dcsimg

Veja 7 dicas pra ficar rico

Veja algumas dicas preciosas para quem quer melhorar de vida!

Dicas para ficar rico

Quem nunca sonhou em livrar-se para sempre das dívidas, ter uma boa casa, um carro legal, um emprego bacana, viajar de vez em quando sem ter que se preocupar tanto com as despesas?

O que muita gente não imagina é que “ficar rico” ou melhorar de vida é um sonho totalmente possível, mesmo quando a economia do País anda meio devagar! Chegar lá, no entanto, nem sempre é fácil ou instantâneo. Importante é saber que, via de regra, para realizar alguns sonhos a gente precisa estudar, investir e ter um pouco de paciência.

Pensando nisso, elaboramos 7 dicas infalíveis que vão ajudar você a dar uma bela melhorada na vida – ou mesmo ficar rico.

Duvida? Então leia até o final e descubra!

1 – Faça um curso superior

Um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelou que, no Brasil, quem faz um curso superior tem um salário em média duas vezes e meia mais alto (156%) do que quem tem apenas o ensino médio. Essa diferença é a maior do mundo, superando a de muitos países desenvolvidos.

Portanto, se você quer melhorar de vida, o primeiro passo é investir numa faculdade. Diferentemente da época dos nossos pais, hoje temos uma grande oferta de cursos em todas as regiões do País, tanto em universidades públicas quanto em particulares. Sem falar nas diferentes modalidades de ensino, que se adequam às mais diversas necessidades: a distância, presencial, semipresencial…Tudo isso aumenta e muito as suas chances de vencer na vida.

2 – Escolha uma profissão de que você goste

Agora que você já sabe que fazer um curso superior deve ser a prioridade número 1 para quem quer ficar rico, é hora de escolher o curso ideal – aquele que irá desenvolver seus talentos e fazer de você um grande profissional!

O segredo é buscar uma profissão com a qual você realmente se identifique. Não importa se a sua vocação é para Medicina, Química, Administração, Ensino ou Artes – há profissionais bem pagos em todas as áreas, nunca esqueça disso!

Quando a gente gosta de uma carreira, tem mais chances de crescer nela. Um profissional motivado naturalmente pesquisa novidades, descobre outras áreas de atuação, especializa-se e, no fim, acaba criando um bom nome no mercado de trabalho – o que pode aumentar bastante os ganhos no fim do mês.

Existem algumas barreiras que podem dificultar o acesso ao curso desejado, como, por exemplo, a alta concorrência nos vestibulares das universidades públicas ou o preço das mensalidades nas particulares.

Mas é importante não desistir jamais do seu sonho! O Governo Federal tem três grandes programas de estímulo à formação de nível superior que podem ser bastante úteis para você: o Sisu, o ProUni e o FIES.

Saiba mais:

3 – Nunca deixe de estudar!

Algo que você deve ter sempre em mente para ser um profissional de sucesso e melhorar de vida: nunca deixe de estudar!

Ter uma graduação é importante, mas vai chegar um momento na sua vida profissional em que será preciso investir em formação de alto nível. Ter um título de especialista, mestre, doutor, MBA e similares melhora a sua aceitação (e o seu salário) no mercado de trabalho.

Quanto mais alto o nível do cargo ocupado numa organização, maior a exigência por formação. Uma pesquisa recente, realizada pela empresa de recrutamento Produtive, revelou que 70% dos executivos que atuam em grandes empresas no Brasil têm pós-graduação. E o melhor: eles ganham 60% a mais do que quem tem apenas graduação.

4 – Seja empreendedor

Empreender é uma das formas mais eficientes de ficar rico. Investir num negócio próprio, explorar mercados e apostar em oportunidades podem abrir portas para uma vida melhor.

Um dos pontos positivos de ser um empreendedor hoje no Brasil é a diversidade de opções disponíveis para quem tem visão de negócio. Dá para investir em inúmeras áreas (de cosmética a tratores), usar canais de venda diferentes (internet, aplicativos) e adotar modelos distintos (startups, franquias, negócio próprio, etc.).

Quando o negócio dá certo e é bem conduzido, as suas chances de ganhar muito dinheiro são bem maiores do que trabalhando como empregado em empresas.

Mas aqui é preciso desenvolver no mínimo três habilidades. A primeira delas é saber gerenciar negócios. A segunda, saber lidar com pessoas e a terceira, saber investir o dinheiro ganho. São características adquiridas com muito estudo, experiência e prática.

5 – Arrisque-se!

Quem não arrisca não petisca, diz o velho ditado. E é verdade: hoje em dia, num mercado competitivo e altamente qualificado, é preciso tomar decisões que fogem do convencional.

Largar um bom emprego para investir no próprio negócio, mudar de cidade ou país, assumir um cargo que irá exigir mais dedicação, ganhar menos em troca de experiência, enfim, são inúmeras as situações ao longo da carreira que irão desafiar a sua zona de conforto. É preciso estar preparado para enfrentá-las sem medo.

6 – Alternativa: o caminho mais seguro

Há quem opte por um caminho mais seguro para melhorar de vida. Crescer profissionalmente ao longo do tempo em uma mesma empresa, fazer um concurso público, investir o que sobra do salário em uma poupança e similares também são opções interessantes para aqueles que são um pouco mais conservadores.

Independentemente do seu estilo – se é mais ou menos ousado – o importante é não deixar a peteca cair. Na segurança ou no risco, nunca deixe de estudar continuamente, abra o olho para oportunidades (mesmo que elas desafiem o senso comum) e invista bastante em seu crescimento profissional.

7 – Saiba escolher a faculdade certa!

Como você pode ver, todos as nossas dicas para ficar rico passam pela educação. E é importante investir em uma formação de qualidade, em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Conheça algumas instituições renomadas presentes em diversas regiões do Brasil que oferecem bons cursos de graduação e pós-graduação.

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

O que achou das dicas para ficar rico? Vai seguir alguma delas? Compartilhe suas ideias conosco nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin