Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Enem

Enem 2023: Espelho da redação está disponível; Veja como acessar

20 de março de 2024
Mulher negra em uma sala de aula, escrevendo em um papel, apoiado na mesa. Ao fundo, outros estudantes.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já divulgou o espelho de redação dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

+Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

Isso significa que, com essa vista pedagógica da redação, o participante pode conferir a pontuação alcançada em cada uma das competências consideradas pelos avaliadores nesta etapa da prova.

Esta correção mostra o desempenho detalhado do candidato na redação do Enem, explicando porque o participante tirou determinada nota no texto, o que é uma forma de aprimorar as habilidades para as próximas edições.

Como ter acesso ao espelho da redação do Enem?

Para acessar a vista pedagógica da redação do Enem, siga os seguintes passos:

  • Use seu CPF e senha cadastrados no momento da inscrição no Enem para fazer o login. Caso tenha esquecido a senha, há uma opção para recuperá-la no próprio site;
  • Após fazer o login, procure pela opção de visualização dos resultados do Enem. Dentro da área de resultados, você deve encontrar um link ou uma seção dedicada ao espelho da redação;
  • Clique na opção referente ao espelho da redação para visualizar. O espelho é uma cópia digitalizada da sua redação, contendo as notas atribuídas a cada uma das competências avaliadas e os comentários dos avaliadores;
  • E pronto! Já será possível consultar a sua nota da redação do Enem e também quanto você tirou em cada uma das cinco competências que são avaliadas na redação.

+ 5 passos simples para você ver sua nota do Enem; Confira

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

Como é a nota da redação do Enem?

A avaliação das redações do Enem é supervisionada pelo Inep em todas as suas etapas e seguem rigorosamente os critérios estabelecidos pelo edital do exame.

A nota da redação do Enem é calculada com base em cinco competências, cada uma valendo até 200 pontos, totalizando uma pontuação máxima de 1000 pontos. Veja a seguir detalhes sobre cada uma delas:

Competência I: Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa

Avalia a capacidade do candidato de escrever um texto formalmente correto, utilizando a norma padrão da língua portuguesa. Isso inclui o uso adequado da gramática, ortografia, acentuação, pontuação, e estruturação das frases de maneira clara e coerente.

Qual curso posso fazer com 400 pontos no Enem?
Entenda quantos pontos vale cada questão da prova do Enem

Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, em um texto dissertativo-argumentativo

Esta competência verifica se o candidato conseguiu entender a proposta de redação e se utilizou de conhecimentos de diferentes áreas, como ciências sociais, ciências naturais, tecnologia, artes, etc., para desenvolver o tema proposto. 

É importante que o texto esteja dentro do formato exigido, que é o dissertativo-argumentativo, apresentando tese, argumentos e conclusão de maneira clara.

Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

Esta parte da avaliação foca na habilidade do participante de construir uma argumentação consistente e coesa em defesa de uma perspectiva sobre o tema. 

Isso inclui a seleção cuidadosa de informações e a capacidade de relacionar de maneira lógica, organizando em um texto coerente que defende um ponto de vista bem fundamentado.

Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Aqui, é avaliado o uso eficiente dos recursos da língua, como conectivos, estruturas argumentativas, recursos estilísticos, para articular a argumentação de forma clara e persuasiva. 

O candidato deve mostrar habilidade em conectar suas ideias e argumentos de forma que o texto flua naturalmente e seja facilmente compreendido pelo leitor.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Esta competência busca verificar a capacidade do candidato de propor uma solução viável para o problema discutido no tema da redação. A proposta deve ser detalhada, bem fundamentada e respeitar os princípios dos direitos humanos. 

É essencial que o participante demonstre capacidade de pensar criticamente sobre o tema e oferecer uma solução que considere as complexidades do problema.

Cada competência é avaliada por pelo menos dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro.

+ Como fazer uma boa redação? Confira o passo a passo 

Em caso de discrepância significativa entre as notas, um terceiro corretor é chamado para avaliar a redação. A média das notas dessas competências resulta na nota final da redação do Enem.

Não fui bem no Enem, e agora?

Para aqueles que não conseguiram uma boa nota no Enem, há alternativas para garantir uma vaga nas universidades. Muitas instituições de ensino superior oferecem programas próprios de seleção, que não dependem exclusivamente da nota do Enem.

Muitas dessas faculdades disponibilizam bolsas de estudo com descontos que vão até 80% nas mensalidades. Conheça algumas que são bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC):

+ Leia também!
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.