Curso de jornalismo

Curso de Jornalismo – Saiba mais sobre essa carreira

Conheça mais sobre a carreira do profissional formado no curso de Jornalismo e quais são as principais instituições de ensino que oferecem este curso

A Carreira de Jornalista

Jornalismo

Habilitação:
Jornalista
Duração do Curso:
4 anos
Área:
Humanas
Atributos do Profissional:
Observação e Interpretação
Salário Médio:
R$ 1933,00

O curso de Jornalismo tem como princípio a divulgação e a procura de informações através do uso de veículos de comunicação, como revistas, rádio e internet. Lida com dados habituais, notícias e divulgação de informações. Tem como principal atividade a coletar, editar, redigir e publicar notícias e informações cotidianas. O curso atende às transformações e inovações da mídia, capacitando o aluno formado a desenvolver sua criatividade e seu senso crítico para a elaboração da informação. Além disso, o curso de Jornalismo oferece competências ao estudante para que ele esteja apto a apurar os fatos com precisão, redigindo textos de forma coerente e adequando-os aos diferentes meios nos quais serão publicadas as informações.

Curso

O curso de Jornalismo oferece conhecimentos e habilidades para o aluno, com o intuito de que o mesmo possua domínio da língua portuguesa, desenvolva técnicas adequadas para redigir textos e melhore a sua capacidade de expressão. Além disso, o curso oferece auxílio para que os estudantes dominem softwares de edição de imagens e textos. O curso possui duas etapas diferenciadas. Na primeira o estudante recebe uma grande carga de informação cultural. Já na segunda, o curso passa a ser essencialmente prático, fazendo com que o aluno coloque em prática os conhecimentos adquiridos, adequando-se às exigências do mercado de trabalho.
O curso de Jornalismo é oferecido na modalidade de bacharelado. Possui duração média de 4 anos. Nos anos iniciais, são ministradas matérias básicas, como teoria da comunicação, economia e sociologia. Nos anos seguintes, as disciplinas passam a ser mais específicas do curso, como técnicas de redação, novas tecnologias de comunicação e jornalismo informativo. Em algumas instituições de ensino superior o curso possui algumas habilitações, como multimídia, negócios e multimeios. Algumas universidades oferecem o curso de Jornalismo com outros nomes, são eles: Comunicação Social (ênfase em jornalismo e relações públicas), Comunicação Social (ênfase em multimídia) e Comunicação Social (ênfase em multimeios).

Jornais, Internet e Televisão: áreas distintas de atuação do jornalista moderno

Grade do curso

As principais disciplinas que compõem a grade curricular do curso de Jornalismo são:

  • Língua Portuguesa;
  • História Geral;
  • Filosofia;
  • Fotojornalismo;
  • Teoria da Comunicação;
  • História do Jornalismo;
  • Informática Básica;
  • Planejamento Gráfico;
  • Economia Básica;
  • Técnicas de Codificação;

Melhores Faculdades

O curso de Jornalismo é oferecido por inúmeras instituições de ensino superior do nosso país. Porém, antes de escolher qual faculdade fazer, o aluno deve ficar atento se a mesma possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o curso terá validade. As principais instituições de ensino que oferecem o curso de Jornalismo, com reconhecimento do MEC e melhor desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), são:

  • Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Rio Grande do Sul;
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Santa Catarina;
  • Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) – Mato Grosso do Sul;
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Paraná;
  • Faculdade Ubaense Ozanam Coelho (FAGOC) – Minas Gerais;
  • Faculdades Integradas de Caratinga (FIC) – Minas Gerais;
  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Mato Grosso;
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Amazonas.

Profissão

O profissional formado no curso de Jornalismo é responsável por buscar, investigar, redigir e transmitir notícias, através dos meios de comunicação (jornais, revistas, internet, televisão). O jornalista trabalha em todo o processo de produção das notícias como a investigação, a apuração, a organização, o resumo e a redação.
Na carreira de jornalismo dependendo do perfil do profissional, ele pode se especializar em diferentes áreas de atuação, como: repórter, redator, assessor de imprensa, repórter investigativo, editor, chefe de reportagem, entre outros. Para exercer sua profissão, o aluno formado no curso de Jornalismo deve fazer seu registro junto ao Ministério do Trabalho.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Jornalismo apresenta-se estável. As especializações na área de meio ambiente, da ciência e da economia são as que apresentam maior carência e demanda por profissionais dessa área. Além disso, é imprescindível que o aluno graduado conheça as linguagens das redes sociais e da internet. As maiores oportunidades de trabalho para o jornalista se encontram em blogs, comunicação empresarial e corporativa, sites de empresas e portais. Além disso, existem boas oportunidades de trabalho nas versões virtuais dos grandes jornais e na área investigativa, principalmente nas pequenas e médias emissoras de TV regionais.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: Curso de jornalismo e graduação em jornalismo

 
 
 

Comentários:

  1. Jhony Borges

    A profissão de jornalismo é na minha opinião umas das mais flexíveis e frenéticas. A responsabilidade de informar com precisão os fatos do nosso cotidiano faz com que o jornalista tenha uma boa formação e que ele saiba como se comunicar bem de forma coerente e específica (o que eu acho mais importante).Atualmente consiguir um emprego não é nada fácil , já quando se trata de uma profissão como a de jornalista consiguir um emprego torna-se mais difícil ainda, principalmente nas áreas de telejornalismo e jornal impresso. Daí a necessidade do jornalista ter uma ótima formação. Eu acredito fielmente que a profissão de jornalista é uma das mais incríveis do mercado e que o profissional de comunicação social (jornalista) é um personagem importante para a sociedade, já que cabe a ele a função social de informar, divulgar e até mesmo criticar acontecimentos que interessam a todos nós.

    • Zaira Tannyla

      Eu adorei esse site!E tambem os depoimentos…Agora tenho a certeza de que é essa a carreira que quero seguir!!!:)

      • Cibelly

        Adorei a matéria , eu digo o mesmo , tenho certeza de que é isso que desejo para o meu futuro.
        Vejo os jornalistas no frio na chuva e em varias situações delicadas e ai me vem a conclusão: Jornalismo tem que ser com amor..

        • Umbelina Figueiredo de Sousa Neta

          Eu amo essa profissão, pena que onde moro não tem esse campo de trabalho, teria que ir pra São Paulo ou Rio de Janeiro. Mas pra fazer o que gosto, topo tudo … :D

    • professor joe

      Bom dia meu caro! Não se escreve consiguir e sim conseguir!

      • JuJu Pomp

        Para de se sentir, você não nasceu sabendo… Para estar no nível em que esta foi preciso o erro!! 3beijos guri

    • Loren

      Amei seu comentario :)

    • Bárbara Sousa

      Falou tudo.Importantíssima essa área.Muitos filmes bons trazem essa profissão mostrando o dia a dia desses profissionais.É bem interessante e merece mais valor.

    • adson ramos

      quero muitos se um bom jornalista e minha profisão muito importante para o dia de hoje

    • Laís

      Ser Jornalista é uma responsabilidade tremenda, mas não basta somente gostar de ler , escrever e etc.Quem realmente quer ser um grande jornalista tende a dar sua cara a tapa , a denunciar tudo aquilo que achar impróprio , dar sua opinião sem medo de críticas e também saber que nem sempre sua opinião irá prevalecer, é também saber usar o humor , na hora de escrever , saber entreter o público , com assuntos diversificados da atualidade , abordando temas polêmicos e sociais … Bom é isso que eu penso sobre a carreira jornalística a qual eu pretendo seguir ..

      • Suellen Mara

        Simplesmente A-DO-REI esta matéria!!!!! Sempre sonhei com a carreira de jornalista, apesar de ver, ler e ouvir, em muitos lugares, que é uma área saturada! Confesso que dá certo desânimo diante dessa possível realidade, mas, acredito que sempre há um ótimo lugar para quem ama e se dedica naquilo que gosta. Embora haja dificuldade, somos seres criados com a capacidade de ultrapassar obstáculos e vencer batalhas. É nosso instinto ir à luta e perseguir a vitória. Por esse motivo, vou fazer Jornalismo, com certeza!!! E vamos que vamos!!! A luta não pára!!!!!!!!!!!!!!!!

      • Suellen Mara

        Laís, seu comentário foi muito edificante pra mim!! Concordo com você!!!

    • Brunuhy

      tenho certeza que esta é sim minha profissão,e que vou ser reconhecido . tenho me esforçado muito , estou fazendo curso de ingles por que sei ,que um bom jornalista tenque pelo menos saber um idioma . e não há idioma mais falado no mundo do que o Ingles então obrigado por me ajudarem a entender mais sobre o jornalismo e reconhecer que esta é sim minha profissão !! *–*

  2. Elves

    Adorei este site,pois concordou plenamente com todos os outros que eu já havia visitado.

  3. Elves, Ibicuitinga-CE

    Todos os testes vocacionais são ótimos e verdadeiros,só basta ser sincero.

  4. Pedro Addler

    Olá Jhony

    Parabéns !! Muito bom seu depoimento, gostei muito ( descrever a profissão de jornalismo como “frenética” resumiu tudo !! ), para escrever bem assim, com certeza você deve ser jornalista !! :P

    Realmente as áreas tradicionais como telejornal e jornal clássico estão bem difíceis, na minha opinião um dos grandes caminhos que o jornalismo vai tomar nas próximas décadas é a internet.

    Os sites, blogs e portais são um prato cheio para os jornalistas, a internet é um ambiente democrático, dinâmico e muito atrativo, principalmente para o público jovem.

    Veja o caso do nosso site Guia da Carreira por exemplo, já estamos a 1 ano no ar, temos mais de 150 reportagens online e temos um excelente equipe de jornalismo.

    E você está certo, o grande problema do mundo de hoje não é o acesso a informação, este acesso está barato, o problema é a qualidade do que é informado, por isso os profissionais de jornalismo são tão importantes, são eles que garantem a qualidade das informações que vamos ler, ouvir e assitir.

  5. Douglas

    com esse site tive plena certeza de que o caminho que eu devo seguir e o do jornalismo, desde pequeno eu sempre gostei de dar noticias boas ou ruins mais sempre sabendo informar o receptor….
    e concerteza um dia todos vocês me virão no CNN dos E.U.A.

  6. Paola Evelyne

    Oie !! Me ajudou muito a decidir o que fazer !! Gostei mesmo, me ajudou a tomar a decisão de prestar vestibular pra jornalismo… esse site é bem melhor que os outros !!

  7. Bhrenda Nicolly

    gostei muito, muito legal com fé em Deus seguirei a carreira de Jornalismo !!

  8. Thaís

    Socorro! Estou em dúvida em relação a minha futura carreira. Minha indecisão é entre Publicidade, Jornalismo e Turismo.

    • lilian

      na sua duvida de profissao, o melhor caminho e, ore a Deus pedindo discernimento para proseguir em algo que futuramente lhe dara prazer, e isso, para Aquele q sonda o mais profundo do nosso ser pode nos oferecer, pois na Biblia esta escrito: “Eu bem sei os planos que tenho para vos, planos de paz e nao de guerra, para lhes dar uma esperança e um futuro”. Ore, medite, reflita, decida. Deus a abençoe.

      • JuJu Pomp

        Adorei!!! Faça isso mesmo! Deus sabe de todas as coisas, assim como sabe como será o nosso dia amanhã! Confie Nele, creia que ele te ajudará e ore muito, persevere… Pois o melhor Ele tem para você. Deus te abençoe grandemente, você e sua família!!!!!

  9. Ozéias Julio Rodrigues

    Muito bom ! a visita ao site me deu uma nova visão e muito conhecimento !!

  10. Rodoam Costa

    Eu pretendo ingressar na profissão de jornalismo acho muito bom a comunicação entre os indivíduos, torcam para que eu consiga ser um bom jornalista !!

  11. Lucas

    Eu sou “doido” por Jornalismo, pretendo fazer este curso na minha graduação. Fico observando os fatos e como eles são informados, seja na TV ou revista. Minha principal interação é Turismo, leio todas as revistas de turismo de uma marca e outras desde os 14 anos, e me interesso desde aquela época, desde esta época vivo sonhando em trabalhar numa dessas revistas. Bom, após a minha graduação, o que eu posso fazer para trabalhar numa dessas revistas? Um curso? Alguma pós-graduação?

  12. Jakelyne

    Vou seguir a carreira do meu paii ! ( jornalismo )
    Acho uma profissão muito bonita e bem desempenhada!

    • alessandro

      galera chama la no whats 11 9 6186 2663
      valeu bjs

  13. Claudmery santos

    Acredito que a profissão de joranlista nunca terá um fim, ela sempres será renovada seja pela Web ,seja pelas mídias sociais …etc mas sempres haverá um curioso que escreve bem informando a socieade. eu amo o jornalismo ,ele é tudo na nossa sociedade. Brasil vamos estudar !

  14. Vitor Ramos

    Eu sou iniciante na área, mas eu adorei saber a dureza de um jornalista. Eu estou pretendendo me aprofundar nessa área, e eu tenho muitas dúvidas ainda sobre a profissão de jornalismo. Bom, esse site me deu uma grande introdução sobre o assunto, realmente da pra ficar por dentro do assunto. Bom, vou da mas uma pesquisada.

  15. nanda

    Gostei muito do site, eu pretendo cursar jornalismo, me ajudou muito com todas essas informações sobre a carreira que pretendo seguir.

  16. Maurício Reis Lopes

    Eu gostei muito do texto que fala da vida que um joranlista tem.Também achei as considerações deixadas nos comentários a cima muito esclarecedoras.Eu escolhi a profissão e vou prestar o vestibular este ano para o curso de jornalismo. Espero e sei que vou ser feliz na carreira. Me desejem sorte !!

  17. Rodoam Costa

    Gosto muito deste site, concertezar a comunicação entre os indivíduos é imprecindível para o bom entendimento e relação na sociedade.

  18. Diego

    Ha pouco tempo atras decidi por abandonar uma faculdade de engenharia,mesmo depois de insistir de dizer que nao estava satisfeito no curso e graças a DEus tive o apoio dos meus pais pra tomar essa decisao, pois o curso nao me agradava ou nao me excitava. Esse ano agora de 2010 farei vestibular para jornalismo, mesmo sabendo que na minha cidade e um dos cursos mais concorridos da Ufpa, mais ate do que medicina.Espero agora ter tomado as rédias certas na minha vida.

  19. Pedro Addler

    Olá Douglas

    Que bom que colaboramos para você tomar sua decisão !! Ficamos muito satisfeitos que você tenha abraçado a sua vocação e que está cheio de entusiasmo de seguir a sua carreira em jornalismo.

    Continue persistindo e continue sonhando, o que somos capazes de sonhar, somos capazes de realizar.

    • Renata ferreira

      Ola..
      eu queria mesmo era fazer publicidade e propaganda..mas sempre me identifiquei com jornalismo,por saber que posso me identificar como por exemplo em ser editora,acessora de imprensa,trabalhar por tras das cameras sabe..
      não necessariamente apreaentando um telejornal.
      Gosto muito de escrever,ler artigos,montar textos para propagandas de radio e volantes.
      A minha duvida sobre isso,era se eu poderia escolher jornalismo ,mas para partir pra esse outro lado que tenho facilidade.

  20. Bruna

    Penso em fazer Jornalismo e me especializar em Moda e/ou Beleza, pois pretendo trabalhar em alguma revista ou mesmo escrevendo para um site. Porém, me sinto insegura, pois se eu escolher este caminho provavelmente vou ter que sair do Paraná e ir em busca de trabalho em São Paulo ou no Rio. Tenho medo de ficar desempregada.. imagino que há muita concorrência e instabilidade nessa área. O que você me aconselharia a fazer, Pedro?

  21. Deborah

    Adorei esse site, está me ajudando cada vez mais a ter certeza que o jornalismo será minha carreira profissional!

  22. Laura

    Vocês poderiam colocar entrevistas com estudantes de jornalismo,ou até mesmo,com atuais profissionais!

  23. Nadine

    Concordo, plenamente com vocês e acredito que além de ser uma área que está ai pra levar credibilidade e conhecimento, passa a ser um mercado bem competitivo.

  24. Neide

    Eu estava procurando um site para pesquisa de um trabalho escolar para minha filha e fiquei surpresa com a forma simples e direta que foi descrita esta matéria sobre jornalismo parabens !!!!

  25. Karen Vanessa Kleinhans

    Acredito que o jornalismo é feito por aqueles que ser interessam pela sociedade e gostam de opinar e ser sinceros. Um bom jornalista é muito mais que um divulgador de informações, mas uma pessoa que transmite emoção naquilo que faz.

    • Thiago de melo santos

      desde de Criança gostava de ganhar cadernos e sempre comentava aquilo que acontecia no mundo da sociedade,o gosto pelo jornalismo veio desde de Criança , acho que transmitir os acontecimentos são incríveis, pois o leitor estará sendo informado daquela notícia por você e tem que ter muita responsabilidade para você passar informações incompletas.Pois o mercado do jornalismo é muito difícil, e para chegar ao topo,tem que lutar.

  26. Patricia Penha

    Adorrei .
    Meu sonho é ser jornalista!
    tem tudo a ver comigo!

  27. Pedro Addler

    Olá Thaís

    Embora pareçam carreiras diferente, todas elas tem um fato em comum: todas envolvem criatividade, só que de uma maneira diferente…

    Se você é criativa e a sua criatividade está mais voltada para o lado visual, desenhos e criação de conceitos, faça Publicidade.

    Se você é criativa e a sua criatividade está mais voltada para a escrita, criação de textos e histórias, faça Jornalismo.

    Se você é criativa, tem talento para lidar com pessoas e tem jogo de cintura, faça Turismo.

    • Paty

      Olá, sou criativa, e amo escrever e criar histórias e texto, mas sou tímida. Será que jornalismo seria um bom curso pra mim?

  28. Anna L.

    Adorei esse site, e bem melhor que os outros, tem mais detalhes.Mas ainda continuo em duvida se faço ou nao jornalismo, adoraria um dia poder apresentar um programa, nem que fosse em uma emissora pequena, mais tenho um pouco de dificuldade na escrita.se tiver alguma dica que possa me ajudar, eu agradeço.

  29. thaís

    olha! adorei! você me ajudou bastante.
    eu estava em duvida entre jornalismo e turismo,mas vendo seu site agora realmente sei que vou procurar me envolver mais com o jornalismo.
    obrigrado pela ajuda…

  30. Pablo

    Estou em duvida se faço jornalismo ou letras, qual melhor area?

  31. Estephania

    Adorei esse site! Estão todos de parabéns! Tudo que eu queria saber sobre as profissões,encontrei aqui. Mas tem uma coisa,estou muito em dúvida do que eu quero fazer socorrooooooo!!!Não sei se faço Odontologia,Direito ou Jornalismo e já pensei até em Medicina,mas não gosto de ver sangue,então é muito pouco provável que eu faça Madicina. O pior é que minhas opções são completamente diferentes uma das outras. O que tem a ver Jornalismo com Odontologia? Nada né? Não sei o que faço,mudo de idéia a todo instante, já fiz o teste vocacional e tudo de vcs e o resultado deu Farmácia,Química,Odontologia,Direito,Administração e umas relacionadas a Engenharia.
    Estou perdidinha… Eu acho que escrevo bem e tal, então acho que Jornalismo seria uma boa escolha mas tenho uma quedinha por ser dentista e ainda por cima,uma conhecida diz sempre pra eu fazer Direito,mas não suporto a idéia de ter que estudar aquelas leis,artigos,incisos e tudo mais…
    Pedro Addler,me dê uma luz no fim desse túnel,pq o negócio tá complicado!
    Um grande abraço!

    • Mariah

      Bem, eu também estou em dúvida entre odontologia e jornalismo. Penso que sou mais voltada para o jornaismo, até porque todos dizem isso, mas acredito que a profissão não transparece segurança no emprego, diferente de odontologia que eu posso trabalhar pela prefeitura, e também procuro segurança financeira que acredito que o jornalismo não oferece. Sei que se me esforçar consigo ser uma ótima profissional de odontologia, mas também sei que tenho muita capacidade para o jornalismo. Resumindo, estou entre o certo, e o incerto. Ajuda!! (tenho 15 anos, estou no 2º ano do E.M)

  32. LUZIANA

    Olá !!! Estou numa dúvida terrível !! Me ajudem !!
    Quero fazer jornalismo, só que muitos dizem que é uma profissão que vc não vive bem…
    Principalmente o lado financeiro…

  33. Rodoam Costa

    Queria saber se é realmente necessário ter muita criatividade para a carreira de jornalismo,ja que o principal objetivo é a informaçao

  34. Ricardo

    Olá

    Vcs poderiam postar um artigo sobre a carreira de Relações Públicas?? Eu não sei muito bem a função desse profissional e qual a diferença entre ele e o profissional de Publicidade e de Jornalismo…

    Obrigado

  35. Pedro Addler

    Olá Lucas

    De um modo geral, somente com o seu diploma de Jornalismo você já está apto a trabalhar na redação de uma revista, sua maior preocupação é em relação ao processo de seleção, entrevista de emprego, etc…

    Caso a sua faculdade ofereça alguma opção de Mestrado em Jornalismo vale a pena fazer, mas não são todas que tem esta opção.

  36. Marianne

    Ola, estou cursando jornalismo e adoraria que vc me desse uma dica de como faço para poder entrar em alguma emissora, e meu grande sonho !!!
    Muito obrigada e parabens pelo site, e otimo.
    Bjsss..

  37. Luciana

    Ola,gostaria que vc seja sincero e me responda:quais sao as chances que um aluno que fez jornalismo tem de entrar em uma emissora de televisao?Sei que e mto competitivo, mas sera que ainda posso ter esperança?Muito obrigada e parabens pelo site, eh mto bom msm…bjs

  38. Iara

    Eu ainda sou nova, mas meu sonho é fazer jornalismo na área de esporte . Eu tenho medo de não conseguir um trabalho bom, a competição por empregos de jornalistas está muito grande. Além de eu amar gramática e redação , eu adoro fotografia.

  39. Joyce

    Olá, gostei muito dessa matéria, to me decidindo oque fazer , to muito em duvida , mais acho que vou fazer jornalismo mesmoo adoreii .

  40. Clerita

    amei este site porque estou fazendo um trabalho sobre o jornalismo…
    Estou no 3º do ensino médio
    e essa introdução sobre esse assunto me ajudou……

  41. geovana

    Muito bom esse curso de jornalismo.

  42. Alysson

    Esse site bateu com o que eu gostaria de fazer, que é jornalismo!.
    Muito bom.
    Recomendo!

  43. Pedro Addler

    Olá Bruna

    Realmente, os mercados para jornalismo moda e beleza no Brasil ( desfiles, grifes, etc… ) estão todos concentrados no eixo Rio-São Paulo, se você quiser seguir esta carreira terá de se mudar.

    O mercado é também muito concorrido e você terá de se esforçar muito para conseguir se estabelecer, mas se o jornalismo de moda é o seu objetivo vale a pena tentar, sempre vale a pena ir atrás dos nossos sonhos.

    Boa sorte !!

  44. Fabricio Mendes

    O jornalismo é a profissão dos meus sonhos, espero conseguir vencer todos os obstáculos que virão .

  45. Pedro Addler

    Olá Marianne

    Obrigado pelo elogio, ficamos muito felizes que você tenha gostado !! :P

    Para você entrar em uma emissora de TV no departamento de jornalismo o meio mais fácil é através da redação. Procure saber como ser redatora, quando vão abrir vagas, etc…

    Uma vez dentro da redação você pode ir progredindo no departamento de jornalismo e quem sabe chegar a um cargo mais alto, apresentadora, por exemplo.

