Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Você sabe com quantos anos pode fazer o Enem? Descubra

28 de dezembro de 2016
Um menino adolescente estudando
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Uma das principais avaliações educacionais do Brasil, sem dúvidas, é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC).

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

A prova tem o objetivo de medir a qualidade do ensino médio no país, além de servir como porta de entrada para o ensino superior em diversas instituições de ensino.

E, claro, que uma das dúvidas mais comuns relacionadas ao Enem é a idade em que as pessoas podem realizar a prova, já que inicialmente é uma avaliação direcionada para os estudantes do ensino médio.

Por isso, separamos as principais dúvidas sobre com quantos anos pode fazer o Enem, para que você possa aproveitar da avaliação para começar a estudar no ensino superior!

+ Quem pode pedir isenção do Enem? Confira

Qual é a idade mínima para fazer o Enem?

No Brasil, o Enem é destinado a estudantes que estejam concluindo ou que já tenham concluído o Ensino Médio, o que geralmente ocorre entre os 17 e 19 anos de idade.

Portanto, a idade mínima para fazer o Enem é 17 anos completos até a data de realização da prova. Além disso, qualquer pessoa pode se inscrever no Enem, desde que atenda aos requisitos de idade e de escolaridade.

No entanto, é importante ressaltar que o Enem é utilizado principalmente como forma de ingresso em universidades e programas de ensino superior, e que a nota obtida no exame pode ser utilizada por até 5 anos após a realização.

Em que ano do ensino médio pode fazer o Enem?

O Enem pode ser realizado por estudantes que estejam cursando qualquer ano do ensino médio, desde que tenham idade mínima de 16 anos até a data de realização do exame. 

Geralmente, a maioria dos participantes são alunos do terceiro ano do ensino médio, pois é nesse momento que estão concluindo essa etapa da educação básica e buscando ingressar no ensino superior.

No entanto, é importante ressaltar que não há restrições quanto à série em que o estudante se encontra para realizar o Enem.

+ Conheça as 84 questões mais pedidas no Enem

Alunos do primeiro ou segundo ano também têm a opção de participar do exame, seja para conhecer o formato da prova, treinar seus conhecimentos ou até mesmo obter uma nota que pode ser utilizada posteriormente quando estiverem no último ano.

O Enem também é aberto para pessoas que já concluíram o ensino médio, sejam elas jovens ou adultos, e desejam ingressar em uma instituição de ensino superior. 

Pode fazer o Enem no 8º ou 9ª ano como treineiro?

Os estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio também podem participar do Enem como “treineiros”.

Isso significa que eles podem realizar a prova como forma de treinamento, para conhecer melhor o formato do exame e ter uma noção de como estão seus conhecimentos em relação às áreas avaliadas.

No entanto, é importante ressaltar que a nota obtida pelos treineiros não é válida para ingresso em programas de ensino superior, já que esses benefícios são destinados apenas aos participantes que concluíram o ensino médio antes da realização do Enem.

+ Enem pela primeira vez: veja tudo o que você precisa saber

Os estudantes que desejam participar do Enem como treineiros devem se inscrever no mesmo período que os demais participantes e seguir as mesmas regras e procedimentos.

Quem passa no Enem não precisa terminar o ensino médio?

A partir de 2017, houve uma mudança nas regras do Enem, e a resposta para essa pergunta passou a ser não. 

Anteriormente, até o ano de 2016, os estudantes que não estavam matriculados em uma escola regular tinham a possibilidade de fazer a prova do Enem e obter o certificado do ensino médio. 

No entanto, o Ministério da Educação (MEC) implementou uma série de alterações no Exame Nacional do Ensino Médio, incluindo a extinção da certificação pelo Enem.

Atualmente, quem não está matriculado em uma escola regular não pode fazer o Enem para obter o certificado do ensino médio. A alternativa é realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Como posso usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Agora que você já sabe que não tem idade certa para estudar, pode estar considerando a hipótese de prestar o Enem para entrar na faculdade. Conheça os principais processos seletivos que usam a nota do Exame:

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O Sisu usa a nota do Enem mais recente para classificar candidatos a vagas em universidades públicas de todo o País. Não é necessário fazer vestibular e, para se inscrever, basta não ter zerado na redação. Conquistar uma vaga pode exigir entre 500 e 800 pontos, dependendo da universidade, curso, turno e modalidade de concorrência.

+ Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Programa Universidade para Todos (ProUni)

O ProUni usa a nota do Enem para conceder bolsas de estudos a pessoas de baixa renda. Para se inscrever é necessário cumprir alguns requisitos de escolaridade e renda familiar, além de ter alcançado pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação do Enem mais recente.

Em alguns cursos dá para entrar com desempenho próximo ao mínimo exigido. Nos mais concorridos, o desempenho necessário para passar supera os 700 pontos.

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

O FIES é um programa do Governo Federal que usa a nota do Enem para classificar candidatos a crédito universitário a juros baixos e prazo longo para pagar. É preciso cumprir requisitos de renda e ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação para participar.

Ingresso direto

Nessa modalidade, cada universidade define seus próprios critérios de uso da nota do Enem. É comum utilizarem o ingresso direto para preencher vagas ociosas. Consulte as regras junto à faculdade de seu interesse.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso:

Veja também!
Entenda a diferença entre Sisu, ProUni e FIES
Entenda como você pode fazer a inscrição do Enem

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.