Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Enem

5 dicas para evitar estresse antes do Enem

Mulher branca com uma mão na teste, com rosto de preocupação. Ao lado dela, em cima da mesa, há alguns livros.

A chegada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faz com que muitos candidatos se sintam ansiosos ou estressados antes da prova, o que é natural. Porém, é necessário manter a calma para que isso não prejudique o desempenho do vestibulando.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

Em níveis elevados, o estresse pode comprometer a capacidade de concentração, levando a distrações e erros bobos. Além disso, a ansiedade excessiva pode resultar em bloqueios mentais, dificultando a lembrança de informações importantes. 

O estresse crônico também pode afetar a saúde física e mental do vestibulando, resultando em fadiga, insônia e problemas de saúde a longo prazo, o que certamente não é algo benéfico nem para realizar um vestibular como o Enem ou qualquer outra prova.

Para evitar um rendimento ruim no Enem, é essencial adotar estratégias de gerenciamento do estresse, como técnicas de relaxamento, cronograma de estudos realista, entre outros. 

+ Essas 10 coisas são o terror de todo universitário

Como evitar estresse antes do Enem?

Conforme apontado no início deste texto, a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra, Elisângela Ribeiro, comenta que o estresse crônico pode prejudicar a função cognitiva, afetando a capacidade de concentração, memória e tomada de decisões. 

“Estudantes que se encontram em estado de estresse elevado têm maior probabilidade de cometer erros simples e esquecer informações importantes. Ao evitar, você pode otimizar seu desempenho cognitivo, o que é fundamental para o sucesso no Enem”, explica.

Para auxiliar os estudantes a lidar melhor com as emoções próximo à prova e priorizar a saúde mental e o bem-estar a fim de conquistarem um melhor desempenho nas provas, a professora Elisângela Ribeiro, elencou cinco dicas para lidar melhor com o estresse, confira:

Organize um cronograma realista

Crie um cronograma de estudos que leve em consideração o tempo que resta até o exame. Dessa forma você evita a sobrecarga e distribui seus estudos de maneira equilibrada. 

Então, estabeleça metas diárias ou semanais alcançáveis e reserve tempo para revisões. Ter um plano bem estruturado pode reduzir a sensação de urgência e ansiedade.

Planejamento semanal: dicas e estratégias para uma organização eficiente

Mantenha uma rotina de autocuidado

Isso inclui dormir bem, fazer exercícios, manter uma alimentação saudável e dedicar tempo a atividades de lazer. O sono é especialmente importante para a consolidação da memória e o desempenho cognitivo. Evitar o estresse envolve manter o corpo e a mente em equilíbrio.

Use técnicas de gerenciamento do tempo

Aprenda a gerenciar seu tempo de estudo de forma eficiente. Uma forma de fazer isso, é utilizar a técnica Pomodoro, por exemplo, que envolve períodos de estudo concentrado seguidos por breves pausas. 

Isso ajuda a manter o foco e a evitar a exaustão. Além disso, defina prioridades e concentre-se nos tópicos mais importantes.

Evite comparação excessiva

Tente não comparar seu progresso com o de outros estudantes. Cada pessoa tem seu próprio ritmo de aprendizado e estratégias de estudo. 

E, sim, a comparação constante pode gerar ansiedade. Em vez disso, concentre-se nos seus próprios objetivos e no progresso que você está fazendo.

Entenda o que é inteligência emocional

Pratique a respiração profunda e a meditação

Essas técnicas são excelentes maneiras de reduzir o estresse e a ansiedade. Reserve alguns minutos todos os dias para praticar a respiração profunda e a atenção plena, assim como nos dias das provas. Isso ajuda a acalmar a mente e a manter o estresse sob controle.

Onde utilizar a nota do Enem?

A nota do Enem pode ser utilizada de diferentes formas, principalmente para acessar ao ensino superior. A prova é usada como ingresso em universidades públicas e privadas no Brasil. 

Através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos podem concorrer a vagas em instituições públicas, enquanto o Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo em universidades privadas com base na nota do Enem. Além disso, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) usa a nota do Enem como critério de seleção para financiamento estudantil.

+ Qual é a nota mínima pra passar no Enem? Entenda

Além do ProUni, outras instituições e programas de bolsas de estudo podem considerar a nota do Enem como parte dos critérios de seleção ou de vestibular.

Mas não se preocupe! Existem outras formas de você ingressar no ensino superior. Conheça algumas faculdades com bolsas de até 80%, sem a necessidade do exame ou comprovação de renda:

+ Leia também!
Repertório Enem: 14 filmes para impulsionar sua redação
Enem: Veja como consultar o local de prova

Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.