Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Cursos

Como conseguir uma bolsa de estudos para Medicina? Veja opções

18 de janeiro de 2019
Duas estudantes de Medicina sorrindo, em uma sala com outros estudantes.
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Atualizado em 22/03/2024

Será que é mesmo necessário bolsa para Medicina? Se você pensa em fazer o curso, já sabe que terá de enfrentar uma das graduações mais concorridas do Brasil, por isso muitos estudantes buscam formas de conquistar bolsas de estudo para a faculdade.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça um teste vocacional!

Até porque esta também é uma das profissões com maior empregabilidade e salários mais altos do país, sem falar na possibilidade de salvar vidas, que também conta muito!

Hoje, as vagas disponíveis nas instituições públicas não dão conta de atender à grande demanda pelo curso. Por isso, para muita gente, o jeito é recorrer às instituições particulares.

Só que o curso tem mensalidades altas, que ficam fora do alcance de muita gente. Às vezes, a única saída possível é tentar uma bolsa de estudos para Medicina.

Quer saber como conseguir uma? Fique ligado que a gente explica a seguir.

Será que eu tenho perfil para cursar Medicina?

Como ganhar uma bolsa de 100% em Medicina?

Ganhar uma bolsa de 100% em Medicina é o sonho de muitos estudantes que almejam uma carreira na área da saúde. Uma das maneiras de alcançar esse objetivo é através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

No Sisu, os candidatos podem concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

+ Sisu: Veja quem pode participar do programa

Para aumentar as chances de conseguir uma bolsa 100% em Medicina, é essencial obter uma pontuação alta no Enem, especialmente nas áreas de conhecimento relacionadas à Medicina, como Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

A concorrência é alta. As notas que garantem bolsa em Medicina variam de 700 a 850 pontos, em média.

Já o Prouni oferece bolsas de estudo integrais em universidades privadas para estudantes de baixa renda. Para se candidatar, é necessário atender aos critérios de renda familiar estabelecidos pelo programa e ter obtido uma boa pontuação no Enem.

Além de se preparar academicamente, é importante que o candidato esteja atento aos prazos de inscrição, documentos necessários e demais requisitos de cada programa. 

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

Como conseguir 50% de bolsa em Medicina?

Conseguir uma bolsa de 50% em Medicina pode ser uma excelente oportunidade para reduzir os custos da formação nessa área tão demandada. Uma das opções para alcançar esse objetivo é através do Prouni, que também oferece bolsas parciais.

Durante o processo seletivo do Prouni, os candidatos podem escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência. Caso sejam selecionados, receberão bolsa parcial de 50% ou integral, dependendo da disponibilidade de vagas e do desempenho acadêmico.

+ Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Assim, estar bem preparado para o Enem, cumprir os requisitos de renda e acompanhar atentamente o processo seletivo do Prouni são passos fundamentais para garantir uma bolsa em Medicina.

Outras formas de conseguir bolsa para Medicina 

O ProUni e o Sisu podem ser as principais formas de conseguir bolsa de estudos para Medicina, mas não são as únicas.

Em faculdades mais tradicionais, por exemplo, os alunos que passaram em primeiro ou segundo lugar no vestibular de Medicina podem garantir uma bolsa parcial ou integral.

Há também aquelas instituições que, por meio de convênios com empresas, podem dar um desconto interessante nas mensalidades, que funciona praticamente como uma bolsa parcial.

+ Melhores faculdades de Medicina, segundo o Guia da Faculdade

Muitas vezes, as secretarias de educação do estado ou do município da região onde você vive também contam com algum programa de bolsa de estudos. Não custa se informar a respeito.

Não vai rolar bolsa em Medicina? Considere um financiamento!

Se você não tem perfil para participar do ProUni, e conseguir uma bolsa por outros meios é difícil, talvez um financiamento estudantil a juros baixos seja a melhor saída nesse caso.

Pelo Fundo de Financiamento Estudantil do governo federal, o FIES, os interessados em estudar Medicina podem conseguir uma ajuda interessantíssima para pagar o curso.

+ Fies Medicina: Veja faculdades que aceitam o programa
Saiba que nota precisa tirar no Enem pra passar em Medicina

O FIES concede financiamento a longo prazo, juros baixos e pagamento facilitado. A dívida só começa a ser quitada depois da formatura.

Pode não ser a situação ideal para quem realmente precisa de uma bolsa de estudos, mas é uma saída a ser levada em conta se você não quer mais adiar o sonho de estudar Medicina.

Para tentar o FIES, o interessado precisa ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, não ter zerado a redação e apresentar pontuação de pelo menos 450 na média das provas. 

A renda familiar mensal bruta permitida é de até cinco salários mínimos por pessoa. As inscrições abrem duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre.

Onde conseguir uma bolsa de estudos em Medicina?

Fazer um bom curso de Medicina não tem segredo: basta escolher uma faculdade que seja reconhecida e, principalmente, bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). Só isso já garante que o aluno entrará com pé direito no mercado de trabalho.

A seguir, a gente separou algumas boas faculdades que oferecem o curso de Medicina e, além disso, trabalham com o ProUni, o FIES e outros sistemas de bolsas e financiamentos:

+ Conheça os cursos de Medicina mais baratos do Brasil

Por que tanta gente precisa de bolsa para estudar Medicina?

As mensalidades do curso de Medicina são altíssimas, podendo chegar a mais de dez salários mínimos! É necessário quase uma década de investimento para se formar médico. Portanto, se você não estiver em uma instituição pública, terá de arcar, de uma forma ou de outra, com os custos dos estudos.

+ Medicina da Estácio: Descubra tudo sobre o curso

Por que o curso de Medicina é tão caro?

O curso de Medicina é conhecido por ser um dos mais caros do país, e isso se deve a diversos fatores que envolvem sua estrutura e funcionamento.

Primeiramente, o formato do curso é um dos principais motivos para seu alto custo. Medicina é o bacharelado mais longo do Brasil, com seis anos de duração. 

Durante esse período, os alunos passam por uma carga horária extensa de aulas práticas, realizadas em laboratórios especializados, como os de anatomia, química e citologia. 

Além disso, a contratação de professores de renome na área médica também contribui para elevar os custos do curso. Profissionais experientes e altamente qualificados demandam salários mais elevados, o que impacta diretamente no valor da mensalidade.

Portanto, a combinação entre a longa duração do curso, às necessidades de infraestrutura e equipamentos de alta tecnologia, e a contratação de corpo docente especializado são os principais fatores que tornam o curso de Medicina tão caro no Brasil.

+ Veja também!
Saiba como conseguir uma bolsa de estudos para Odontologia
Saiba que nota você precisa tirar no Enem para passar no Sisu

Os mais lidos
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.