Especialização da Medicina

Cardiologia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Cardiologista é o especialista da medicina que cuida e trata de todas as doenças do coração e sistema circulatório. Conheça mais sobre a carreira em cardiologia.

A Carreira em Cardiologia

Cardiologia

Habilitação:
Cardiologista
Duração da Especialização:
2 a 3 anos
Área:
Biológicas
Atributos do Profissional:
Responsabilidade, Raciocínio Rápido
Salário Médio:
R$ 6422,00

Cardiologia é a especialização da medicina que cuida do diagnóstico e tratamento de todas as doenças relacionadas ao coração e ao sistema circulatório humano.

O cardiologista, como especialista do sistema circulatório, atua diagnosticando doenças, prescrevendo tratamentos, realizando exames clínicos e físicos, interpretando o resultado de exames laboratoriais cardiacos ( eletrocardiogramas, ecocardiogramas, etc… ) e também entrevistando e aconselhando o paciente para que ele possa mudar e ter hábitos de vida mais saudáveis.

Entre os principais atributos do profissional de cardiologia temos: responsabilidade, raciocínio rápido, agilidade, carisma, liderança e boa capacidade de comunicação.

Cardiologia: Cuidando de problemas cardiacos e prescrevendo conselhos para uma vida mais saudável

Grade Básica da Especialização em Cardiologia

  • História Clínica
  • Exame Físico
  • Radiologia
  • Ecocardiografia
  • Psicologia Básica
  • Doenças Cardiacas
  • Angiologia
  • Semiologia e Diagnóstico Geral
  • Anatomia do Sistema Circulatório

História da Cardiologia

Carlos Chagas: Cientista Brasileiro, grande contribuidor para a evolução da área da saúde

Até o início do século 20, devido a hábitos mais saudáveis e a uma vida menos sedentária, as doenças circulatórias e do coração eram muito menos comuns. A cardiologia originalmente era sim estudada, só que apenas como uma matéria, um anexo da Clínica Médica.

A partir da década de 1920 com a rápida industrialização ( principalmente na Europa e América ) e o crescimento das grandes cidades com a migração do campo para as zonas urbanas, os habitos gerais da população foram mudando e as doenças cardiacas foram se tornando mais comuns, nesta época, também devido a novas invenções tecnológicas tais como os Eletrocardiografos ( máquina para se realizar exames do coração ), a Cardiologia teve o seu grande impulso inicial, se separando da clínica médica e se tornando uma especialidade médica.

A Cardiologia como ciência e especialidade médica começou a ser estudada oficialmente no Brasil no ano de 1909 por Carlos Chagas e seus colaboradores. Eles produziram os primeiros estudos brasileiros sobre o tema das doenças do coração e também trouxeram o primeiro eletrocardiografo para o Brasil, este sendo instalado no Laboratório de Manguinhos no Rio de Janeiro.

A partir de 1950 com a evolução da eletrônica, foram sendo construidos equipamentos médicos cada vez melhores e a cardiologia teve um novo grande impulso com uma grande evolução nos métodos de realização dos exames, que possibilitaram um diagnostico cada vez mais rápido das doenças circulatórias.

Nos dias de hoje, pode-se dizer, que embora as doenças cardiacas estejam entre as maiores causas de morte no mundo, a Cardiologia é uma das especialidades médicas mais evoluidas, devido a mais de 100 anos de estudo e também devido ao grande investimento nesta área.

A Formação do Cardiologista

Para ser um cardiologista, primeiro é necessário ter se graduado no Curso de Medicina. Assim que o curso de medicina for concluido o novo médico pode então iniciar sua especialização em cardiologia.

A especialização em cardiologia pode ser feita em institutos e hospitais especializados, havendo a opção inclusive do médico continuar estudando e evoluindo fazendo mestrado e doutorado nesta área.

Cardiologia é uma área de evolução rápida, é recomendado que depois do médico concluí-la se atualize sempre, participando e congressos, convenções e mini-cursos, quanto mais especializado for o cardiologista, mais valorizado na profissão ( maiores salários e melhores cargos ).

Cardiologia: Aspectos Positivos

Hoje em dia, juntamente com o cancer, as doenças cardiacas ( principalmente infarto ) tem sido uma das causas mais comuns de mortes no mundo, o que tem aumentado cada vez mais a importância do profissional de cardiologia.

O cardiologista tem excelentes oportunidades, tanto em hospitais quanto em clínicas particulares.

Ele pode atuar diagnosticando doenças ou então realizando consultas, exames e entrevistando os pacientes para pode indica-los habitos de vida melhores. No Brasil ainda há uma grande necessidade de profissionais qualificados em Cardiologia, o mercado é bastante promissor.

Cardiologia: Aspectos Negativos

O principal aspecto negativo da carreira em cardiologia, com certeza é a dificuldade desta especialização, a exigência é rigida, pois é uma profissão que envolve grandes responsabilidades.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Especialização da Medicina

Ginecologia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Ginecologia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

O ginecologista é o médico especializado no cuidado com a saúde da mulher, desde meninas até mulheres idosas. Conheça mais sobre a carreira em ginecologia.

Dermatologia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Dermatologia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

O dermatologista é o médico especializado no estudo e tratamento das doenças e males da pele tais como câncer e até calvice. Conheça mais sobre a carreira de dermatologia.

Pediatria – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Pediatria – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Pediatria é a especialização da medicina dedicada ao estudo das doenças e problemas das crianças e dos adolescentes. Conheça mais sobre a carreira em pediatria.

 
 
 

Comentários:

  1. David

    Olá amigos do guia da carreira. Parabéns pelo site. As informações são excelentes. Gostaria de ver na seção Especialização em Medicina, um artigo sobre a carreira do Patologista. É uma especialização que traz muitas dúvidas, tendo em vista, no Brasil, haver dois tipos, o anatomopatologista e o patologista clínico, mas todos são chamados de patologistas. Como é o dia-a-dia dessa profissão, o nível salarial, se o profissional fica dependente dos grandes laboratórios, vantagens e desvantagens, etc.

    Obrigado. Ficarei aguardando.

  2. Pedro Addler

    Olá David

    Excelente sugestão, essa especialização da medicina de Patologista não estava na nossa pauta, vamos acrescentar !!

    Obrigado pela sua colaboração, aqui no Guia da Carreira consideramos a opinião e as sugestões dos leitores fundamentais é isso que fortalece e aumenta a nossa comunidade todos os dias.

  3. Elton Lopes

    Olá amigos do Guia da carreira eu gostaria que voces colocassem algo na seção de especializações na carreira de medicina sobre neurocirurgia, e tambem se possível algo sobre Cirurgia Plástica. Pois eu estou em duvida entre os dois e gostaria que vocês me ajudassem colocando as vantagens desvantagens a faixa salarial etc
    Desde ja agradeco
    a me mandem atualizações sobre o site por e-mail

    Obrigado!!

  4. Kaio Renan

    Olá amigos!
    Para atuar como médico cardiologista é preciso fazer medicina é claro, e fazer a residência, mais tenho uma dúvida, com o superior de medicina completo e a residência em cardiologia já podemos exercer a profissão de cardiologista em um hospital??? Sendo SIM a resposta, qual a Necessidade realmente do mestrado e doutorado em Medicina / Cardiologia depois do superior e da residência???
    Aguardo a resposta.

    Gostaria também que vc’s dessem mais detalhes sobre neurologia e neurocirurgia no link de residências.
    Obrigado !!

  5. Pedro Addler

    Olá Kaio

    Concluindo o curso completo de medicina e a residência/especialização em Cardiologia em um hospital você pode sim começar a trabalhar como cardiologista.

    A necessidade de se fazer um Mestrado e Doutorado na área de cardiologia vem da competição pelos melhores empregos: se você quer trabalhar em um hospital conceituado, em um grande hospital, se você tiver mestrado e doutorado em Cardiologia suas chances aumentam muito ( alguns inclusive exigem que os candidatos tenham pelo menos mestrado !! ).

    Em relação a Neurologia e Neurocirurgia em breve teremos matérias completas sobre as mesmas no nosso Guia das Profissões. O objetivo final é completar a relação de todas as especializações da Medicina que temos no Brasil.

  6. pedro

    Olá Pedro!
    gostaria de saber se vale mais a pena ser cardiologista ou cirurgião cardiovascular no quesito mercado de trabalho e financeiro. Obrigado !

  7. Pedro Addler

    Olá Pedro

    Embora muita gente confunda, Cardiologia e Cirurgia Cardíaca são areas diferentes dentro da medicina.

    O Cardiologista fez o seguinte percurso na carreira médica:
    Medicina -> Clínica Médica -> Cardiologia
    Ele é o especialista no coração e é capaz de diagnotiscar todos os tipos de doenças do coração.

    O Cirurgião Cardiaco fez o seguinte percurso na carreira médica:
    Medicina -> Cirurgia Geral -> Cirurgia Cardiaca
    Ele é o especialista em cirurgias do coração e sistema vascular, sendo capaz de fazer procedimentos complexos tais como cirurgias e transplantes de coração.

    O profissional de Cardiologia comum ( cardiologista ) ganha menos que o Cirurgião Cardiaco, pois cirurgia é uma especialidade médica muito mais difícil e de grande responsabilidade.

    Em relação a você, siga o que você gostar mais, afinal nem todo mundo tem coragem de fazer uma operação.

    • Diego

      Você errou: cirurgião cardíaco não faz cirurgia geral! Ele entra diretamente na residência de cirurgia cardíaca

      • sandro

        Diego voce esta equivocado. Residencia medica para cirurgia cardiaca no Brasil ate o presente momento necessita de 2 anos de cirurgia geral

        • Luis

          São três anos de especialização, e é direto sem fazer cirurgia geral, é um especialidade que não deve acabar mas vai ter sua atuação diminuída devido as novas próteses estão surgindo e são colocadas pelos hemodinamicistas e cirurgiões vasculares claro ainda com altíssimo custo.

  8. pedro

    obrigado! já ajudou bastante…eu sou fanático por cirurgia, acho muito legal. Você saberia me responder se brasilia possui uma residencia cirúrgica boa, se nao, onde tem as melhores residencias de cirurgia ?

  9. Pedro Addler

    Olá Pedro

    Pois é meu xará :P essa é uma questão complexa, Cardiologia e Cirurgia Cardiaca, cada uma tem suas vantagens. Vou explicar pra você:

    - Cardiologia: O profissional de cardiologia, cardiologista, é o médico especialista no coração, é uma especilização mais fácil que a cirurgia cardiaca, por isso ganha menos.

    - Cirurgia Cardiaca: A cirurgia cardiaca é uma especialização extremamente complexa e difícil você vai ter que fazer 3 cursos completos para chegar ao final: medicina, cirurgia geral e cirurgia cardiaca, por ser mais difícil, no entanto, ganha mais.

    • Luis

      Cardiologia é uma das especialidades mais difíceis da medicina exigindo um aprendizado continuo e ganha se muito bem pois além de clinicar o medico ainda tem a possibilidade de realizar exames ecg, holter, mapa, eco, teste Ergométrico tudo ganhando claro.
      Já a cirurgia cardíaca sem duvida é muito complexa e os resultados são operador dependente sendo assim mais experiente o cirurgião melhores resultados e menos mortes ele terá . Normalmente o recém formado acompanha uma equipe para ganhar experiência e vai ser peixinho por muito tempo mais ainda assim razoavelmente remunerado.

  10. Stefany

    Oii tenho 15 anos e estou interessada em ser Cardiologista ou outra especialidade da medicina, não tenho muito problema em ver sangue mas sou extremamente emocional.Há problemas nessa questão ?
    Obrigada :D

    • Pedro Addler

      Olá Stefany

      Em relação a ver sangue, esse é um aspecto positivo e mostra sua força :D agora em relação a ser passional isso pode prejudicar sim sua carreira em Cardiologia.

      Não que você tenha que ser fria, pelo contrário !! Mas a questão é a seguinte: você está lá no Hospital para salvar vidas, mas nem todas você vai conseguir salvar :( infelizmente, há casos de Cardiologia que não tem mais volta.

      Esteja sempre preparada, pois afinal errar é humano e aprender com os erros é sublime :)

  11. Pedro Guimarães

    Muito bom, vocês estão de parabéns. Apenas esqueceram de uma especialização que é novidade aqui no Brasil, tradiza pelo doutor Italo Rachid, a medicina anti envelhecimento. Eu gostaria muitíssimo se vocês pudessem escrever sobre ela!

    Abraço!

    • Pedro Addler

      Olá Pedro Guimarães

      Muito interessante essa especialização da Medicina hein !! Medicina Anti-Envelhecimento :D com certeza um excelente complemento para as técnicas tradicionais de Clínica e Cardiologia.

      Eu te confesso que ainda não conheço a obra do Dr. Italo Rachid mas agora que você falou vou botar a equipe aqui pra pesquisar.

      Obrigado pela sua contribuição !! Continue sempre comentando na comunidade do Guia da Carreira sempre que você quiser.

  12. antonio hiago felipe ferreira

    eu acho que o cardiologista é aquele que faz tudo pra salvar a vida de todas as pessoas

  13. Stefany

    Olá Pedro muito obrigada pela sua resposta, está me ajudando a me preparar mais. Tenho mais uma pergunta, voce acha que o mercado de trabalho está bom para a cardiologia ? Moro em Brasília e tenho medo de fazer a faculdade e não ter espaço para mim.Obrigado :D

    • Pedro Addler

      Olá Stefany

      Imagine !! A Cardiologia é uma especialidade da Medicina considerada difícil, sempre vai haver espaço para Médicos Cardiologistas nos hospitais, pois poucos são formados anualmente.

  14. luana

    eu gostaria que vocês publicassem fotografias e vídeos de cirurgias cardiovasculares.
    eu gostaria que vocês me dessem uma dica pra min convencer o meu vovo a parar de fumar cigarro.
    valeu……….

    • Pedro Addler

      Olá Luana

      Que bom que você se preocupa com seu avô !! :D Pelo carinho que você tem ele deve ser um cara bem legal.

      Em relação aos vídeos e fotos de Cardiologia realmente é uma boa idéia, na próxima oportunidade podemos fazer.

      Agora, falando do cigarro, realmente todos sabemos que faz muito mau :( mas muita gente ainda tem o hábito de fumar todos os dias, principalmente os mais velhos.

      É importante lembrar pra eles que além de causar graves problemas no pulmão e também na área de Cardiologia, o cigarro também causa Câncer de Boca, de Esôfago e até mesmo de Estômago.

      Seu avô realmente deveria parar de fumar, cada cigarro fumado diminui a vida de um humano em 4 minutos, ou seja, se ele continuar fumando vai perder muito tempo de vida e não vai poder passar mais muito tempo mais com sua neta querida.

  15. junior

    olá gostaria de saber como posso cursar as faculdades de medicina e cardiologia gratuitamente e qual e o caminho apos o ensino medio escolas estaduais encaminham os alunos as universidades publicas ? obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Junior

      Para poder cursar Medicina e posteriormente Cardiologia Gratuitamente, o primeiro passo é passar em uma Universidade Pública.

      As Universidades Públicas, que podem ser Federais, Estaduais ou Municipais são gratuitas, mas como nada na vida é 100% grátis elas tem a desvantagem de serem concorridas, principalmente no caso da Medicina que é uma profissão prestigiada.

      Em relação a Cardiologia, a especialização em Cardiologia deve ser feita após o término da faculdade de Medicina.

      A especialização em Cardiologia dura em média 3 anos e é feita a nível de Residência Médica nos Hospitais.

  16. Otto Orleans

    Olá, eu estou pretendendo fazer faculdade de medicina ano que vem. E meu sonho é ser cardiologista. Mas cardiologista não fazem cirurgia não é? Qual o médico que faz cirurgia do coração? Ele pode fazer consulta ou isso serve apenas para cardiologia ?

    • Pedro Addler

      Olá Otto Orleans

      Na realidade, o papel do Cardiologista, o grande especialista no Coração Humano, não é operar e sim diagnosticar e testar problemas no coração.

      No caso, o profissional de Cardiologia, ele pode encaminhar um paciente para a cirurgia, mas não é ele que faz.

      Quem faz as operações no coração, transplante, pontes de safena, etc… não é o profissional de Cardiologia e sim de outros 2 profissionais: o Cirurgião Geral e o Cirurgião Cardiaco.

  17. manu

    eu sempre fico em duvida em qual curso fazer, biomedicina e medicina, mais ultimamente ando achando muito interessante a medicina em dermatologia, e cardiologia, mais agora nao sei em qual vou me dar melhor,
    e queria saber, os lugares onde tem faculdades federais de medicina e biomedicina
    beijs

  18. Diego Barbosa

    oi, eu queria saber mais sobre cirurgião geral, quantos anos de especialização, qual o salário médio, pois pretendo fazer medicina e estou com 16 anos, mais ainda nao sei qual a área eu quero me especializar, estou em duvida entre cirurgião geral ou médico legista. queria saber um pouco mais sobre essas duas áreas da medicina.

    • Pedro Addler

      Olá Diego Barbosa

      Depois de terminar seu curso de Medicina, que dura 6 anos, você tem mais 2 anos pra se formar Cirurgião Geral.

      Para se tornar Médico Legista, basta você ter o diploma de Medicina em sí e depois fazer a residência Médica.

  19. suhellen cristiny

    ola pedro!
    eu tenho o sonho de cursar medicina e me especializar em neurologia mais também gosto da neurocirurgia e ambas tem ligação , tem como um médico ser neurologista e também neurocirurgião e atuar nas duas especialidades sem ter que fazer uma primeiro e depois a outra?Ele não pode fazer as duas ao mesmo tempo?

  20. luan

    olá,eu queria saber onde se faz o doutorado e o mestrado?,vc faz o que nesses ‘cursos’?,quanto custa?E em quanto tempo uma pessoa consegue se formar em medicina e se especializar em cardiologia e começar a exercer a profissão?

    • Pedro Addler

      Olá Luan,

      Normalmente o mestrado e o doutorado são disponibilizados pela própria universidade onde se faz a graduação. Se não for, você pode procurar em outras universidades o que mais lhe interessar.
      O curso de medicina dura em média 6 anos e a especialização em cardiologia, mais 2 anos, além da residência em hospitais.

  21. Pedro

    Olá,
    Eu gostaria de saber uma coisa: quando me formar em medicina e me especializar em cardiologia ou oftalmologia (se Deus quiser!), pretendo tentar a vida no exterior, especificamente no Canadá. Seria uma boa ideia?
    Obrigado!

  22. sandriny

    eu posso ser cardiologista, e cirurgiã cardiovascular. quanto ganha um cardiologista e um cirurgiao cardiovascular bem sucedido?
    vlw xau

  23. lucas firmino

    ola
    eu tenho 16 anos e pretendo se formar em cardiologista,mas tenho muitas duvidas.
    uma delas é quantos custa um curso?
    e quanto é o salario de um cardiologista?
    e tem uma coisa a dizer
    tenho muita força de vontade e quero muito mesmo se formar em cardiologista.
    o que mais eu tenho q ter para se formar ?
    muito obrigado pela atenção
    ;)

  24. Francisco

    Olá Pedro, eu estava pensando em ser cardiologista ou cirurgião cardiovascular, ainda estou pensando, mas eu gostaria de saber se há alguma opção de ser os dois, eu sei que os cursos são muito puxados, mas estudando e se esforçando acho que tudo se resolve. Eu também tinha outra dúvida, sempre que eu pergunto para alguem que ‘entenda’ da área, ele/a me fala que para eu me tornar um médico bom e com um bom currículo, vai demorar mais ou menos 10 anos, entre faculdade, residência entre outros, depois desse tempo eu estarei preparado para montar um consultório ou trabalhar em um hospital bom como o que voce citou em um comentário, em que alguns precisam pelo menos de mestrado? Obrigado desde já, parabéns pelo site!

  25. Larissa Cristina

    olá sou Larissa Cristina.
    Adorei todas as publicaçoes,mas tenho uma dúvida..como faço para chegar na formação de cirurgiã cardiovascular…essa foi a área que escolhi para me formar!! beijos,e boa sorte a todos..desde já agradeço,e mas uma coisa para todos os jovens alunos,NÃO DESISTAM DE SEUS SONHOS NUNCA..aguardo resposta!

