Entrevista de Emprego

Entrevista de Emprego: 4 Exercícios para Aumentar sua Confiança

Conheça algumas técnicas simples para aumentar sua confiança, melhorar sua postura pessoal e não ficar tão nervoso durante uma entrevista de emprego. Práticas simples e diretas.

Entrevista de Emprego e Autoconfiança

Autoconfiança: ao contrário do que muitos pensam não é genética, é trabalho

Autoconfiança é uma palavra usada para designar pessoas seguras, que estão confiantes em sí, bem resolvidas e firmes em suas próprias decisões.

Uma pessoa auto-confiante tem muito mais poder de convencimento, credibilidade e passa muito mais firmeza que uma pessoa que está com a confiança em sí mesma abalada.

No contexto da entrevista de emprego, passar credibilidade e confiança é fundamental.

Ao contrário do que muita gente acha, a auto-confiança não é um fator genético ou biológico, a auto-confiança pode e deve ser treinada dia após dia. É um processo de constante aprendizagem, quanto mais confiança uma pessoa adquire, mais ela tende a ser ousada e adquirir ainda mais confiança.

A autoconfiança é um atributo muito importante e muito buscado pelas empresas nos dias de hoje. Atualmente os profissionais de um modo geral tem os seus atributos técnicos muito bem resolvidos, ao contrário do que vem acontecendo com seus atributos humanos. As pessoas, de um modo geral, não estão dedicando o tempo necessário a sua evolução pessoal.

Os entrevistadores e profissionais encarregados da entrevista de emprego e dos processos seletivos nas empresas tem observado muito esta característica. Muitos canditados excelentes estão sendo eliminados na entrevista de emprego justamente devido a falta de amadurescimento humano.

A falta de auto-confiança em geral tende a tornar as pessoas mais tímidas, acanhadas, propensas a erros, também tendendo a gerar uma preocupação exagerada com que o que as outras pessoas tendem a pensar sobre você.

Mas tudo isto pode ser treinado, para poder ajudar os candidatos as entrevistas de emprego a se sentirem mais confiantes, seperamos alguns exercícios simples:

Exercícios para Autoconfiança: Aceite Melhor seus Erros

Embora pareça uma característica natural e simples, aceitar os próprios erros é uma questão difícil para algumas pessoas. Disfarçar os próprios erros, ou ainda pior, tentar culpar pessoas ou fatores externos por eles é um modo de camuflar fraqueza, é um modo de disfarçar a falta de confiança.

Este é um dos fatores mais observados durante a entrevista de emprego, já que além de tentar disfarçar a fraqueza, não aceitar os próprios erros também é um sinal forte de imaturidade.

Passe a aceitar seus erros, ou melhor, passe a assumir seus erros. Passando a ter esta postura, as pessoas passarão a confiar mais em você já que você será mais transparente. Como diz a célebre frase, errar é humano, os erros são excelentes oportunidades para aprendermos e tirar valiosas lições, não tenha vergonha do seu lado humano.

Exercícios para Autoconfiança: Conheça Melhor a Sí Mesmo

Esta prática também é muito importante e muito observada durante a entrevista de emprego, durante vários momentos o entrevistador vai fazer perguntas pessoais inesperadas para poder verificar o nível de auto-conhecimento do candidato.

Quais são os seus principais defeitos ? Quais são as suas principais qualidades ? O que você tem feito para melhorar os seus defeitos ? Muita gente não consegue responder estas perguntas… ( principalmente quando falamos de defeitos ).

Procure se conhecer melhor, elabore uma lista por escrito ( registrar aumenta a força do exercício ) das suas qualidades e defeitos. Leia com atenção esta lista e procure enumerar algumas coisas com as quais vocês está insatisfeito e que podem ajudar a amenizar seus defeitos. Procure mudar, procure compensar os seus defeitos. Os avaliadores no momento da entrevista de emprego valorizam muito quem conheçe bem seus defeitos e que toma atitudes verdadeiras para melhora-los.

Exercícios para Autoconfiança: Conheça Plenamente a Empresa

Além dos exercícios de auto-conhecimento acima, procure também conhecer muito bem a empresa a qual você está se candidatando a trabalhar. Procure conhecer a cultura da empresa, se é uma empresa tradicional, se é uma empresa inovadora, busque saber se a empresa tem o seu perfil.

Além de prover informações que podem ser usadas no momento da entrevista de emprego, conhecer bem a vaga e a empresa para a qual você se candidata pode evitar falsas esperanças ou até mesmo decepções. Realize uma boa pesquisa sobre a empresa a qual você pretende trabalhar, pesquise referências, notícias, se possível converse com alguém que já trabalha na empresa.

Exercícios para Autoconfiança: Produza uma Lista de Perguntas e Respostas para a sua Entrevista de Emprego

Entre os quatro exercícios propostos, este é o de caráter mais prático e vai ajuda-lo diretamente na sua entrevista de emprego: antes de participar da entrevista de emprego, procure fazer uma lista de todas as perguntas que você considera que podem aparecer na sua entrevista e que você não sabe bem o que responder. Planeja linhas gerais para suas respostas e deixe tudo anotado para ler depois.

Por que você quer trabalhar na nossa empresa ? Você sabe trabalhar em equipe ? Você tem experiência em liderança ? Examine bem todas as possibilidades de perguntas que podem aparecer para você durante a entrevista e produza as melhores respostas ( respostas sinceras, mentiras são facilmente pegas pelos entrevistadores !! ) que você puder.

No caso, a proposta não é decorar ou algo do tipo, a proposta é organizar o seu raciocínio, preparar melhor uma linha de pensamento para poder expô-la com mais clareza no momento da entrevista.

Os quatro exercícios propostos acima são simples e com certeza vão ajuda-lo a se sentir mais confiante para sua entrevista de emprego, mãos a obra e boa sorte, o mundo é de quem faz !!

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Entrevista de Emprego

Entrevista de emprego - Como se sair bem ao vender seu talento

Entrevista de emprego – Como se sair bem ao vender seu talento

Saiba mais sobre como se sair bem em uma entrevista de emprego e como vender seu talento da melhor maneira possível.

Entrevista de Emprego - Saiba por que os jovens tem mais chance

Entrevista de Emprego – Saiba por que os jovens tem mais chance

Estudos apontam que os jovens tem mais chances de serem contratados em uma entrevista de emprego em relação aos candidatos mais velhos.

Motivos que eliminam o seu currículo em uma entrevista

Motivos que eliminam o seu currículo em uma entrevista

Motivos que eliminam o currículo em uma entrevista de emprego. Conheça cinco causas que são relevantes e acabam eliminando os candidatos nas entrevistas.

Entrevista de Emprego –Situações Reais que Acontecem nas Entrevistas

Entrevista de Emprego –Situações Reais que Acontecem nas Entrevistas

Entrevista de Emprego – Saiba mais sobre as situações reais que acontecem durante as entrevistas. Confira as perguntas que são feitas mais comuns.

10 Dicas do que Fazer em uma Entrevista de Emprego

10 Dicas do que Fazer em uma Entrevista de Emprego

Dez dicas que irão te ajudar na hora de participar de uma entrevista de emprego. Confira como ter um resultado positivo na entrevista.

 
 
 

Comentários:

  1. marciel

    muito bom parabens indico para todos

  2. neusa

    Muito importante as dicas para entrevista de emprego ! tenho mais de quarenta anos estou retornando ao mercado de trabalho. E o que achei interessante é o entrevistadores perguntar que bicho gostariamos de ser ? Eu sempre quiz ser cachorro não vou mentir!tomara que eu me de bem ! Abraço para vocês !

  3. Pedro Addler

    Olá Neusa

    Que bom que você gostou das nossas dicas de entrevista de emprego !! Nossa equipe fica muito satizfeita :P !!

    O cachorro é um bom animal, quem se identifica com este animal são as pessoas trabalhadoras, esforçadas e que sempre procuram fazer o seu melhor.

    • Leandro Navarro

      Ola Pedro, eu fiz uma entrevista de emprego semana passada,
      o meu Pai que conseguiu pra mim, eu tava com um pé dentro já,eu fiz a entrevista e tals,
      a moca mando um emaila pra o meu Pai, falando que eu era mt timido,nao sabia me expressar, mas eu tinha carisma, e a minha mãe diz que eu tenho um problema que falo pra dentro entende,
      essa semana ela ja vai marca o Psicologo e o Fono também, alguma dica pra mim ?
      Eu fiquei arrazado meu,
      abraço

      • Pedro Addler

        Olá Leandro Navarro

        Essa questão da timidez é normal, não se assuste com as conclusões da profissional que fez sua entrevista de emprego.

        No seu caso a dica é a seguinte: Não esquente a cabeça e aceite sim a ajuda profissional, vá no Psicólogo e vá no Fonoaudiologista, tenho certeza que depois de passar por eles você vai ser outra pessoa.

        • Leandro Navarro

          Pedro Addler

          Pedro obrigado pelas dicas viu,vou seguir seu conselho sim ,eu também estou lendo mt para aprimorar minha fala,obrigado e tenha um
          Bom dia !

      • Fernando Sanches

        Olá camarada Pedro;
        Tambem tinha este problema e rosolvi com muita facilidade!
        Antes da entrevista chupa um LIMâo inteiro pronto acaba seu problema, faz q funciona!!!

    • Jonathan Estevam

      Olá, Pedro! Tudo bem?

      Gostei muito do site, as dicas são simples e objetivas. Tenho uma dúvida: Recentemente fiz uma entrevista foi me feita a seguinte pergunta: “Se eu encontrasse com sua mãe nesse momento, o que ela falaria sobre você”? Fiquei meio confuso e relacionei a resposta com o campo profissional. Pedro, teria alguma dica para essa pergunta?

      Desde já, agradeço pela atenção. Parabéns pelo site!

      • Pedro Addler

        Olá Jonathan! Em uma entrevista de emprego é importante que você passe confiança e certeza nas suas respostas. Se ele fez esta pergunta, ele queria saber um pouco sobre suas características, aqueles elogios que a mãe faz ao filho. “Meu filho sempre foi dedicado, tem muitos amigos, gosta de ler, é responsável, não gosta de bagunça…” Este foi só um exemplo, mas você falaria suas qualidades, claro, tomando cuidado para não exagerar nas informações passadas e tornar algo muito forçado. Pense no que o entrevistador espera de você, que qualidades! Boa sorte! Abraço!

  4. Sheila Barbi

    Adorei todas as dicas. Agora farei entrevistas de emprego com mais segurança e responder com transquilidade sem saber se não estou falando algo que poderia me prejudicar. Parabéns pelo trabalho.

  5. VICTOR LUCAS

    Desculpe a minha sinceridade. As vezes acho essas entrevistas um pouco chatas e que não contribuem muito para o nosso crescimento, as vezes inibem a gente, e tem critérios que discordo. Um deles é a idade, tenho 42 anos, aparência jovial, (FAÇO ESPORTES E TUDO…) e para um cargo de Ass. Administrativo em um colégio, não fiquei por causa de idade (soube pois tenho um colega que trabalha lá), É UM ABSURDO !!! ACEITO COMENTÁRIO DE UM PROFISSIONAL.

    • Mirian Gomes

      Olá Victor!
      Realmente os critérios da entrevista de emprego variam de acordo com cada empreendimento. Tenho total certeza que estaria tão apto quanto qualquer profissional de menor idade para exercer tal cargo. Além que não levaram em conta a sua experiência, pois o fator idade também influencia na sabedoria de uma pessoa. Mas os empreendimentos utilizam vários critérios de seleção, na idade é levado em consideração também o fator de risco, como perda de investimento direcionado a todo treinamento que seria feito. Obviamente também não acho justo, pois possuo idade avançada, mas penso da seguinte forma sobre tais entrevistas de emprego: Se já há um preconceito na seleção, então realmente aquele não será um bom local de trabalho, e acredito que a entrevista de emprego é um canal de 2 vias, eu estou sendo entrevistada, mas também estou analisando o local que irei trabalhar, mesmo sendo selecionada a trabalhar neste local, não garante que também irei aceitar! Pense nisso nas próximas entrevistas de emprego que participar!

  6. Thaís

    Gosteii Muitooo!!!!
    Este Documentário Sobre a preparaçao para entrevista de emprego é otimo…
    Para Autoconfiança!!!

  7. Deyse Rôde

    Gostei muito da matéria!
    Vou treinar bastante pra ver se esse nervosismo vai embora.

  8. Luis Afonso

    Gostei. Poucos sites não conseguem ser tão claros, no que querem ensinar, sem que não se estendam demasiadamente. Parabéns!

  9. PAULA

    Primeiramente gostaria de perguntar, no currículo há uma certa profissão e vc é entrevistado e na entrevista de emprego o entrevistador vira pra vc e fala que você não se enquadra porque não tem experiência e aí o que devo falar pra ele… ??

