Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Desenrola Fies: Entenda de uma vez o que é e como funciona

13 de março de 2024
Mulher branca, de óculos de grau, olhando para o notebook e segurando um papel.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Muitos estudantes acabam enfrentando dificuldades financeiras devido aos seus contratos de financiamento estudantil pelo Fies. Para isso, o governo brasileiro criou o Desenrola Fies, uma iniciativa que oferece algumas soluções de pagamento.

+Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

Criado para atender especificamente aqueles com dívidas acumuladas até 30 de junho de 2023 e contratos firmados até 2017, o programa oferece a possibilidade de renegociação dessas dívidas sob condições mais favoráveis.

Algumas das medidas incluem descontos significativos no saldo devedor e até a isenção total de juros e multas para certos perfis de estudantes, como aqueles inscritos no Cadastro Único ou beneficiários do Auxílio Emergencial em 2021. 

O Desenrola Fies não busca só aliviar o peso financeiro, mas também procura reinserir milhões de brasileiros na trajetória acadêmica, sem precisar se preocupar com a dívida. Entenda mais ao longo do texto!

O que significa Desenrola Fies?

O “Desenrola Fies” visa beneficiar mais de um milhão de brasileiros que estão endividados com o financiamento estudantil, oferecendo condições especiais para a renegociação de contratos firmados até o fim de 2017, com débitos vencidos e não pagos até 30 de junho de 2023.

Os principais benefícios da iniciativa incluem descontos de até 99% sobre o valor da dívida, eliminação total dos juros e condições facilitadas para o parcelamento da dívida. 

Até o início de janeiro, cerca de dois meses após o lançamento da iniciativa, aproximadamente 164,5 mil pessoas já haviam renegociado suas dívidas através do “Desenrola Fies”, totalizando mais de R$ 7,6 bilhões, o que resultou em um retorno de R$ 338 milhões para os cofres públicos.

Acesse o simulador de Notas de Corte do Fies

Como acessar o Desenrola Fies?

Para acessar o Desenrola Fies, você deve visitar o site oficial do Desenrola Brasil. Para mais informações, você pode acessar o portal Fale Conosco do MEC ou ligar para o telefone 0800 616161​​.

Os estudantes endividados com o Fies podem procurar a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil para iniciar o processo de renegociação até 31 de maio de 2024​​.

+ Tem como transferir o Fies para outro curso? Entenda

Para facilitar esse processo, o governo disponibilizou resoluções que permitem aos bancos fornecer atendimento para a renegociação dessas dívidas, que podem chegar a valores significativos. 

Para começar o processo de renegociação ou obter mais detalhes sobre como proceder, é recomendado entrar em contato diretamente com os canais oficiais de atendimento da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

Como fazer a simulação do Desenrola Fies?

Para fazer a simulação do Desenrola Fies, os estudantes precisam acessar pelo aplicativo ou banco com o qual firmaram o contrato de financiamento, pois todo o processo, incluindo a simulação e a renegociação da dívida, pode ser realizado online. 

Ao solicitar a renegociação, será possível verificar os descontos oferecidos no valor da dívida e as opções de parcelamento disponíveis, que variam conforme o perfil do estudante. 

Estudantes inscritos no CadÚnico com débitos vencidos há mais de 360 dias podem receber descontos de até 99%, enquanto outros estudantes podem obter descontos de até 77%​​.

+ Entenda o que muda no Fies 2024 e quem pode participar

Além disso, existe o simulador Fies 2024, que permite calcular os valores aproximados das prestações a serem pagas, o prazo total para quitação da dívida e o valor total financiado. 

Para usar o simulador, é necessário fornecer informações como semestre desejado, nome do curso, quantidade de semestres, tipo de estudante, percentual do financiamento solicitado, taxa de juros anual, prazo de carência, valor da mensalidade e data de assinatura do contrato. 

A Caixa Econômica Federal também oferece um simulador próprio, acessível através de seu site, onde o usuário deve preencher um formulário com informações específicas para obter uma simulação detalhada do financiamento​​.

Outras opções, além do Fies

Existem várias alternativas para ingressar na faculdade além do Fies. Tanto iniciativas privadas quanto programas do governo federal oferecem oportunidades.

Algumas instituições de ensino superior oferecem descontos significativos, que podem chegar a até 80% nas mensalidades, sem a necessidade de apresentar nota do Enem ou comprovação de renda. Conheça algumas opções:

+ Veja também!
Não passei no Fies, e agora? Veja outras opções
Qual a diferença entre Sisu, ProUni e Fies? Entenda

Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.