Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Entenda como pagar o Fies depois da faculdade

28 de janeiro de 2020
Como pagar o Fies depois da faculdade - Guia da Carreira
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Você sabe como funciona o pagamento das parcelas do seu investimento Fies que se inicia ao concluir o curso na faculdade? Isso pode ser uma das maiores dúvidas e preocupações dos estudantes que pretendem se candidatar ou já fazem parte do programa.

No entanto, não se preocupe: é um procedimento simples e, logo a seguir, explicamos o passo a passo de como pagar o Fies e quitar suas dívidas estudantis.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça um teste vocacional!

O Fies, Fundo de Investimento Estudantil, é um tipo de financiamento a juros baixos ou nulos para estudantes de baixa renda que desejam ingressar no ensino superior. O programa está aberto a todos os estudantes que participaram do Enem desde o ano de 2010. Apenas no ano de 2019, o programa ofertou mais de 100 mil contratos. Desse total, 46 mil foram destinados à modalidade de financiamento sem juros.

Se você é um participante do programa ou pensa em se inscrever na próxima edição do Fies, precisa estar muito bem informado sobre como funcionam os pagamentos, que devem ser realizados durante e depois do seu curso da faculdade.

Muitas dúvidas são comuns: Como são as parcelas do investimento? Como pagar o Fies depois de concluir a faculdade? Portanto, veja a seguir todos os detalhes sobre os pagamentos que você precisa efetuar após o término dos estudos. Vamos lá?

Veja também:
+ Como funciona o Fies? Entenda o pagamento do financiamento!

Como pagar o Fies depois da faculdade?

Muitos não sabem, mas durante o curso também é preciso pagar um valor! O Fies possui duas etapas de pagamento. A primeira é durante os estudos na faculdade (referente ao seguro de vida e ao pagamento do encargo operacional fixado no contrato, a chamada taxa de co-participação).

Já a segunda etapa é o pagamento das parcelas que se inicia depois de concluir o curso, que é o pagamento de fato do saldo devedor do Fies, ou seja, o valor total das mensalidades da faculdade cursada, com o acréscimo de juros, nos casos em que ele é cobrado. 

No Novo Fies, existem duas modalidades. 

  • Aos beneficiários que tiverem uma renda per capita inferior a 3 salários mínimos nacionais, o pagamento do financiamento passa a ser feito sem a cobrança de nenhum juro;
  • Aos beneficiários que contam com uma renda per capita enquadrada entre os 3 a 5 salários mínimos nacionais, o pagamento do financiamento será feito junto às taxas de juros estabelecidas pela instituição financeira que fornece o crédito. 

Ou seja, as taxas de juros variam de acordo com a instituição financeira responsável pelo financiamento. 

Quanto ao valor das parcelas, isso vai variar de acordo com fatores como o preço das mensalidades, a duração do curso, a renda do estudante, o percentual financiado, entre outros fatores.

Mas é importante lembrar que o valor da parcela do Fies é restrito a, no máximo, 10% da sua renda mensal. Por exemplo, se o seu salário é de R$ 2.500, o pagamento do Fies pode ser de até R$ 250. Cada caso é um caso, mas não se preocupe. Todas essas regras estarão definidas e explicadas no contrato.

Quando começo a pagar?

Para quem assinou o contrato até 2017, há um período de carência de 18 meses para o pagamento do Fies após a conclusão do curso. Já para os contratos firmados de 2018 em diante, o início do pagamento  ocorre depois da formatura, no mês seguinte à conclusão do curso. Saiba mais:

  • Se você estiver empregado formalmente (CLT ou servidor público), o programa desconta o pagamento direto na fonte, isto é, diretamente no seu salário, antes dele cair na sua conta bancária. Isso significa que você nem precisa se preocupar com boletos chegando em sua casa, pois o pagamento será automático e mensal.
  • Se você não tiver renda, deve quitar as prestações mensais correspondentes ao pagamento mínimo, que seria no mesmo valor da taxa de coparticipação que você pagou durante os estudos.
  • Se você é um empreendedor que não está empregado formalmente e possui empresa aberta em seu nome, as parcelas do Fies podem ser cobradas sobre o rendimento da sua empresa por meio do eSocial.

Como pagar o Fies depois da faculdade - Guia da Carreira

As taxas e/ou juros pagos durante o curso e as parcelas do financiamento após formado são pagas via boleto bancário, exceto nos casos em que os valores são descontados diretamente da fonte de renda do beneficiado.

Todos os pagamentos do Fies são feitos diretamente para a instituição financeira contratada. O boleto do Fies, dentro da data de vencimento, pode ser pago em lotéricas, caixas eletrônicos, no próprio banco ou por aplicativos bancários.

Prazo de pagamento do Fies depois da faculdade

O pagamento do Fies respeita a capacidade de pagamento do usuário, ou seja, o cálculo das parcelas, o tipo de contrato, a duração do curso etc. são levados em consideração para estipular o prazo de pagamento.

Mas o prazo total para que a dívida seja quitada é o máximo de 14 anos, contados a partir da data de formação. Tem tempo de sobra, mesmo que ocorram imprevistos. Vale ressaltar que o valor da parcela do Fies é restrita a 10% da renda mensal do estudante. 

Como o prazo de pagamento também pode mudar conforme a duração do curso financiado, o tipo de contrato e a edição do Fies, leia sempre tudo atentamente no site oficial e mantenha-se informado sobre as regras na época em que você for pedir o benefício.

Quem pode participar do Fies?

Para participar do programa, é preciso seguir os seguintes critérios:

  • Ter participado de uma edição do Enem (a partir de 2010);
  •  ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das provas objetivas e nota igual ou maior que 400 na redação;
  • Ter renda mensal familiar de 1 até 5 salários mínimos por pessoa.

É importante destacar que as inscrições para o Fies acontecem por 2 vezes a cada ano, portanto, o período de inscrições é aberto antes do início das aulas em cada semestre. 

Os interessados devem se inscrever dentro do prazo previsto no edital do Fies. Caso seja pré-selecionado, deve apresentar todas as documentações comprobatórias exigidas pelo programa e pela faculdade para complementar sua inscrição.

Se classificado, o candidato deve contratar o seguro de vida e fechar o contrato de financiamento com um agente financeiro em até 10 dias úteis após a aprovação no Fies.

Como estudar pagando menos sem precisar do Fies?

O Fies não é a única alternativa para estudar pagando uma mensalidade menor com um longo prazo de pagamento! É possível financiar uma graduação presencial ou EaD diretamente na faculdade privada, sem burocracia.

Além disso, existe a possibilidade de ingressar direto em um curso com a nota do Enem e receber bolsa de estudo de até 100%.

Já o ingresso direto com desconto na mensalidade segundo a nota do Enem varia conforme a faculdade. 

A Cruzeiro do Sul Virtual, por exemplo, concede bolsa de até 100% segundo as médias abaixo:

  • De 300 até 449 pontos: bolsa de até 55% de desconto válida no 1º semestre.
  • De 450 até 549 pontos: bolsa de até 58% de desconto válida até a formatura.
  • De 550 até 599 pontos: bolsa de até 60% de desconto válida até a formatura.
  • De 600 até 699 pontos: bolsa de até 65% de desconto válida até a formatura.
  • De 700 até 899 pontos: bolsa de até 75% de desconto válida até a formatura.
  • Acima de 900 pontos: bolsa de 100% de desconto válida até a formatura.

Se interessou? Veja algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que permitem financiar os estudos sem burocracia e que disponibilizam o ingresso direto com bolsa de até 100% conforme a média no Enem:

Veja também:
Veja como usar o Enem para entrar em faculdade particular
Saiba como conseguir um financiamento estudantil

Agora que você já sabe como pagar o Fies depois da faculdade, conte para a gente nos comentários qual graduação pretende fazer!

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.