Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Enem

Enem: acertar 50 de 90 questões é bom?

21 de novembro de 2022
acertar 50 questões no enem
Imagem do autor
Escrito porCamilla Freitas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e que atrai milhares de estudantes.

A aplicação do Enem ocorre em dois domingos. No primeiro dia de prova, os candidatos precisam responder 90 questões de Linguagens, Ciências Humanas e redação no primeiro dia de prova. Já no segundo, mais 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

E logo após a realização do exame, com certeza o que os candidatos mais querem saber é se o desempenho na prova foi bom conforme o esperado. Por isso, vamos responder, a seguir, se acertar 50 questões no Enem é bom.

Acertar 50 de 90 questões no Enem é bom?

Responder 50 questões de 90 de maneira correta no Enem corresponde a 55,55% da prova. Isso significa um bom desempenho porque o candidato acertou mais da metade de um dia de prova. Porém, atenção!

Apenas com essa informação não é possível saber qual é a nota final do candidato e também é importante saber que acertar essa quantidade de itens não é a garantia de uma média alta.

Para saber se o número de acertos é o necessário para ingressar no curso é importante entender algumas coisas sobre a correção do Enem e também da composição da nota final do candidato.

Teoria de Resposta ao Item (TRI)

O primeiro ponto que o participante precisa entender é que a prova é composta por questões fáceis, médias e difíceis e o cálculo da nota final considera o nível de dificuldade de cada uma delas.

Isso porque o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) na correção das questões. Esse método é capaz de identificar se o candidato realmente domina um conteúdo e até mesmo se “chutou” uma questão.

Se, por exemplo, um participante acerta muitas questões difíceis e erra as fáceis, o sistema considera que o estudante assinalou uma alternativa qualquer, ou seja, “chutou”, o que pode interferir negativamente na nota.

Por isso, a nota pode ser mais baixa do que o esperado. Além disso, esse fator explica o motivo de 2 candidatos acertarem as mesmas quantidades de questões e ainda assim receberem notas diferentes.

Nota de corte do curso pretendido

Outro ponto importante que o candidato precisa estar atento é em relação às notas de corte de cada curso, ou seja, a pontuação mínima para ser selecionado em uma universidade.

Talvez as 50 questões que o participante acertou serão suficientes para ingressar em graduações com notas de corte mais baixas, como Filosofia, Matemática, Química e Engenharia Têxtil.

Porém, cursos como Medicina e Direito possuem uma nota de corte mais elevada e exigem que o candidato acerte a maior quantidade de questões possíveis, como 80 pontos em cada um dos dias de prova.

Então, mesmo que você tenha acertado 50 questões no Enem, um pouco mais da metade da prova, só com o resultado oficial em mãos é possível definir se o seu desempenho será suficiente para ingressar em uma universidade.

Saiba mais: + Saiba quais são todas as notas de corte do Sisu 2021

Como acessar o gabarito do Enem?

O gabarito do Enem é divulgado na página oficial do Inep e geralmente é liberado uma semana após a aplicação do segundo dia de prova. No site é possível acessar também todos os cadernos de questões.

O Inep vai divulgar o gabarito do Enem 2022 no dia 23 de novembro, mas se você fez a prova e já quer conferir o seu desempenho antes, pode acessar o extraoficial, divulgado pela Quero Bolsa em parceria com o curso Anglo.

Confira: Gabarito extraoficial Enem 2022

Como ver a nota do Enem?

Já a nota da prova é divulgada na Página do Participante meses após a realização das provas. Para se ter uma ideia, segundo o Ministério da Educação (MEC), o resultado do Enem 2022 poderá ser consultado pelos estudantes no dia 13 de fevereiro.

Ao acessar a Página do Participante, os candidatos terão acesso à nota de cada uma das áreas do conhecimento e da redação. Para saber a nota final, basta somar e dividir por 5. Confira o exemplo abaixo:

Área do conhecimento Nota
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 700
Ciências Humanas e suas Tecnologias 730
Ciências da Natureza 680
Matemática 650
Redação 900

Nota final: 732

O que fazer com a nota do Enem?

A nota do Enem pode ser usada para conquistar uma vaga em uma universidade pública ou privada do Brasil e também do exterior. Para ingressar na faculdade o candidato precisa se inscrever em processo seletivos que aceitam o resultado da prova. Conheça alguns:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): as inscrições abrem no primeiro e no segundo semestre e a nota do Enem pode ser utilizada em universidades públicas de todo o país. Para se inscrever é necessário ter feito a última edição do Enem, não ter tirado zero na redação e não ser treineiro.

+ Entenda como funciona o SISU

  • Programa Universidade para Todos (Prouni): iniciativa destinada a jovens de baixa renda. Com o programa é possível concorrer a bolsas de estudo de 50 ou 100% nas universidades do Brasil no 1º e no 2º semestre. Para fazer a sua inscrição é necessário atingir pelo menos 450 pontos no Enem e também cumprir alguns pré-requisitos de renda.

+ Entenda de uma vez por todas como funciona o ProUni

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): com o programa é possível financiar os estudos em universidades privadas de todo o país. Para se inscrever, também no 1º e  no 2º semestre, é necessário ter feito o Enem a partir de 2010, atingido no mínimo 450 pontos na prova e nota superior a zero na redação, além de possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

+ Entenda de uma vez por todas como funciona o FIES

  • Substituição do vestibular tradicional: em algumas universidades é possível usar a nota do Enem para ingressar em um curso de graduação. Assim, o candidato é dispensado da prova do vestibular e não precisa fazer nenhum outro processo seletivo.
  • Universidades no exterior: o MEC possui parceria com instituições de Portugal e com isso, é possível utilizar a nota em faculdades como a Universidade do Porto. Mas outros países também aceitam o resultado da prova, como França, Estados Unidos e Irlanda.
  • Guia da Carreira: o site oferta bolsas de estudo de até 80% em diversas universidades privadas do país. Com a nota do Enem, o estudante pode conseguir descontos em cursos presencias ou a distância e o melhor é que não precisa comprovar renda.

Veja: + Bolsas de estudo Guia da Carreira

+ 5 países com universidades que aceitam a nota do Enem

Onde fazer uma graduação?

Ainda não sabe em qual faculdade iniciar o seu curso? A dica é: procure por universidades reconhecidas pelo MEC e que são bem avaliadas. Para te ajudar nessa jornada, confira 5 instituições que aceitam a nota do Enem e que possuem cursos presencias e a distância em todas as áreas do conhecimento:

Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.