Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Profissão

Conheça as 9 melhores profissões para trabalhar em casa

16 de dezembro de 2015
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Atualizado em 14/03/2024

Há diversos benefícios de trabalhar em casa, com não ter que enfrentar o trânsito todos os dias e ter a possibilidade de decidir seus próprios horários, por exemplo.

+Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

Esses são alguns dos aspectos que fazem as pessoas buscarem profissões que possam desempenhar fora de um escritório, até porque trabalhar em casa pode diminuir o desgaste do profissional com deslocamentos desnecessários e contribuir para uma melhoria na produtividade.

Entretanto, para que seja possível ter o mesmo desempenho de quem está em um ambiente tradicional de trabalho, é preciso muita disciplina e organização.

Se você acha que esse modelo de trabalho é para você e tem curiosidade de saber como funciona e quais são as profissões para trabalhar em casa, continue a leitura!

Precisa ser autônomo para trabalhar em casa?

É comum pensarmos que aqueles que trabalham em casa são autônomos e não possuem vínculos empregatícios. Porém, esta é apenas uma das formas de se trabalhar em casa. 

Diversas empresas contratam profissionais que possuem a liberdade de trabalhar de onde quiserem. Algumas funcionam assim de forma integral e outras acabam exigindo a presença do funcionário algumas vezes, o que chamamos de trabalho híbrido.

Home office: veja como conseguir um emprego neste formato
Home Office x Modelo Híbrido: qual a diferença?

A verdade é que, por conta da pandemia da Covid19, que assolou o mundo em 2020, e as medidas de distanciamento social que fizeram as empresas adaptarem a forma de serviço dos seus funcionários, muitas delas preferiram manter o modo “home office”.

Sendo assim, respondendo a pergunta desta seção, não é necessário ser autônomo para trabalhar em casa. Você também pode ser um empregado.

As únicas coisas que você precisa para trabalhar em casa, independente de ter um vínculo empregatício ou não com alguém, são as condições básicas de trabalho: energia, equipamento de trabalho e uma rede de internet, se for o caso da tua profissão. 

Confira a lista que preparamos com 9 profissões para quem pretende trabalhar em casa!

profissoes-para-trabalhar-em-casa

9 profissões para trabalhar em casa

As profissões que listamos abaixo são exemplos de atuação profissional que pode ser realizada em casa ou num escritório de trabalho, servindo a alguma empresa ou de forma autônoma mesmo.

Veja só algumas delas:

Desenvolvedor de softwares/websites

A área da Tecnologia da Informação (TI) permite que muitos profissionais trabalhem de casa. Um bom exemplo são os desenvolvedores de sistemas que criam softwares e sites para a internet. 

Esta é uma das profissões mais importantes do setor tecnológico e passível de ser realizada em casa. Quem trabalha neste ramo precisa apenas de ter um bom computador conectado à internet para desenvolver suas atividades e pode realizá-las de qualquer lugar.

+ Desenvolvedor de software: Conheça tudo sobre essa profissão

Um desenvolvedor de sistemas pode trabalhar de forma isolada, planejando e criando programas computacionais sozinho, ou pode fazer parte de uma equipe de desenvolvedores. Mesmo trabalhando em equipe é possível se comunicar com colegas e clientes por telefone e internet e fazer seu trabalho em casa.

Para desenvolver esta atividade profissional você pode ser formado em Engenharia de Software, Análise de Sistemas, Gestão de Tecnologia da Informação, Sistemas da Informação, Ciências da Computação e/ou Engenharia da Computação.

Jornalista

O principal objetivo de um jornalista é divulgar notícias. Ele pode se dedicar a todos os processos da produção de uma matéria: definir pautas, investigar fatos, apurar a veracidade das informações, entrevistar pessoas, redigir textos e muito mais.

Dependendo do tipo de trabalho que o jornalista executa, é possível fazê-lo em casa. Existem profissionais que fazem pesquisas pela internet e redigem textos para jornais, revistas, portais da internet, etc.

+ Filmes brasileiros para quem quer trabalhar com Jornalismo
Glória Maria: 4 lições que ela deixou sobre Jornalismo 

Neste caso, o jornalista precisará praticamente das mesmas condições do desenvolvedor de software (um bom computador e rede de internet). Mas, para além desse equipamento básico e específico da profissão, se o jornalista precisa realizar gravações de áudio ou vídeo, precisará de espaços adaptados em casa por conta de acústica e iluminação.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

Tradutor

O trabalho de um tradutor exige bastante concentração e trabalhar em casa é uma ótima opção para evitar distrações típicas de um escritório (como clientes chegando, telefone tocando, conversas com colegas de trabalho, etc.).

Um bom tradutor precisa conhecer muito bem pelo menos dois idiomas. Seu trabalho envolve ler e interpretar o texto original e traduzir as informações para outro idioma respeitando ao máximo o conteúdo e o estilo do autor. 

São diversos os tipos de materiais traduzidos por este profissional, como por exemplo: livros, trabalhos acadêmicos, artigos, manuais, documentos, e-mails, entre outros.

Designer Gráfico

O designer gráfico desenvolve projetos de comunicação visual como a ilustração de um livro, a diagramação de uma revista, a criação de um logotipo, o desenho de uma embalagem, entre outros.

+ Designer Gráfico: o que faz, como se tornar um e onde estudar

Este é um trabalho bastante criativo e que não exige muitas ferramentas além de materiais para desenho e alguns programas de edição de imagens. Facilmente um designer gráfico consegue atender clientes e desenvolver suas atividades de casa.

Designer de Games

Quem trabalha com design de games desenvolve jogos eletrônicos para celulares, computadores, videogames e outros dispositivos.

Suas atividades envolvem criar um roteiro para o jogo, seus personagens, determinar as regras para avançar pelas fases, desenhar o cenário, fazer a animação das cenas, etc.

+ Design de Games: curso e mercado de trabalho

De modo geral, estes jogos são criados por uma equipe de desenvolvedores, mas isso não impede que o designer execute sua parte do projeto em casa e se comunique com os demais através da internet e telefone.

Escritor

Escrever é uma atividade que requer concentração, silêncio e inspiração. O mais importante para um escritor é entregar um texto bem elaborado e que esteja dentro do objetivo proposto. Ou seja, o lugar que a pessoa escolhe para trabalhar é irrelevante.

Quem trabalha com produção textual pode escrever livros de qualquer gênero literário, materiais didáticos, artigos para revistas e jornais, textos para blogs e portais na internet e muito mais.

+ Veja como se tornar um escritor e saiba mais sobre essa carreira

No caso desta profissão não há uma graduação específica para realizar esta atividade, que no fundo possui um caráter artístico. Mas, por questões técnicas, se você deseja ser um escritor, graduações como Letras, História, Filosofia, Sociologia, Jornalismo e/ou Teologia.

Revisor de textos

Assim como acontece com o escritor, um revisor de texto precisa de um lugar tranquilo para se concentrar em seu trabalho. Qualquer tipo de texto pode ser submetido a este profissional, que fará correções gramaticais e de coerência do discurso, para que a leitura se torne mais fácil e agradável.

Além de corrigir o conteúdo dos materiais escritos, um revisor pode alterar a estrutura de um texto (divisão por capítulos, citações, parágrafos, cabeçalho, etc.) para que ele fique nos padrões exigidos. 

+ O que é ser revisor?

Isso é muito comum em trabalhos acadêmicos (trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos científicos, etc.) e em documentos oficiais (circular, ofício, carta, aviso, decreto, edital, etc.).

Professor Particular

Dar aulas particulares é uma boa alternativa para professores que desejam aumentar a renda ou preferem trabalhar de casa. 

Qualquer que seja a área de especialidade do professor (Matemática, História, Português, Direito, etc.), sempre é possível encontrar alunos que precisam de um reforço para melhorar suas notas na escola ou faculdade, ou que desejam se preparar para vestibulares ou concursos públicos.

+ Tenho perfil para ser professor?

Neste caso, o trabalho ainda pode ser tanto presencial ou virtual. Se você tiver um local adequado para receber o estudante, seu trabalho em casa precisará apenas de energia e um espaço bem iluminado, com mesa e cadeira.

Se as aulas forem virtuais, a necessidade passa a ser apenas de um bom computador e rede de internet. De modo virtual é possível fazer chamadas de vídeos, além de conseguir fornecer material digital ao estudante.

Contador

O contador cuida das operações financeiras de uma empresa. Ele controla a entrada e saída de dinheiro, registra os negócios de compra e venda e é responsável pelo planejamento tributário.

+ O que faz um contador?

É muito comum vermos contadores abrindo seu próprio escritório de contabilidade ou atuando exclusivamente em uma empresa. No entanto, a presença deste profissional nem sempre é fundamental.

Boa parte do trabalho de um contador consiste em analisar registros financeiros, interpretar as contas de uma empresa e traçar planos de investimentos. Estas atividades podem ser realizadas de qualquer lugar, especialmente de casa, onde ele pode inclusive fazer reuniões com seus clientes.

+10 formas de enfrentar uma onda de calor trabalhando em home office

profissoes-para-trabalhar-em-casa

Como faço para me formar em uma das profissões para trabalhar em casa?

Seja qual for a profissão que você escolher, é importante investir em um curso superior de qualidade para se destacar na carreira.

As instituições a seguir oferecem diversos cursos que podem te tornar um profissional “home office” com a possibilidade da concessão de bolsas de estudos para a realização da graduação, além de opções de ensino à distância.

Todas elas possuem autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer seus cursos, assim como também são reconhecidas e bem avaliadas por ele. 

Além de terem o selo de qualidade do órgão educacional mais importante do país e contarem com a oferta de bolsas de estudo, todas elas apresentam programas de descontos e financiamentos facilitados.

Saiba também que há universidades públicas que oferecem estes cursos também, como:

  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

+ Leia também!
Estágio home office: Entenda como começar sua carreira de forma remota
5 aplicativos para trabalhar bem durante o home office

Os mais lidos
Profissões que Ganham Bem: Conheça as mais promissoras!

Profissões que Ganham Bem: Conheça as mais promissoras!

Por Guia da Carreira em 14/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.