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Enem

Repertório Enem: 14 filmes para impulsionar sua redação

24 de outubro de 2023
Mulher branca sentada no sofá, comendo pipoca, enquanto assiste filmes para repertório do Enem.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é interessante que o candidato possua um repertório sociocultural diversificado para desenvolver a redação do Enem, com bons argumentos.

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Isso porque para construir textos coesos e até persuasivos, o candidato precisa obter boas referências e citações durante a escrita, já que essas são orientações importantes para desenvolver a redação.

Uma forma de conseguir ter um bom repertório para o Enem é assistindo às produções audiovisuais. Além de ser uma forma de entretenimento, os filmes e documentários oferecem conhecimento sobre diversos temas.

Neste artigo, separamos alguns para você e, também, explicamos o que é e o porquê de você investir nesse tópico para realizar o exame.

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O que é repertório sociocultural na redação?

O repertório sociocultural na redação do Enem pode ser definido como a base de conhecimento e informações que um candidato utiliza para fundamentar seus argumentos e enriquecer sua escrita. 

Ele abrange o entendimento do contexto social, político, histórico e cultural que envolve o tema da redação, ou seja, se um candidato tem um repertório bem desenvolvido é capaz de citar dados, fatos históricos, exemplos contemporâneos e referências culturais relevantes para sustentar sua argumentação.

Isso demonstra sua capacidade de contextualizar o assunto em questão para relacionar com questões mais amplas da sociedade.

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O repertório é importante para a construção de uma redação bem fundamentada e convincente no Enem, uma vez que permite ao candidato abordar o assunto com profundidade, mostrando seu entendimento do mundo e sua capacidade de argumentação.

Filmes para repertório sociocultural do Enem

Os filmes são uma valiosa ferramenta para enriquecer o repertório sociocultural do Enem. Eles proporcionam uma imersão em contextos sociais, culturais e históricos, ajudando a compreender melhor questões complexas. 

Ao assistir filmes de diferentes gêneros e origens, os candidatos podem acumular exemplos e argumentos para embasar suas redações do Enem. Conheça 14 obras que podem te ajudar:

“Que Horas Ela Volta?” (2015) 

Dirigido por Anna Muylaert, é relevante para o repertório sociocultural do Enem devido à sua abordagem das complexas questões sociais e econômicas do Brasil. 

O filme retrata as disparidades de classe através da história de Val, uma empregada doméstica que trabalha para uma família rica em São Paulo. A trama evidencia as hierarquias sociais, questões de desigualdade de renda e as dinâmicas das relações de empregadores e empregados no país. 

A obra levanta questões pertinentes para a discussão da desigualdade no Brasil e pode ser usada como um recurso valioso para abordar temas de sociologia, economia e política em questões do Enem que exigem uma compreensão crítica da sociedade brasileira.

“Cidadão Kane” (1941)

O filme é notável por suas inovações técnicas, como o uso pioneiro de profundidade de campo e narrativa não linear, influenciando gerações posteriores de cineastas. Além disso, “Cidadão Kane” aborda temas universais, como ambição, poder e corrupção, que continuam relevantes na sociedade contemporânea. 

Sua história de um magnata da mídia que perdeu sua humanidade também reflete questões sobre o poder da imprensa e o impacto da riqueza. Portanto, o filme oferece uma oportunidade de discussão sobre a evolução do cinema e sua influência na cultura e na política, temas frequentemente abordados no Enem.

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“A Onda” (2008)

Este filme aborda questões cruciais de conformismo, autoritarismo e manipulação de massas, temas que têm relevância na compreensão de fenômenos sociais e políticos contemporâneos. 

Além disso, “A Onda”  promove a reflexão sobre o poder da liderança e o impacto das ideologias extremistas, incentivando os estudantes a pensar criticamente sobre tais questões. 

A redação do Enem busca avaliar a capacidade dos candidatos de analisar e contextualizar eventos sociais, tornando essa obra uma escolha pertinente para estimular o pensamento crítico e a compreensão das dinâmicas sociais em sua aplicação.

“A Lista de Schindler” (1993) 

Dirigido por Steven Spielberg, essa é uma escolha relevante para o repertório sociocultural do Enem por várias razões. Primeiramente, o filme retrata os horrores do Holocausto, um evento histórico fundamental para entender a Segunda Guerra Mundial e os extremos da intolerância e ódio. 

Além disso, a narrativa se concentra na humanidade e compaixão de Oskar Schindler em meio ao caos, ressaltando a capacidade de indivíduos de fazer a diferença em momentos de crise. 

“O Show de Truman” (1998) 

Para a redação do Enem esse filme pode ser bem interessante. A trama acompanha Truman Burbank, interpretado por Jim Carrey, cuja vida é televisionada 24 horas por dia, sem seu conhecimento. O filme aborda a privacidade, manipulação da mídia, e o papel da tecnologia na vida das pessoas, questões que são centrais na sociedade moderna. 

Além disso, a busca de Truman por liberdade e autenticidade reflete as aspirações individuais e a necessidade de se questionar a realidade em um mundo onde a superficialidade muitas vezes prevalece. 

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“O Homem Duplicado” (2013)

Esse filme é baseado na obra de José Saramago e é uma escolha relevante para o repertório do Enem por abordar temas como a identidade, a alienação e a busca por significado na vida, questões profundas e universalmente relevantes. 

A obra estimula reflexões sobre a natureza da individualidade e como a sociedade molda nossas identidades. Essas discussões são fundamentais para a compreensão das dinâmicas sociais e culturais contemporâneas, que a redação do Enem busca avaliar. 

“Bacurau” (2019)

O filme explora temas como desigualdade, resistência e o conflito entre comunidades locais e interesses corporativos. Além disso, ele faz uma crítica social e política, revelando as tensões no Brasil atual.

A narrativa também traz à tona aspectos culturais, como a diversidade étnica e a rica herança cultural do país, o que contribui para uma compreensão mais profunda da sociedade brasileira. 

“Lixo Extraordinário” (2010)

O documentário, dirigido por Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, retrata a vida de catadores de lixo em um aterro sanitário no Rio de Janeiro, explorando questões de desigualdade social, sustentabilidade e resiliência. 

Ao longo do filme é possível entender o poder da arte como meio de expressão e transformação, visto que o artista plástico Vik Muniz trabalha com os catadores para criar obras de arte a partir de materiais reciclados, algo que pode servir para a redação do Enem.

“O Auto da Compadecida” (2000)

A obra é uma adaptação de uma peça teatral do renomado autor brasileiro Ariano Suassuna, que explora elementos da cultura nordestina, religiosidade popular e comédia. 

Para o repertório do Enem, o filme colabora por abordar temas como a desigualdade social, o poder e a religião, em um contexto de humor e sátira. Essa abordagem multifacetada permite que os estudantes analisem questões culturais e sociais, além de desenvolverem habilidades de interpretação crítica. 

“Cabra Marcado para Morrer” (1984)

Essa é uma obra fundamental para o repertório sociocultural do Enem por abordar questões cruciais da história e da política brasileira, destacando a luta camponesa, a reforma agrária e a repressão política durante a ditadura militar. 

O filme utiliza uma abordagem inovadora ao mesclar documentário e ficção, proporcionando uma reflexão profunda sobre a relação entre a realidade e a representação. 

Sua narrativa não linear e sua capacidade de dar voz aos protagonistas reais do movimento camponês no Nordeste do Brasil contribuem para uma compreensão mais ampla da diversidade cultural e das lutas sociais no país, tornando-o um importante recurso para discussões sobre memória, política e representação cinematográfica.

“Olga” (2004)

O filme retrata a história de Olga Benario, uma militante comunista alemã que desempenhou um papel fundamental na resistência à opressão e ao autoritarismo no Brasil durante a Era Vargas. 

Ao explorar a vida e o ativismo de Olga, o filme oferece insights valiosos sobre temas como a luta contra o totalitarismo, a importância da justiça social e os desafios enfrentados por mulheres na história. 

Além disso, “Olga” também lança luz sobre o contexto político e social da época, promovendo a compreensão da história do Brasil e sua conexão com eventos globais. Por isso, o filme é uma fonte rica de conhecimento para a redação do Enem.

“Eles Não Usam Black-Tie” (1981)

O filme retrata a luta dos trabalhadores por seus direitos e a organização sindical durante a ditadura militar no Brasil. Essa representação reflete temas como desigualdade social, resistência popular e conflitos de classes, que são relevantes para o entendimento da história e da sociedade brasileira. 

Além disso, “Eles Não Usam Black-Tie” é uma obra cinematográfica de renome internacional e um exemplo de cinema engajado, que ajuda os estudantes a compreender o contexto político e social do Brasil na época, contribuindo para uma visão mais ampla da cultura e história do país.

“Central do Brasil” (1998)

Em primeiro lugar, esse filme aborda questões profundas da sociedade brasileira, como a desigualdade social e a realidade das áreas rurais e urbanas. A protagonista, Dora, vivida por Fernanda Montenegro, representa a luta das camadas mais marginalizadas da população, dando voz às histórias e experiências frequentemente esquecidas. 

Assistir e analisar esse filme pode enriquecer o entendimento dos estudantes sobre aspectos sociais, culturais e cinematográficos, contribuindo para uma visão crítica e mais abrangente da realidade do Brasil para a redação do Enem.

O Que é Isso Companheiro? (1997)

Dirigido por Bruno Barreto, a obra é relevante para o repertório sociocultural do Enem devido ao seu retrato de um momento significativo da história política do Brasil. 

O filme narra o sequestro da embaixada dos Estados Unidos no Rio de Janeiro por militantes de esquerda durante a ditadura militar no Brasil. Essa trama aborda questões como resistência política, luta armada, e os dilemas morais enfrentados pelos personagens.

Essa é uma oportunidade de discussão sobre os conflitos políticos e ideológicos que permearam esse período da história do Brasil. Além disso, o filme também lança luz sobre as motivações, métodos e consequências da luta armada contra a ditadura. 

É obrigatório ter repertório na redação do Enem?

Não é obrigatório que os candidatos tenham um repertório sociocultural vasto e específico para suas redações. Mas, claro, o uso de um repertório pode ser extremamente benéfico para enriquecer a qualidade da redação. 

Ter conhecimento de eventos históricos, dados estatísticos, referências literárias, culturais e sociais relevantes pode ajudar a sustentar argumentos e enriquecer a contextualização do tema proposto, ou seja, podendo aumentar ainda mais a sua nota.

Isso porque o uso de repertório é uma das competências esperadas e avaliadas pelo revisores que irão corrigir a redação: 

Competência 2:

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Vale lembrar que o repertório sociocultural do Enem não deve ser usado sem contexto, é necessário ser inserido de forma coerente.

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