    • Pedro Addler

      Olá Paula

      O fato de você não ter experiência sempre atrapalha um pouco mesmo na entrevista de emprego, mas você pode contornar sim.

      Quando você não tem experiência na área, mas tem em outras áreas você pode sempre falar das suas experiências anteriores na sua entrevista de emprego.

      Se você não tiver experiência em nenhuma área também dá pra contornar !! Basta dizer na entrevista de emprego que você acabou de se formar no seu curso técnico ou então bacharelado e que está com muita vontade de adquirir novas experiências profissionais e aprender.

      • Natanael

        Mas se o emtrevistador nao concordar

  10. Emmanuel

    Olha Pedro, tenho uma extrema dificuldade de me expor durante uma entrevista de emprego e isto me faz ficar sempre muito tempo fora do mercado de trabalho não obstante minha experiência e atualização.Fico muito preocupado com o que vou dizer e termina escondendo quem realmente sou. Ou seja, não sou muito assertivo. Podes me orientar de como diminuir isto?

    • Pedro Addler

      Olá Emmanuel

      Pelo que pude ler no seu depoimento você tem sintoma de timidez e falta de confiança e isso tem te atrapalhado na entrevista de emprego.

      Esses são problemas muito comuns e em geral estão associados atrapalhando também muitas outras pessoas na entrevista de emprego.

      No entanto, pude ver que você é muito esforçado e procura sempre se qualificar esse é um ponto a seu favor, mas não é o principal ponto que as empresas modernas procuram elas procuram pessoas com potencial humano bem desenvolvido.

      Procure desenvolver mais o seu lado humano ( já que o seu lado profissional já está bem evoluido ) e lute contra a sua timidez, se preciso não tenha vergonha procure a ajuda de um psicólogo.

      Isso com certeza vai contribuir muito para sua evolução nas próximas entrevistas de emprego.

      • claudia

        Pedro Addler

        gostei muito da sua matéria sobre a entrevista de emprego, me ajudou bastante.
        parabéns..

  11. Aline

    Muito bom o site!Gostei !!
    Pedro preciso de ajuda…me considero uma pessoa auto confiante mas sou menor de idade vou fazer 18 daqui um mês. Não tenho experiências de trabalho mas mesmo assim gostaria de tentar um emprego para cargos menores. Fui oradora de turma ,presidente da comissão de formatura, líder de grupos de teatro e atividades extras, como feiras de exposição e festas de época…e fiz cursos de informática e inglês básico. Conversei com antigas professoras minhas e elas me disseram que podem fazer uma declaração afirmado tudo isso.Essas atividades podem me ajudar de alguma forma na entrevista de emprego ? Devo sita-las em uma entrevista de emprego ou em meu currículo?

    • Pedro Addler

      Olá Aline

      No seu currículo, no caso a maioria dessas questões pode ser colocada na sessão de atividades extra-curriculares, a questão do Teatro por exemplo é interessantíssima.

      Na entrevista de emprego tudo isso também pode ser citado, mas cuidado !! Só fale se for perguntada, sair se gabando pode pegar mau na entrevista de emprego.

  12. Chris

    Boa noite Pedro.
    Primeiramente quero parabeniza-lo pela materia, tenho aprendido diariamente com as suas dicas!!
    Bom, o meu problema é parecido com o do Emmanuel…
    Tenho uma certa dificuldade de expor minhas opiniões em publico e quando ocorre de eu fazer uma entrevista de emprego ou uma apresentação,ate que me expresso muito bem proporcionando o perfeito entendimento as pessoas,porém, as minhas mãos tremem muito, meu coração dispara fico muito nervosa. Sei que preciso vencer essa insegurança que me atrapalha, mas por mais segura que eu esteja as vezes acabo ficando nervosa com algumas situações.
    Na empresa que trabalho vou fazer uma entrevista de emprego intern para supervisão, não sei o que faço para passar confiança para os entrevistadores ja que o meu corpo reage dessa forma.
    Para finalizar, qual a sua opinião em relação a pergunta que os entrevistadores fazem “qual é o seu defeito?” Gostaria de responder: sou uma pessoa um pouco tímida, mas tenho trabalho muito para vencer essa timidez como: falando mais em publico, fazendo apresentações pois tenho um objetivo na vida que é ser supervisora, por isso tenho que vencer essa timidez. Tenho receio de não passar na entrevista de emprego devido eu expor esse defeito que na área de supervisão atrapalharia muito.

    Grata pela atenção.

    • Pedro Addler

      Olá Chris

      A questão dos gestos e linguagem corporal na entrevista de emprego realmente é uma questão séria, se você realmente não estiver confiante, seu corpo ficará tendo e o entrevistador ( que foi treinado para isso ) vai com certeza perceber.

      Ao contrário do que muitos que se dizem especialistas em entrevista de emprego podem dizer, não é possível “simular” confiança, você na entrevista de emprego tem que realmente estar confiante :)

      Para isso não tem segredo, seguindo os 4 exercícios descritos na matéria acima e sendo sempre muito sincera nas suas respostas você tem tudo para ter sucesso na entrevista de emprego.

      Em relação a sua resposta para a pergunta dos defeitos ela está muito boa, só tenho uma sugestão: ao invés de falar que é um “pouco tímida”, diga de uma vez que é “tímida”, assim você vai parecer mais afirmativa e ciente de seus defeitos.

  13. Nathalia

    Vocês poderias dizer mais especifico sobre defeito e qualidades…pq eu poderia dizer na entrevista de emprego sou ansiosa(defeito) divertida(qualidade)… é pode ser errado…me ajudem pq eu ñ estou conseguindo emprego…

  14. matos

    adorei o site muito bom.gostei muito da sua matéria sobre a entrevista de enprego…vai ajudar muito…agora pelo menos já tenho noção das perguntas da minha entrevista de amanhã.

    Parabéns !!

  15. Rodrigo

    Parabéns, muito bom mesmo!
    Valeu pelas dicas com elas consegui um emprego e começo a trabalhar segunda! :D

  16. Vander

    Esclarecedora e extremamente útil. Parabens. Acabo de adicioná-los ao meu facebook.

  17. erica oliveira lopes

    tenho 26 anos sou soteira e sem filhos nunca trabalhei de carteira assinada estou cursando o ensino médio agora terminamdo e temho vários cursos e já trabalhei com doméstica já participei de 3 entrevistas de emprego me comporto bem me visto adequadamente mais não sei o que acontece que mando eu só aguarda ai eu ja sei que naô passei pesso que me oriente eu quero preciso muitissímo de trabalhar eu não sei o que acontece eu olho no olhios do entrevistador e não consigo o que fasso preciso passar numa entrevista de emprego

    • Pedro Addler

      Olá Erica Oliveira

      Em uma entrevista de emprego, você precisa passar 3 coisas fundamentais:

      • Confiança
      • Conhecimento
      • Segurança

      Avalie o seu desempenho e veja onde você está falhando, eu sinceramente não vejo por onde você está falhando na entrevista de emprego.

      Pode ser em Conhecimento, procure fazer mais cursos, como um curso técnico ou então um curso de Inglês ou Informática.

  18. Elizeu silva

    Olá,Bom dia! Tenho acompanhado os cometários e achei muito importantes as dicas profissionais dadas por vocês.
    Também gostaria de ajuda; Tenho 37 anos atuo na área da saúde porém no momento estou desempregado,já fui chamado a fazer algumas entrevistas de emprego mas infelizmente não fui chamado.
    Tenho bastante difilcudade para falar em público e sou tímido. Gostaria de saber também se a idade influência na entrevista de emprego como ponto negativo.

    • Pedro Addler

      Olá Elizeu

      Sim, não vou mentir, a idade tem sim uma certa influência negativa na entrevista mas o que está te atrapalhando não é a sua idade e sim o seu perfil psicológico tímido.

      A timidez é uma síndrome bem comum e alguns dizem que chega a atingir 1/3 da população, portanto e pra início de conversa não se sinta mau.

      Para poder melhorar seu desempenho na entrevista de emprego e na sua vida como um todo, busque tratar sua timidez, se ela for leve, procure ler materiais e livros de auto-ajuda, se for uma timidez mais pesada, do tipo depressão, neste caso vale a pena procurar ajuda de um psicólogo.

  19. Paula

    ola Pedro, sai do meu ultimo serviço pois as minhas necessidades estão sendo bem maior, como falo isso quando me perguntar qual o motivo de sua saída, não quero falar mau do meu ultimo serviço na entrevista de emprego, mas tbm não quero mentir qua é a melhor coisa a se fazer ?

    • Pedro Addler

      Olá Paula

      A resposta é simples !! :P Fale meu do seu antigo trabalho na entrevista de emprego sim, mas fale educadamente.

      Simples e rápido, você pode usar essa frase: ” Saí do meu último emprego pois não estava satisfeita com o ambiente de trabalho e as perspectivas de crescimento. “

  20. Rita de Cassia

    Rita de Cassia tenho 42 anos estou cursando Tecnico de Segurança do Trabalho ,primeira mente gostei muito das dicas,se tivesse visto antes eu tinha passado em uma entrevista. Mas minha pergunta é fiquei na ultima empresa 2 meses e a penultima 6 meses, gostaria de saber quando um entrevistador me pergunta o por que fiquei pouco tempo o que tevo responder, não sei o que eu falo, por favor me ajude. obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Rita de Cassia

      Uma boa pergunta, o entrevistador vendo que você ficou pouco pode se enganar e achar que você ficou pouco por ser incompetente. Mas tenho certeza que este não foi o motivo, você estava é procurando algo melhor.

      Na entrevista de emprego, você pode explicar da seguinte maneira: ” Fiquei pouco tempo nos meus últimos empregos, pois eles não corresponderam as minhas expectativas e resolvi voltar ao mercado de trabalho para procurar um emprego melhor. “

  21. agnaldo a damasceno

    Essas dicas de entrevista de emprego ajudam muito,esclarecem dúvidas comuns e nos preparam .continuem assim vão ajudar muitas pessoas. obrigado.

  22. Maryanna Duarte

    Oi Pedro tudo bem com você?
    Eu gostaria que você me ajuda-se pois fui chamada para fazer uma entrevista de emprego só que o problema é que não sei o que dizer pois estou a procura de meu primeiro emprego me ajude por favor
    beijos

  23. Nilton Tavares

    As dicas são ótimas, porém tenho uma pergunta: Recentemente estive em uma entrevista de emprego e me foi perguntado sobre meus defeitos e qualidades, sob minha ótica e também a dos outros. Acredito não ter dado boas respostas. Que respostas seriam mais adequadas?
    Abraços!!!!!!

  24. solange

    oi sou tecnica de enfermagem,fui fazer uma prova e passei,fui para a segunda e ultima etapa do processo,ñ passei na entrevista,com menos de 2 mes fui chamada de novo pra fazer a mesma prova,passei na escrita,fui convocada a passar novamente na entrevista q foi realizada hoje,mas a entrevista foi muito rápida a entrevistadora ñ perguntou nada do q tinha perguntado na outra entrevista,ela me perguntou qual era meu objetivo pela vaga.e resp q seria bom para meu desenvolvimento profissional pois a instituição tinha renome no mercado.o q vcs acha da minha resposta,obrigada bjs

  25. Amanda Araujo

    Olá Pedro!Boa Tarde!

    Tenho uma pergunta a lhe fazer: Ultimamente estive numa entrevista de emprego e o entrevistador me perguntou se eu morresse hoje o que estaria escrito na minha lápita?! Sinceramente não respondi nada, também não entendi nada.Pedro vc acha que eu deveria ter respondido como?O que significa essa pergunta?

    Abraçooo!!!!

    • Pedro Addler

      Olá Amanda! No caso dessa pergunta, ele queria saber como você seria lembrada, o que as pessoas pensam de você, caso você morresse. Para responder a esta pergunta, pense o que seria bom ser dito, o que o entrevistador gostaria de saber sobre sua personalidade. Espero ter ajudado! Grande abraço!

  26. Camila

    Muito bom, me ajudou bastante.
    Hoje tenho uma entrevista de emprego em uma Empresa grande, estou nervosa, mais revendo tudo isso…obrigada
    Na questão timidez, sou muito timida ao falar em publico, faço adm de empresas e tem muitas apresentações de trabalho p/ sala toda.Fico muito nervosa e na hora da um branco, apesar de todos dizerem que me sai bem.
    Tem alguma dica para isso??

    Obrigada

  27. garida

    ótimas idéias gostaria de saber com elabora um curriculo.para trabalho q vai precisar sabe se vc sabe quia moto?

  28. Margarekytaty Diniz

    Gostaria de parabenizar o site pelas informações disponibilizadas que são de grande valia em um momento tão particular quanto este, que é a procura de uma colocação no mercado de trabalho, além de dicas de como se comportar em uma empresa.
    Abraços!!!!

  29. Rodrigo

    Ólá pedro, estou no 3° ano do ensino médio, nunca trabalhei mais ja fiz algumas entrevistas para atuar como estágiario, acredito que não me chamaram porque sou muito tímido, e tenho dificuldades de me expressar, Porém sou bastante esforçado , mais as coisas não acontecem comigo, nunca sou chamado. Me ajude !

    • Siska

      Me encanta el espedritu potvisio del Consejero de Empleo. Creo que es muy importante la reflexif3n que realiza acerca de la confianza empresarial. Lo privado representa 2/3 del PIB de este paeds, este1 claro que tras unos primeros af1os de soporte de la crisis por parte de las Administraciones Pfablicas, le toca ahora a ello tirar del pelotf3n.

  30. liz

    olá,tenho 30 anos e no momento estou desempregada,fiz uma entrevista semana passada e infelizmente não passei,não conseguir passar no requisito raciocinio lógico com gravuras e eu sou péssima em raciocinio lógico, tem alguma dica para que na próxima entrevista eu possa me dar bem?

  31. liz

    mais uma perguntinha hoje fiz uma entrevista e entrevistadora me pediu p desenhar 5 desenhos:o primeiro era pra desenhar uma casa e depois dizer o q ela representava p mim,o segundo era p desenhar uma mulher,depois um homem,no quarto desenho ela pediu p desenhar uma arvore, mais não podia ser pinheiro e nem bananeira e o ultimo desenho a mesma coisa.por que eles introduzem desenhos nas entrevistas e fazem um monte de perguntas em relação a eles?

  32. Daniela Manojo

    Olá Pedro ,

    Gostei muita das dicas , eu tenho 16 anos então estou em busca do meu primeiro emprego, sou uma pessoa bem desembaraçada, não sou nem um pouco tímida rs , mais só tenho medo da pergunta “Qual é o seu maior defeito ?” , vc disse pra gente ser bem sincera né? mais teria alguma resposta que não poderia ser dita jamais nesta pergunta ?

  33. Sandra Martins

    OLÁ,PEDRO!
    POR FAVOR, GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO: TENHO 38 ANOS E HÁ 7 ANOS TRABALHO NUMA LOJA DE GRANDE PORTE, COMO OPERADORA DE CAIXA. PERCEBO QUE NÃO TENHO PERSPECTIVA DE CARREIRA NA EMPRESA ATUAL, POR ISSO GOSTARIA DE BUSCAR OUTRAS OPORTUNIDADES EM OUTRA EMPRESA. FIZ E ESTOU FAZENDO CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PARA APRIMORAR MEUS CONHECIMENTOS E MELHORAR MEU CURRÍCULO. A DÚVIDA É: TENHO EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, SEI TRABALHAR BEM EM EQUIPE E FIZ CURSOS DIRECIONADOS À ÁREA EM QUE ATUO. SENDO ASSIM, TENHO BOAS PERSPEVTIVAS DE ARRANJAR OUTRO EMPREGO? ATUALMENTE,O MERCADO DE TRABALHO JÁ ACOLHE MELHOR O PROFISSIONAL DE 40 ANOS DE IDADE? PARA VALORIZAR MEU CURRÍCULO, DEVO DE IMEDIATO, FAZER UM CURSO TÉCNICO OU CURSO SUPERIOR?
    AGRADEÇO O ESPAÇO E A ATENÇÃO.

  34. Waldomiro

    Muito bom, farei entrvista hoje, poderei usar as dicas. Tenho mais que 50 anos e gosto de ter uma ocupação profissional.

  35. Rodnei Reis

    Bom dia…
    tenho uma duvida, tenho trabalhado em uma Empresa na aréa de segurança a mais ou menos 11 anos, dos quais no total tenho 8 faltas, sendo 5 de licença paternidade… estou me retirando dela, e entrando com rescisão indireta, por ela não estar cumprindo com os deveres dela, gostaria de saber o que eu poderia dizer, qndo passar por uma entrevista, quando o entrevistador, me fizer a seguinte pergunta, por que vc saiu desta empresa….. lembrando que Empresa nenhuma gostaria de passar por uma rescisão indireta.

  36. Rosemar

    A equipe,Parabéns!
    Obrigada.

    Atc. Rosemar

  37. janildo

    ola pedro tenho um grande problema tento senpre almentar as minhas qualidades profissional por favor um comentario sera ben vindo e estou com a alta estima baixa

    • Pedro Addler

      Olá Janildo! Dedicar-se é a melhor maneira de se melhorar as qualidades profissionais, portanto, dedique-se, estude!

      Obrigado por vistar o Guia da Carreira!

  38. Tiano Viana

    Adorei saber mais sobre processos seletivo, as dicas apresentadas são de grande importância e me ajudaram muito!

    Grato!

  39. Patricia lima

    Olá,Pedro Addler
    Estou preste a fazer uma entrevista que pode mudar minha vida completamente.
    Sou vendedora estagiaria em uma loja e me candidatei a uma vaga na gerncia em umas das filiais, estou muito preocupada pois, nao sei como me preparar para esta entrevista .

  40. VERA LUCIA

    tenho depressao sera que ela me pregudica nas entrevistas sou timida e tenho baixa auto estima

    • Pedro Addler

      Olá Vera,
      Para você ter um bom desempenho em uma entrevista de emprego, seria importante que você trabalhasse melhor seu lado emocional. Seria até bom que fizesse um acompanhamento de um médico, ele irá te ajudar a superar esta depressão, timidez e baixa auto estima. Todos possuem capacidade de crescer, conquistar objetivos e sonhos, basta ter vontade. Desafios são sempre a melhor forma de superar medos. Acredite em você, acredite que é capaz e supere os obstáculos. Boa sorte! Abraço! :)

  41. Fabricio Freire De Albuquerque

    Meu nome é fabricio.
    Fui indicado para uma entrevista de emprego, sendo que o meu próprio chefe tinha me indicado para trabalhar com ele em outra empresa.
    Trabalhei com ele á quatro anos em outra empresa, quando começou a entrevista comecei á ficar nervoso,depois comecei á me tranquilizar, más depois que ela mandou eu fazer uma redação e questões de matemática e português eu fiquei tão nervoso que eu não consegui conluir absolutamente nada. Moral da história estou aguardando para ser chamado, bom eu acho que eu não consegui o emprego, abraços.