  46. Dayane

    Olá eu estou fazendo faculdade de Jornalismo fiquei feliz o teste do site realmente indicou o que estou fazendo.Jornalismo e fascinante eu acho que quando nos gostamos de alguma coisa temos que persistir mesmo que a área de atuação seja um pouco difícil nunca devemos desistir,devemos sempre ser objetivos e esforçados para ter um bom perfil profissional e claro buscar o emprego por que ele nunca vai ao nosso encontro.Então faça o que você gosta e seja feliz por que não existe maior realização no mundo do que fazer o que nos gostamos posso dizer isso por mim que faço Jornalismo não existe melhor área pra mim.
    Boa sorte para vocês. ^^

  47. Pedro Addler

    Olá Luziana

    Tá certo que alguns profissionais de jornalismo ganham mau sim, mas não são todos. E isso acontece em toda profissão, não só no jornalismo, todas as carreiras tem profissionais sub-valorizados.

    Por isso você deve ter a coragem e a garra para melhorar sempre, para vencer na sua profissão, você pode ser um sucesso em qualquer profissão, basta querer e batalhar.

  48. Pedro Addler

    Olá Pablo

    Depende do seu perfil pessoal.

    Letras é uma carreira mais tradicional e que oferece menos opções ( basicamente a opção é ser professor ).

    Jornalismo é uma carreira mais dinâmica e com mais possibilidades de trabalho.

  49. Pedro Addler

    Olá Estephania

    Acho que sei a origem do seu problema de indecisão aguda !! Parece que tem várias pessoas interferindo na sua decisão profissional.

    Apesar de você dizer que escreve bem ( requisito fundamental para jornalismo ) você falou várias vezes sobre odontologia parece que é a profissão que você tem mais vontade fazer. Siga a sua vontade e boa sorte !!

  50. Pedro Addler

    Olá Rodoam

    Não digo que você ter que ter muita criatividade para seguir a carreira de jornalismo, mas digo que você precisa ter um pouco sim, é a criatividade que vai ser o diferencial do seu trabalho em relação aos outros profissionais de jornalismo.

  51. Pedro Addler

    Olá Luciana

    Realmente, embora o mercado de Televisão no Brasil seja grande ( um dos maiores do mundo !! ) para um profissional de jornalimsmo entrar em uma TV é difícil, na TV só trabalham os melhores jornalistas.

    Mas não desista !! Trabalhe e estude sério, você tem boas chances, só depende de você.

  52. Maria

    Ola!Gostei muito do site.Passei o dia fazendo testes vocacionais, e realmente amei este, porque ele te mostra opçoes, não pelo que você sabe fazer, mas pelo que você gosta de fazer.Eu sempre quis fazer jornalismo, mas ultimamente,fica martelando na minha cabeça: E se não for o que eu quero?
    Minha maior dúvida, é sobre a carreira artística, eu amo cantar, dançar, mas eu amo, amo mesmo, escrever, ler, falar, pesquisar. Mas não sei se isso basta.
    O mundo afinal é tão grande!
    Enfim, parabéns pelo site, pena que não resolveu muito o meu problema.
    Beijão

  53. Ingrid Saldanha

    Jornalismo é a minha opição, além de ser uma aréa muito “Frenetica” também é importante estar por dentro de todos os assuntos sem precisar se aprofundar em nenhum.

  54. Katiuscia

    Olá Pedro Addler, como vai?

    Este ano me formo em administração. Trabalho na BM&FBovespa, na parte de operações, mas não me sinto feliz nesta profissão. Assim que me formar, gostaria de mudar para o jornalismo. Gosto muito de escrever, me dou muito bem com as palavras. Os números me assustou um pouco, por isso quero sair da administração!
    Você me sugere alguma faculdade de jornalismo de boa qualidade e custo acessível em São Paulo?
    Sou muito comunicativa e me expresso bem, tanto em textos, quanto pessoalmente. O que me aconselharia?

  55. Fabíola Ferreira

    Achei esse site muito bom, porque eu achava tinha quase certeza que queria fazer Jornalismo mas agora tenho muita certeza disso também pude conhecer mais a profissão.

  56. Pamêla e Samara

    Achei esse sati muito interessante, e procuro alcaçar meus objetivos com jornalismo…
    amei
    adoro

  57. Guilhermy

    Eu tenho sonho de trabalhar na televisao ou em revistas , mas ao mesmo tempo adoro fazer plantas de apartamentos , casas , gosto muito de moda .
    Acho que tudo tendencia pro lado do jornalismo .
    Meu teste vocacional deu area biologica , mas eu não curto absolutamente NADA disso .

  58. Fabi

    Li todos os comentarios, como muitos falaram parabéns pela materia eu também achei muito boa, parabéns a vocês!
    Vou fazer jornalismo SIM, mais sempre que pesquiso coisas sobre essa profissão da um pouco de “desanimo” porque sempre colocam mais pontos negativos do que positivos… eu sei que é bem comcorrido mais qual profissão não é? Pedro dúvida… em todos (ou quase todos) os sites que eu pesquisei sobre jornalismo falam que o Inglês é fundamental, eu odeio inglês sera que esse “dominar” outra lingua precisa mesmo ser o Inglês? e ele é mesmo tão fundamental? Obrigada

  59. Karolyna

    Gente tenho 12 anos , e quero me especializar em telejornalismo (âncora).quero saber como fazer isso desde já. Estou cursando na 7ª série, e me interesso muito mesmo por telejornal.
    Podem me dar dicas ?

  60. karol

    Gente tenho 12 anos e quero me especializar em jornalismo, quero fazer cursos e me especializar desde já. Voces podem me ajudar me dando dicas ?
    OBG.

  61. Andréa

    Olá! Gostei muito desse site! Eu sempre tive vontade de fazer jornalismo e estou decidida a prestar o vestibular para seguir essa carreira. Costumo ver que o mercado de jornalismo é bem concorrido, mas a visão que tenho é que todas profissões são concorridas, ou seja, no fim das contas, apenas os melhores profissionais, seja em qualquer carreira, conseguem destaque. Meu sonho é me formar na USP, mas caso eu não passe (estou com muito medo disso acontecer =/)gostaria de saber uma boa faculdade particular de jornalismo – além da Cásper Líbero, pois essa é muito cara e não tenho condições de pagar…

  62. Analuh

    Ola Pedro,gostaria de saber em quais areas o jornalista pode atuar…na Tv por exemplo, ele fica limitado ao jornalismo tradicional, com os telejornais?Gostaria de fazer jornalismo e poder apresentar outros tipos de programas menos formais, algo ligado com musica e atualidades.Agora estou em duvida se esse realmente é o curso certo.Preciso de mais informações, se puder me ajudar!!!Obrigada

  63. iluska

    Olá meu nome é iluska tenho 16 anos faço o ultimo ano do ensino médio
    Esse ano decidir fazer jornalismo apesar de todos me falarem que é uma profissão com poucas chances de crescer sou do Espírito Santo, e muitos me falam pra crescer devo sair daqui e ir para SP ou RJ não pretendo fazer isso.Por fim quero agradecer a e esse site foi diferente de todos os outros que eu já pesquisei ele fala com simplicidade uma boa matéria.

  64. Camila

    Olá pessoal, achei o site muito interessante!!!Estavamos eu e meu irmão buscando testes vocacionais, ele pq vai ingressar na facul logo logo e eu pq busco alternativas profissionais…
    Faço Letras (Português- espanhol) mas às vezes me sinto insegura com a profissão que escolhi, ser professora. Penso em avançar e investir em pós graduação e mestrado, como tradução e literaturas hispanho-americanas, respectivamente, porém tbm penso em ser jornalista pelo fato de gostar muito de escrever.
    Gostaria de PARABENIZAR o site pelas informações e acrescentar dizendo que o jornalismo é algo muito instigante, mas requer muita força de vontade e dedicação para que sejamos bem sucedidos.
    Uma pergunta: Seria uma boa pra mim tentar o jornalismo, ja tendo uma faculdade de letras? Seria um ponto a favor no curriculo?
    Valeu

  65. Giulia

    Olá!! Tenho 14 anos ainda, mas já penso bastante no meu futuro, qual carreira seguir… e o site me ajudou muito! Estou em dúvida entre jornalismo e hotelaria e turismo, e gostaria de uma opinião e saber vantagens e desvantagens de ambas as profissões.
    E vocês estão de parabéns, o site é muito bom mesmo! :D

  66. Jean Bruno

    Jornalismo é um campo que vem se expandindo absurdamente nos últimos tempos. Acredito que muitos destes sonhos aqui relatados serão realizados, pois acima de tudo vejo sob cada depoimento uma vontade muito grande de seguir esta profissão tão espetacular que é o jornalismo.

    O mundo está girando em volta desta carreira que não para de crescer, e tende a continuar nesta mesma intensidade, o que me faz crer que o jornalismo jamais estará fora de foco. Acredito que o amor a esta profissão deve ser soberano acima de tudo, afinal um jornalista deve estar atento a todo instante sobre tudo o que acontece em volta do mundo.

    Desde de criança alimento este sonho de me tornar um jornalista, a minha adolescência vem sendo acrescida a cada dia de mais esperança, pois sei que um dia me tornarei um grande JORNALISTA.

    Costumo dizer que JORNALISMO é como um livro, que nunca tem um fim, e que a cada dia é escrito por cada um dos jornalista que compõem este campo magnífico.
    Deixo aqui um recado a todos os milhares de sonhadores que visitam este site: Acreditem sempre no sonho de vocês.

    Não se deixem abater com palavras negativas, pelo contrário usem essas palavras como fonte de energia para que vocês se tornem jornalistas ainda melhores do que podem ser.

    Não permitam que uma lei estúpida que aboliu o diploma dos jornalistas façam de vocês pessoas sem esperança, mas sempre acreditem. Afinal como diz a música QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA !!

  67. Julia

    Estou em duvida entre jornalismo e publicidade.
    Eu amo a correria,a pressão que ambas profissoes apresentam mas não sei qual escolher.
    O mercado do jornalismo é bem concorrido mas você acha que está fechado?
    E publicidade?

  68. Natacha Pinheiro

    Gosto muiito de jornalismo, acho uma proffissão admirável e gostaria muiuto de ser uma grande jornalista uma dia. Se Deus quiser

  69. Flávia

    Eu gostei muito de tudo oque eu li !
    Eu decedi fazer esse teste vocacional… ai saiu como dica o jornalismo e eu ja tava com isso na cabeça!
    Como depois de fazer o teste eu vi que eu me encaixo com a profissão eu tô pensando em seguir isso e quem sabe ser uma grande jornalista um dia!

    Valeu ai viu… tudo de bom esse site, abriu bem os meus pensamentos,e se antes eu tava com 90% decedida em jornalismo,depois desse teste e de ler tudo oque eu li poso dizer que estou 99,9% decedida agora.

  70. Rafael Bonacossa

    Muito legal. Pretendo seguir esse caminho e ser um Jornalista esportivo bem qualificado e concordo plenamente na questão da internet, hoje em dia tudo isso é essencial. Parabéns pelo Depoimento. Sorte a todos em suas carreiras. Nos vemos no Sportv se Deus quiser galera!
    Abraço

  71. Aline Fartura

    espero ser uma ótima jornalista este sempre foi meu sonho tenho 13 anos e me enteresso muito por este assunto adorei o teste pois estava em duvida sobre esta profissão e cursar matemática pois agora tenho certeza………

  72. tamara

    amo a profissao de jornalista estou no segundo ano de jornalismo e já tenho de me informar sobre meu futuro e a área da notícia tem me despertado muito interesse, também gosto de publicidade, comunicação e jornal espero q eu seja uma boa profissional fazendo o que eu GOSTO !! :)

  73. Mariana Ferreira Leite

    Olá. Tenho 15 anos e estou no segundo ano do ensino médio e faço curso técnico em administração. Mas minha paixão é escrever, pesquisar… porém tenho medo de cursar jornalismo devido ao mercado de trabalho que está MUITO saturado, dificilmente de conseguir emprego e quando consegue a remuneração não é muito alta este é o meu medo. Gostaria de algumas dicas. Fiz o teste vocacional e deu: Em busca do reconhecimento e retorno financeiro. gostaria de saber se eu gosto de matemática mas gosto de escrever e de aprender novas línguas, será que posso fazer jornalismo ? pode me ajudar ??

  74. David Gabriel

    Pretendo ser jornalista, pois é o meu grande sonho e tenho certeza que se Deus quiser ele vai se realizar, amo a carreira de Jornalismo e pretendo ser um, um dia.

    Abraços

  75. Daiane Rodrigues

    É natutal ter uma certa insegurança quando se trata de algo decisivo e importante. Estou nessa situação quero muito fazer Jornalismo, mas sempre tive vontade de fazer Direito. Adoro escrever, tenho blog e etc. É bom pensar muito antes, avaliar seus gostos, porque não vale a pena entrar em uma Faculdade sem ter certeza, é perda de tempo e de dinheiro.

  76. Pedro Addler

    Olá Katiuscia

    Você está certa !!! Temos que buscar mesmo é a carreira que gostamos e temos prazer em trabalhar !! Você está certa em querer largar administração e partir pro jornalismo.

    Em relação a boas faculdades de jornalismo em São Paulo, recomendo as seguintes: USP São Paulo, USP Baurú e também a Unicamp.

    São 3 faculdades de jornalismo públicas muito bem graduadas !!

  77. Maria Luiza

    Olá, estou cursando o primeiro ano do ensino médio mas já estou decidida em fazer jornalismo pela minha aptidão pela escrita e paixão pela leitura. Porém ainda tenho algumas dúvidas, pois não sei em que área me especializar ainda. Gostaria de algumas sugestões, se possível. Abraços!

    • Pedro Addler

      Olá Maria Luiza

      Você tocou justamente em um dos pontos chave do jornalismo, uma das principais vantagens dessa carreira é o dinamismo.

      Você pode se especializar em praticamente qualquer área dentro do jornalismo, dentro do meio inclusive costumamos dizer: existe um público para todo tipo de assunto que existe.

      Entre as principais áreas que você pode se especializar dentro do jornalismo temos:

      - Jornalismo Esportivo: Cobrir as competições e acontecimentos dentro do mundo dos esportes.

      - Jornalismo de Moda: Falar sobre eventos, desfiles e tendências de moda.

      - Jornalismo Clássico: Produção de matérias sobre notícias e acontecimentos no Brasil e no mundo.

      - Jornalismo Econômico: Falar sobre economia e finanças para jornais e sites especializados.

      E por ai vai, são realmente muitas áreas.

  78. Pedro Addler

    Olá Fabi

    Na verdade o Inglês é fundamental sim para o jornalismo, por um motivo simples: hoje em dia o Inglês é a lingua padrão do planeta terra :P

    Há muitos textos e artigos interessantes escritos em Inglês e com certeza você vai precisar ler eles durante a suas pesquisas jornalísticas.

    Aliás, saber Inglês é importante para todas as profissões. Todos devem aprender essa língua.

  79. Pedro Addler

    Olá Analuh

    Que interessante, uma futura jornalista com espírito artístico !!! Você pode sim trabalhar em jornalismo e atuar em diversas áreas diferentes e não tradicionais, inclusive música, por que não ??

    E te dou um exemplo, existem canais como a MTV por exemplo que fazem um trabalho seríssimo de jornalismo relacionado e música e arte :D

  80. Pedro Addler

    Olá Karolyna

    Você escolheu uma carreira difícil de se conseguir, âncora de tele jornalismo, mas não é impossível !!

    Se você quer chegar a esse posto, considerados por muitos o principal da carreira de jornalismo, tem que começar desde já mesmo.

    A primeira dica que dou é a seguinte: começe a estudar Inglês !! Começando agora, quando você chegar a idade adulta vai estar falando inglês fluente. Você pode também fazer outros cursos tais como Redação, Escrita Criativa ou então aulas particulares de Português.

  81. Pedro Addler

    Olá Andréa

    Pior que você está certa, no fundo, todas as profissões são concorridas e acredite essa é a graça, você tem que se esforçar para se destacar em uma profissão, seja ela jornalismo ou então qualquer outra. Não existe glória sem batalha…

    Se você não conseguir passar na USP, tente a Anhembi-Morumbi de São Paulo que é particular, acredito que não seja tão cara quanto a Cásper Libero.

  82. jansen gomes

    Olá, estou cursando jornalismo,e procuro obter o máximo de informações possíveis sobre a profissão que escolhi para minha vida!e sei que o mercado de trabalho está um pouco saturado,E é por isso que procuro estudar bastante e obter o máximo de informações possíveis.Não me limito ao que eu aprendo em sala de aula da faculdade de jornalismo, uma excelente formação vai muito além disso.

  83. Alessandra

    Gosto de escrever e varias pessoas me aconselharam a fazer jornalismo tanto por eu escrever quanto pela minha voz, que tem um tom muito bom para a tv.Mas desde criança morro de vontade de ser medica. Não sei o que fazer tenho medo que se optar por jornalismo eu não tenha um futuro, me preocupo com a remuneração e a concorrência.

  84. alana kelly 14

    Olá Pedro vi que vc ajudou mts pelos comentarios e vi q vc entende mt de jornalismo e eu estou com o problema parecido com o da anna l. Eu estou na duvida entre propaganda e publicidade,turismo, jornalismo e administraçao de empresas. Eu tenho mt criatividade visual e gosto mt de tirar fotos ( tanto q ate msm meu proprio aniversario eu q filmei rsrs ) mas me identifiquei mt com propaganda e publicidade ja q eu me interecei mt e é um ramo na qual eu tenho facilidade…turismo me entereçou basatante ja que mtas viagens, passeios sempre sou eu que organizo. Eu colocarei algumas coisas q tenho facilidade e gostaria q vc me indicasse a profissão q mais se encaixa cmg desde já agradeço.

    Tenho facilidade em qualquer equipamento eletronico
    Gosto muito de tirar fotos,fazer filmagens etc…
    Gosto muito msm de animais e não tenho nojo de nada
    Sou muito aventureira
    Tenho bom jogo de cintura para debates
    Sei bem gerenciar um grupo
    Tenho bastante disposição para fazer algum projeto
    Sei muito sobre designer grafico msm sem ter feito curso

    • Pedro Addler

      Olá Alana Kelly

      Pelo que pude ver no seu depoimento a sua principal característica é que você é uma pessoa muito dinâmica e por sinal também muito criativa.

      Das características que você citou sem sombra de dúvidas acho que a carreira que melhor combina com você é jornalismo.

      Por exemplo, mexer com equipamentos eletrônicos, isso é fundamental para o profissional de jornalismo moderno !!

      Ser aventureira é fundamental para se produzir uma boa matéria.

      E ter um bom jogo de cintura em debates também é ótimo pois muitas vezes surgem divergências na redação e você vai ter que convencer os outros profissionais de jornalismo do seu ponto de vista.

  85. Victor

    Eu gosto Bastante de Jornalismo , só que estou meio Perdido ainda :S
    Eu queria fazer uma faculdade de Jornalismo e me especializar em Moda , Jornalismo de moda !
    É difícil ?
    É uma opção ruim ?
    Espero que vocês Me Ajudem !

    Me Iluminem HAHA

    O Tópico e muito bom !
    Beijos a todos

  86. Nathalia dos santos Corrêa

    Sem dúvida, a profissão de jornalista é excitante. Gosto muito dessa área e escrever, para mim, é uma coisa que traz motivação. Tudo está muito difícil hoje em dia.Por isso força de vontade e determinação são fundamentais. Acredito que todos tem as mesmas chances de conseguir sem precisar usar de métodos desonestos.. Eu acredito em mim e no outro.Acho que o mais difícil de lidar é com nos mesmos. Infelizmente a energia é muito negativa. Mas como um verdadeiro jornalista não desiste da sua matéria.. nós comos futuros ,um dia, não vamos desistir pelo que lutamos.

  87. Juliana

    Estou prestes a formar em medicina veterinária e também tenho grande interesse em jornalismo, reportagem etc.Gostaria de saber se há possibilidades de unir essas duas carreiras e eu trabalhar como jornalista(pensando em uma segunda faculdade)?

    • Pedro Addler

      Olá Juliana

      Sim, sempre há a possibilidade de unirmos os nossos interesses profissionais :D

      Você pode por exemplo se tornar uma jornalista especializada em meio-ambiente e fazer matérias relacionadas com o assunto de natureza e animais.

      Há possibilidades de trabalho tanto em mídia tradicional quanto na Internet ( blogs, etc… ) hoje em dia cada vez mais gente se interessa pelos assuntos de jornalismo e meio-ambiente.

  88. Pedro Addler

    Olá Iluska

    Que bom que você gostou da nossa matéria :P !!!

    Ficamos muito sempre felizes em ajudar as pessoas a tomar as melhores decisões no que diz respeito a vida profissional.

    E boa sorte na sua carreira de jornalismo !!

  89. Sayonara Métissa

    Tenho 18 anos e estou terminando meu curso pré-vestibular, minha proja já é agora em novembro. Não tenho mais dúvidas vou fazer jornalismo o único problema é que não gosto muito de ler, só algo que me chame atenção. Pesquisei no google sobre a profissão e adoirei a matéria de vocês, me deixou mais segura do que realmente quero.

  90. Pedro Addler

    Olá Julia

    Na verdade nenhum dos 2 mercados está fechado, tanto a publicidade quanto o jornalismo estão abertos a novos talentos.

    Aliás, digo mais !!! Esses mercados vivem é disso: a constante busca por novos talentos.

    De qualquer forma, comparando a concorrência entre os 2 mercados, acredito que o mercado de jornalismo está mais favorável ( publicidade está mais concorrido ).

  91. Lhino

    Olá,
    Gostaria que alguém tirasse uma dúvida.
    Qual o Conselho competente que fiscaliza os profissional de jornalismo ?

    • Pedro Addler

      Olá Lhino

      Para fiscalizar e regulamentar a carreira de Jornalismo no Brasil na década de 2000 foram criados o Conselho Federal de Jornalismo e também os Conselhos Regionais de Jornalismo ( 1 por estado do Brasil ).

      Os jornalistas também tem a representação afirmada por diversos sindicatos.

  92. Fabiano

    Olá Pedro!

    A pior coisa na vida é ter muitas dúvidas sobre qual profissão seguir. Trabalhei em diversas áreas, e ultimamente estou atuando como vendedor.
    Mas, a profissão que me atrai e muito, é a de me tornar um comunicador de rádio.
    Todos elogiam minha voz. E realmente sinto que jornalismo é minha vocação, e tem uma outra coisa, algo engraçado as pessoas mais próximas de mim, como meus amigos por exemplo, sempre me procuram para desabafar sobre coisas que atrapalham as suas vidas. Será que eu tenho um perfil de psicólogo?
    enfim…
    Só que já tenho 29 anos. É possível eu juntar as duas profissões? Fazer jornalismo e psicologia?
    Bom, essas são as questões que “infernizam” as minhas escolhas.
    Obrigado!

    Parabens pelo site.

    • Pedro Addler

      Olá Fabiano

      Realmente, você tem um ótimo perfil para locutor, comunicador e profissional de jornalismo !!

      Pra começar a sua boa voz é um talento raro que 99% das pessoas não tem :P outra característica muito legal para você fazer jornalismo é a sua sensibilidade para entender os problemas e desabafos alheios.

      Isso é importante pois o jornalista e no seu caso, o locutor de rádio, tem que entender bem o seu público.

      Sendo locutor de rádio você pode fazer uma boa integração entre psicologia e jornalismo, acredito que você vai se sentir bem realizado assim.

  93. Romário

    Bom pra começarmos, a profissão de jornalismo na minha opinião, é uma das mais gratificantes e completas, por nos oferecer N possibilidades de escolhas na Profissão.
    A respeito do artigo o Post me ajudou muito, não só no meu trabalho como para me deixar mais apaixonado pela profissão !!
    Muitoo Obrigadoo,atenciosamente Rom Sena :)

  94. Bruna

    Sabe, eu estou em dúvida entre fazer Jornalismo ou Relações Internacionais. Eu adoro escrever, mas também sou boa com idiomas e comunicação, então não sei bem o que escolher :\

  95. Pedro Addler

    Olá Mariana Ferreira

    Realmente, o mercado tradicional de jornalismo ( jornais, revistas e TV ) está um pouco saturado mas o jornalismo está sempre se reinventando e há um excelente novo mercado surgindo: O Web Jornalismo.

    Você vai encontrar otimas oportunidades para escrever na Internet e conseguir um grande público e repercursão. Você pode trabalhar com jornalismo tanto em sites e blogs famosos quanto fundando seu próprio site, por que não ??

  96. Dhara Naially

    Muito boa a matéria.. Mais ainda não sei se vou fazer jornalismo ou turismo! tô em dúvida ainda..

  97. Bismark

    Cara….este site é muito bom.
    me ajudou muito em qual carreira seguir.
    ja estou quase certo de que é jornalismo.

  98. Doris

    este site é bem informativo, gostei muito!
    Isso vai me ajudar bastante, afinal quero fazer faculdade de jornalismo… oq eu na verdade queria fazer era organizar uma revista, procurar os melhores artigos, melhores informações.
    acho bem importante a função de um(a) jornalista..

  99. Pedro Addler

    Olá Victor

    Imagine !! Fazer jornalismo de moda não é uma má opção pelo contrário, se você tiver talento é uma opção excelente já que há poucos profissionais de jornalismo de moda no Brasil.

    Além do mais, devemos sempre buscar fazer o que gostamos, se você gosta de jornalismo de moda, é isso que deve fazer !!

  100. Julia Paschoal

    Este site é perfeito , eu acabei de descobrir que é isso que eu quero pra minha vida , estou muito feliz por que é uma coisa que eu gosto muito , julia , Descalvado 14 anos .
    obrigado

  101. hellen

    Realmente ser jornalista hoje não é nada fácil,porem nenhuma área de trabalho hoje esta fácil de seguir.Jornalismo é uma área bonita que eu admiro muito mas a maioria das pessoas dizem q é uma área que está desvalorizada mas eu ainda tenho minhas dúvidas além do mas informação é algo que nunca vai deixar de essencial para qualquer pessoa.

  102. leonardo da silva

    oi adorei muito esse site por que eu adoro jornalismo eu um dia eu vou ser o correspondente da rede globo muito obrigado mas tambem não quero fazer so jornalismo quero fazer duas faculdades obrigado leonardo lagoa vermelha rs

  103. natalicia

    puxa eu amo jornalismo que pena que só tenho 12 anos mais eu vou estudar muito cara fazer todos os cursos de e jornalismo ser uma jornalista muito competente e viajar em todosos países cara amo essa profisão parabens a todos os jornalistas

  104. Adriel Duarte

    Olá a todos, como vão ?
    Primeiramente, meus parabéns ao Pedro Addler, pela atenção dada aos circunstantes do site, realmente louvável, tendo em vista o número de comentários por profissão. Sobre o jornalismo, dita cuja exerço desde os 23 anos (hoje possuo 47), é importante dizer que houveram muitas mudanças nos últimos anos, uma verdadeira revolução da mídia. Ficou mais difícil pois hoje, “qualquer um” pode levar informação através da internet e principalmente das redes sociais. Atualmente é mais difícil “aparecer” com tanta concorrência. Todavia tendo talento e dedicação, as mídias digitais se tornam facilitadores para aqueles que buscam exito.

  105. Thaina da Silva Santos

    Tenho 16 anos, e estou em duvida entre Jornalismo e Arte cênica, gosto muito das duas profissões minhas qualidades são dinâmica, curiosa(procuro me manter informada sobre os diversos assuntos), sou simpática, minha matéria preferida na escola é Português e me dou muito bem com as pessoas, Falta 1 ano e meio para os vestibulares e eu preciso me decidir por isso eu peço sua ajuda Pedro Addler, e também queria tirar uma duvida eu faço teatro, tem algum curso que eu possa ta fazendo para me preparar para Jornalismo?
    Grata aguardo a resposta :D

  106. pérola

    oie meu nome e pérola tenho 12 anos e que
    guando eu cresce quero ser jornalista ja estou pesquizando pra eu saber mais.

  107. Aíres

    Olá, estou cursando o 2° ano do ensino médio, e estou em uma batalha na busca de qual carreira seguir, porém desde o 8°ano penso em jornalismo, por ser uma área na qual me identifico muito, pelo fato de que sou muito comunicativa, e a cada dia leio mais artigos sobre jornalismo, vejo depoimentos de jornalistas,(por sinal esse é um site muito bom no qual encontrei muitas coisas interessantes), com isso acabo que despertando cada vez mais esse desejo de me tornar uma grande jornalista, e já fiz vários testes vocacionais e sempre confirmam o jornalismo, de certa forma acho que ja tenho todos os pré requisitos para seguir essa área, ma como ja mencionei estou em uma grande batalha, pois sempre quando falo a carreira que quero seguir a cada dez pessoas oito dizem “que essa área não dá dinheiro, que não tem futuro”, mas eu não quero me deixar levar pelas opiniões dos outros, isso pra mim é só o começo de muitas dificuldades que virão, mas enfim apesar de estar tão convicta naquilo que quero, estou passando pelo o que a maioria ja passou, está a cada dia se aproximando o vestibular e as duvidas aumentando, será que é isso mesmo que eu quero? também tenho outras opções como serviço social, publicidade, biblioteconomia.
    pra mim nesse momento o que mais importa e escolher o meu curso e fazer com prazer para que no futuro seja um bom profissional.

  108. Gizelle Brazao

    Eu na verdade sempre quis fazer Jornalismo, mais agora percebi que vou ter que batalhar muito para ser uma otima profissional.Uma carreira deve ser levada com amor, entusiasmo e muita paixão e tenho certesa que isso eu ja tenho agora falta só começar a estudar, mas é essa sem duvida sera a minha profissao!!!

  109. Priscila Cristina

    Olá, também gosto muito de jornalismo. Atualmente estou cursando o 2º período de Engenharia Ambiental, mas estou pensando seriamente em prestar vestibular para jornalismo. Mas assim como muitos comentários aqui, também tenho um certo receio em optar pela carreira, uma vez que seus aspectos atuais estão sendo bem delimitados. Será que seria uma boa troca de profissão?

  110. Milene da silva

    Olá sou a Milene,e tenho muitas dúvidas sobre a profissão de jornalista pois moro em Itaguaí na zona rural ,e acho um sonho meio que impossível pois meu pai me diz que será difícil de conseguir seguir essa profissão,peço um conselho e uma força para q eu possa me animar e me decidir e continuar a persistir em meu sonho.

    • Nayla

      Milene da Silva , eu morava em Sp, mas agora moro em uma cidadezinha no sul da Bahia, há 7hrs da capital Salvador. Mas o meu sonho de ser jornalista vai além das dificuldades, não há nada melhor do que nós fazermos oq queremos, e se sentirmos realizados. SIGA EM FRENTE, não olhe para as dificuldades, pois maior do que as dificuldades é a beleza dos nossos Sonhos, e o Deus Fiel e provedor que Sirvo :)

  111. Karin Ishirugi

    Entããão galera eu to com 15 anos, pretendo fazer telejornalismo *-* e essa decisão está QUASE sendo decidida definitivamente, os recursos, o salário inicial e tudo mais me convence de fazer essa profissão.

    Beijo

  112. Bianca

    mais ou menos três anos atrás me apaixonei por essa profissão, e com certeza vou prestar jornalismo.
    Eu já tive a oportunidade de conversar com um profissional da área e ele me falou que, não é fácil, mas se é o que você ama vale à pena.
    Afinal, eu acredito que, não apenas para jornalismo com para qualquer outra profissão, basta você amar o que faz que já é um primeiro passo.

  113. Nayla

    O “The New York Times” espera por mim *-*
    Com certeza é a carreira de jornalismo que eu quero seguir, me identifico muito e falo bem em publico. Gostei muito do teste, estão de parabéns :)

  114. jozaquison pinheiro

    até o final do ano passado eu ainda não sabia o que queria pra mim,mas no inicio desse ano comecei a mi interessar por essa área,fiquei feliz com essa informação,que bom que é uma das áreas que posso mi dar bem…sempre gostei de comunicação…
    muito legal esse site,brigado mesmo..

  115. Josiane Santos

    desde a oitava sèrie que eu sabia,que queria ser jornalista!o teste vocacional so comprovou isso!!amo,amo,essa profissâo!!!

  116. virna-lise

    Olá Pedro.. eu to indecisa ainda. Antes eu queria fazer enfermagem e depois acabei ficando desencantada com a profissão. Mas eu gosto de Letras também, sempre gostei da disciplina portugues..adoro. mas isso n é suficiente,estou certa? e como o campo de trabalho pra Letras ta ruim pensei em fazer Jornalismo pq é profissão relacionada. oq vc me diz. devo fazer?

    • mah

      Virna, pesquisei bastante sobre jornalismo, e o essencial para seguir esta profissão é ser CURIOSO, escrever bem e se comunicar bem também.

  117. Lucia Manuel

    Ola pedro Addler
    olha desde pequena as pessoas dizem que sou muito inteligente,leio muito bem, tambem escrevo bem e acima de tudo dizem que tenho uma voz encantadora e que sou criativa.jornalista na area dos esportes sempre e o meu sonho,bem nesse caso gostaria de saber se posso continuar com esse sonho!!! Ate la e um beijo pra todos.

  118. Ana Kelly

    Estou em dúvida entre serviço social e jornalismo, me ajude por obséquio!!!

  119. Lucia Manuel

    Ola pedro addler.
    Olha desde pequena as pessoas diziam que sou inteligente e que estou crescendo com a minha inteligencia, dizem tambem que tenho uma voz encantadora e acima de tudo sou muito criativa, por mim mesma vejo que gosto muito de ler jornais de desporto ,escrever e fazer perguntas de capital importancia,gostaria de ser um dia uma jornalista da radio na area dos esportes. E com tudo isso que eu disse sobre mim gostaria de saber se existem algumas possibilidades de eu ser jornalista futuramente,ja que ainda tenho 16 anos e tudo obrigada.

  120. amanda paula tempass

    Olá,curso no momento o 1 ano do ensino medio.No futuro pretendo ser jornalista,amo ler e,adoro escrever.Ouço muitas pessoas dizerem que o jornalismo nao leva em nada,mas eu discordo,acho que e uma profissao que da historia.Ja pensei em desistir dos estudos,confesso,mas quero escrever meu proprio futuro,com base em minha carreira.Bjos a todos…

  121. Carolina

    Falta apenas 1 semestre para me formar tecnica em marketing. Ate agora tudo o que estudei sobre publicidade/mkt adorei. Porem ainda serei tecnica, e tenho que decidir qual faculdade irei fazer :O Amo leitura e sou apaixonada por comunicação, porem uma certeza eu tenho: NÃO quero fazer publicidade. Por ha ser (quase) uma tecnica em mkt não vejo necessidade em estudar 4 anos a mesma coisa que estudei em dois. Por essa razão estou na duvida em qual graduação seguir, estou entre: Comunicação Social, Relações Publicas ou Jornalismo. Tenho medo de escolher jornalismo pelo fato de não ser necessario um diploma para exercer a pofissao. O QUE EU FAÇO ? ME AJUDEM !!!!!!!! KK

  122. Michel Odair

    Prezado Pedro queria uma resposta franca rsrs…
    Sou formado em técnico em mêcanica mais nao gosto de calculo e de trabalhar em empresas, tenho facilidade para apresentar trabalhos em publicos, e criar boas historias.
    moro no interior de Sao paulo, sei que essa profissao é mais pra capital… você mesmo assim recomendaria pra min fazer Jornalismo, ou teria outra dica. Muito Obrigado desde já.
    Abraço!

  123. Jilvania Reis Miranda

    Bom dia caros colegas, sou apaixonada pelo jornalismo desde criança,gosto muito de ler,escrever,falar em público mas por motivos pessoais e financeiros nunca pude concluir o meu curso de jornalismo e comunicação,hoje tenho 41 anos mas ainda não desisti,não quero fazer jornalismo de rua,quero escrito,amo escrever,o que devo fazer para conseguir? sou de salvador,Bahia,beijos queridos.

  124. su

    Olá,desde pequena sonho em ser jornalista mas,por medo do mercado e por minha cidade só ter 2 meios de comunicação e o mercado sufocado resolvir fazer publicidade porque tenho criatividade.Mas,senti que ainda quero jornalismo.Devo mudar de curso?

  125. Nickson

    Jornalismo-profissão onde eu me encontrei e me encaixei por ser uma profissão comunicativa, eu era uma pessoa bastante timida e a televisão me desencaminhou da timidez. Sempre assistí os Jornais
    mas nunca meu coração bateu por este Ramo de Trabalho, houve tambem grandes inspirações na TV (Brasileira) (BAHIANA)grandes apresentadores e Jornalistas
    Tenho apenas 16 anos ja me passou pela cabeça em ser (ARQUITETo),estou próximo do meu último ano escolar sei que há muito tempo pra pensar.
    -já fiz 2 teste vocacionais e todos dois deu a mesma coisa.
    [FATO]=>È JORNALISMO meu povo! quem sabe daqui alguns anos voçês me vendo na televisao mostrando a realidade Brasileira com minha espontanidade, alegria,e disposição.

  126. Juliana Lima

    Fiz o teste, só que as profisões não eram nenhuma das que pretendo seguir exeto jornalismo que tenho sim vontade, acho que me identifico mais com a area da saude, hj tenho convicção que quero fazer a faculdade de medicina especialização em cardiologia as batidinhas me fascinaram, já trabalhei com um cardiologista e quem realizava os ECG era eu,confeço que foi amor a primeira vista por esse orgão apaixonante que é o coração, hoje sou estudante de enfermagem e pretendo seguir adiante, mais amei o teste vocacional, parabéns!

  127. Fernanda

    Muitas pessoas aqui estão um tanto “iludidas” com a profissão. Antes de decidir o que quer fazer, procure saber as opções de trabalho, porque a maioria está achando que ao terminar o curso vai estar nos bastidores do Jornal Nacional!
    A carreira é muito mais ampla do que vocês estão pensando.

  128. Taiala Oliveira

    Sempre fui fã do jornalismo, e estou estudando bastante pra passar no vestibular esse ano.
    Acho uma profissão extraordinária!

  129. mah

    Ótimas informações para as pessoas que como eu estavam em dúvida de qual profissao seguir, agora nao tenho mais nenhuma dúvida, farei jornalismo!

  130. Jéssica Rocha

    De certa forma a profissão de um Jornalista requer muitas abilidades e interesses. O fato em si não é apenas a Formação mais sim toda a desenvoltura que acontece quanto a profissão em prática. Devemos claramente saber que nem todos começam em um auge e sendo assim devemos cada vez mais ter espirito de competidor e competente, pois só assim conseguiremos chegar além do impossivel para conquistar novos horizontes.

  131. Coisas de Comunicação

    Sem sobra de dúvidas, o jornalismo é uma área fascinante. O fato de você lidar diariamente com Coisas de Comunicação é muito interessante. Abraços

  132. Rafaela da silva cancio

    O site é realmente bom,mas, continuo em dúvida sobre qual profissão seguir, são tantas opções.confesso que a idéia de estudar jornalismo me atrai muito,porém devo pensar em outras possibilidades.

  133. Henrique Sena

    Pedro Addler, eu pretendo fazer comunicação, mas sabendo das dificuldades de engressar no mercado, qual é a sua dica para se ter ao fim do curso uma oportunidade? Parabéns pelo site.

  134. Bah Souza

    Em alguns momentos tive dúvidas sobre que carreira seguir, principalmente, quando terminei a faculdade.
    Amo a Comunicação de maneira geral, mas infelizmente, não tive oportunidade de fazer estágio e nem consegui trabalhos na área.
    Já faz 4 anos que me formei, porém ainda tenho esperanças. Nesses 4 anos, parei no tempo!
    Mas quero reviver tudo isso e tentar.
    Dizem que a maior infelicidade do ser humano é deixar seus sonhos morrerem. Isso é verdade.
    Não importa como, mas vou exercer meu lado jornalístico.

  135. karina Tudes

    olá pedro… gosto muito do jornalismo, quero muito ingressar nessa área, e pretendo fazer a faculdade no rio de janeiro pq falam que lá é o centro do jornalismo…moro em são luis. Gostaria de uma sugestão de faculdade lá?
    Desde já agradeço….

  136. mel nunes

    Gostei muito do site, fiz o teste vocacional, que me deu várias opções de carreira como; arquitetura, cinema, publicidade e propaganda, entre várias outras também deu jornalismo.Estou em dúvida entre psicologia, direito e jornalismo…meu Deusss me ajude…..

  137. jakeline

    ser jornalista é uma forma de vida,uma eleição pessoal,um desafio e também uma ilusão.Ilusão porque?A vida de jornalista é sempre diferente qualquer coisa pode acontecer porque nao existem rotina e cada trabalho cada entrevista;cada novo tema surpreendente,ensina ajuda a compreender o mundo em que vivemos,e que infelizmente desconhecemos….ser jornalista é dom de cada um.

  138. Monique Maida

    olá gostei muito do modo como foi explicada essa profissão na qual pretendo seguir, pois gosto muito de escrever falar o que eu penso e assuntos polêmicos rsrsr…mas eu pretendo trabalhar em uma revista mas não no Brasil!!!
    beijoooos

  139. Mary Moraes

    Estou na dúvida entre psicologia,jornalismo e cinema e não sei qual devo escolher!!

  140. joice

    gostei muito do formato do site.apenas confirmei o que ja sabia obrigado

  141. Dionara Silva Reis

    gostei muito de saber

  142. Marcos William

    Boa noite Mirian Mota,entre todos os testes vocacionais que já fiz,este do guia de carreira foi o que mais gostei,percebi que tenho grande vocação pela educação física por amar futebol e admirar o trabalho de pessoas que vivem no mundo esportivo,técnicos,treinadores,assistentes,etc,mas também confesso que tenho uma certa queda pelo jornalismo esportivo,na verdade,é a única coisa que me chama atenção na parte de jornalista,preciso de um conselho ou opinião sua,o que devo optar nesta minha situação?Socorro por favor,rsos,um abraço e Feliz Natal e 2013!

  143. thalyssa

    Nossa e uma experiência de vida desde dos 12 anos eu pretendo ser uma jornalista e com fé em deus eu vou ser!!!!!!!!

  144. thalyssa

    :)

  145. dayane silva

    Nossa,amei todas essas explicações…Tenho 19 anos,e desde que conclui o ensino médio,estava em dúvida de que carreira seguir,mas de alguma forma sempre me identifiquei com o Jornalismo,e através deste site,senti que essa é a minha carreira,meu maior sonho sempre foi minha realização profissional,fazer o que gosto é essencial para mim,gosto de ler,conversar,escrever,amo inglês e sempre me imaginei trabalhando em um escritorio de Redação,escrevendo matérias e tal….
    E como diz Ralph Waldo Emerson¨A confiança em si mesmo,é o primeiro segredo para o sucesso¨
    Obrigada pela luz no meu caminho…

  146. mirella

    Olá, desde pequena tinha vontade de fazer jornalismo, mas minha tragetória me levou a cursar enfermegem, estou formada a 7 meses em enfermagem e descobrir que não gosto dessa área na primeira oportunidade de emprego, por medo de contaminação. Hoje tenho 24 anos e estou pensando em outras profissões educação física pela oportunidade que surgiu com as academias da cidade programa do governo (concurso), aulas em escolas e academias, pois tenho interesse em palestras congressos; e o jornalismo pois penso em programa de tv, podendo ser ligado ao meio ambiente talvés, mas tenho muito medo de ficar desempregada pois quando terminar vou ter 27 anos. O que você acha??? Sim já estou fazendo inglês. Me ajuda que dúvida

  147. Rodolpho Henriques

    Caro Pedro, realmente, você consegue ser um excelente comunicador e um ÓTIMO conselheiro profissional, isso deve ter levado bons anos de sua vida, mas que no final, valeram a pena, certo?. Tenho 16 anos, a mais ou menos 3 anos, eu venho gostando e pensando cada vez mais em fazer Jornalismo, mas precisamente, a area do Jornalismo Esportivo. Já estou buscando o conhecimento com meu avô, que é jornalista (noticiário) e está me dando as primeiras instruções de como ser um ótimo profissional. Porém, minha área vai está mais focada no Futebol, mas os outros Esportes ainda são de meu interesse, só que não meu foco. Achás que eu tenho chances de me dar bem no mercado, que anda tão competitivo e disputado? Eu ando lendo livros de futebol, venho pesquisando muito sobre a profissão e gostando cada vez mais, minha escrita digital e manual (só minha letra é feia, rs) estão ótimas, já recebi diversos elogios de professores de Português por ter a melhor escrita na sala, sem erros ortográficos algum. Esse ano, pretendo fazer Inglês e me torna um profissional QUALIFICADO e PREPARADO. Moro no Espirito Santo, na Serra (Grande Vitória), será que o Esporte é uma boa opção aqui (o futebol é aclamado aqui é o do RJ) ou tenho de ir atrás do meu sonho em outros estados?

    Obrigado e sucesso a todos nós!

  148. Gerdiane Ramos

    Eu estou na dúvida entre Jornalismo e Vomunicação social :/ e aí??

  149. Helena

    Olá,
    Diferente de muita gente eu já sei o que quero ser, quero ser jornalista.Especificamente, uma jornalista de moda , como as que trabalham nas revistas Vogue Brasil,etc. Mas não sei qual o melhor curso, Jornalismo ou Moda , ou tenho que fazer os dois ?

  150. Rebeca

    Gostei muito do site, tenho apenas 17 anos mas essa é a carreira que quero exercer, sei que enfrentarei dificuldades, por isso venho me informando a muito tempo, conheço jornalistas da minha região, e ja me dizeram que não é preciso ter faculdade para se tornar jornalista, então oq devo fazer?

  151. Júlia Almeida

    Olá Pedro!Em Primeiro lugar quero te parabenizar pelo ótimo site, e pelas belas respostas aos comenários aqui postados.Estou cursando o 2° ano do ensino médio e como vários adolescentes prestes a escolher uma profissão, também estou com dúvidas.Estou entre publicidade e propaganda, jornalismo (a qual mais me interesso!)e por incrível que pareça química NA ÁREA DO PETRÓLEO).Peço que me conceda algumas dicas, pois estou estudando inglês e pretendo estudar no exterior.
    Abraços. Grata.

  152. Andreia dias cezar

    eu adorei,pois eu sempre tive vontade de fazer jornalismo,mas tinha muitas dúvidas,mas agora ja não tenho mais eu um dia serei uma grande jornalista ,como meu pai de criação .Djalma Britto

  153. Thaíssa

    Olá, sou estudante e estou indo para o ensino médio (um curso integrado com o ensino médio) vou prestar ETEC e não tem jornalismo nem comunicação social. Gostaria de alguma dica. Já me informei muito sobre a profissão e é esta mesmo que eu gostaria de exercer. Obrigada!

  154. Neyde Mota

    NOSSA! ADOREI ESSE SITE, E TENHO CERTEZA QUE ESSA E A PROFISSAO QUE DEVO SEGUIR. POIS PRA MIM PARTICULAMENTE, E UMA PROFISSAO MUITO BONITA, POIS NADA MELHOR QUE PODER LEVAR UMA NOTICIA, PARA A POPULAÇAO… E DEPOIS QUANDO O POVO NOS OLHA, NOS SENTIMOS A GRATIFICAÇAO DAS PESSOAS… COM CERTEZA COM A AJUDA DE DEUS, VOU SER UMA GRANDE JORNALISTA.

  155. Rafael

    Bom, meu desejo não é bem o jornalismo e sim o jornalismo esportivo. Sou fascinado por esporte, principalmente o futebol. Pretendo apenas escrever, não desejo aparecer de fato em um programa de televisão. Todos os dias entro em vários sites em busca da mesmas notícia, para diferenciar os modos de como ela é tratada por diferentes fontes e também de muitas outras notícias para me manter atualizado de tudo. Tenho apenas 16 anos mas creio que escrevo bem para a minha idade e sonho com essa profissão. Além de ser uma carreira promissora é também uma forma de estabilidade financeira. Deus está comigo nessa batalha e vencerei.

  156. alicia karina

    O jornalismo é uma profissão insólita que me agrada por completo não me deixando dúvidas a seu respeito. tenho muito apreço por essa área, e com total segurança afirmo que serei muito feliz praticando-a.

  157. alicia karina

    O jornalismo é uma profissão insólita que me agrada por completo não me deixando dúvidas a seu respeito. tenho muito apreço por essa área, e com total segurança afirmo que serei muito feliz praticando-a. em suma fico contente que tantos como eu a admirem a ponto de querer segui-la.

  158. Mariana

    muito bom! É, espero passar no Enem e conseguir essa carreira. :D

  159. Letícia Freitas

    Estou no último ano do ensino médio, ano que vem presto vestibular e pretendo cursar jornalismo. Gostaria de saber se as matérias são terríveis como dizem ou se só é lorota? rs
    Desde já obrigada.

  160. Tamires

    Estou cursando o ensino médio, porém ja se desenvolveu em mim uma vontade de pesquisar para ter certeza daquilo que quero para meu futuro.Todo mundo um dia ja chegou a pensar que que não seria capaz de fazer uma faculdade, mais eu ja passei por essa fase. Gosto muito de jornalismo e de psicologia, estou com dúvidas. Não sei por onde começar, por enquanto só estudo e faço cursos de inglês e informática pois minha cidade é pequena e não tem muitos recursos.

  161. Tamires

    Neste site eu encontrei as informações mais completas que ja consegui achar até agora. È de admirar um site como este,pois enquanto tem vários influenciando pornografias,drogas, violência e apenas entreternimento, esse site ja influencia o conhecimento de um bom futuro.

  162. natharcia

    esse jornalismo e bom para aprender mais

  163. Humberto

    Oi! Eu precismo muito de ajuda! Eu não sei o que fazer, qual profissão escolher. Já estou no terceiro ano e não consigo me decidir. Eu adoro biologia, mas também inglês e literatura. Já pensei em várias profissões, mas algumas eu fui censurado por que meus pais querem que eu tenha um ótimo retorno financeiro. Além de escolher algo que eu goste eu ainda preciso agradar meus pais. Por favor me ajude! Desde já agradeço! Abraços

  164. bethacosta

    Estou cada vez mais decidida de que a carreira que vou seguir é de jornalista.Ser jornalista,é ser um herói da sociedade!

  165. Luana Santos

    Nossa cada dia estou mas apaixonada por essa profissão q admiro muito…ainda vou ser uma grande jornalista se Deus quiser…Amo de paixão essa profissão…

  166. Isabella

    eu adoro jornalismo so que na cidade aonde eu moro nao tem redação de jornal nenhum o único jornal que tem aqui é para transmição só daqui do rio mais se eu fosso trabalhar em algum jornal eu trabalharia na redação sendo obviamente uma redatora é o meu sonho

  167. anailde

    MEU SONHO É SER JORNALISTA SE deus QUISER EU VOU CONSEGUIR EU ADMIRO TODOS OS JORNALISTAS DO MUNDO

  168. Fátima Silva

    eu tenho 18 anos e adoro jornalismo, conheço varios amigos ue tenho, é uma bela profissao. eu gosto

  169. Vanessa

    Bom dia!
    Tenho muito interesse na faculdade de jornalismo e publicidade (fiz o teste vocacional aqui e essas profissões estavam entre o resultado) mas tbm pela área artística (teatro, mais é muito difícil então deixei de lado) mas tbm saiu no resultado do meu teste vocacional, rs (cinema, artes plásticas) mas tenho um problema entre todas essas áreas: TIMIDEZ!
    O que faço?
    Não comecei ainda uma faculdade só por timidez!

    Me ajudem, o que devo fazer em relação a isso?

  170. eliany

    eu curso jornalismo e garanto é dificil, tem que ter força de vontade mesmo, e ter certeza de q é realmente oq queremos pr o nosso futuro, pr quem está cursando ou pretende cursa jornalismo, boa sorte em.

  171. Thais

    Eu vou fazer 15 anos e já estou indecisa entre Jornalismo e Direito. Quero ingressar na carreira de Jornalismo porque gosto de escrever sobre assuntos da atualidade. Gosto de fazer artigo de opinião. Será que Jornalismo é mesmo a área que devo trabalhar?

  172. Jussara

    Tenho 40 anos a sempre quis fazer a Graduação em Jornalismo. SErá que ainda há tempo? Sinto certa insegurança mas ainda assim uma vontade muito grande de realizar este sono.

  173. Jussara

    Tenho 40 anos a sempre quis fazer a Graduação em Jornalismo. Será que ainda há tempo? Sinto certa insegurança mas ainda assim uma vontade muito grande de realizar este sonho.

  174. Natalia

    Esse site eh demais!!eh mil vezes melhor q os outros.De mais ou menos um ano pra ca,eu comecei a me interessar por jornalismo,mesmo sem saber o q era.Mas ate hj eu nunca me decidi,sera q vc poderia me ajudar?estou entre jornalismo,televisao,nutriçao.Mas qualquer hora pode mudar.Eu estou no 2′ano do ensino medio e ainda nao me decidi,estou desesperada!!!

  175. Kauane

    Estou cursando o último ano do ensino médio, e agora, percebo que é tudo ou nada. Quero começar o curso superior assim que sair da escola e para isso ainda estou decidindo qual rumo seguir. Estou adorando pesquisar sobre jornalismo, já que é uma área que tenho grande interesse. Lendo essa matéria (por sinal, ótima!), penso que meu caminho já está sendo traçado, rs. Se Deus quiser escolherei a profissão certa, seja ela jornalismo ou qualquer outra área. Apenas desejo boa sorte a todos os que estão na mesma fase que estou. Agora é a hora de se decidir galera! Que Deus nos ajude, vamos precisar!!

  176. Laise

    Estou em dúvida se faço Direito ou Jornalismo. Tenho uma certa facilidade para escrever e gosto de ler, uns dos requisitos importantes para as duas áreas. A questão é que acredito que a profissão que vai me realizar como pessoa e profissional vai ser aquela na qual eu possa fazer parte da vida das pessoas e da sociedade de maneira positiva. Então eu penso que poderia fazer isso promovendo a justiça, no Direito; como também, investigando, pesquisando ( que eu adoro fazer, pois sou curiosa)no Jornalismo. Então? o que faço?

  177. Deivid

    Hoje em dia a profissão de jornalista é muito querida e estudada, pois é a profissão que engloba os acontecimentos que se passam em seu território.E a relação da comunidade com as autoridades(tipo:prefeitos e etc).>.<

  178. alex

    ja tenho certeza de que eu vou ser jornalista desde criança

  179. soraia

    Olá em bora eu conheça amigos que trabalham nessa área e gostam e tem orgulho de falar que jornalista eu não tenho duvidas é essa carreira que quero seguir não por que meus amigos seguem e sim por que gosto muito e vou fazer com muito prazer.

  180. Gabriel Nascimento

    Eu acredito que Jornalismo não é apenas uma profissão, é diferente, é você sentir o que passa em diferentes comunidades ou lugares , é você viver aquilo e poder transmitir para a sociedade , da mesma forma que lhe foi transmitida, fazer o tal a sentir-se dentro da história, é você ir em uma comunidade isolada e aprender coisas que nenhuma outra pessoa lhe podia lhe ensinar é ir á luta para aquela reportagem numa favela que está em guerra , arriscando-se a própria vida para aquilo que ama, é estar em um evento em família ou um jantar com sua esposa e sair para um furo.
    Chegar em casa tarde e mesmo estando cansado, levantar de manhã e ir com alegria, Esse prazer de estar com seus colegas no trabalho e receber por aquilo, Você sendo um pouco Revolucionista , nao ter medo de investigar o sistema (Governo) e transmitir a verdade á sociedade para ela se manisfestar-se contra ou favor. Á responsabilidade de ser você o que irá dar a chance daquela pessoa de dizer ao Brasil o que está passando , de ver a alegria daquela mesma pessoa ser ajudada com a oportunidade que você deu a ela, para muitos apenas uma pequena coisa mas eu ficaria muito orgulhoso de poder transmitir realidade e um pouco de alegria ao “povo” esse mesmo que trabalha o dia inteiro para sustentar á sua família vivendo uma vida normal, e mais feliz do que muitos que so pensam em ser aquilo que lhe trara´bens materiais, pra mim um sorriso de uma criança de rua que , em alguma circunstância , com um pequeno gesto de eu ter transmitido ao povo, poder ganhar uma família, isso meu caro, é uma coisa que não tem preço.
    Críticas ? Não se acanhem, ouvirei todas e tentarei melhorar, porque isso é ser Jornalista.

  181. andressa

    sabwe quero ser jornalista mais tenho duvisda se é um trabalho que consigo facil fazendo faculdade
    tem muitos concorrentes??

  182. Higor Marcello

    Olá Bom dia, adorei sua publicação sobre a profissão jornalista, me tirou muitas Duvidas.

  183. Emilly Oliveira

    conseguiu tirar uma grande dúvida que eu tinha , agora tenho ainda mais certeza de que quero seguir jornalismo :) , agora é só rezar pra que tudo dê certo !

  184. fabrine

    ola! to feliz de poder escolher o jornalismo como uma profissão pois mim identifiquei muito ,pois sou muito comunicativa e gosto de ouvir outras opinião e jornalismo nos dar a oportunidade de conviver com outras ideias e busca o que estar acontecendo .

  185. Rafaela

    Me interesso muito por esta área, creio que é a certa para mim, pois desde pequena tenho facilidade em falar em público, escrever, amo ler e o principal: amo conhecimento e informação. Espero me formar em jornalismo e me especializar em telejornalismo. Acredito que é esta seja uma profissão muito divertida, pois envolve criatividade, resumindo acho que não vou ter tédio algum. Enfim acho que é uma excelente profissão!

  186. MIRIAN

    meu sonho é está no meio das celebridades, ser conhecida no mundo e ganhar bem, sim claro viajar amo isso, por isso gostaria que alguém me respondesse se jornalismo dá certo para isso o que eu quero viver, e se não for qual seria a profissão?

  187. Eilane

    Será que jornalismo poderia ser associado á serviços sociais? Todos me dizem que não, mas eu vejo sim uma possibilidade dessas profissões maravilhosas serem um o complemento da outra, eu participo de um projeto social em que eu escrevo e encanto estórias de vidas.
    Mas estou na dúvida do que seguir.
    Poderia me dar alguns toques, sei que tenho tempo, pois só tenho 15 anos, mas quanto antes tirar minhas dúvidas melhor.

  188. Carlos Martis Henrique

    Tenho um sonho de ser jorenalista de facto,com avontade do n0osso Jesus Cristo eu vou consiguir. quero ser um tecnico profissional de carreira de jornalismo.

    Sera que a tecnologia troce a vantagem e a desvantagem?
    A/-Argumente a sua afirmação.

  189. RODOLFO

    Você está de Parabéns,por essa materia.

    Bom eu gosto muito dessa profissão,mas só acho que o jornalista trabalho muito e ganha puco,mas eu já tive dúvida em fazer publicidade ou jornalismo
    mas se você sempre sonhou em seguir aquela carreira tem que ir em frente.
    no começo é didicil agente vai ganhar pouco ou(ou não
    mas com o passar do tempo ,na minha opinião quem faz o salário é o próprio funcionãrio ,ele tem que estar dispor a grandeza na empresa mostrar que é capaz!
    Abraços…Ainda vou entrevistar vocês rsrsrs

  190. Alice

    Olá,adorei o site. Sempre achei lindo ser jornalista, pelos filmes que via quando mais criança e que continuo vendo. Porém por ouvir muito a opinião dos outros acabei optando por outro curso que apesar de ser um curso bom não tem muito haver comigo. Mas o que importa é que cai na real e percebi que tenho que fazer aquilo que agrada a mim e somente a mim. Já tinha resolvido que ia largar a faculdade de Contábeis e iniciar a de Jornalismo, mas depois de ler tudo o que li aqui, tantos comentários apaixonados, não tenho mais nenhuma dúvida. Jornalismo é por amor, e isso basta!

  191. Marcos Rodrigues dos Santos

    Realmente O Jornalismo para mim é uma profissão muito boa.

  192. Marcus

    PEDRO ! QUAL A MELHOR FACULDADE PRA QUEM QUER TER UMA VIDA ESTAVEL : JORNALISMO OU DIREITO ???
    E QUAL PAGA MELHOR ?

  193. wille paixao

    essa profissão de jornalista com certeza e a minha cara

  194. ariadne Santos

    Boa noite eu me escrevi na faculdade de jornalismo e nao sei se fiz a escolha certa,eu quero trabalhar com produção de eventos fazendo show em produtoras de eventos que faculdade eu faço?

  195. Rogerio das Neves Monteiro

    Não trabalho como jornalista, mas pretendo exercer a profissão, considero uma área muito importante pois sem ela não obteríamos informação, sou estudante de comunicação social gostaria de alguns conselhos de quem já trabalha na área obrigado e até logo.

  196. Rodrigo Santana

    Ola, Eu Estou Em Duvida Em Ser Professor De Informatica ou jornalista.
    Esse Site e Muito Bom.

  197. Belmor

    jornalismo! amo esta profissão,sei que o jornalista tem que reproduzir informação séria,coerente e sincera…Gosto de ler e escrever…Tenho um timbre agudo,mais quando se trata de fazer leitura em voz alta,e com pessoas estranhas fico super nervosa. Ajudem me por favor… Preciso de umas dicas…li e gostei desse site… Parabéns!

  198. luiza

    Olá! Tenho 16 anos, e estou no último ano do ensino médio. Andei pensando ultimamente em fazer jornalismo, e pretendo fazer algum curso técnico para ajudar na formação de um bom currículo. Pesquisei pelos sites da internet cursos que me proporcionariam essa ajuda, mas ainda não encontrei nada muito concreto. Gostaria muito de saber cursos técnicos que realmente me ajudariam. Considerando o fato de que pretendo fazer faculdade de jornalismo.

    Desde já agradeço pela atenção, ^^

  199. tamires ferreira

    gostei muito do jornalismo é uma carreira realmente flexível adorei.

  200. giselly

    eu quero tanto essa profissão eu vou conseguir em nome de jesus!!!!!!!!

  201. juh

    eu já queria fazer jornalismo isso só confirmou o que eu já sabia jornalismo lá vou eu !!!

  202. Beatriz

    Olá alguem poderia me esclarecer se para trabalhar em revistas de música eu devo fazer jornalismo?? Há alguma especialização nessa área que eu possa fazer(pós-graduação)??

  203. Ingrid

    Pura ilusão! O curso é lindo, mas a realidade é outra. A remuneração é baixa e as empresas não querem vinculo com esses profissionais, que muitas vezes são contratados como PJ e abaixo do piso salarial. Pensem bem antes de fazer este curso!!!

  204. andryhelle rayslla de s.macedo

    Amei a materia,muito legal quero ser jornalista estou cursando o 1 ano em uma escola publica no rio grande do norte,desejo muito fazer faculdade de jornalismo se deus quiser gostei muito dos seus conhecimentos sou de familhia humilde mais com esforços vou consegui e tambem fé em deus….

  205. Fernando Estêvão

    O curso que sempre quis seguir é o Jornalismo. E depois de ter lido esta matéria, conclui que mas um profissional teremos nesta área que serei eu.

  206. Brenna Carvalho

    Bom, eu já li várias coisas sobre o jornalismo, porque apesar de ainda ser muito nova, eu já ando pensando que carreira eu vou seguir e estou em dúvida sobre jornalismo e direito. Mas eu admiro muito a profissão. E espero que se eu seguir esse caminho que eu seja uma ótima jornalista.

  207. Beatriz Vitória Paulino

    Olá Pedro Addler!
    Primeiro parabéns, esse site é ótimo!!
    Agora a minha pergunta:
    Como todo mundo estou na dúvida sobre a escolha da minha profissão, estou no terceiro ano e vou fazer o enem, tenho facilidade com matemática (minha mãe era professora) e gosto muito de fazer cálculos.
    Em todos os teste vocacionais que eu fiz era muito raro cair alguma profissão que é dessa área, e na grande maioria sempre apareceu o jornalismo, porque eu sou uma leitora compulsiva, amo ler livros!!
    Não sou organizada, tenho muita criatividade, gosto de lidar com pessoas, as minhas matérias preferidas são matemática (óbvio), filosofia e sociologia.
    Na sua opinião qual ou quais profissões cobinam comigo?
    Desde já agradeço. Um forte abraço.

  208. Raphael

    Bom,na minha opinião jornalismo é de muita importância para todos, sem ela não saberíamos nada sobre o que anda acontecendo ao redor do mundo e quero entrar nesse ramo acho excelente essa profissão.

  209. Roberto

    é Muito necessário Inglês fluente/

  210. Eduarda

    Sou fascinada por jornalismo, ler, escrever falar, entender são coisas muito importantes para não sermos pessoas ignorantes. Meu sonho é cursar jornalismo na faculdade e eu escolhi isso desde os meus 8 anos, sempre amei escrever e falar com as pessoas, agora estou vendo tudo sobre a área e me apaixonando ainda mais!

  211. nathan

    até agora eu não tinha certeza de qual profição seguir mas depois dessa matéria fiquei com uma certeza da qual profição eu iria curçar, pôs bem tenho apenas 12 anos. e graças a essa matéria eu já sei o que eu serei quando crescer,adivinha: é a de Jornalista.

  212. Débora

    Eu só não entendi porque que a UFRJ não está na lista de universidades aprovadas pelo MEC. Eu queria fazer lá. Aguém pode me dizer se isso procede?

  213. Viyória

    Bom, se por acaso eu quiser exercer essa profissão terei que estudar muito, claro.. Mas não tem mais nenhuma universidade boa aqui no Rio de Janeiro na qual eu possa frequentar que seja boa? Que faça eu ter mais chances notórias de ser reconhecida no mercado de trabalho?

  214. Nati

    Gostei da matéria, e pretendo fazer faculdade de jornalismo e futuramente trabalhar na área esportiva.

  215. Mairla Souza

    A cada matéria nova que leio sobre jornalismo, me apaixono ainda mais. realmente me identifiquei demais com a profissão. Obrigado pela ajuda.

  216. Rubens Aragão Passos

    A intenção principal, no momento, foi a de saber a vocação profissional que mais se adequaria ao meu perfil. Parabéns ao idealizador desse teste. Foi excelente a informação recebida. Quem sabe que a ANHANGUERA terá em breve mais um futuro “colecionador de noticias”. Grato.

  217. ana paula

    Eu gostei desse site pq veio a mim a resposta e exatamente ao curso de jornalismo muito bom….

  218. Susan

    Muitoo bom, adorei!! Tenho apenas 14 anos ainda nem entrei no ensino médio mais já sei oque vou fazer e com certeza é jornalismo e já estou pesquisando faculdades :)

  219. egas jose mufachane

    agradexo muito pela imporatancia dexa informacao e queria mesmo saber mas sobre a experiencia desse curso jornalismo por isso agradeco e dizer que aprendi e que essa e a minha profissao e que vou lutar por isso 😄

  220. MARIA JOSÉ

    Olá, eu sempre fui apaixonada pela profissão de um jornalista, mais o tempo foi passando e outras prioridades fora aparecendo. Toda vez que falavam com as pessoas em fazer jornalismo sempre escutava,jornalismo é ilusão tem que ter muito conhecimento.Então acabei de termina segurança do trabalho a pergunta é tenho 29 anos e gostaria de fazer jornalismo, com essa idade ainda vale apena investir nessa área?

  221. Kely Junia.

    Ainda sou muito nova, pra pensar já em arrumar um emprego, fazer uma faculdade.Mas enquanto sou nova posso ler e pesquisar bastante coisa, enquanto não sei o que quero mais acho que se tudo der certo JORNALISMO vai ser minha carreira !!! <3

  222. Iva Da Rocha

    Ola..Eu pretendo muito jornalismo,muitos dizem que eu levo jeito nessa profissão devido a maneira na qual eu me expresso… Mas vi que não é so isso que essa profissão requer..Requer muito conhecimento..E leitura..Pois então! eu não costumo muito leer inclusive textos grandes, por que acho meio cansativo..Isso é um problema muito grave?..

  223. Aline Rodrigues

    Adorei esse site….parabéns vcs estão fazendo um ótimo trabalho ajudando outras pessoas nas suas duvidas e dilemas……jornalismo tmb é um sonho pra mim tenho 16 anos e quero muito ser uma grande jornalista não sei ainda em que área vou me especializar… Mais sei que tenho que me esforça muito….

  224. camila nunes da cunha

    Meu sonho é ser jornalista na tv Globo,umas das profissicões que me atrai muito,sempre fui apaixonada pela Globo meu sonho era conhece-la e agora trabalho como aprendiz na tv so tenho que agradecer a Deus por me dar essa imensa chance,e que aos poucos vou realizando meus sonhos..bjosss

  225. Igor Nonato

    Só para constar esse site foi o primeiro em que tive resposta vocacional, que teve resposta objetiva e correta! Jornalismo diz muito pra mim, quanto o poema e a escrita, principalmente crítica. Redijo redações com frequencia, e meu aprimoramento vem sendo constante desde os primeiros anos de escola. Hoje, na adolescência tenho a convicção de profissão( jornalismo) que também é dissipada pelo lado poético que faz parte da minha personalidade. O que me deixa pensativo e curioso é em que setor e/ou área jornalística que posso me desenvolver com trabalho exitoso, com a visão do repórter já em objeção.

  226. Thaís

    Nossa que incrível é o jornalismo, acho que achei minha vocação (pelo que li), muito cativante e eu com certeza vou ingressar em uma faculdade.

  227. maria isabel

    eu só tenho 13 anos,muitos falam que eu ainda vou mudar de opinião, mas eu sempre tive vongade de seguir alguma coisa na area de jornalismo ou algo parecido. Gosto de escrever quando o assunto é legal e agora tenho a cada dia certeza de que é isso que eu quero ser. O texto foi muito bom e adorei alguns comentarios que me motivaram a isso ainda mais.

  228. Silvia

    Olá eu estudo turismo tô fazendo graduação porém gostaria de saber se é possível eu fazer a pós graduação em jornalismo que é o curso que eu fazia antes me ajude por favor indecisão me mata?

  229. Marina Lopes

    Muito, adoro jornalismo desde minha infância, e estou certa de que é a próxima faculdade que devo fazer, tenho dificuldade para me expressar, mas me aio muito bem em resumir textos e fazer redação, preciso trabalhar a parte que tem sido um desafio e me aprimorar nas que manjo um pouco, será uma árdua jornada, mas é a área que amo de paixão.
    Obrigada,
    Att,
    Marina

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!