dcsimg

Saiba como escolher a sua profissão

Descubra como escolher uma profissão e ser feliz na carreira!

thinking_home

Para alguns poucos sortudos, a escolha da profissão é algo muito natural, parece que já nasceram sabendo que carreira seguir e não possuem dúvidas quanto a isso. Mas esta não é a realidade da maioria das pessoas. O que costumamos encontrar é angústia e incertezas, seja  no momento de escolher qual curso fazer na faculdade ou durante a vida profissional.

Muitas pessoas não conseguem chegar a uma conclusão e acabam entrando na faculdade ou sem refletir muito sobre o curso escolhido. Também não é raro encontrar profissionais descontentes com sua carreira atual e sem saber se continuam investindo nesta profissão ou começam algo completamente novo.

A boa notícia é que você pode seguir algumas dicas agora mesmo para tornar esse processo mais leve e escolher uma profissão que trará satisfação e felicidade.

Confira as dicas de orientação profissional que preparamos para você!

1 – Esqueça o mito da profissão para toda a vida

A escolha da profissão não precisa ser um dilema. Comece pensando que não existe uma escolha para toda a vida. Essa é, sim, uma decisão muito importante, mas não é possível prever e planejar todo o nosso futuro apenas com a escolha da profissão.

Não é preciso ficar preso àquela decisão tomada anos atrás, sempre existe a possibilidade de mudar de ideia e trilhar outros caminhos. Em uma sociedade em constante mudança, um redirecionamento da carreira é, muitas vezes, inevitável.

Outro fator a se levar em conta é que não existem escolhas “certas” ou “erradas”, e sim escolhas maduras e seguras.

2 – Considere não apenas suas preferências pessoais, mas também o mercado de trabalho

A profissão certa é aquela que tem a ver com você e que vai atender suas expectativas. Para isso, é preciso levar e conta dois aspectos:

  • Autoconhecimento: é saber quem você é, seus gostos, habilidades, competências e expectativas.
  • Mercado de Trabalho: analisar o mercado ajuda a encontrar um caminho de sucesso dentro da profissão que você escolheu.

3 –  Reflita sobre quem é você

Antes de começar a pensar em qual profissão escolher, pense sobre quem é você. Pode parecer banal, mas é comum esquecermos nossos objetivos pessoais quando tentamos nos definir como profissionais.

Desta forma, primeiro reflita sobre sua personalidade, o que gosta de fazer, suas habilidades, seus valores e interesses.

4 –  Pense no que você gosta

Faça uma lista com o que o faz feliz e coloque tudo: atividades que gosta de realizar com seus amigos em seu tempo livre, matérias preferidas na escola, filmes e livros que mais chamaram sua atenção, qual a importância da estabilidade financeira para você etc.

5 –  Reconheça as suas qualidades

É importante identificar o que você faz de melhor. Pense no seu comportamento em atividades do dia a dia como, por exemplo, a organização de uma festa. Você é prático e estratégico, planeja e cuida do que deve ser comprado e preparado? Ou se identifica mais convidando e motivando a turma para comparecer? Situações do cotidiano costumam mostrar nossas habilidades!

Conte com a ajuda a amigos, peça que o descrevam e reflita sobre as características apontadas para traçar seu perfil pessoal.

6 –  Faça um teste vocacional

Ele pode ajudar muito a escolher um curso na faculdade e também é válida para outros momentos da nossa vida profissional (ao planejar uma mudança de setor, uma promoção ou até mesmo a aposentadoria).

Muitas universidades e faculdades oferecem orientação vocacional gratuitamente, normalmente organizada pelo departamento de Psicologia. Algumas clínicas de psicologia também oferecem esse serviço.

7 – Pesquise sobre a profissão

Após traçar seu perfil, identificando preferências e habilidades, você já deve ter em mente algumas profissões que o agradam. Agora é o momento de saber mais sobre cada uma delas.

Pesquise muito sobre todos os aspectos de cada uma das profissões da sua lista. É fundamental saber as competências que a profissão irá exigir, que tipo de cargo é oferecido para profissionais dessa área e como está o mercado de trabalho atual. As seguintes ações podem ajudá-lo nesta pesquisa:

– Consulte a grade curricular dos cursos da área e veja a ementa das disciplinas. Isto dará uma boa noção sobre os conhecimentos exigidos.

– Participe de eventos e palestras relacionadas à área de interesse.

Converse com profissionais da área. Fóruns sobre o assunto em redes sociais podem ajudar.

– Informe-se sobre os possíveis cargos que esse profissional pode ocupar. Em sites de busca de emprego é possível procurar vagas por “área de interesse” (ex.: “vagas de direito”, “vagas de engenharia”). Isso ajudará a entender como está a oferta de trabalho no setor e as diferentes funções que poderão ser exercidas em uma empresa.

8 – Pesquise sobre a profissões em alta e mercado saturado

Fazer uma pesquisa sobre o mercado para saber quais profissões estão saturadas e quais estão em alta pode ser muito útil. Porém, lembre-se que após você se formar, o mercado pode ter mudado. Além disso, não se deve fazer uma escolha com base apenas na oferta de empregos. Este pode ser um fator a mais para analisar em momentos de indecisão, mas apenas isso.

9 – Faça uma lista de prós e contras

O recurso da “boa e velha” lista pode ser muito útil mais uma vez. Liste os prós e contras de cada profissão e depois compare esta lista com aquela que você elaborou sobre suas prioridades. Você poderá então escolher a profissão que mais tem a ver com o seu estilo de vida.

Todo este processo pode parecer trabalhoso, mas lembre-se que uma escolha madura pode garantir sua felicidade e sucesso ao longo da carreira profissional.

Assista também ao nosso vídeo:

Veja também:

Conheça os 8 profissionais mais felizes

Como você escolheu a sua profissão? Compartilhe suas dicas aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin