dcsimg

Informática

Você se identifica com Informática mas não sabe qual profissão seguir? Confira alguns caminhos possíveis dessa carreira e saiba como se especializar!

Quanto ganha um Analista de Sistemas?

A Informática faz parte de quase toda atividade profissional. É difícil imaginar uma empresa que não dependa de máquinas, equipamentos e softwares para funcionar. Também está muito presente na forma como nos comunicamos e acessamos informações, seja na vida profissional ou pessoal.

Quem trabalha com Informática pode atuar em empresas de todos os portes (micro, pequenas, médias e grandes), em todos os setores da economia: indústria, comércio, serviços, governos e organizações do terceiro setor.

São muitos os caminhos para quem quer atuar nesta área e cada um pode exigir uma qualificação diferente.

Saiba mais sobre algumas das profissões e áreas de atuação ligadas à Informática. Veja também como se especializar para entrar neste mercado de trabalho promissor!

1. Programação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A Análise de Sistemas consiste em criar uma série de instruções lógicas com o objetivo de executar determinadas sequências de ações. Estes comandos precisam estar escritos em modelos específicos, que são chamados de linguagens de programação.

Profissionais desta área podem desenvolver software para computadores, aplicativos para celulares e tablets, plataformas de comércio eletrônico, websites, jogos para videogames, entre outros.

2. Administração de Redes de Computadores

Um administrador de redes gerencia a malha de computadores de uma empresa e configura equipamentos para operarem conectados uns aos outros. Ele desenvolve projetos, instala e administra recursos informáticos com o intuito de melhorar a eficiência de conectividade da organização como um todo.

3. Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

Cada vez mais a indústria tecnológica preocupa-se em ser inovadora e lançar novos produtos no mercado. Profissionais da Informática que desenvolvem pesquisas científicas são bastante valorizados por estas organizações.

Além da atuação em empresas (principalmente de Tecnologia), os profissionais que desenvolvem pesquisas na área de Informática podem trabalhar em universidades.

4. Hardware e Periféricos

Não adianta somente desenvolver sistemas avançados ou jogos eletrônicos de última geração se os equipamentos não possuem a tecnologia adequada para suportá-los. É de extrema importância que o desenvolvimento e construção de hardware (parte física de um computador) e seus periféricos (mouse, teclado, impressora, etc.) acompanhem a evolução das tecnologias de programação.

5. Informática Biomédica

A Informática Biomédica aplica os conhecimentos computacionais à prática das biociências. Pesquisas médicas e biológicas, indústrias farmacêuticas, produtoras de equipamentos médicos, hospitais, laboratórios de diagnóstico e empresas que gerenciam instituições de saúde são exemplos de setores que têm uma necessidade crescente de implementação de sistemas avançados de informática.

6. Suporte

Com tantos equipamentos tecnológicos sendo utilizados por quase todos os tipos de empresas, cuidar da infraestrutura é imprescindível.

Prestar suporte técnico é uma das principais atividades exercidas por profissionais de Informática. Quem atua nesta área é responsável por manter os equipamentos funcionando em perfeita ordem, realizar manutenções nos sistemas e treinar usuários.

7. Gestão da Tecnologia da Informação (TI)

A Tecnologia da Informação (TI) utiliza sistemas informatizados para realizar atividades de obtenção, armazenamento, processamento, gerenciamento e acesso a dados.

Recursos de TI são utilizados em vários setores da economia e permitem transformar dados em informações úteis a seus usuários. Profissionais que gerenciam esses recursos podem ocupar posições estratégicas em empresas, seja na gestão de patrimônio tecnológico, gerenciando pessoas, projetos, recursos ou apoiando a tomada de decisões.

Como se especializar na área de Informática

São inúmeros os cursos disponíveis na área de Informática. Eles vão desde cursos livres até pós-graduações. Existem também muitas opções de cursos tecnológicos, com duração média de dois anos, e bacharelados, que duram quatro anos.

Algumas opções de cursos de graduação na área de Informática são:

  • Informática
  • Engenharia da Computação
  • Sistemas de Informação
  • Ciências da Computação
  • Tecnologia da Informação

Após definir em qual área você deseja atuar  e  escolher o curso  correspondente, é importante verificar se a instituição de ensino é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira algumas das principais universidades reconhecidas pelo MEC que possuem cursos na área de Informática:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Para conhecer todas as  opções de cursos de Informática e saber em quais faculdades eles são oferecidos acesse o site do e-mec.

 

Veja também:

Curso de Tecnologia da Informação

Você está pensando em seguir carreira em alguma área da Informática? Conte para a gente em qual ramo você gostaria de atuar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin