dcsimg

Veja como usar o Enem para entrar em faculdade particular

Descubra como usar sua nota do Enem para entrar em uma boa faculdade particular. Resultado garante até bolsa de estudos!

Quando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado, o resultado das provas era usado apenas para avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro. 

Com o tempo, o exame cresceu e foi aprimorado, até se tornar uma das principais formas de ingressar em cursos de graduação no país.

Hoje, milhões de participantes aguardam com ansiedade a nota do Enem todos os anos. A expectativa é obter um bom resultado e garantir uma vaga em universidades públicas e privadas. 

Abaixo, explicamos como usar seu resultado no Enem para entrar na faculdade particular. Confira!

Como usar a nota do Enem para entrar em faculdade particular?

A nota do Enem pode ser usada para ingressar em faculdades particulares das seguintes formas:

  • Para ingresso direto, quando seu resultado no Enem é considerado suficiente para efetuar a matrícula, sem necessidade de passar pelo vestibular tradicional.
  • Para obter uma bolsa de estudos, via programas do governo (como o ProUni) ou das próprias faculdades. Nesses casos, sua nota também é aproveitada para ingresso direto.

A seguir, falamos mais sobre cada uma dessas possibilidades.

Usando o Enem para ingresso direto

Muitas instituições de ensino da rede privada, geralmente bem menos concorridas do que as universidades públicas, aceitam a nota do Enem como forma de ingresso direto. Nesses casos, é só apresentar seu resultado e efetuar a matrícula.

Algumas faculdades particulares até aceitam a nota de edições anteriores do exame. 

De acordo com a instituição e o curso, pode ser exigido um desempenho mínimo (nota de corte) para o ingresso direto. Em outros casos, não ter zerado em nenhuma das provas do Enem já é suficiente.

Para saber como funciona o ingresso direto no curso e na universidade de seu interesse, consulte as regras diretamente com a instituição.

Usando o Enem para conseguir uma bolsa 

Dependendo do seu desempenho no Enem, você pode não apenas ingressar diretamente nas faculdades particulares, mas também garantir uma bolsa de estudos parcial ou integral. Para isso, deve se inscrever em programas de incentivo do governo ou das próprias universidades.

Entre as iniciativas do governo federal, o Programa Universidade para Todos (ProUni) é o mais conhecido.

Critérios do ProUni

O ProUni distribui bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%) em faculdades particulares para estudantes de baixa renda que cursaram o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede particular.

Para se inscrever, é preciso ter atingido 450 pontos ou mais na média das provas objetivas da edição mais recente do Enem e não ter zerado a redação. 

Além disso, é necessário cumprir alguns outros critérios: ainda não ter diploma de curso superior e comprovar renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

Para conseguir uma bolsa, contudo, não basta se inscrever e atender aos critérios informados. 

O sistema do ProUni compara as notas de todos os candidatos que solicitaram bolsa para a mesma vaga (na mesma universidade, curso, turno e modalidade de concorrência). 

Ao final do período de inscrições, ele preenche as vagas com aqueles que tiveram as melhores notas. Quanto maior a nota no Enem, portanto, maior a chance de conseguir uma bolsa do ProUni.

Faculdades particulares que oferecem bolsa

Existem ótimas universidades privadas que, além de trabalharem com o ProUni, mantêm programas próprios de bolsas parciais e integrais. 

Geralmente, são benefícios menos burocráticos e mais fáceis de conseguir do que aqueles oferecidos pelo governo.

Portanto, mesmo que você não atenda aos critérios do ProUni, um bom resultado no Enem pode diminuir bastante o valor das mensalidades em uma faculdade particular.

Vale lembrar que os critérios de concessão de bolsas e descontos variam de uma universidade para a outra e também dependem do curso escolhido. Para saber como funciona, portanto, consulte a faculdade de seu interesse.

A Cruzeiro do Sul Virtual, por exemplo, fornece descontos proporcionais ao desempenho do candidato no Enem, com bolsas concedidas a partir dos 450 pontos. 

Onde estudar

Você já deve ter percebido que fazer o Enem e conseguir um bom resultado pode abrir muitas portas, certo?

Para ajudar você a escolher uma boa faculdade, listamos a seguir algumas universidades particulares reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que aceitam o Enem como forma de ingresso, trabalham com o ProUni e têm sistemas próprios de bolsas e descontos:

Como são credenciadas pelo MEC, essas instituições emitem diplomas válidos em todo o território nacional. Clique sobre a universidade de seu interesse e navegue pelo site para saber mais sobre cursos, processos seletivos, bolsas e descontos. 

Leia mais:

Confira 5 passos simples para você ver sua nota do Enem

Tudo o que você precisa saber para conseguir uma bolsa de estudos

Você pretende usar o Enem para entrar em uma faculdade particular? Que curso deseja fazer? Deixe um comentário contando para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin