Engenharia de Produção

Engenharia de Produção: Oportunidades e Desafios

As crescentes oportunidades e desafios perante o mercado de trabalho do Engenheiro de Produção. Entenda as origens do curso e o perfil do aluno aspirante a engenheiro.

O Curso de Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção é basicamente um curso focado em ampla formação e prepara o profissional para atuar o elo entre a área técnica e administrativa das organizações. Devido a este ponto chave, os profissionais da Engenharia de Produção são considerados um bem imprescindível para garantir o bom funcionamento da empresa, além de otimizar toda a sinergia da equipe.

As origens do curso de Engenharia de Produção

O curso de Engenharia de Produção nasceu dentro da Engenharia Mecânica, e se dedicou inicialmente às dimensões físicas dos sistemas produtivos. Já no Brasil, o curso começou a tomar forma partir de 1950, com o nome definido como curso de Engenharia de Produção. Uma das necessidade de reconhecimento e criação do curso foi devido aos conceitos e métodos que se desenvolveram notavelmente tornando-se independentes de qualquer área tecnológica.
Naquela época o país vivenciava um forte processo de industrialização, com a chegada de grandes multinacionais, o que motivou então a criação do novo curso. A Engenharia de Produção passou a ser considerada como profissão, a partir da década de 70, podendo se ligar a qualquer área das engenharias.
Hoje há no Brasil, diferentes tipos de Engenharia de Produção, que se dividem entre o curso com ênfases específicas, até o curso pleno que engloba todas as áreas industriais.

As Bases do Curso de Engenharia de Produção

O curso de Engenharia de Produção abrange diversas áreas da engenharia. Criado com base nas grades de Administração de Empresas e também, inicialmente na grade da Engenharia Mecânica, seu objetivo era unir o conhecimento técnico e as habilidades de gestão. Hoje seu currículo é mais amplo e engloba os conhecimentos gerais de várias outras engenharias.
O curso inicia com as matérias básicas de engenharia nos primeiros anos, incluindo conceitos de matemática, física e química. Nos anos seguintes há o foco nas matérias ligadas à área das ciências humanas, como economia e administração. Sendo uma necessidade em todas as áreas, as matérias de matemáticas são distribuídas durante todo o período do curso.
Entre as matérias ministradas no curso podem-se citar: cálculo, desenho técnico, planejamento e controle de produção, ciências do ambiente, análise textual, lógica de programação, resistência dos materiais, entre outros.

Título e Perfil do Profissional de Engenharia de Produção

O jovem profissional formado no curso de Engenharia de Produção recebe o título de Bacharel em Engenharia de Produção e deve ser capaz de formular, identificar e solucionar problemas ligados à operação e gerenciamento do trabalho e sistemas de produção. Para obter êxito na sinergia em diferentes aspectos o profissional deve abstrair e entender os diversos aspectos ambientais, sociais, humanos e econômicos.
O profissional de Engenharia de Produção deve ser capaz de integrar os processos produtivos, e permitir assim a coordenação perfeita entre as tarefas administrativas e técnicas. Desta maneira, este profissional funcionará para o mercado, como um canal de integração entre esses dois sistemas, facilitando a criação e administração de novos produtos e serviços.
O Engenheiro de produção deve ser uma pessoa criativa, que tenha iniciativa, capacidade de adaptação às mudanças, espírito de liderança, entre outros. Este profissional deve ser capaz de lidar eficazmente com novas tecnologias e desafios, ter visão humanística e comportamento ético para atender eficazmente às demandas complexas da sociedade.

Áreas de atuação do profissional de Engenharia de Produção

O mercado de trabalho para o profissional de Engenharia de Produção é amplo, podendo este atuar em diferentes áreas como finanças, recursos humanos, gestão da produção, estratégia organizacional e ambiental, desenvolvimento de produto ou em marketing. Esses profissionais são versáteis e atuam como ponte entre a administração e diversos outros engenheiros.
O engenheiro de produção atua nas indústrias em geral, coordenando a automatização de processos, no planejamento e no controle da produção, entre outras funções. Mas além de atuar no setor industrial, este profissional também pode aplicar suas técnicas em empresas prestadoras de serviços, como: hospitais, sistemas de transporte, bancos e etc. Ainda, se desejar, o engenheiro de produção pode optar por atuar na área acadêmica, ou trabalhar como autônomo e montar o seu próprio negócio.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Engenharia de Produção

Quanto ganha um Engenheiro de Produção?

Quanto ganha um Engenheiro de Produção?

Descubra o salário inicial do engenheiro de produção e até quanto esse profissional pode ganhar

A Evolução da Engenharia de Produção no Brasil e no Mundo

A Evolução da Engenharia de Produção no Brasil e no Mundo

A Engenharia de produção surgiu para melhorar e tornar os processos industriais mais econômicos. Entenda como ela surgiu e também como esta carreira evoluiu no Brasil e no mundo.

História e Características da Engenharia de Produção

História e Características da Engenharia de Produção

As características históricas e marcantes da engenharia de produção. Entenda o aspecto evolutivo desta carreira, e as metodologias atuais voltadas ao processo produtivo aliado ao controle de qualidade.

Tendências da Engenharia de Produção: Sistema Just in Time

Tendências da Engenharia de Produção: Sistema Just in Time

O sistema de produção Just in Time surgiu na segunda metade do século 20 para tornar as indústrias mais eficientes, além de adequar a demanda do mercado com preços cada vez mais competitivos. Conheça mais sobre o sistema Just in Time.

 
 
 

Comentários:

  1. tereza

    ocurso engenharia de produção é uma graduação , gostaria da saber mais sobre o curso

  2. Rafael

    Qual o motivo das empresas pedirem outros ramos da engenharia nas vagas de emprego, mesmo sendo para área de produção? É melhor fazer uma engenharia mecânica e um pós em produção do que eng de produção?

  3. Giovanna

    Quais tipos de negocios proprios um engenheiro de produção poderia ter? gostaria de seguir essa profissão, mais fiquei com essa duvida, pq ser empregado a vida toda não dá em rsrs

    • Pedro Addler

      Olá Giovana! Você pode trabalhar com consultoria. É uma carreira muito promissora!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  4. naiane

    qual faculdade é melhor engenharia de produção ou arquitetura? estou muito na duvida em qual fazer…

  5. bruna carvalho

    Ola Pedro,
    gosto de fisica mas nao tenho facilidade nenhuma com a matematica. quando eu aprendo, sei fazer os exercicios eu consigo levar adiante, mas gostaria muito de fazer o curso de Engenharia de Produção, gosto muito da materia em si…so tenho medo da matematica. uns dizem que eng de produção é a engenharia que tem “menos matematica”, mas olhei a grade curricular e me assustei um pouco..rs
    o que devo fazer? minha primeira opçao sempre foi esse curso…e a segunda Arquitetura.
    preciso me decidir essa semana pra matricula. mas antes gostaria de sua opniao…
    Grata

    • Mart

      Ola Bruna tudo bem? Olha sou engenheiro de produção, na verdade o curso tem bastante cálculo sim viu rsrs como por exemplo: cálculo diferencial e integral 1 , 2 e 3 um por ano o que as vezes em outras engenharias ocorre 4 cálculos mas semestrais no que resulta em 2 anos das disciplinas já o da produção são 3 anos batidos, também temos 3 disciplinas voltadas a física, fisica 1,2 e física experimental , entre outras disciplinas como química, mecânica dos sólidos, mecânica dos fluídos, termodinâmica, fenômeno de transportes, todas essas disciplinas são anuais e depois vem as outras como matemática financeira, engenharia econômica, pesquisa operacional que é modelagem matemática pura, estatística voltada a engenharia todas essas matérias são cálculos somente cálculos e depois vem as disciplinas da área industrial o que nos habilita também a assinar projetos em qualquer tipo de industria, que também são voltadas para o cálculo junto a fundamentos estratégicos e administrativos o que dá uma visão diferenciada em relação as outras engenharias tradicionais, ou seja, temos embasamento técnico suficiente as vezes até maior que algumas engenharias,, há não posso esquecer das disciplinas de planejamento e controle da produção que são 3 uma por ano , logística e cadeia de suprimentos, projeto de fábrica, engenharia ambiental, engenharia do produto entre outras,, o recado é esse tem muita matemática sim como agente fala muito cálculo, mas faça o curso vale a pena… abraço

  6. Felipe Bonfim de Sousa

    gostaria muito de receber novidades do engenheiro de producao como profissional e sua demanda dentro do mercado de trabalho.

  7. natasha melo

    olá, boa tarde!
    Estava com uma grande dúvida, se fazia administração de empresas ou engenharia de produção. Já fiz Técnico em administração, agora vou fazer faculdade, mas tenho medo dos calculos, mas quero muito conhecer essa area, pois uma parte da administração já conheço. Chegeui fazer adm, mas tranquei no terceiro periodo. Pendo muito me criar um negócio. Fazendo engenharia de produção vai ajudar?

  8. Valdeir Fonseca

    Bom dia , pedro! sou tecnico em manutenção industrial, gostaria de saber se curso de engenharia de produção é um boa para min ?

  9. Leandro Silveira

    Estou no 3o semente de Eng de produção, e gostaria de saber algum curso pra incrementar meu currículo?

  10. jaideson

    boa tarde,Pedro gostaria de saber como ta o mercado para engenharia de produção. estou em duvida entre administração e produção, sera que o mercado esta bom para as duas. tenho medo de escolher errado e não conseguir vaga de emprego eu também quero prestar concurso publico, não gosto muito de matemática mas pretendo me dedica bastante grato.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!