dcsimg

Desafios no Primeiro Emprego

Conheça os desafios que o candidato pode encontrar para conquistar seu primeiro emprego e no cotidiano dentro da empresa após a conquista!

desafios-emprego

A chance de emprego é um tanto empolgante para um marinheiro de primeira viagem, mas podem aparecer certos percalços. É um ambiente novo no qual o candidato irá precisar relacionar com pessoas de diferente culturas e costumes, adaptar-se à rotina do dia-a-dia de trabalhador e ainda obter um desempenho acima do desejável para a manutenção do cargo recém conquistado. O primeiro emprego exige atitude e dedicação, e algumas pessoas conseguem passar por essa experiência com grande facilidade, outros nem tanto.

Os ambientes de trabalham se diferem muito de empresa para empresa, e é difícil prever a adaptação do recém contratado. E da mesma forma, os trabalhadores também se diferem e alguns possuem mais desenvoltura para conviver e passar por cima de obstáculos. O desempenho dentro de uma empresa no primeiro emprego varia de trabalhador para trabalhador.

Levando em consideração o ponto de vista do contratante, a empresa, o novo funcionário precisa realizar as tarefas necessárias o quanto antes, e para isso é imprescindível que haja um treinamento. Um funcionário que já tenha alguma experiência exigirá menos atenção para a realização de tarefas no dia-a-dia e é bem provável que o chefe seja solicitado menos vezes do que para auxiliar um funcionário com nenhuma experiência.

A oportunidade do primeiro emprego precisa ser vista como um potencial de descobrimento e o candidato precisa estar mais flexível, abertos para receber criticas e principalmente conselhos e sugestões. O primeiro emprego é uma aprendizagem e não é aconselhável que o recém contratado concorde com tudo e realize tarefas que vão contra o código de ética do profissional.

O que fazer para conquistar o primeiro emprego?

É de grande relevância que o candidato a vaga do primeiro emprego antes de tudo conheça o mercado em que pretende atuar. Quais as melhores empresas, qual o perfil delas, o que esperam do perfil dos candidatos e outros.

A elaboração do currículo também é de extrema importância e ele deve estar estruturada conforme as exigências da vaga pretendida. O candidato deve colocar suas habilidade no currículo que tragam algum valor no momento da seleção.

A entrevista é sempre temida, mas não tem como fugir dela. O comportamento do individuo e a inteligência emocional são fortes pré-requisitos e é importante que o candidato fique ligado em suas principais habilidades comportamentais.

As habilidade comportamentais mais exigidas são: produção de conhecimento, humor, automotivação, criatividade, relacionamento interpessoal liderança e possuir planos para o futuro.

O networking, rede de relacionamentos poder ser muito útil num momento com esse. O candidato pode favorecer-se através de pessoas conhecidas ou através das mídias sociais.

Adaptação inicial

Após a conquista da vaga de emprego, o contratado pode deixar a sua nova experiência um tanto mais fácil. É importante manter a postura dentro da empresa de forma receptiva para aprender e realizar todas as tarefas propostas. Antes de tentar o primeiro emprego o candidato precisa estar treinado para fazer uso de ferramentas básicas da tecnologia que serão exigidas na rotina de trabalho. Conversar e relacionar com os colegas de trabalho é outra ótima opção, assim o candidato pode descobrir qual o melhor perfil e o que a empresa mais procura em seus novos colaboradores.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin