Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Guia das Profissões

9 podcasts sobre Psicologia para aprender ainda mais sobre a carreira

28 de junho de 2023
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Você já considerou a possibilidade de ouvir podcasts sobre Psicologia para aprimorar seu conhecimento sobre essa carreira? 

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

A crescente popularidade dos podcasts tornaram eles uma valiosa fonte de informação e aprendizado para uma variedade de temas, incluindo a Psicologia, mas acredito que disso você já sabia, não é?

Então, se você é apaixonado por entender o comportamento humano, explorar a mente e deseja expandir sua compreensão sobre a profissão de psicólogo, os podcasts são uma excelente opção para você. 

Esse tipo de conteúdo funciona como uma conversa entre amigos, onde você pode ouvir especialistas e profissionais compartilharem suas experiências, ideias e descobertas. 

+ Tudo que você precisa saber sobre a especialização em psicologia

Essas conversas estimulantes fornecem insights valiosos sobre diversos tópicos dentro da psicologia, desde teorias e abordagens terapêuticas até questões éticas e práticas profissionais.

Podcasts sobre Psicologia

Ouvir um podcast permite que você aproveite ao máximo seu tempo, independentemente de onde esteja. Seja durante uma caminhada, no trajeto para o trabalho ou até mesmo enquanto realiza tarefas domésticas, não importa, eles são uma maneira prática e flexível de absorver informações

Então confira alguns podcasts sobre Psicologia produzidos no Brasil e disponíveis em streamings de áudio! 

Psicologia Sincera

Todo mundo já se deparou com obstáculos que atrapalham seu crescimento pessoal, por isso as psicólogas Ana Luiza Braz e Ana Theresa Cavalcanti se reuniram para abordar diversos temas do nosso dia a dia, sempre compartilhando opiniões francas e genuínas.

Ao longo dos episódios deste podcast sobre Psicologia, você pode se identificar com as análises e reflexões apresentadas, além de ter insights sobre os temas discutidos.

Terapia no dia a dia

A psicóloga clínica, Bianca Garcia, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental leva temas como transtorno de ansiedade generalizada (TAG) para discutir com outros especialistas, além dos ouvintes.

Psicanálise de boteco

Alexandre Patricio é professor e psicanalista que, dentro deste podcast sobre Psicologia, aborda temas do cotidiano sob a ótica da teoria psicanalítica. 

A ideia é que seja como um bate-papo em uma mesa de bar, para que os assuntos sejam compreendidos de uma forma mais leve e prática.

+ Descubra como é a carreira em Psicologia da Saúde

Psicologia na prática

Outro podcast sobre Psicologia é da psicóloga Alana Anijar, psicóloga, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Semanalmente, ela publica conteúdos práticos, simples e acessíveis para que possa aplicar os conceitos da Psicologia na rotina.

Entrementes

Através de entrevistas com especialistas em saúde mental, esse podcast sobre Psicologia busca incentivar o diálogo, facilitar a busca por diagnóstico e tratamento de transtornos mentais e trazendo à tona questões importantes, como o aborto e a violência.

O programa é, também, compartilhado nas redes Drauzio Varella.

Esquizofrenoias

Amanda Ramalho é a host deste podcast sobre Psicologia. Nele, ela aborda questões como seu diagnóstico como autista, com escuta ativa e empatia. Como está na sua descrição, “Esquizofrenoias” busca acolher e tratar de maneira leve, natural e sem tabus temas relacionados à saúde mental.

Tribo TDAH

Esse é o primeiro podcast sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em todo o mundo. Criado por pessoas com TDAH, a cada mês é discutido um assunto referente ao transtorno, dividido em 2 episódios, com informações pautadas em estudos científicos e também troca de experiências.

+ 10 indicações de filmes para estudantes de Psicologia

É nóia minha

A pegada deste podcast sobre Psicologia é um pouco diferente. A roteirista e escritora Camila Fremder divide questões que passam na sua cabeça com os convidados de cada episódio. Alguns temas são inseguranças, autoestima, entre outros.

Psicologia cotidiana

O psicólogo clínico Sergio Manzione semanalmente fala sobre temas da psicologia, como depressão, bullying e suicídio. Ao longo dos episódios deste podcast sobre Psicologia, o profissional ensina como lidar com certas situações.

De que forma podcasts de Psicologia podem ajudar no seu aprendizado?

Com uma infinidade de programas especializados disponíveis, os podcasts oferecem uma maneira envolvente, flexível e conveniente de absorver conhecimento. Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo essa forma de aprendizado e os benefícios que ela pode trazer.

Diversidade de Conteúdo

Os podcasts abrangem uma ampla gama de tópicos e perspectivas, permitindo que você mergulhe em diferentes abordagens e teorias psicológicas. Desde entrevistas com especialistas renomados até narrativas pessoais inspiradoras, há algo para todos os interesses.

+ Confira quais são as matérias de Psicologia

Acessibilidade e Flexibilidade

Você pode ouvir podcasts quando e onde quiser, seja no caminho para o trabalho, durante uma caminhada ou enquanto faz tarefas domésticas. Essa flexibilidade permite que você aproveite momentos “mortos” do seu dia para aprender de forma produtiva.

Profundidade e Contexto

Os podcasts geralmente exploram tópicos de forma mais detalhada do que outros meios de comunicação, proporcionando uma compreensão mais profunda e contextualizada. Você pode mergulhar em discussões aprofundadas sobre teorias psicológicas, descobertas recentes da pesquisa e aplicações práticas da Psicologia em diversas áreas.

+ Como funciona o estágio no curso de Psicologia?

Aprendizado Multissensorial

O áudio estimula a imaginação e a concentração, permitindo que você absorva informações de maneira eficaz. Além disso, muitos programas incluem músicas, efeitos sonoros e histórias cativantes, tornando o aprendizado uma experiência emocionalmente envolvente.

Networking e Comunidade

Alguns podcasts têm comunidades online associadas, onde você pode interagir com outros ouvintes, compartilhar insights e fazer conexões significativas. Isso pode abrir portas para oportunidades de networking e colaboração com profissionais da área.

Como estudar Psicologia?

Para se tornar um Psicólogo, mais que escutar podcasts sobre Psicologia, você precisa de uma graduação na área. Ao longo dos 5 anos de curso, você poderá conhecer de maneira mais profunda as técnicas profissionais para atuar neste campo.

+ Melhores cursos de Psicologia, segundo o Guia da Faculdade

Você terá a oportunidade de explorar os fundamentos da Psicologia, compreendendo os principais conceitos, teorias e métodos de pesquisa utilizados na área. Também estudará temas como processos mentais, comportamento humano, neurociência, psicopatologia e intervenção psicológica.

Para isso, procure uma boa instituição de ensino superior, reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). Veja algumas delas que oferecem descontos de até 80% nas mensalidades:

+ Leia mais!
Carreira e negócios: 5 podcasts para você acompanhar
Como se tornar um autodidata de sucesso? Aprenda em alguns passos

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.