dcsimg

Dá para concluir o ensino médio pelo Enem; saiba como

Descubra como usar a nota do Enem para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio!

Enem

Que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o maior vestibular do País, muita gente já sabe. Milhões de jovens se inscrevem no exame para conseguir vaga em universidades públicas e privadas, bolsas de estudos ou financiamentos para ajudar a pagar a faculdade.

O que talvez a maioria das pessoas ainda não saiba é que através do Enem também é possível obter o certificado de conclusão do ensino médio. Isso mesmo! Quem já tem 18 anos pode utilizar a nota do Exame para ganhar o certificado.

Se você não teve a oportunidade de concluir o ensino médio em uma escola regular e agora precisa do diploma para conseguir um emprego ou entrar na universidade, esta pode ser a sua chance. Saiba como funciona!

Como usar a nota do Enem para concluir o ensino médio

A partir da edição do Enem de 2014, os candidatos passaram a ter mais uma vantagem ao se inscreverem no Exame: obter o certificado de conclusão do ensino médio.

A prova do Enem abrange os componentes curriculares do atual ensino médio e, por esta razão, se o aluno tirar uma boa nota em cada uma das competências avaliadas significa que possui os conhecimentos esperados daqueles que se formam no ensino médio.

Quem pode solicitar a certificação pelo Enem?

Para solicitar a certificação é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • Indicar, no momento da inscrição do Enem, que pretende utilizar a nota para obter o certificado de conclusão do ensino médio.
  • Indicar em qual instituição certificadora irá retirar o certificado.
  • Ter no mínimo 18 anos completos na data da realização da primeira prova do Enem.
  • Atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das provas objetivas (Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas).
  • Atingir o mínimo de 500 pontos na redação.

Repare que não é necessário ter concluído o ensino fundamental. Mesmo na hora de apresentar os documentos para ganhar a certificação, não é exigido nenhum histórico ou certificado referente a esse período escolar.

Ter completado 18 anos antes da realização das provas do Enem é de suma importância. Esta regra vale para todos, mesmo para os jovens que são emancipados!

O que acontece se eu atingir a pontuação mínima somente em algumas provas?

Se você estiver tentando obter o certificado do ensino médio pelo Enem e não atingir a pontuação mínima em todas as provas, poderá solicitar uma declaração parcial de proficiência para as competências em que obteve uma boa nota.

Por exemplo: se você tirou mais de 450 pontos na prova de Ciências da Natureza, mas nas outras teve nota abaixo disso, pode conseguir uma declaração parcial de proficiência apenas para a área de Ciências da Natureza.

Essa declaração pode ser usada, por exemplo, para eliminar matérias de um curso supletivo.

Após o resultado do Enem, como conseguir o certificado?

Se você preencheu os requisitos necessários e atingiu a pontuação mínima no Enem, está na hora de receber seu certificado.

As instituições que podem emitir este documento são:

  • Secretarias de Estado de Educação
  • Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

No site do Inep (http://www.inep.gov.br/), que é o instituto responsável pela organização do Exame, é possível consultar as instituições certificadoras de todas as regiões do país. A informação também consta no edital do Enem.

No momento da inscrição no Enem é necessário informar onde irá retirar o certificado. Após a divulgação dos resultados do exame, o Inep envia as informações dos candidatos diretamente para as instituições certificadoras.

Cada instituição possui um procedimento diferente para emissão do certificado. Fique atento aos prazos e aos documentos exigidos para conseguir o diploma.

Para aqueles que não marcaram a opção de obter o certificado no momento da inscrição do Enem há uma segunda chance, embora não seja garantida: é possível fazer esta solicitação posteriormente. Neste caso é preciso entrar em contato direto com uma instituição certificadora e se informar sobre os procedimentos.

Qual a validade do certificado de ensino médio com base na nota do Enem?

O certificado de conclusão do ensino médio obtido a partir da nota do Enem tem a mesma validade dos diplomas emitidos pelas escolas. Com este certificado é possível conseguir vaga em cursos técnicos que exijam ensino médio completo, entrar em uma universidade, comprovar a conclusão do ensino médio em concursos públicos e em qualquer outra situação que exija este nível de escolaridade.

Vale lembrar que os alunos que fizeram o Enem para obter o certificado podem ainda participar de iniciativas do Governo Federal de acesso ao ensino superior. A nota mínima necessária para obter o certificado garante a participação em programas como o ProUni (que concede bolsas de estudo) e o FIES (que concede financiamento estudantil). Ambos exigem uma pontuação mínima de 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação. Para participar do Sisu, que oferece vagas em universidades públicas, basta ter feito o Enem do ano anterior e não ter zerado na redação.

Veja também:

Descubra o que você pode fazer com a nota do Enem

Conte para a gente se você vai tentar o diploma de ensino médio através do Enem!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin