Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Fies Medicina: Veja faculdades que aceitam o programa

8 de março de 2023
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

A abertura das inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil é uma oportunidade para quem deseja começar uma graduação e não consegue pagar no momento. Uma das grandes procuras no programa é o Fies Medicina, já que é um curso muito concorrido e com mensalidades altas.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Essa graduação, assim como outras, está disponível no programa do governo federal que oferece financiamento integral ou parcial para estudantes de cursos superiores em faculdades particulares do Brasil, que não tenham condições de pagar as mensalidades.

Para participar e conseguir uma vaga no Fies Medicina, por exemplo, é necessário que o candidato tenha renda familiar per capita de até três salários mínimos, além de ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtendo uma média mínima de 450 pontos, sem zerar a redação.

+ Será que eu tenho perfil para cursar Medicina?

Mas como funciona o Fies Medicina para quem deseja começar o curso através do financiamento? Separamos algumas das principais informações, além de uma lista com as faculdades que oferecem a graduação!

Como conseguir o Fies Medicina 100%?

Para conseguir esse financiamento integral, ou seja, de 100%, é necessário que a renda mensal familiar, por pessoa, seja de até três salários mínimos. De acordo com o edital do programa, essa regra vale tanto para Fies Medicina, quanto para outros cursos. 

O Ministério da Educação (MEC) aumentou, em 2022,o teto de financiamento do curso de Medicina em 22,8%, o que somou em R$ 52.805,66. Para as demais graduações, o valor permanece o mesmo, de R$ 42.983,70, como era anteriormente em Medicina.

É difícil conseguir Fies para Medicina?

Conseguir o Fies para Medicina pode ser um desafio para muitos candidatos, porque existe uma alta demanda e a limitação de vagas oferecidas pelo programa. Isso faz com que a nota de corte para esse financiamento seja alta, em comparação a outros cursos.

+ Notas de corte do Fies: Veja pontuação dos 10 cursos mais procurados

Entretanto, depende de outros fatores como a instituição de ensino superior desejada, que interfere nas notas de corte, além disso da seleção em critérios socioeconômicos pode dificultar ainda mais a aprovação, já que muitas vezes não se enquadram em todos os requisitos.

Para garantir que o caminho seja mais leve, algumas dicas podem ser úteis para conseguir Fies Medicina:

  • Planejamento: Como as vagas para Medicina no Fies são limitadas, é importante se planejar com antecedência e se inscrever no programa assim que as inscrições abrirem.
  • Mantenha sua nota alta: O Fies leva em consideração o desempenho do candidato no Enem. Por isso, é importante manter uma boa nota para aumentar as chances de ser aprovado.
  • Cumpra os requisitos socioeconômicos: O Fies também leva em consideração a situação financeira do candidato e de sua família. Por isso, é importante ter todos os documentos necessários para comprovar sua situação socioeconômica.
  • Esteja informado: Fique atento às datas de inscrição e às mudanças nas regras do programa. Mantenha-se informado para não perder nenhuma oportunidade.

Faculdades que aceitam o Fies para Medicina

O Fundo de Financiamento Estudantil é direcionado somente para universidades e instituições privadas, exatamente por se tratar de um programa de financiamento. Para participar, também é preciso reconhecimento do MEC e obtido conceito positivo no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

A cada edição, a lista de faculdades se altera, por isso que para saber qual faculdade de Medicina o Fies aceita na edição em que você irá participar é necessário acessar o site oficial do programa para conferir a consulta de vagas.

+ Fies 2023: consulta de vagas está disponível; confira

Entretanto, caso você queira saber as faculdades de Medicina que geralmente participam do Fies e já participaram em edição anterior, confira algumas opções:

Outras formas de estudar Medicina 

Para aqueles que não conseguem passar no Fies Medicina ou qualquer outro programa do governo federal, que exija nota do MEC ou outra exigência como comprovação de renda, existem outras opções para financiar a graduação. 

Uma delas é buscar em algumas universidades programas de bolsas, que podem ter condições mais vantajosas para os estudantes. Essas iniciativas podem oferecer descontos parciais ou integrais.

Confira algumas instituições com essas condições, bem avaliadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e com descontos nas mensalidades de até 80%!

+ Leia mais!
Simulador Fies: Veja as chances de financiar sua faculdade
Melhores faculdades de Medicina, segundo o Guia da Faculdade

Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.