Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Profissão

Conheça a profissão Produção Publicitária

27 de janeiro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Descubra o que é a profissão Produção Publicitária e veja se esse curso é ideal para você!

Se você tem interesse em Publicidade, deve ter percebido que ela vem evoluindo com muita rapidez para acompanhar as transformações tecnológicas. 

Com a internet e as redes sociais aliadas às formas que já existiam de fazer anúncios, como a TV, é preciso agilidade para que o cliente anunciante se interesse pelos serviços que você poderá prestar.

Para ter uma boa formação específica e prática nessa área, você pode cursar Tecnologia em Produção Publicitária. 

Ao fim do curso, você estará preparado para produzir material publicitário, lidar com a gestão de pessoas e marcas, além de gerir campanhas de marketing, pesquisa de mercado, promoção de vendas, comunicação digital etc.

Quer saber mais sobre o curso? Continue a leitura! 

O que você vai estudar no Tecnológico em Produção Publicitária

Algumas das disciplinas que serão abordadas durante o curso são:

  • Produção gráfica
  • Foto publicitária
  • Oficina de comunicação 
  • Cultura brasileira e globalização 
  • Marketing básico
  • Empreendedorismo

Mercado de trabalho em Produção Publicitária

O mercado de trabalho para quem se forma em Produção Publicitária é vasto, uma vez que os serviços oferecidos por esses profissionais são muito procurados. Saiba os tipos de empresas onde você poderá dar início à sua vida profissional:

  • Agências de publicidade e propaganda
  • Empresas de marketing, promoção e eventos
  • Departamento de marketing de empresas públicas
  • Departamento de marketing de empresas privadas
  • Produtoras de comerciais, jingles e spots
  • Assessorias de comunicação
  • Veículos de comunicação de massa

Salário de um Tecnólogo em Produção Publicitária

O salário varia de acordo com o estado, cidade, cargo e, ainda, com o tipo de atividade e o porte da empresa empregadora.

A pesquisa salarial do SINE, o Serviço Nacional de Empregos, que leva em conta o tamanho da empresa e a experiência profissional, divulgou os seguintes valores:

Empresa pequena

  • Trainee (experiência de até 2 anos): R$ 1.316,38
  • Júnior (entre 2 e 4 anos):  R$ 1.645,48
  • Pleno (de 4 a 6 anos): R$ 2.056,85
  • Sênior (de 6 a 8 anos): R$ 2.571,06
  • Master (mais de 8 anos): R$ 3.213,83

Empresa média

  • Trainee (experiência de até 2 anos): R$ 1.711,30
  • Júnior (entre 2 e 4 anos): R$ 2.139,13
  • Pleno (de 4 a 6 anos): R$ 2.673,91
  • Sênior (de 6 a 8 anos): R$ 3.342,39
  • Master (mais de 8 anos): R$ 4.177,99

Empresa grande

  • Trainee (experiência de até 2 anos): R$ 2.224,69
  • Júnior (entre 2 e 4 anos): R$ 2.780,86
  • Pleno (de 4 a 6 anos): R$ 3.476,08
  • Sênior (de 6 a 8 anos): R$ 4.345,10
  • Master (mais de 8 anos): R$ 5.431,38

Perfil do Tecnólogo em Produção Publicitária

Com o passar do tempo, você aperfeiçoará suas competências profissionais desenvolvendo habilidades especiais.

Durante o curso, serão ensinados, além de outras matérias, os procedimentos que estão aí abaixo. Sendo assim, quando já estiver no trabalho, você será capaz de: 

  • Usar recursos de informática, como softwares especiais para a produção publicitária.
  • Preparar conteúdo, animação e roteiro e participar da produção, edição e assistência de direção em produtoras de conteúdo audiovisual.
  • Fazer a gerência de marketing, serviços de marcas, produtos e de comunicação em empresas públicas e privadas.
  • Produzir peças publicitárias, como anúncios, spots, comerciais e jingles que serão veiculados em televisão, cinema, rádio, internet e meios impressos, usando fotografia, ilustrações e estilos de linguagem diferenciados.
  • Atuar na direção de criação e de arte, produção gráfica, de RTV e multimídia, e na direção de planejamento e marketing em agências de publicidade e propaganda.
  • Procurar saber diversos métodos e técnicas para melhorar suas habilidades profissionais, bem como apresentar soluções criativas.

Diferenças entre cursos de Produção Publicitária e Publicidade

Para que você tenha um melhor conhecimento sobre a profissão de Produtor Publicitário, veja a diferença que há entre:

Curso técnico 

Confere ao aluno o título de técnico em determinada área. Nesse caso, você receberá uma certificação técnica e não de nível superior.

Curso tecnológico

É aqui que entra o curso de Produção Publicitária. Nessa modalidade, forma-se o profissional no nível superior, garantindo-lhe um diploma de tecnólogo no curso pretendido.

Uma diferença entre o curso tecnológico e outras modalidades, como bacharelado e licenciatura, é o tempo de duração, que é menor (leva cerca de 2 anos). 

A maior rapidez com que as matérias são expostas é outra diferença. Haverá mais coisas a serem aprendidas em menos tempo, mas a experiência prática ocorrerá diariamente.

Você entrará mais cedo no mercado de trabalho e, sendo essa uma formação superior, você também estará apto a fazer pós-graduação, seja especialização, mestrado ou doutorado.

Curso de bacharelado

Os cursos de Publicidade e Propaganda são oferecidos nessa modalidade, que dura 4 anos e onde há um aprofundamento bem maior nas matérias.

Você esperará um pouco mais pela prática e pela oportunidade de trabalho, mas vai ter conhecimentos mais abrangentes sobre as teorias e procedimentos, o que poderá resultar em melhores colocações no mercado.

Diferenças de atuação entre o tecnólogo em Produção Publicitária e o bacharel em Publicidade

O tecnólogo

O tecnólogo em Produção Publicitária atua num setor específico da Publicidade, que é a parte operacional, produzindo as peças e campanhas.

Este profissional tem conhecimentos de criação, multimídia, planejamento de campanhas e relações mercadológicas. A produção é realizada em laboratórios especializados.

O bacharel

Já o bacharel em Publicidade e Propaganda, que tem forte formação humanística e grande fundamentação em Comunicação e Marketing, pesquisa o perfil do público-alvo e escolhe os melhores meios para abordá-lo.

Cria e divulga textos e imagens, bem como a arte de embalagens e de identidade corporativa, acompanhando sua produção. Após a campanha, avalia os seus resultados sobre o consumidor.  

Além disso, o publicitário também elabora estratégias e desenvolve inovações em sua área, sempre buscando melhoramentos na relação entre instituições, empresas e sociedade.

Seu campo de atividade é mais abrangente, podendo trabalhar em agências de publicidade e em setores de comunicação ou de marketing de grandes empresas, com atuação mais ampla do que a do tecnólogo.

Onde estudar

Existem diversas opções de universidades e faculdades para você fazer o curso de Publicidade e Propaganda. Algumas instituições que oferecem esse curso também trabalham com descontos, convênios, parcerias e bolsas, como o ingresso direto.

Nessa modalidade de ingresso, você pode garantir até 100% de desconto nas mensalidades de acordo com o seu desempenho no Enem.

Confira algumas dessas instituições que são reconhecidas e habilitadas pelo MEC:

Veja mais:

Descubra se os cursos técnicos são de ensino superior

Conheça os 10 cursos com maior empregabilidade em 2020

E então, pronto para construir sua carreira em 2020? Conte para a gente nos comentários qual vai ser a sua escolha: Produção Publicitária ou Publicidade e Propaganda!

Os mais lidos
Profissões que Ganham Bem: Conheça as mais promissoras!

Profissões que Ganham Bem: Conheça as mais promissoras!

Por Guia da Carreira em 14/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.