenharias

As carreiras de Engenharia estão entre as mais concorrentes dos processos seletivos de acesso ao ensino superior. Isso porque a formação de um engenheiro requer a integração de diferentes conhecimentos da área de exatas, o que faz esses profissionais serem requisitados por empresas de diferentes setores.

Plano de carreira: veja os tipos para uma trajetória de sucesso

A capacidade analítica e sistêmica é um das diferenciais de um profissional de engenharia. Além disso, e ssa área de conhecimento utiliza-se de conhecimentos científicos para projetar, construir e oferecer melhorias a diferentes tipos de materiais ou processos.

Conheça algumas carreiras de Engenharia:

Ciências Humanas

A área de Ciências Humanas é ampla e envolve o estudo do desenvolvimento tanto da sociedade como dos proprietários. Os profissionais dessa área costumam trabalhar na área de educação, cultura e comunicação.

Além disso, ela é considerada fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva, democrática e capaz de gerar bem-estar entre os seus cidadãos. E, como o próprio nome sugere, as Ciências Humanas têm como objeto de estudo o ser humano como um todo.

Confira algumas carreiras da área de Ciências Humanas:

Ciências Sociais Aplicadas

As Ciências Sociais Aplicadas, como o nome sugere, é composta de carreiras que requerem conhecimento no desenvolvimento da sociedade, mas não de um modo industrial, e sim social.

Isso porque os seus profissionais são capazes de compreender uma interação entre os seres humanos, além da relação entre eles e o mundo ao redor, a sociedade.

Confira alguns exemplos de carreiras da área de Ciências Sociais Aplicadas:

Descubra seu caminho profissional com confiança! Se você ainda tem dúvidas sobre qual curso seguir, nós temos a solução. Nosso teste vocacional gratuito oferece uma análise para ajudar sua jornada educacional e profissional. Acesse agora!

Linguística, Letras e Artes

Uma pintora, de cabelo preso, segurando uma tela e um pincela, representando as artes entre os tipos de profissão.

A área de Linguística, Letras e Artes, possui enfoque na transmissão de ideias e emoções por meio da linguagem e da expressão artística.

Desse modo, os profissionais dessa área costumam trabalhar com cultura, educação, lazer e produção audiovisual. O mercado de trabalho é amplo e repleto de oportunidades.

Veja exemplos de carreiras da área de Linguística, Letras e Artes:

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

Que tipo de profissão seguir?

Com tantas áreas diferentes e uma variedade de opções até mesmo dentro de uma área, é comum surgirem dúvidas sobre qual delas seguir. 

Informar-se sobre os tipos de profissão é fundamental para identificar quais delas se encaixam com os seus interesses e suas preferências, além de metas pessoais, inclusive financeiras. 

+ Essas são as habilidades profissionais para desenvolver até 2027

Em caso de dúvidas, o recomendado é que se faça algum teste vocacional elaborado por profissionais, pois eles podem auxiliar durante o processo, de escolha. Ainda assim, é importante destacar que eles não substituem a ajuda profissional.

Há orientadores profissionais para ajudar pessoas a encontrarem profissões que correspondem aos interesses individuais de cada um e que são recomendados para aqueles que sentem dificuldade em encontrar uma profissão sozinhos.

Como escolher uma profissão?

O primeiro passo para escolher uma carreira é pensar nas suas habilidades e em suas preferências. Lembre-se das matérias que você ia bem durante o ensino médio, por exemplo.

Outro passo importante é pesquisar pelas profissões e conversar com quem já trabalha na área. Isso faz com que você conheça a rotina e as possibilidades dentro da carreira desejada e possa avaliar melhor se realmente tem o perfil para seguir em uma determinada área.

+ Aqui estão 17 profissões para quem não sabe o que quer da vida

O que também pode te ajudar é fazer um teste vocacional. Ao responder algumas perguntas é possível identificar suas habilidades e ver quais carreiras combinam com você.

O Guia da Carreira desenvolveu um Teste Vocacional totalmente gratuito. Tire um tempinho para responder as 15 questões e a dica de ouro é: seja sincero e honesto em cada resposta:

Veja qual seria o tipo de profissão ideal para você!

O que é preciso para exercer uma profissão?

Para exercer uma profissão, é necessário ter conhecimentos técnicos sobre ela. Esses conhecimentos são adquiridos ao longo da formação universitária. Não à toa, como áreas mencionadas na lista são relacionadas a cursos superiores, que podem variar entre os graus bacharelado, licenciatura e tecnológico.

De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pessoas com diploma de nível superior podem ganhar quase três vezes mais do que aquelas que não possuem.

+ Essas são 9 profissões para quem gosta de liberdade
Gosta de trabalhar a noite? Essas são as profissões para quem prefere a vida noturna

Em algumas áreas, além do diploma de graduação, também é necessário ter registro em um conselho profissional regional da área de formação. Os recém-formados em algum curso de engenharia, por exemplo, devem se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Feito isso, o profissional está habilitado para exercer as funções aprendidas ao longo de sua graduação.

Onde estudar para exercer uma profissão?

Para que o diploma de uma graduação seja válido em todo o país, a instituição de ensino deve oferecer o curso com permissão e reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Essa informação pode ser acessada no site do órgão e é essencial que ela seja verificada antes de efetuar uma matrícula.

A seguir, algumas sugestões de instituições que diferentes tipos de graduação de acordo com as diretrizes do MEC. Confira:

+ Leia mais!
13 profissões que não precisam de faculdade
27 profissões mais bem pagas do Brasil: saiba quais são elas

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.