Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Analista de diversidade e inclusão: conheça profissão de participante do BBB

18 de janeiro de 2023
analista de diversidade e inclusão bbb 23
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

A estreia do BBB 23 sempre levanta diversos tipos de discussões na internet, devido aos participantes que entram na casa mais vigiada do Brasil. A psicóloga Sarah Aline, foi um desses assuntos nas redes sociais, por conta de sua profissão: ela é uma analista de diversidade e inclusão.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Mas, afinal, como atua um profissional dessa área? Qual é a sua formação? Nas redes sociais, muitas pessoas fizeram comentários, em tom piada, de que a função de um analista de diversidade e inclusão é “ir nos lugares e ver se tem gay suficiente”.

Apesar das brincadeiras, a profissão é séria e extremamente importante para as empresas. De acordo com a Tree Consultoria e Educação em Diversidade, Equidade e Inclusão, em uma publicação no LinkedIn, essa pessoa é responsável por iniciativas que oferecem acessibilidade e oportunidades para grupos minoritários.

“De forma geral, essa pessoa é responsável por facilitar as iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) da empresa, apoiar a seleção de profissionais de grupos minorizados, e assegurar que todas as pessoas colaboradoras tenham acesso justo às oportunidades na organização.Passe para o lado e confira outras atribuições”.

Entenda mais sobre o que faz um analista de diversidade e como se tornar um!

+ BBB: Veja quem você seria no reality, de acordo com seu perfil profissional

O que faz um analista de diversidade e inclusão?

A Sarah Aline é responsável por promover a diversidade e a inclusão dentro da empresa em que trabalha. A profissional desenvolve e implementa políticas e programas para melhorar a representação desses grupos, através de trabalhos com líderes e funcionários para conscientização e compreensão do tema.

Essas ações são além de levar mais oportunidades a pessoas com deficiências e LGBTQIAP+, a intenção também é ter mais diversidade, como de raça. Para que haja profissionais diversos para complementar, ainda mais, as atividades da empresa.

O analista de diversidade e inclusão também ajuda a garantir que a organização esteja cumprindo as leis e regulamentos relacionados à área. Dessa forma, o profissional pode realizar pesquisas, analisar dados e produzir relatórios e recomendações para ajudar a aprimorar esses pontos na empresa.

A própria sister, antes de entrar no BBB 23, preparou um vídeo para ser publicado, já imaginando que a profissão poderia causar dúvidas. No conteúdo, ela explica melhor sua função na prática:

“Analista de inclusão e diversidade na minha execução hoje é analisar dados. Eu sento na cadeira e olho uma planilha de zilhões de dados e procuro ausências que podem se tornar oportunidades e possibilidades dentro dos ambientes organizacionais. Eu até brinco de dizer que meu trabalho só existe porque nossa única diferença é que nós de fato somos muito diferentes”, afirma a sister.

Uma área como essa terá ainda mais visibilidade com a participação de Sarah no reality show, entretanto, é importante reforçar que as pessoas podem errar e a cultura do cancelamento acaba levando aos extremos.

O assunto segue sendo pauta, principalmente no LinkedIn, uma rede social corporativa. Lá, a Analista de Responsabilidade Social, Eloá Lima, falou sobre isso em publicação e reforçou:

“Áreas de responsabilidade social e diversidade ainda são subdimensionadas nas empresas, embora tenham cada vez mais um papel estratégico. Ter uma profissional como essa em um programa de tanta visibilidade pode ajudar as pessoas a entenderem melhor o que a gente faz, ouvi-la dizer que “faço programas para ter mais mulheres em cargos de liderança e negro no mercado de trabalho” até me emocionou. Mas na cultura do cancelamento o erro parece ser inadmissível. Então, fica meu pedido: peguem leve e busquem refletir”.

Saiba como escolher a profissão que combina com você!

Como trabalhar como analista de diversidade e inclusão?

Para trabalhar na área é importante adquirir experiência prática trabalhando em projetos de diversidade e inclusão, seja em uma organização sem fins lucrativos, em uma empresa ou através de estágios. 

O profissional precisa acompanhar as atualizações da área, para seguir as tendências dentro das ações que irá iniciar na empresa, seja com especializações, participando de treinamentos e workshops ou lendo literatura da área.

Esse ponto é essencial porque existem diversas leis que lidam diretamente com igualdade de oportunidades, protegendo as pessoas de discriminação. Além disso, saber comunicar de forma eficaz com diferentes pessoas e grupos, incluindo aqueles com diferentes níveis de poder e privilégios, exige prática e conhecimento.

Além dessas questões mais práticas, a formação acadêmica sólida em diversidade e inclusão é essencial. Graduação em relações sociais, administração de empresas, psicologia, como a Sarah, ou outra área relacionada são alguns cursos que podem preparar para a carreira. Outros cursos também se destacam:

  • Curso de especialização em diversidade e inclusão
  • Curso de pós-graduação em gestão de diversidade e inclusão
  • Curso de mestrado em psicologia social ou sociologia, com ênfase em diversidade e inclusão
  • Curso de gestão de recursos humanos com ênfase em diversidade e inclusão

Veja algumas instituições de ensino superior que podem oferecer essas formações, seja em uma graduação ou pós-graduação, com descontos de até 80% nas mensalidades. Lembrando que essas faculdades são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC):

Quanto ganha um analista de diversidade e inclusão?

Atualmente, muitas empresas multinacionais já contam com analista de diversidade e inclusão, ou até mesmo equipes completas de diversidade, sobretudo, companhias que já têm uma agenda ESG determinada.

O salário varia de acordo com cada empresa, mas segundo o Glassdoor, a remuneração média no Brasil é de R$4.528. As estimativas de salários têm como base os valores enviados de forma sigilosa à plataforma por funcionários com esse cargo.

+ Leia mais!
Descubra a profissão dos vencedores do BBB
100 mil vagas: veja cursos online e gratuitos oferecidos pelo MEC

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.