Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Tem como transferir o Fies para outro curso? Entenda

9 de março de 2023
Mulher branca com mochila nas costas e camisa vermelha, indecisa sobre transferir o Fies
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Ao conseguir uma vaga no Fundo de Financiamento Estudantil, pode ser que alguns estudantes passem a desejar mudar de universidade ou curso durante a graduação. Mas será que é possível transferir o Fies quando essa decisão acontecer?

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

O programa oferece essa possibilidade, sim, para os estudantes com financiamento parcial ou integral do Fies. Entretanto, essa etapa causa muitas dúvidas, por isso é importante compreender como acontece essa transferência entre os cursos.

Quais são os critérios que fazem com que o estudante possa transferir o Fies para outro curso? Em qual momento é possível fazer essa ação? Confira!

Como transferir o Fies para outro curso?

O primeiro passo para transferir o Fies para outro curso é verificar se a instituição de ensino e o curso desejado estão cadastrados no programa. Isso pode ser feito por meio do site do programa.

Caso a instituição e o curso estejam cadastrados, o estudante deve acessar o portal do Fies e realizar a solicitação de transferência.

Ao acessar o portal do Fies, o estudante deverá escolher a opção “Aditamento de Transferência de Curso/Instituição” e seguir as instruções para preencher o formulário de transferência. 

+ Veja o curso que mais combina com você!

É importante lembrar que o prazo para solicitar a transferência é limitado, e que o estudante deve se atentar para não perder essa oportunidade.

Após a solicitação de transferência ser realizada, o Ministério da Educação (MEC) irá analisar a solicitação e emitir um parecer, que pode ser de aprovação ou de indeferimento. Caso o parecer seja favorável, o estudante poderá dar continuidade ao processo de transferência do Fies para o novo curso.

Quando posso pedir transferência do Fies?

Se você deseja fazer esse movimento no processo seletivo, saiba que o período para solicitar a transferência do Fies ocorre em dois momentos: durante o período de renovação semestral e em datas específicas determinadas pelo MEC. 

Durante essa fase de renovação, o estudante pode solicitar a transferência no próprio portal do Fies. Entretanto, a mudança de curso ou de instituição só poderá ser feita uma vez.

Já nas datas específicas do Fies, o estudante deve acessar o site do programa e verificar o cronograma de transferências. É importante lembrar que a transferência está sujeita a análise e aprovação do MEC e que é necessário se atentar aos prazos estabelecidos.

+ Simulador Fies: Veja as chances de financiar sua faculdade

Pode transferir o Fies para Medicina?

Muitos estudantes desejam utilizar o Fies para cursar Medicina, mas será que é possível transferir o Fies para essa área?

Sim, é possível utilizar o Fies para cursar Medicina. No entanto, é importante verificar se a instituição de ensino e o curso de Medicina estão cadastrados no programa. Caso estejam, o estudante poderá realizar a solicitação de financiamento diretamente no portal do Fies.

No entanto, é importante ressaltar que o curso de Medicina é considerado um dos mais caros do país, o que significa que o financiamento do Fies pode não cobrir todos os custos do curso. 

O processo seletivo para ingresso nos cursos de Medicina é bastante concorrido, o que torna a obtenção do financiamento ainda mais desafiadora. 

O que isso significa? As notas de corte para concorrer ao financiamento nesta graduação são mais altas do que nos outros cursos. E, por isso, a transferência pode ser mais difícil.

+ Fies Medicina: Veja faculdades que aceitam o programa

Em 2023, a liminar do juiz federal Renato Coelho Borelli, da 4ª vara Federal Cível da SJ/DF explica que o estudante poderá transferir o Fies para Medicina, mesmo com a nota de corte abaixo. “O único impedimento são as restrições veiculadas nas portarias do MEC descritas nos autos”.

Para utilizar o Fies para cursar Medicina, o estudante deve se preparar para um processo seletivo competitivo e estar ciente dos custos envolvidos no curso. Além disso, é importante verificar a disponibilidade do financiamento para o curso escolhido e se atentar aos prazos e exigências do programa para realizar a solicitação de financiamento.

Caso você não consiga, existem outras formas de bolsas de estudo, com até 80% de desconto nas mensalidades em faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Conheça algumas:

+ Leia mais!
Notas de corte do Fies: Veja pontuação dos 10 cursos mais procurados
É necessário estar matriculado na faculdade para ter o Fies?

Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.