dcsimg

Descubra quanto ganha um engenheiro cartográfico

O engenheiro cartográfico, mais comumente conhecido como engenheiro cartógrafo, tem um mercado de trabalho amplo em áreas de atuação. Aqui neste texto, você vai saber quanto ganha um engenheiro cartográfico, qual a média salarial, entender o seu campo de atuação e conhecer melhor esse ramo da Engenharia.

O que é Engenharia Cartográfica?

Para se tornar um engenheiro cartógrafo, o profissional deve ter se formado bacharel em Engenharia Cartográfica. Esta é uma área da Engenharia que tem seu foco as pesquisas voltadas para obter dados geográficos que serão analisados e transformados em mapeamento que representam esses dados, geralmente da superfície terrestre.

O curso de Engenharia Cartográfica visa preparar profissionais com embasamento científico para que estejam preparados teoricamente e tecnicamente para exercer a profissão, principalmente na construção de mapas que estudem alguma área específica.

A graduação vai apresentar as formas mais eficazes de realizar esses mapeamentos, desde a coleta de dados até a representação visual em mapas. A análise dessas informações obtidas também são parte fundamental do curso e da vida do profissional da área.

A cartografia, por mais que seja uma palavra moderna, é um estudo muito antigo, que remete a milhares de anos da história, estando presente na vivência dos povos pré-históricos, passando por gregos e romanos e se modernizando na época das grandes navegações.

E a área seguiu avançando ao longo dos anos. Por isso, hoje os estudantes e engenheiros cartógrafos contam com as mais modernas tecnologias para que estudos geográficos sejam realizados.

O que faz um engenheiro cartográfico?

O profissional da Engenharia Cartográfica pode trabalhar em diversos tipos de atividades e possui uma ampla área de atuação. Costumam trabalhar ao lado de outras áreas de Engenharia, como a Engenharia Civil, que remete à participação na construção civil, e outros campos profissionais, que usam o trabalho do engenheiro cartógrafo como base.

Ele também é responsável pela catalogação e atualização de novas informações topográficas e geográficas. Para isso, trabalha em campo coletando dados atualizados de determinadas áreas e regiões.

A fiscalização de áreas e regiões via satélite também pode fazer parte da área de atuação dos profissionais.

Quanto ganha um engenheiro cartográfico?

Segundo a pesquisa elaborada pelo site Salario.com.br, que usou como base 37 salários da profissão inseridos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2020, a média salarial do engenheiro cartógrafo é de R$ 5.536,09 mensais. Tal valor é referente a uma carga horária de trabalho de 42h semanais.

Ainda de acordo com o levantamento do site, o teto salarial chega a R$ 12.193,95 para profissionais de todo o Brasil que possuem carteira assinada em contrato CLT.

Mercado de Trabalho

Como já citado anteriormente, o mercado de trabalho para os o engenheiro cartógrafo é amplo e possibilita a busca por empregos em diversas áreas de atuação. Uma das principais é o trabalho com sensoriamento e geoprocessamento, que usa os dados geográficos para coletar informações.

O trabalho na área rural também é muito requisitado devido à legislação que exige dos proprietários de terras em região do campo a ter registros que delimitam a área de sua propriedade.

O engenheiro cartógrafo pode trabalhar no poder público, como é o caso dos profissionais que atuam em prefeituras municipais ou órgãos federais, e em diversos setores privados. Construtoras e grandes indústrias são as principais responsáveis pelas contratações desse profissional, que participam de projetos da construção civil.

As regiões Sul e Sudeste são onde o engenheiros cartógrafos encontram as principais ofertas profissionais, mas a atuação se espalha também para as outras regiões brasileiras.

O curso de Engenharia Cartográfica

O curso de Engenharia Cartográfica também pode ser oferecido com outras denominações, como Engenharia de Agrimensura, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica.

Todas seguem uma base semelhante de disciplinas que fazem parte da formação do profissional. Possui conteúdos que são comuns para as demais Engenharias, como Cálculo I, II, III e IV e Física I, II e III, conteúdos gerais, como Administração, Economia e Legislação, e disciplinas específicas para a área. Entre elas, Cartografia, Desenho Topográfico, Geociência, Geofísica, Sensoriamento Digital e Topografia.

Veja a lista de algumas das universidades que oferecem o curso de Engenharia Cartográfica mais bem avaliadas pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade):

  • Instituto Militar de Engenharia (IME) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Paraná;
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – São Paulo;
  • Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro;
  • Universidade de Uberlândia (UFU) – Minas Gerais.

O curso é um bacharelado e possui a duração média de 5 anos (10 semestres) para a conclusão da graduação.

Outros cursos relacionados à Engenharia Cartográfica

O curso de Engenharia Cartográfica não é muito oferecido no Brasil e não são todas as regiões que possuem o curso acessível em universidades. Por isso, indicamos algumas opções de cursos mais comuns e que os estudantes podem encontrá-los com mais facilidade perto de onde mora.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Os cursos a seguir possuem algumas disciplinas comuns à de Engenharia Cartográfica e possuem um campo de atuação semelhante, com alta empregabilidade da mesma maneira.

Veja as instituições que contam com os cursos que podem ser encontrados em diversos lugares no país:

As faculdades acima são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.

Leia também:
Engenharia Cartográfica – Conheça mais sobre essa profissão

Se interessou pela carreira de engenheiro cartógrafo? Deixe o seu comentário sobre a profissão abaixo.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin