Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Inclusão no Enem: Entenda como é o atendimento especializado

12 de junho de 2023
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Para garantir a igualdade de oportunidades, o Enem oferece o atendimento especializado, um conjunto de medidas que visam promover a inclusão de pessoas com deficiência e outras condições que possam afetar seu desempenho durante a prova.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

É dessa forma que a prova assegura que todos os candidatos possam participar de forma equitativa e acessível. Ao reconhecer as necessidades individuais, o Enem disponibiliza adaptações e recursos específicos.

As medidas possibilitam que os candidatos tenham condições adequadas para demonstrar seus conhecimentos e habilidades. O objetivo principal é proporcionar um ambiente inclusivo e igualitário, onde todos os participantes tenham as mesmas chances de sucesso.

+ Esses são 7 cuidados que você precisa ter na inscrição do Enem

O processo para solicitar o atendimento especializado no Enem envolve algumas etapas:

Inscrição

Durante o período de inscrição, os candidatos interessados devem indicar a necessidade de atendimento especializado e preencher as informações solicitadas.

Documentação comprobatória

Após a inscrição, o candidato deve enviar a documentação comprobatória que ateste a sua condição. Essa documentação pode variar de acordo com a necessidade específica de cada pessoa e deve ser fornecida conforme as orientações do edital do Enem.

+ Entenda como você pode fazer a inscrição do Enem

Análise da solicitação

O Inep analisa a documentação enviada pelo candidato para avaliar a veracidade da necessidade de atendimento especializado no Enem. Caso a documentação seja considerada válida, o candidato terá direito..

Recursos e adaptações

Com base na análise da solicitação e da documentação comprobatória, o Inep determina quais recursos e adaptações serão disponibilizados para cada candidato. Confira quais são:

Prova Ampliada

Destinada a candidatos com baixa visão, essa modalidade disponibiliza o exame com fonte ampliada, facilitando a leitura.

Prova Superampliada

Indicada para candidatos com visão reduzida, a prova superampliada é produzida em formato ampliado em tamanho ainda maior que a prova ampliada.

+ Inscrições do Enem: O que é ensino regular?

Prova em Braile

Desenvolvida para candidatos cegos ou com baixa visão que dominam o sistema de leitura tátil, a prova em Braile é transcrita nessa forma de escrita.

Ledor

Para candidatos com deficiência visual total, é disponibilizado um profissional que faz a leitura da prova e das opções de resposta.

Intérprete de Libras

Candidatos surdos ou com deficiência auditiva podem contar com a presença de um intérprete de Libras para auxiliar na comunicação durante o exame.

Tempo Adicional

Essa medida visa beneficiar candidatos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, dislexia, déficit de atenção e outras condições que demandem mais tempo para a realização da prova. O tempo adicional pode variar de acordo com a solicitação e comprovação de cada candidato.

+ Como fazer o pagamento do boleto do Enem? Descubra

Sala de Fácil Acesso

Candidatos com mobilidade reduzida ou dificuldades de locomoção podem solicitar uma sala de fácil acesso, que oferece acessibilidade adequada para a realização da prova.

Além desses, existem outros atendimentos especializados no Enem, e é importante ressaltar que as adaptações e recursos disponibilizados podem variar de acordo com a necessidade específica de cada candidato. 

Os candidatos que solicitarem o atendimento especializado no Enem devem acompanhar as informações e orientações divulgadas pelo Inep, geralmente por meio do edital e da página oficial da prova, para estar cientes dos prazos e procedimentos necessários para garantir a sua participação no exame.

Como ir para a faculdade sem o Enem?

Apesar da nota do Exame Nacional do Ensino Médio ser utilizada para conquistar vagas em diversas instituições de ensino superior, com descontos ou bolsas de 100%, há outras formas de obter essa conquista.

Muitas universidades oferecem os próprios programas de bolsas, sem a nota do Enem e sem a necessidade de comprovar renda. Confira algumas:

+ Leia também!
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem
Você sabe com quantos anos pode fazer o Enem?

Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.