Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Simulador Fies: Veja as chances de financiar sua faculdade

6 de março de 2023
Mulher branca de óculos e cabelo liso, preso. Ela faz "figas" com os dedos, como se estivesse na expectativa para o Simulador fies.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

A abertura das inscrições para o Financiamento Estudantil faz com que muitos candidatos busquem por algum simulador Fies para analisar as possibilidades de pagamento. Essas ferramentas apresentam as chances de conseguir a bolsa e como funciona!

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Entre os dias 7 e 10 de março, para as pessoas que desejam concorrer às vagas de financiamento, em diversas faculdades particulares do Brasil. Nesta edição foram ofertadas  67.301 vagas, em 1.389 instituições de ensino superior participantes do Fies.

Os candidatos que desejam participar do programa precisam ter realizado alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio, desde 2020, com uma média igual ou superior a 450 pontos. Um outro requisito importante é não ter zerado a redação.

Outros critérios também são levados em consideração para a inscrição do Fies. O participante precisa ter uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos, para financiamento parcial, e até três salários mínimos, para financiamento integral.

Durante o processo seletivos, muitas dúvidas podem chegar devido ao tipo de programa e, também, como funcionam os pagamentos para cada tipo de financiamento. Por isso, o simulador Fies pode ser uma boa alternativa. Entenda mais!

+ Dilatação do Fies: entenda o que é e como funciona

Simulador Fies 

Em ferramentas como simulador Fies, você pode colocar o valor da renda familiar, quanto custa a mensalidade do curso desejado e, depois, a duração do curso para que a plataforma faça os cálculos.

O resultado apresenta como seriam os valores com financiamento de 50%, 75% ou 100%, com os pagamentos feitos durante o curso, depois da formação ou na modalidade de amortização, que é quando passados os 18 meses da formatura, você começa a quitar o valor, tendo o restante dividido em um período equivalente a até 3 vezes a duração do curso.

+ Existe renda mínima para participar do Fies?

Simulador Fies da Quero Bolsa

A Quero Bolsa oferece diversos descontos em cursos de graduação, pós-graduação e cursos técnicos em diversas instituições de ensino do Brasil, mas, além disso, o site conta com um simulador de nota do Fies, que permite o cálculo de sua nota no programa.

O simulador Fies é uma ferramenta gratuita e simples de usar. O estudante realiza a simulação com a sua renda, valor da mensalidade e duração do curso.

Além do simulador de nota do Fies, existe simulador para o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e Programa Universidade para Todos (Prouni). 

A Quero Bolsa também oferece outras ferramentas e recursos para ajudar os estudantes a escolherem a graduação e a universidade certas, como avaliações de alunos e professores, e guias de profissões.

Confira o simulador

Confira o calendário do Fies

  • Inscrições: 7 a 10 de março
  • Resultado da chamada regular: 14 de março
  • Período para complementar a inscrição: 15 de março a 17 de março de 2023
  • Convocação da lista de espera pelas universidades: 21 de março a 18 de maio de 2023

+ Fies 2023: inscrições estão abertas; participe

Outras opções 

Caso a nota obtida no Enem não atenda às expectativas é importante manter a tranquilidade, pois existem outras opções de ingresso em instituições de ensino superior de qualidade, com bolsas de até 80%.

Muitas instituições de ensino superior oferecem esses descontos nas mensalidades, sem a necessidade de comprovação de renda ou nota no Enem. Há diversas outras faculdades que também disponibilizam essas bolsas, seguindo os outros critérios.

Confira a seguir algumas instituições de ensino superior bem avaliadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC):

+ Leia mais!
Entenda como pagar o Fies depois da faculdade
Descubra como funciona a lista de espera do FIES

Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.