  42. veronice

    Olá,boa noite Pedro!
    preciso saber o seguinte,como posso descrever meus conhecimentos na função as quais vou me canidatar. tipo vendedora,onde ja exerço essa função,tudo bem.e quando for me canidatar para outros cargos?que ainda não tenho experiencia mais tenho certeza que dar pra deserrolar tranquilo? suas respostas são realmente tudo de bom!

  43. Gabriela

    Gostei muito do site,muitas dicas legais e claras para o dia a dia…
    Muito bom..
    Parabéns.!!

  44. Edjanilda

    Eu simplismente adorei! Muito bom! fiquei fascinada com o grau de estrutura dos conceitos e respostas. Passei muito tempo observando e aprendendo e vou voltar mais vezes. Vai me ajudar muito =D

    Abraço!

  45. Victoria

    Gostei muito deste site. Trabalho em Recursos Humanos e as dicas estão muito interessantes. Fiquei muito condoída com o depoimento da Erica Oliveira Lopes, que disse não saber no que pode estar errando na entrevista. É um fato que as empresas contratantes, principalmente se forem empresas de prestação de serviço, levem muito em conta o fato de o candidato ser registrado. Um registro na Carteira de Trabalho conta muitos pontos positivos. Então, a minha dica para a Erica é que, já que trabalhou como empregada doméstica, obtenha uma cartinha de referência, ou informe no currículo/entrevista, o telefone de uma pessoa que possa dar referências profissionais a respeito dela. Espero que eu tenha ajudado! Abraços

  46. sidney

    boa noite pedro addler, eu acho que meu jeito de ver as coisas saõ diferentes das outras pessoas, quando eu vejo alguma coisa diferente em minha empresa qualquer coisa quadro, gavetas, portas entre abertas, eu fico tendamdo consertar você acha isto certo? um abraço

    srp rio de janeiro

    • Pedro Addler

      Olá Sidney! cada pessoa tem seu modo de ver o mundo em sua volta, respeite seu espaço e dos outros!

      Obrigada por visitar o Guia da Carreira!

  47. Bruna Dornelles

    Ola Pedro Addler
    Eu tenho 15 anos, nunca vis curso algum, sou uma pessoa timida,mas sempre estou a procura de melhorar, estou sempre buscando conhecimento, adoro conversar, quando me sinto a vontade falo até demais e acho que isso me atrapalha um pouco, Por outro lado quando não me sinto bem, de acordo com o lugar e tals eu travo e não consigo me expressar bem, Eu sou uma pessoa otimista estou sempre dando o meu melhor em tudo oque faço, gostaria muito de entrar logo no mercado de trabalho, pois quanto mais cedo mais conhecimento vou adquirir, podendo assim ser uma pessoa mais e mais confiante! estou correta ?

    • Pedro Addler

      Olá Bruna! A experiencia no mercado de trabalho é um fator que pesa muito. Se deseja trabalhar você pode escolher uma área que tem pretensão de continuar e fazer curso técnico ou graduação.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  48. Bruna Dornelles

    Oi
    Parabéns
    pelo site,
    muito bom mesmo !
    :D

  49. umilson lima de jesus

    Olá pedro boa tarde!!
    Adorei as dicas são ótimas,gostaria de te pedir ajuda pq vou ter uma entrevista no início do mês,se me perguntarem quais são meus defeitos poderia responder:nervosismo por ser um pouco gago,gastar muito sem necessidade e qual outro defeito poderia citar explicando já estou fazendo de tudo para melhorá-los estes citados acima.
    Qualidades posso citar:sou pontual,responsável com meus compromissos,respeito ao próximo.
    Desde já obgado e até mais…

    • Pedro Addler

      Olá Umilson! Os defeitos são pontos marcantes de uma pessoa! Pese bem nos seus e que problemas podem te trazer na entrevista!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  50. ola meu nome é grazyelle

    Tenho uma entrevista esta semana e não sei qual seria a forma mais correta de responder a todas as perguntas, umas das coisas que me preocupa é a descrição da minha pessoa sobre a minha pessoa em uma redação.

  51. Rozely Correa

    Boa noite Pedro
    Gostei muito das dicas .Nunca participei de emtrevista.Passei num concurso plúblico e me disseram que a entrevista será de quatro horas aproximadamente,nesta quarta feira.Uns dizem,que são 150 perguntas para serem respondidas.Que perguntas podem ser estas,se for o caso?Desde já obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Rozely! Não sei ao certo quais são as perguntas, cada concurso tem o seu perfil!
      Parabéns pela a aprovação e boa sorte na entrevista!!

      Obrigado por Visitar o Guia da Carreira!

  52. Jorge

    boa noite quais as palavras devo dizer sobre minha pessoa e tambem como profissiona na entrevista de emprego.

  53. FABIO

    oi, parabéns pela matéria.
    Gostaria de uma ajuda.
    Tenho uma entrevista de emprego, mas no meu ultimo emprego de carteira assinada so passei dois meses e pedi pra sair, nao me adptei a politica e ao produto da empresa. o fato de ter passado pouco tempo ira me prejudicar nessa nova empresa que pretendo entrar quando eles avaliarem?

    • Pedro Addler

      Oi Fábio! Acredito que não. O seu tempo de permanência é válido para experiência.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  54. sonia

    ola, tudo bem sabe gostaria de compartilha uma novidade ganhei um curso de técnico de enfermagem mais trabalho em uma empresa a 8 anos como auxiliar de classe com crianças de 2 anos mais meu sonho e trabalhar na Área da saúde . só tem um detalhe tenho q pedir pra sair do emprego porque o curso e no período da tarde, e trabalho o dia todo não sei mais o q fazer e também já tenho 42anos de idade sera q si eu fazer este curso vou arrumar outro emprego aguardo resposta o mais rápido possível no meu Email obrigado me ajudem

    • Pedro Addler

      Olá Sonia! Parabéns pela conquista! Você pode conversar no seu emprego e ver o que eles podem fazer por você. As vezes o trabalho em apenas meio periodo resolverá seu problema! Boa Sorte! :)

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  55. Marcia

    Muito bacana o site, estou adorando as dicas.
    Eu fico muito nervosa ao participar de entrevistas principalmente quando o cargo me interessa muito, meu coração dispara e fico tremendo sem conseguir me controlar,sempre faço mesmo uma relação de perguntas que geralmente são feitas pelo entrevistador, mas na hora mesmo da entrevista tudo o que eu tinha pensado e planejado somem da minha mente e respondo coisas que depois fico angustiada e me culpando, me achando uma hidiota, sou muita critica, me chamam de pessimista e as vezes eu já saio da entrevista arrasada tendo a certeza de que não serei solucionada. alguma dica que possa me ajudar com isso. Agradeço

  56. yane

    Tenho uma dúvida sai dos meus últimos emprego por causa de assédio sexual,do chefe e clientes o que posso dizer quando esse foi o motivo da minha saída,digo a verdade?ou falo o que?

  57. Silvane lopes

    Bom dia Pedro na penúltima empresa que trabalhei trabalhei 55 dias como temporário e na ultima empresa trabalhei só um mês pois não adaptei gostaria de saber se eu tenho que colocar essa ultima experiência em meu currículo? Por favor me responda.

    • Pedro Addler

      Olá Silvane! Se a sua experiencia tiver alguma relação com a vaga pretendida você deve colocar sim!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  58. Silvane lopes

    Pedro o que devo dizer quando me perguntarem o porque só trabalhei um mês nessa empresa? Pois já fiz duas entrevistas e não consigo passar por causa dessa ultima experiência estou pensando em não mencionar essa experiência o que vc acha?

  59. Ary

    Olá, eu tenho 23 anos e numca trabalhei de carteira assinada, estou em busca do meu primeiro emprego. Eu gostaria de saber se a minha idade atrapalha pelo fato de numca ter trabalhado de carteira assinada? Eu sou uma pessoa tímida para falar em púplico, mas não sou tímida para dançar e nem desfilar, eu gosto de desenhar, pintar dança, artes em geral. Qual é o melhor emprego que tem mas a ver com o meu perfil?

  60. Johnson

    Pedro, tudo bem?

    Sou do Nordeste, aqui as ofertas ate que não estao ruims. O meu problema acredito ser a idade, estou com 45 anos, sou qualificado tenho uma graduação completa e outra trancada, no entanto estou parado a oito meses, debito esta conta a minha idade. Estou mudando para Curitiba, estou matriculado em uma especialização: Lean Construction que está ligado a minha área de atuação ( produção ).Pedro vc acha, que estou no caminho certo? reforçando meus conhecimentos, isto me tornará mais competitivo? estou preocupado pois preciso trabalhar e o mercado parece não valorizar certas competencias e habilidade que se adquirem com o tempo (experiencia).Mas como se diz, “barriga pra dentro, peito pra fora e ADIANTE!!!

    Abçs,

  61. Lucineide

    Olá, vou fazer uma entrevista de emprego, e estou na dúvida sobre a apergunta quais são seus defeito? sou muito otimista, será que é bom falar como um defeito? principalmente no cargo de secretária, recepicionista ou assistente administrativo, se não for bom vou pensar em outro defeito eu sou perssistente e também tímida me dê uma dica por favor preciso muito.

    • Pedro Addler

      Oi Lucineide, na minha opinião ser otimista não é um defeito. Melhor você tentar ser sincera, mas sem exageros. Pode comentar que é tímida mas que busca trabalhar o seu lado social para melhorar a comunicação. Boa sorte!

  62. sandra de jesus

    oi, parabéns pela matéria.
    Gostaria de uma ajuda.
    Muito bom o site, estou adorando as dicas
    Adorei as dicas são ótimas,gostaria de te pedir ajuda pq ,todas as vezez que vouuma entrevista de emprego, fico muito nervosa, e não consigo fala oque estou pensando para pessoa que esta me ouvindo, tenho dificuldade não consigo passar para a pessoa oque estou pensando na hora.eu falo uma coisa , que eu não gostaria de falar gostaria de saber como me expressar melhor com facilidade, falr na verdade OQUE EU ESTOU PENSANDO não outras coisa que vem na cabeça.

  63. Michele

    Olá, mandei um currículo para uma empresa e menos de 30 minutos me ligaram, tive a sorte e azar de me chamarem para um entrevista, fiquei super feliz, mas tinha mandado um currículo igual a todos os lugares que enviei, mas eu nunca tinha ido numa entrevista de emprego, fiquei super nervosa e ansiosa até a entrevista, eu sabia respondê-la, mas não consegui, sabe quando você quer falar e não sai e quando sai não era objetiva, eu ao menos pesquisei sobre a empresa, resumindo não fui aprovada, foi frustrante , mas aprendi a lição, não podemos mandar currículo por mandar, embora temos as qualificações, mas na hora por causa do meu nervosismo pre prejudicou, tenho essa dificuldade, o que eu poderia fazer para me ajudar com esse nervosismo, queria falar mais mas não consegui, estou estudando e pesquisando tudo sobre o assunto, e tenho certeza que em outra oportunidade será bem diferente. Muitas pessoas dizem que falar em frente do espelho ajuda, mas não sei se isso seria o suficiente.

  64. fernandes

    Sou muito ansioso,quero logo saber as respostas ,resultados e fico até deprimido na demora desses.Venho tentando controlar a ansiedade,tem alguma dica de livro ou materia sobre este problema?
    Desde já agradeço e obrigado pelas dicas p/ entrevista,vou fazer uma daqui a poucas horas p/ líder de produção.Tenho 49 anos e mesmo com muita experiência em grandes empresas,sempre fico nervoso,pois o intervalo entre uma e outra e sempre grande,desta vez é de 2 anos e 7 meses.

  65. Ana

    Olá Pedro,
    Realizei uma péssima entrevista numa empresa em que quero muito trabalhar, pois tive minha autoconfiança abalada; fiquei confusa, defendida e ao final do encontro já não sabia nem as principais atividades do cargo pleiteado. Isso aconteceu porque recebi a notícia de que o requisitante só ficaria poucos minutos e quem terminaria a entrevista seria a gerente de RH.Vivenciei recentemente duas situações parecidas em outros processos seletivos e em ambas os candidatos já haviam sido selecionados.
    Inevitavelmente senti-me preterida e isso afetou sobremaneira meu desempenho (pois observei outros candidatos sendo entrevistados pelo requisitante).
    Temo ter deixado uma imagem profissional negativa. Devo desculpar-me e reinterar meu interesse por uma oportunidade futura?

  66. Tamires Moreira

    gostaria de receber mais texto como este.

  67. Vanesca Essu

    Ola Pedro
    Gostaria de uma opinião esta semana passei por uma entrevista bem puxada somente eu e os chefes dos setores os dois me perguntando mil coisas,um fator que achei estranho foi me perguntar por 3x sobre critica de empregos anteriores ,inclusive a ultima pergunta foi para eu escolher um titulo um sub-titulo e um terceiro titulo e contar uma situação de critica e que foi impactante para mim,eu contei uma situaçaõ que foi dificil para mim ,onde ocorreu um erro que por fim foi tudo esclarecido no final o erro foi comprovado que nao foi meu e isso foi verdade aconteceu de verdade ,mas nao passei na entrevista o que sera que eu errei?

  68. SAMUEL

    OLÁ FELIPE
    ESSA SEMANA PARTICIPEI DE UM PROCESSO SELETIVO, E NA HORA DO TESTE DE INFORMÁTICA, ACABEI FICANDO NERVOSO E DEIXEI DE FAZER UMA QUESTÃO,MAS ME SAI MUITO BEM NAS ENTREVISTAS ISSO PODE ME ATRAPALHAR EU TIVE INDICAÇÃO E TENHO UMA BOA EXPERIÊNCIA NO SETOR

  69. Juliana

    Em uma entrevista de emprego a pergunta foi: Qual o seu maior defeito?
    As pessoas acham que sou tranquila; as vezes não me acho. Fico insegura com isso.
    Por favor me responda o que vc achou desta resposta
    Atenciosamente Juliana

  70. rosangela

    oi sou muito insegura, já perdi 2 empregos por causa disso,fico muito nervosa e ao mesmo tempo ansiosa nas entrevistas. fico com medo de responder as perguntas eu acho que transmito falta de confiança. o que devo fazer para melhorar. eu quero melhorar…

  71. Marcus Vinicius Ferreira

    Bom dia Pedro!
    Ótimas dicas! Olha fiz uma entrevista pelo telefone, para uma vaga que já esta aberta na minha cidade a recrutadora me falou da empresa na qual eu já conhecia e que inclusive ja trabalho com os produtos dela pois sou funcionário do representante da mesma, essa vaga é para desenvolvimento e venda de produto direto com a empresa. Enfim uma vaga que muito me interessa ela me falou no telefone da empresa, e dos benefícios, me perguntou se eu interessava eu disse que sim e a outra pergunta quanto gostaria de ganhar, minha resposta foi que ganharia a média que o mercado remunera a esse profissional falei o valor e ela me disse que estava dentro do esperado deles ok. Depois disso ela me disse que o gerente de vendas e outra pessoa iria entrar em contato.
    Pois bem passados hoje já 16 dias não tive ainda nenhum retorno como devo proceder nesse caso. Estou com receio em mandar um email perguntando e ela se sentir precionada, pois preciso muito dessa vaga. O que devo fazer?

  72. Naiara

    Oi Pedro tenho uma entrevista amanhã .. o que eu falo sobre mim ” Meu nome é tal, tenho tantos anos,tenho filhos,ja trabalhei em tal lugar,tenho tais cursos ..”
    ou falo mais de mim do que gosto de fazer, o que faço no tempo livre, algumas caracteristicas minhas..” enfim coisas assim?

  73. Patricia Cristina

    Fiz uma entrevista Sexta-feira Porem a Psicologa pergutou um ponto Fraco Meu. E a minha resposta foi que eu confio demais espero demais das pessoas e muitas das vezes me decepciono. Fui sincera com essa resposta e não sei se fui correta falar isso.

  74. Sara

    Olá,
    Comecei um estágio ano passado e fiquei apenas 2 semanas na empresa,por não está gostando,pois a empresa estava em transição (no momento da saída não tive coragem de falar a verdade e disse que arrumei outro estágio), hoje estou arrependida e gostaria de voltar para a empresa, o que falar para o recrutador o motivo que sai?
    Outra pergunta: Ficar apenas 2 meses em uma empresa e sair porque consegui outro estágio, isto queima o meu filme, pois irei começar outro estágio, mas tenho interesse em uma outra empresa.
    Obrigada

  75. Vanessa

    Bom dia.Na semana passada participei de um processo seletivo.Já não tinha mais esperança.Depois de uns dias me ligaram para pedir 2 telefones dos lugares que trabalhei,com certeza para pedir referências.Será que ainda tenho alguma chance? ou e normal,isso fa parte do processo?já se passaram 3 dias e nada niguém se manifestou.

  76. Mercia

    Oi…tenho 48 anos estou a procura de outro emprego,coloquei meu ultimo emprego no advogado por pressao psicologica conhecido mais como assedio moral e o processo continua em andamento.Mas meu advogado disse que posso arrumar outro emprego,vc disse que nunca devemos falar mal do antigo emprego e nem da empresa, como explico isso em uma entrevisra……obrigada!

  77. JEsiane

    Bom dia !

    Fiz uma entrevista de emprego, porém no meu último emprego eu era encarregada de compras, mudei de cidade e dependendo da empresa o que eu fazia antes condiz com o cargo de assistente, eles me perguntam o que eu acho sobre isso, respondi que não fico desconfortável com essa situação, pois meu interesse é sempre aprender mais e conquistar novos desafios, porém o entrevistador me perguntou se eu não tinha escrito pouca coisa. Me ajuda ai … Obrigada

  78. Simone Pereira

    Ola Pedro! eu tenho uma dúvida o meu primeiro emprego em uma empresa eu só fiquei 45dias , As pessoas falam q a empresa sujou minha carteira de trabalho e que vai ser mt dificil arranjar outro emprego, Me ajuda Pedro não sei oq fazer. Obrigado!

  79. Andrea Fauth

    Oie Boa tarde! Fui em uma entrevista no cargo onde eu pretendo e ser gerente de loja de confecções, onde nos apresentamos era um homem e uma mulher, onde ele queria saber o motivo que eu sair na loja onde eu Gerenciava falei que era uma loja de familia onde a qual tinha brigado com o rapaz da administração, e estava já ensatisfeita ele me perguntou que ele tem uma loja onde tem 10 vendedores e 1 só iria fechar a meta da loja o que eu faria os outros 9
    Ai responde para ele que teria que abalizar um por um e conversar com eles porque eles nao estao alcançando suas meta, ai ele falou eles vao te dizer que falta produto e eu perguntei p mas falta e respondeu falta, e que outro vai me responder que o movimento ta fraco,eai o que iria fazer.Comecei a trabalhar em uma loja de familia onde a filha do dono vende mais que qualquer vendedora ai ela manda sacolas para clientes e ele perguntou para mim o que eu faria se fosse gerenciar a loja que trabalho,na verdade nao tenho o que fazer quem manda sao eles tenho que obedecer ordem.Ai ele me falou que a Rh dele iria me ligar para me falar qual o cargo que ele para me oferecer.O que eu fiz de errado eu achou que nao tenho como gerenciar uma loja.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
 
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!