dcsimg

Você Sabe Quais os Riscos de Mentir no Currículo? Saiba Mais

Ao montar o seu currículo, seja sincero e opte por sempre falar a verdade. Saiba quais são os riscos de mentir em seu CV!

mentir-entrevista

São muitos que desejam conseguir um novo emprego, porém, alguns insistem que para conseguirem este emprego dos sonhos ,precisam mentir no currículo. Enganam-se ao pensar dessa forma, pois estes, não imaginam que os recrutadores, estão mais que capacitados a fazerem uma busca pelas informações, que são passadas nos currículos dos candidatos a uma vaga dentro de uma empresa. Por isso mentir no currículo, não é uma boa solução para conseguir uma nova oportunidade de emprego.

Os erros mais comuns encontrado nos currículos são os aumentos da habilidade pessoal. Alguns recrutadores afirmam que são milhares de candidatos, que dizem ter inglês intermediário quando aquele inglês é básico. E há aqueles candidatos que dizem saber tudo sobre aquela área, quando não possuem a metade dos conhecimentos.

Esses tipos de mentiras ou supervalorização das habilidades são muito fáceis de serem descobertas, pois quando se recruta um mentiroso é na hora da entrevista que já se visualizam as mentiras que foram ditas. Algumas perguntas chaves são feitas pelos recrutadores, justamente para confirmar se as informações que estão no currículo são de fato verdadeiras. Estima-se que de dez currículos, quatro possuem informações supervalorizadas.

Muitos profissionais de RH conseguem identificar as mentiras pelo perfil do candidato na hora da entrevista, e são muito comuns as pessoas ficarem inseguras, e não serem coerentes , porém esses são fatores importantes, que certamente serão analisados na hora de um entrevista.

Outra forma de descobrir as tais mentiras é verificar junto as empresas de empregos anteriores do candidato, questionando como foi a passagem daquele profissional pela a empresa, perguntas comuns, que são feitas aos empregadores anteriores dos candidatos, e como ele se comportou, qual o motivo da saída, e se o funcionário foi mandado embora, ou pediu demissão. Estas são informações valiosas, e decisivas, se deve ou não contratar este candidato para uma vaga de emprego dentro da empresa.

Dica importante:

Quando fizer o seu currículo, seja o mais sincero possível, inclua informações verdadeiras, não tente maquiar as suas habilidades.

Confira as dicas para elaborar um currículo simples, e eficiente no Guia da Carreira.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin