Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Carta de Recomendação Profissional: o que é, como fazer, modelo

14 de novembro de 2022
Imagem do autor
Escrito porLucas Loconte

Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido e exigente, ter em mãos uma carta de recomendação profissional pode fazer a diferença na hora de disputar uma vaga de emprego ou de se candidatar a um curso no exterior.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Mas o que exatamente é esse documento, para que serve e como escrevê-lo? Continue a leitura deste artigo e entenda mais sobre a carta de recomendação profissional.

O que é uma Carta de Recomendação Profissional?

Uma carta de recomendação profissional é um documento no qual alguém atesta sobre as qualidades de uma pessoa com a qual já teve a experiência de ter trabalhado em conjunto. São citados os pontos positivos, conquistas e perfil profissional da pessoa, com o objetivo de indicá-la para alguma oportunidade.

A carta de recomendação para um emprego é o exemplo mais comum, mas existem outros tipos de cartas recomendação profissional, como para o ingresso em um curso de pós-graduação, intercâmbio, indicação para uma premiação, entre outros.

Quando solicitada, a carta de recomendação profissional torna-se tão importante quanto o currículo, pois é uma forma de reconhecer as habilidades, competências e experiências do candidato, ainda mais quando assinada por um profissional com credibilidade no mercado e reconhecido na área de atuação.

Além do documento formal, no formato de carta que é entregue junto ao currículo em um processo seletivo, há outros formatos que também podem ajudar em um processo seletivo, especialmente para empresas e instituições mais modernas e presentes no ambiente digital: as recomendações no LinkedIn.

As recomendações no LinkedIn servem de forma muito semelhante à carta de recomendação profissional, mas de modo menos formal e mais simples. Mas muitas empresas e recrutadores estão de olho nessas informações da rede social.

Ter um perfil no LinkedIn atualizado e com recomendações recebidas de colegas e antigos gestores e lideranças certamente irão chamar a atenção do recrutador. Além disso, muitas empresas já passaram a selecionar candidatos diretamente pelo LinkedIn.

Qual o objetivo da Carta de Recomendação Profissional?

O objetivo principal da carta de recomendação profissional é formalizar a opinião e percepção de alguém sobre os atributos profissionais, qualidades, habilidades e aptidões técnicas de uma pessoa.

Ela serve como um complemento para o currículo e é utilizada para indicar o profissional para alguma oportunidade para sua carreira, por exemplo para uma vaga de trabalho.

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a carta de recomendação profissional, encaminhada junto ao currículo, serve como um grande trunfo para o candidato, pelo reconhecimento e indicação formalizada por um outro profissional ou instituição.

A carta de recomendação profissional agrega muitos pontos ao candidato no momento em que o recrutador avalia o seu perfil durante o processo seletivo.

Quando solicitar Carta de Recomendação?

Por ainda não ser tão popular no Brasil, geralmente os profissionais costumam solicitar uma carta de recomendação profissional quando participam de algum processo seletivo que exige esse documento.

Contudo, a carta de recomendação pode ser solicitada em diferentes momentos, quando oportuno, de modo a já ter o documento quando for necessário utilizá-lo.

Uma boa oportunidade para solicitar uma carta de recomendação é, por exemplo, ao sair de um emprego ou finalizar um curso. Nesses casos, poderá ser solicitada ao departamento de Recursos Humanos ou Coordenação do Curso, respectivamente.

Quem pode te dar uma carta de recomendação?

A carta de recomendação profissional pode ser redigida por um antigo empregador, professor, orientador, mentor, ou até mesmo por um colega de trabalho com quem tenha construído uma boa relação.

Contudo, o ideal é que a carta de recomendação seja escrita por profissionais que ocupam algum cargo de liderança ou gestão ou que sejam reconhecidos em sua área e tenham credibilidade no mercado. Além disso, para que tenha ainda mais relevância, é importante que essa pessoa esteja diretamente relacionada àquela sobre quem se escreve.

Além da carta de recomendação, existe também a carta de referência. Entenda, no vídeo abaixo, a diferença entre elas e se uma empresa é obrigada a fornecer a carta de referência para um ex empregado.

O que deve constar na Carta de Recomendação Profissional

Em uma carta de recomendação profissional, deve constar basicamente a identificação tanto do profissional que a escreve quanto daquele sobre quem se escreve, além de mencionar o motivo da relação profissional entre ambos, quando houve essa relação e quais as habilidades, qualidades e capacidades técnicas da pessoa sobre quem se escreve.

Além disso, o autor deve deixar claro que recomenda e indica o profissional para uma adequada oportunidade a qual venha se candidatar.

Resumidamente, uma carta de recomendação profissional geralmente contém as seguintes informações:

  1. A data da carta;
  2. O nome do remetente;
  3. O endereço completo do remetente;
  4. O telefone do remetente;
  5. O e-mail do remetente;
  6. O nome do destinatário ou vocativo genérico;
  7. O endereço completo do destinatário, se for o caso;
  8. O assunto ou título da carta, que pode ser simplesmente “Carta de Recomendação”;
  9. O corpo da carta, normalmente dividido em três partes ou parágrafos;
  10. A assinatura do remetente.

A seguir, você confere dicas sobre a melhor forma de se escrever uma carta de recomendação e o que deve constar em cada parágrafo.

Dicas para escrever uma Carta de Recomendação 

Para escrever uma boa carta de recomendação profissional, você pode seguir a seguinte estrutura:

  • Cabeçalho: como toda carta formal, as informações do cabeçalho são importantes. Nesse espaço, devem ser acrescentados dados do autor da carta, como nome, cargo que ocupa e empresa na qual trabalha, além da data e local.
  • Vocativo: em uma linha, a carta é iniciada dirigindo-se ao destinatário. Em casos específicos, em que o destinatário é conhecido, deve ser indicado. Em casos mais genéricos, a carta pode ser iniciada, por exemplo, com a expressão “a quem possa interessar”.
  • Primeiro parágrafo: deve ser mencionada a pessoa a quem se pretende recomendar, indicando sua relação com o autor da carta de recomendação.
  • Segundo parágrafo: nessa parte da carta de recomendação, são descritas as qualidades, habilidades e competências do profissional recomendado, bem como suas conquistas durante o tempo em que trabalharam juntos. Também é descrita a experiência de se ter convivido com esse profissional e seu caráter como pessoa
  • Terceiro parágrafo: no último parágrafo, o autor deve afirmar claramente que indica a pessoa mencionada para uma oportunidade futura e que acredita que, visto as características expostas anteriormente, ela exercerá um bom trabalho.
  • Encerramento: antes da assinatura, o autor informa seus dados de contato e se dispõe a explicar detalhes ou tirar possíveis dúvidas do destinatário, caso este tenha interesse.

Exemplo de Carta de Recomendação Profissional

Confira, a seguir, o modelo de carta de recomendação profissional sugerido pela Forbes, uma das mais importantes revista do mundo voltadas para o mundo dos negócios: 

Caro [nome do destinatário],

É com prazer que recomendo [nome do profissional indicado] para [cargo pretendido] na [nome da empresa].

[Nome do profissional indicado] e eu [incluir o tipo de relacionamento] na [empresa] por [período de tempo].

Eu gostei do tempo que trabalhei com [nome do profissional indicado] e descobri que [ele/ela] é uma pessoa muito valiosa para qualquer equipe.

[Ele/Ela] é honesto/a, seguro/a e incrivelmente dedicado/a.

Além disso, [ele/ela] é um impressionante [incluir uma “soft skill”, como líder ou proativa], que sempre [incluir um resultado dessa “soft skill”]. Seu conhecimento de [assunto específico] e experiência em [assunto específico] foi uma grande vantagem para todo o escritório.

[Ele/Ela] colocou esse conjunto de habilidades em prol do [objetivo específico]. Com seu talento inegável, sempre foi muito prazeroso trabalhar com [nome].

[Ele/Ela] sabe verdadeiramente trabalhar em equipe e sempre fomenta discussões positivas e traz o melhor de cada um de seus funcionários.

Sem dúvida alguma, eu recomendo [nome da pessoa indicada] para a sua equipe na [empresa]. Funcionário[a] dedicado[a] e conhecedor[a] da função, [nome da pessoa indicada] é também uma grande pessoa.

Eu sei que [ele/ela] será uma contratação positiva para a sua empresa.

Por favor, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo através do e-mail [endereço] ou telefone [incluir número] se quiser conversar sobre as competências profissionais de [nome do profissional indicado].

Ficarei feliz em ampliar minha recomendação.

Atenciosamente,

[nome de quem recomenda]

Como melhorar o currículo profissional

A carta de recomendação, contudo, tem mais relevância quando encaminhada junto ao currículo do profissional. Enquanto o currículo conterá as informações referentes à formação, experiências e competências, a carta de recomendação atesta as informações contidas no currículo. Por outro lado, o currículo comprova as qualidades descritas na carta de recomendação profissional.

E para que a carta de recomendação tenha maior relevância, é importante ter um bom currículo, que conste a busca do profissional por melhorar suas experiências e qualidades, e pela evolução de seus conhecimentos, sobretudo no que diz respeito à formação acadêmica.

A seguir, listamos algumas instituições de ensino aprovadas e recomendadas pelo Ministério da Educação (MEC), que oferecem uma diversidade de cursos de graduação e pós graduação para que você possa melhorar o seu currículo profissional

Todas as instituições citadas acima ainda contam com programas de bolsas de estudo e facilidades para novos estudantes.

Leia mais:

E você, já precisou de uma carta de recomendação? Comente com a gente como foi essa experiência. Se gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos.

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça mais de 20 cursos curtos

Faculdade de 2 anos: Conheça mais de 20 cursos curtos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.