dcsimg

Entrevista de Emprego: Descubra o que os Entrevistadores Buscam !

Entrevista de emprego é um momento de análise, onde todas as suas atitudes fazem a diferença. Confira as principais características positivas que os entrevistadores buscam nos candidatos.

Entrevista de Emprego: Atitudes e Gestos Determinam o Sucesso

Entrevista de Emprego: Momento de Análise e Teste, onde sua atitude faz a diferença

Antes de mais nada, entrevista de emprego é um momento de análise, você está sendo observado.

Nesta etapa do processo de seleção para o emprego, a empresa já sabe que você tem toda a qualificação técnica necessária, na entrevista de emprego é o momento de demonstrar que você também tem qualificação psicológica, se você tem realmente o perfil profissional que a empresa procura.

Há algumas características positivas e negativas que de um modo geral, sempre são avaliadas durante a entrevista de emprego. Existem algumas caraterísticas que são comuns ao perfil dos grandes profissionais é sempre interessante cultiva-las e desenvolve-las.

Confira abaixo algumas das principais características positivas que os entrevistadores buscam nos candidatos:

1. Comunicação e Eloquência durante a Entrevista

Eloquência é a capacidade de falar e se exprimir de modo preciso e com facilidade. Uma das principais características avaliadas durante a entrevista de emprego é esta capacidade, a capacidade de oferecer toda a informação necessária, no menor espaço de tempo possível e do modo mais inteligente possível.

Demonstrar interesse, fazer perguntas no momento adequado e responder de modo firme e deciso são os principais pontos positivos observados pelo entrevistador, como principais pontos negativos temos o uso de “muletas verbais” tais como “pois é”, “veja bem”, nervosismo exagerado ( começar a entrevista de emprego nervoso é aceitavel, mas ficar o tempo todo se mexendo ou olhando para as paredes não é um sinal positivo ) e principalmente, tentar enrolar ou “embromar” o entrevistador: ele é um profissional treinado para detectar qualquer iniciativa neste sentido ( é melhor nem tentar ).

2. Criatividade e Jogo de Cintura durante a Entrevista

Durante o dia a dia da empresa, com certeza vão aparecer situações totalmente inusitadas é preciso estar preparado para tudo. Há problemas que demandam tempo, há problemas que dependem de outras pessoas para serem resolvidos e há problemas que realmente não são possíveis de serem resolvidos devendo neste caso, ser contornados, tudo isso demanda criatividade e jogo de cintura.

Durante a sua entrevista de emprego, com certeza você será surpreendido por perguntas repentinas, perguntas pessoais inesperadas sobre a sua personalidade e também perguntas que não tem uma resposta simples e imediata. Esteja preparado para todas as situações, demonstre interesse, mesmo que você não tenha uma resposta muito bem articulada, não deixe de responder e não esite. Capacidade de improviso em situações dificeis é sempre muito bem vista pelos entrevistadores.

3. Pro-Atividade e Vontade de Vencer

As empresas não estão em busca de Super Profissionais perfeitos ( eles nem existem ) mas sim em busca de pessoas com capacidade de luta e vontade de vencer. Durante a entrevista de emprego, demonstrações de pró-atividade são sempre muito bem vistas pelos avaliadores. Demonstre que mesmo você não sabendo tudo, tem disposição de aprender, demonstre que você tem disposição para abraçar e resolver problemas e que trará garra e vontade de vencer para a sua equipe, seu objetivo deve ser sempre somar esforços com a empresa, crescer junto com a empresa.

Desleixo, indecisão e desconhecimento em geral, sobre sí mesmo e sobre a empresa, são sempre atitudes mau vistas pelos entrevistadores, procure sempre se preparar, uma boa preparação somada a coragem e vontade podem vencer qualquer desafio.

4. Visão Positiva do Mundo e de Sí Mesmo

Tenha uma visão positiva de sí mesmo e do mundo, mesmo que a sua relação na antiga empresa não tenha sido boa, mesmo que o seu chefe tenha te perseguido, mesmo que os seus colegas de trabalho tivessem inveja de você, todas essas são questões subjetivas, falar mau do antigo emprego é uma das características mais negativas apresentadas durante a entrevista de emprego, segundo os avaliadores.

Toda e qualquer experiência negativa que você possa ter tido durante a sua vida, na pior hipótese sempre serve como aprendizado, o fracasso e as dificuldades também são excelentes professores.

Tenha sempre uma visão positiva do mundo e de você mesmo(a), procure conhecer bem seus defeitos, jamais tente esconde-los embaixo do tapete, tente supera-los, se não for possível superar, tente ao menos compensa-los. Em relação as qualidades também não procure esconde-las, se você fez grandes realizações no seu emprego anterior, se você for perguntado, diga a verdade durante a entrevista de emprego, você fez e você merece.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin