Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Encceja

Como ver o local de prova do Encceja? Confira

16 de agosto de 2022
local de prova do encceja
Imagem do autor
Escrito porCamilla Freitas

O local de prova do Encceja sempre é divulgado pelo o Ministério da Educação (MEC). A prova do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos é destinada para pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade correta.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Para te ajudar a localizar o seu local de prova, entenda quais são os passos para visualizar essa informação tão importante e entender mais sobre a realização do exame.

Veja também:
+
Página do Participante Encceja: Entenda como acessar!

Como ver o local de prova do Encceja?

Para descobrir o local de prova do Encceja, o candidato precisa acessar o cartão de confirmação de inscrição, disponível na Página do Participante. O cartão de confirmação contém, além do local, a data e o horário da prova.

Bastar entrar no site oficial do programa, fazer o login com a sua conta gov.br e pronto! Você terá acesso a todas as informações sobre a prova. É importante lembrar que apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os participantes levem o cartão de confirmação no dia da prova.

Uma dica é ir até o local de prova do Encceja antes da realização do exame para que você se habitue com o lugar selecionado e também calcular o tempo do trajeto. Isso é fundamental para evitar atrasos e qualquer outro transtorno que comprometa a realização da prova.

+ Confira como acessar a Página do Participante do Encceja

O que levar no dia da prova do Encceja?

Depois de muito estudo e dedicação, é hora de se preparar para o grande dia. Por isso, é muito importante se atentar aos itens que você poderá levar no dia da prova para evitar a desclassificação no exame.

De acordo com o edital, o candidato deve levar os seguintes itens no dia da prova:

  • Documento de identificação: Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Documentos digitais (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais;
  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
  • O candidato pode levar lanche e água, mas os produtos serão revistados pelos fiscais de sala.

Além disso, outros itens, como chave e celular, deverão ser armazenados em um envelope de porta-objetos específico.

+ Quem fez Encceja pode fazer faculdade?

O que fazer com o resultado do Encceja?

Se o estudante for aprovado no Encceja existem diversos caminhos possíveis para continuar os estudos. Caso consiga a certificação do ensino fundamental, o participante estará apto para iniciar o ensino médio.

Mas se a certificação obtida é do ensino médio, o candidato pode iniciar o ensino superior. Fazer uma graduação garante melhores salários e uma boa colocação no mercado de trabalho. Para isso, deve realizar a prova do Enem ou vestibular de alguma faculdade específica.

+ 10 coisas que você não pode fazer na prova do Encceja

O Enem também é aplicado uma vez por ano e com a nota, os estudantes podem fazer uma faculdade pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), concorrer a uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou financiar os estudos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, diversas instituições de ensino superior aceitam a nota do Enem em substituição ao vestibular tradicional. Porém, quando isso não for possível, o estudante precisa fazer a prova da universidade, que pode ser em fase única ou duas, como é o caso da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP).

Faça uma faculdade depois resultado do Encceja

Além dos programas do governo, algumas faculdades oferecem condições especiais nas mensalidades, como bolsas de estudos, e com isso, você pode cursar uma graduação por um preço que pode pagar.

Como existem muitas universidades no mercado, separamos algumas que são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e que possuem bons preços. Clique no link abaixo e confira as ofertas disponíveis:

+ Leia também!
Como saber se fui aprovado no Encceja?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.