    • Pedro Addler

      Olá Larissa! Você precisa primeiramente se formar em medicina e posteriormente fazer a residencia em cirurgia e depois cardiovascular.

      Obrigado por vistar o Guia da Carreira!

  26. Daniela

    Eu gostaria que vocês falassem sobre oncologia, tenho muitas dúvidas à cerca dessa profissão.
    Desde já agradeço.

  27. Débora Cryss

    Adorei o site.
    Agora tenho mais certeza de qual profissão quero seguir!

  28. gizela costa

    sou estudante de meidcina estou a fazer aliceciatura gostei muito doque li e gostaria de saber quanto tempo dura a especialidade de cardiologia pediatrica

  29. Lu

    Ei Pedro!! Assim como a Manu disse, eu tenho a mesma dúvida de especialização: cardiologia ou dermatologia. Queria muito algumas dicas de qual perfil se encaixa melhor em cada área… Sou uma pessoa criativa, com muito senso de liderança (mas prefiro fazer as coisas por conta própria), sou controlada, convenço as pessoas facilmente, tenho bastante memória, consigo explicar as coisas para as pessoas de maneira clara (professora não hein, rs)… Queria uma dica do que pode combinar comigo!!! Por favor, me dê uma luz.

  30. Lu

    Ah, além disso essa coisa de limite de 100 comentários tem que acabar!!!! Não consigo comentar e nem tirar as minhas dúvidas em muitos artigos. Revejam isso, e por favor, respondam :) Obrigada desde já, o site é maravilhoso.

  31. Mára

    Boa noite, fiz uma angioplastia, sentia muita dor no peito e depois ia para o braço esquerdo e logo passava, então fiz esse procedimento foi constatado que estava com 95% de uma veia entupida. Agora depois de 1 mês estou sentindo quase a mesma coisa só que invés de dor é uma queimação no peito que desce para o braço esquerdo e minha ponta dos dedos ficam dormentes e logo que passa a queimação fico com dor de cabeça e quase sempre faço vomito.
    Meu médico não sabe o que fazer. Gostaria de uma segunda opinião o mas breve possível. Será que tenho outra veia entupida. Por favor me responda.
    Obrigada

  32. Eliana

    Gostaria de saber mais sobre derrame pericardio quando acontece junto com o derrame pleural. Aconteceu comigo e até agora nada foi descoberto.
    obrigado.

  33. Ana Flávia

    bom quantos anos dura mais ou menos , sei que tenho que fazer medicina primeiro mais a especialização em cardiologia juntando os dois quantos anos ficaria ?

  34. debora

    Ola me chamo Débora e tenho 11 anos gostei muito das noticias sobre essa prfissão desde os meus 10 anos gostaria de quando crecer ser cardiologista
    BEIJOS Débora

  35. Fernando Franco Silveira

    Obrigada aos anjos que tem o dom de dar a vida a pessoas como eu!

  36. Karina Santos

    Olá!!!!
    Estou usando em um trabalho algumas partes das informações sobre a carreira do cardiologista. Gostaria de saber quem escreveu essas informações? Preciso colocar nas minhas referências.

    Obrigada!!!

  37. Maíra Pamplona

    Bom,quero saber quanto ganha um cardiologista que já está no auge1° da carreira????
    E gostei desse site,,,Obrigado por fazer eu me aperfeiçoar na carreira que quero seguir…

  38. marisson

    Ola; tenho 30 anos e adiei um pouco o sonho de ser medico, mas agora estou tentando o vestibular, a partir de que ano do curso eu consigo ser remunerado, ah e pretendo ser cardiologista ou cirurgiao cardiaco, obrigado e abraco!

  39. Gabriel Marino

    Olá,

    Gostaria de saber se há como ser Cardiologista e Cirurgião Cardíaco. Se sim, como faço? Obrigado.

  40. Myrla

    Olá, tenho 15 anos e estou bastante interessada nessa área e, desde já, estou dando uma pesquisada… Bom, primeiramente, gostaria de agradecer pelas informações, foram muito úteis e me deixaram mais decidida… Com relação a grade básica da especialização em cardiologia, procurei, procurei e não consegui informações satisfatórias sobre cada grade, então, se não fosse muito incomodo, gostaria de ter uma definição básica para cada tópico: História Clínica
    Exame Físico
    Radiologia
    Ecocardiografia
    Psicologia Básica
    Doenças Cardiacas
    Angiologia
    Semiologia e Diagnóstico Geral
    Anatomia do Sistema Circulatório

    Desde já muito obrigada!

  41. Leh

    Olá, muito bom o site!
    Então, gostaria de saber quanto tempo um cardiologista leva para se formar?
    Primeiro ele faz medicina, e depois tem que se especializar, quanto tempo leva para ele começar a carreira? hehe

  42. Jessika Guilherme

    Ola! primeiramente quero parabenizar pelo site,ele me passou informações importantes para mim.Tenho 14 anos e meu sonho é ser cardiologista,mas as vezes tenho um certo receio por medicina ser dificil,mais não vou desistir fácil,como diz Paulo Coelho:”so uma coisa torna um sonho impossivel,o medo de fracassar”.

  43. kleber

    olá eu queria saber com quantos anos se aposenta um medico ( cardiologista ) ??

  44. Tiago

    Boa noite á todos gostaria de tirar uma duvida vou fazer o curso de Biomedicina eu posso fazer especializacao em cardiologia? ou qual seria a melhor especializacao para mim? obrigado aguardo noticias…

  45. Hospital das Clínicas

    O Hospital das Clínicas está realizando o 16º curso de ELETROCARDIOGRFIA – presencial e online no período de abril a dezembro de 2012. Inscrições abertas. Informações pelo http://www.ecghc.org.br ou pelo eep.cursosmedicos@hcnet.usp.br

  46. amannda

    me interessei bastante nesta carreira ainda estou indecisa beijoooooooooos

  47. gabriela

    oiiiiiiiii gente eu nao sou formada mais gostaria de ser um medica na area da carediologia poriso tenho em mente de ser uma cardiologia e esse site ta mi ajudando muito obrigada

  48. Eliandra

    Oi eu quero saber quanto tempo eu levo a fazer uma especialidade em neurocirurgia, se é muito ou pouco tempo.

  49. glucio neto

    as sugestões são otimas

  50. glucio neto

    as sugestoes sao otimas,obrigado por esses concelhos que voces me derao

  51. Brenda Liz Agostinho

    Olá. Meu nome é Brenda,tenho 16 anos, gostei muito dessa preofissão, pois é uma profissão muito bonita, e que ajuda ao próximo, desejo muito fazer medicina e me especializar em cardiologia,e quero fazer essa profissão, não pelo salário, e sim por ajudar as pessoas..

  52. Rodrigo Regis

    Olá Pedro, gostaria de saber se para fazer residencia em cardiologia eu entro direto ou devo passar primeiro pela clinica médica e depois cardiologia, tenho que passar em duas provas de residencia é isso?

  53. nathalia

    tenho 14 anos curso o 1 ano do ensino medio e meu sonho eh ser cardiologista ,por isso dedico minhas horas vagas estudando livros de biologia. nao tenho problema em ver sangue ,ja vi muitos corpos desfigurados em acidentes. ja vi tambem videos de autopsia e cirurgias passo horas vendo e estudando tudo isso.e nao tenho nojo pelo contrario eu acho interessante.tenho tambem treinamentos para primeiros socorros. mas quero saber qual cursos preparatorios de vestibulares posso começar a estudar? e qual livros relacionado a medicina e cardiologia posso começa a estuda e praticar? porque o sonho de ser uma grande cardiologista ja virou obsseçao

  54. Paula

    Olá, gostei bastante da profissão, mas o que me preocupa é o tempo de estudos. Quer dizer que vai demorar no mínimo 9 anos para eu começar a trabalhar de verdade? Tem alguma coisa eu a gente possa fazer nesse meio tempo para começar a trabalhar logo? OBG

  55. Victória

    Olá, eu tenho 11 anos, e há um bom tempo estou pensando em fazer faculdade de medicina. queria saber se os cirurgiãos cardivaculares tem férias, e de quanto em quanto tempo, e qual o salário deles.

    • Pedro Addler

      Olá Victória! A férias de médicos são programadas por eles mesmos quando trabalham em escritório particular, quando não é feito o cronograma antes da assinatura do contrato. A questao salarial também é assim.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  56. Sara Alencar

    olá tenho quinze anos de idade e não vejo a hora de terminar o ensino médio para cursa a faculdade,
    apenas tenho uma dúvida sobre a medicina cardiologista, ( quantos anos é a especialização em medicina cardiologista? )

    • Pedro Addler

      Olá Sara! Depende do hospital que você for fazer sua residência. Mas em geral são 3 anos de cardiologia após a conclusão do curso de medicina.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  57. Rute

    eu tenho 11 anos eu quero ser uma sirugia cardiovascular agora eu vou estudar muito e seguir o meu sonho.

  58. mary

    Olá eu tenho 11 anos e estava pesando no meu futuro eu procurei ver na internet alguns tipo de faculdade mim encantei com a medicina mais faltava ver um cargo na medicina e eu gostei da Cardiologista mais queria saber quanto tempo leva a faculdade de cardiologista

    • Rui

      Pelo menos, em Portugal , são cerca de 10 anos para o mestrado(4 anos) e o curso (6anos)

  59. Daryelle Lopes

    olá eu queria saber que é bom estudar o corpo humano?

    • Pedro Addler

      É muito bom sim Daryelle, além de ajudar muitas pessoas.

      • kethelen

        concordo pois eu tenho 12 anos e quero também me formar ne cardiologista cirurgiã e é obivio que vou seguir meu sonho e nunca desistir jamais!

  60. vitória

    Oi,tenho 14 anos e adoraria trabalhar na área de cirugia cardíaca,quantas cirugias são feitas por dia? eu vou ter vida social, como poder sair com amigos,ir para aniversários essas coisas ?

  61. liu carla

    gente isso dai me ajudou muito vai ter uma feira de profisoes na escola e eu vou falar sobre cardiologista

  62. Erickson luan

    Eu preciso de sua opinião,eu estou pretendendo começar ciências biológicas e quando tiver um salário digamos que melhor fazer medicina e me formar em cardiologia o que voces dizem ante a essa estratégia de estudo e crescimento..?é aconselhavél?

  63. Rayanne

    penso em fazer cardiologia,quero fazer cirurgia então acredito que devo fazer cirurgia cadiovascular então gostaria de saber quanto tempo é preciso para isso, tenho 14 anos e quero muito fazer medicina, não tenho problemas ao ver sangue e nem operações e estou ciente da responsabilidade.

  64. Janaina Vieira dos Santos

    Tenho 14 anos,estou cursando a 7 série,sou muito inteligente e estudiosa.Já fiz uma peça de teatro na escola,mas tenho o sonho de ser médica cardiologista.ADMIRO MUITO O TRABALHO DOS MEDICOS…

  65. Gabriiel

    Ola pedro!
    Queria saber o que eu devo fazer depois do ensino medio pra me formar em medicina?
    E o que um cirurgiao geral faz?
    E voce tem alguma dica de alguns livros pra mim ja ir estudando?

  66. Daiani

    Olá Pedro Addler … gostaria que se possível me informasse, o caminho para chegar até o doutorado em cirurgia cardiovascular … no que diz respeito aos cursos que devo fazer, sua sequencia, e duração … pois, este é o meu maior sonho!
    Desde já Agradeço!

    • Daiani

      Qual a diferença entre Mestrado e Doutorado em cirurgia cardiovascular?

  67. Jonatas

    Oi sou Jonatas tenho 12 anos, gostei muito da matéria, eu já tô até estudando para ser um cardiologista já sei bastante coisa sopre o coração mas ainda falta muita coisa para ser um cardiologista mas já estou nu caminho.

  68. Gabriel Pagani

    olá amigos, tudo bem
    primeiro gostaria de parabenizar vosso site, é uma ferramenta indispensável pra jovens que gostam de saber mais sobre o seu futuro
    queria uma ajuda vossa, eu quero muito fazer medicina só tenho duvida entre 2 especialdades, pediatria e cardiologia
    eu adoro crianças, mas porém depois que eu fiz minha cirurgia de sopro no coração fiquei maravilhado com a sabedoria e o trabalho da minha cardiologista
    afinal, qual vale mais a pena pra mim
    e existe alguma especialização fixa em cardiologia pediatrica?
    muito obrigado
    abraços a todos

  69. victor

    olá
    Minha duvida a tudo isso e com calculos não sou muito bom nessa aréa mas gosto muito de ler, e me tornar um medico cardio eo meu sonho , pra min coraçao e um milagre, por favor alguem me responda?

  70. Natália

    Olá tenho 16 anos e gostaria muito de ser Cardiologista,sei q é uma profissão muito difícil e de alta responsabilidade, mas a área da saúde é a qual mais me indentifico principalmente cuidar do coração. Eu gostaria de saber se após concluir os 6 anos e mais 2 dois do curso de Medicina é preciso fazer a pós-graduação pra exercer a profissão….
    Um Abraço e muito obriagda!

  71. Stephani Nabinger

    Oi tenho 11 anos, pretendo ser cardiologista estou bem entendida que quero isso mas, tenho muito medo, de eu não conseguir salvar vidas. Esse é um grande problema meu, o que eu faço para conseguir superar isso?? :D

  72. Joana

    Queria sabe se um fisioterapeuta quando esta na faculdade ele estuda cardiologia e se ele pode ser cardiologista mesmo estudando fisioterapeuta

  73. Felipe

    Bom, tenho a ambição de ser Cirurgião cardíaco pelo desafio que esta profissão parece oferecer. Você poderia me falar um pouco sobre Cirurgia Geral e Cirurgia Cardíaca? Há a possibilidade de você fazer uma matéria especificadamente falando sobre Cirurgia Cardíaca?

  74. kethelen

    bem só gostaria de uma informção eu vejo muitos filmes que contem essa profissão e as vezes umas pessoas não aguentam e acabam morrendo mas pode ser só erro do médico ou é porque a pessoa mesmo não aguenta e isso as vezes me da medo de quando eu tiver no ramo acontecer algo assim so tenho essa duvida obrigada!

  75. angeliana cristina

    primeiro de tudo temos que penssar da seguinte forma:È a profissao que quero seguir?.
    porque eassa è ima profissao que exige muita responsabilidaden e raciocinio rapido.
    eu estou fazendo um seminario escolar a onde devo escolher como pesquisa a profissao que quero seguir.
    e esse guia esta me trazendo muita informaçao

  76. caio

    qual o curso tecnico

  77. vinicius

    meu sonho é ser um grande cardiologista. eu queria saber se tem pós-doutorado e qual é o salário maximo dessa especialidade, me ajudem por favor. valeu.

  78. Thaisla

    Oi, gostaria de saber se eu posso me especializar em cardiologia e cirurgia Cardíaca, os dois, assim eu posso diagnosticar e operar.

  79. Felipe

    Olá, tenho 13 anos e adoraria ser cardiologista ou outra parte na área da medicina. Gostaria de saber qual é a diferencia entre a cardiologia e a cirurgia cardíaca, primeiro queria saber se o cardiologista pode fazer cirurgias nos pacientes (como transplantes de coração e cirurgia nos vasos sanguíneos, etc…) Pode?…Queria também saber quanto em média demora para ser totalmente um cardiologista especializado ou um cirurgião cardíaco?? Aguardo a Resposta. :D

  80. jessyka farias

    ola
    eu gostaria muito de ser cadiologista, pois nao tenho problema em ver sangue nem em pessoas gravemente feridas, mais na minha cidade nao ha como eu mim espercializar nessa area o que posso fazer?

  81. celcimara

    eu tava em duvida sobre a cardiologia mas depois de ver os comentários do PEDRO acabou metades das minhas duvidas.obrigado pedro!!!

  82. adriana

    Olá, há pouco tempo minha família precisou de um cardiologista, estranhamos alguns métodos e respostas a pergunta que fizemos, ouvimos comentários de que ele realmente é médico, mas sua especialidade não é CARDIOLOGISTA, como saber a especialidade deste médico?

  83. Beatriz

    Bom dia !!!
    Gostaria de esclarecer uma dúvida.Posso fazer faculdade de biomedicina e após fazer uma pós graduação em cardiologia??

    Obrigada .

  84. Ana Karoline

    Bom .. tenho 17 anos , pretendo seguir cardiologia , gostaria de saber , se mesmo com a minha idade já posso me orientando com as grades básicas citas acima !
    Agradeço desde já .

  85. Adriane Katrine

    Olá Pedro,Eu tenho 26 anos conclui o Encino Médio agora.e tenho um sonho de ser cardiologista.li a pagina sobre o assunto e fiquei com uma duvida!Primeiro tenho que fazer medicina pra depois me especializar em cardiologista e isso.
    Quantos anos eu vou precisar para me formar na area será que eu ja tó muito velha kkkkkkkkkkkkkkkk

  86. Caroline

    Para fazer residência médica em cardiologia eu preciso fazer primeiro clinica geral?

  87. davi

    ola tenho 15 anos e faço o oitavo ano.Comecei a achar bem interessante essa área e gostaria de saber se eu poderia fazer o curso de medicina mais cedo, pois se eu esperar terminar os estudos depois fazer a faculdade de medicina e logo depois se especializar nessa área vou ter 28 anos ,mas queria me formar antes , tem como eu fazer de outra forma ?

  88. evelise

    bem, eu queria saber o que, propriamente um cardiologista faz, ele pode fazer operaçoes, ou apenas faz transplantes?? ele apenas faz o diagnostico da doença, e chama um cirurgiao para retira.lo do coraçao?? Sao apenas perguntas basicas, visto que gostaria de formar-me nessa area

  89. Alline Fraga

    Olá! Gostei bastante do site e gostaria de saber qual o salário de uma cardiologista que não faz cirurgias, apenas atende em consultórios. Obrigada!

  90. Elizabeth Picanço

    Olá Pedro, primeiramente gostei muito do site , tenho 16 anos e gostaria de seguir uma área na medicina, preferencialmente a área de Cardiologia. Gostaria que você me desse uma dica para trilhar uma carreira de cardiologista perfeita. Minha preferência é estudar fora do Brasil, acho que os recursos internacionais são melhores. Adoraria dicas. Aguardo sua resposta.

  91. Rafhaela Karolyne reis

    Olá sou Rafhaela Karolyne ,,sempre quis ser medica,e seguir a profissão de cardiologia,sei que para ser um cardiologista precisa ser graduada no curso de medicina,.eu posso ser uma cardiologista,e uma cilurgiã cardiovascular

  92. Hedy Mussons

    Olá! Sou estudante de Medicina na Espanha mas sou brasileira e penso em fazer a especialidade no Brasil e por isso cheguei até a vossa página web. Estou mirando editais de diferentes hospitais e em alguns vejo que para cursar a residencia em Cardiologia é necessário ter já feito dois anos em Clinica Médica. Em contrapartida, há hospitais cujo unico requisito é ser graduado em Medicina. O que é o correto? Isso mudo de hospital pra hospital? De antemao agradeço a informaçao.

  93. Gislaine

    Tenho 16 anos e sonho em ser cardiologista, mas queria formar-me por Faculdade Federal, de preferência pelo ENEM, será que é possível? Muito obrigada por esclarecer minhas dúvidas. Grata!

  94. Fernando ramos

    Ola bom dia em 2008 fui diaginotica hipertensao de dificio controle e durante este 6 anos tenho lutada mas nao obitive bons resutados ,estou mi disponibilisando como volutario ou cobaia para pesquisa e tratamento o meu email e b-gigante@hotmail.com

  95. Jaiane

    Gostaria de saber, se pra fazer a faculdade de cardiologia tem que fazer primeiro de medicina? se for é obrigatório? ou já pode fazer a faculdade de cardiologia direto?. Obrigada!

  96. Janaína

    Olá, tenho 16 anos!e estou com uma dúvida, primeiro tenho que fazer medicina para depois ir para area dá cardiologia? quantos anos são a medicina?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!